DEU NO X

DEU NO X

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

MAURÍCIO ASSUERO – RECIFE-PE

Prezados cabarelistas, passando aqui pra informar que as reuniões do Cabaré do Berto terão início na próxima sexta-feira feira.

Hoje, terei um compromisso familiar – aniversário do filho – e fica complicado.

Assim, na próxima sexta-feira, a pleno vapor e com a alegria de sempre, vamos nos rever em 2023.

Peço desculpas por hoje.

R. Num se aperrei não, meu caro.

Faz falta mas a gente tem paciência e aguarda.

Vamos superar a crise de abstinência.

Sexta que vem a gente se encontra.

Abraços e um excelente final de semana!

DEU NO X

DEU NO X

SEVERINO SOUTO - SE SOU SERTÃO

DEU NO JORNAL

HÁ LOUCOS NO PODER

Luís Ernesto Lacombe

A Nau dos Insensatos, em gravura alemã do século 16

A ordem é perseguir, caçar, prender, tirar os proventos, cada centavo. A insanidade tem risinhos terríveis e mete-se em tudo, cerca, aprisiona. A loucura rompe direitos, garantias, a privacidade, o sigilo. Os desvarios invadem casas, bagunçam armários, gavetas. O mundo é dos loucos, dos raivosos, dos tiranos, dos violentos.

Não haverá mais opinião, críticas, não haverá mais leis, só as leis doidas dos doidos. Não haverá mais mundo real, só o mundo dos doidos. Eles exigem silêncio, inexistência. Não haverá mais horizonte, não haverá mais amplidão. Todo espaço será reservado aos malucos da pior espécie. Eles andam por aí, abraçados, se esparramando.

Estão destruindo tudo, definindo com delírios o que é verdade e o que é mentira. Eles são um grande erro com poderes totais. É deles que vêm a intolerância, a discriminação, a injúria. Vêm deles a ameaça e a violência. Toda forma de injustiça, de descalabro, de incompetência. E o que se oferece nesse caos? A impossibilidade de defesa.

Tudo se inverteu, está tudo ao contrário. Sanidade e loucura foram viradas do avesso. E os loucos de verdade não querem oposição, decidiram que jamais serão desmascarados. Não aceitarão sua doença, não se fecharão no hospício. São autoridades do abuso, do absurdo. São a ilegalidade e o veneno.

São o poder absoluto, insano, a arbitrariedade, a ditadura, a tirania, o estado de exceção. São a exclusão do que realmente é certo, correto. São o veto a soluções. São criadores de caso. Loucos, mentirosos, é isso que eles são. Dão de comer ao ódio e se chacoalham em gargalhadas esganiçadas.

Querem tirar o ar, sufocar, esganar, estrangular, enforcar. Querem quebrar braços e pernas, esmigalhar. Liquidar, suprimir, exterminar, com a pose mais louca de salvadores da pátria, da humanidade tão pobrezinha. Estariam em camisa de força numa democracia de verdade, mas se estabeleceu o descompasso, e suas ordens passaram a ser cumpridas e aplaudidas.

Não ficará ninguém. Há loucos no poder. E precisamos fazer alguma coisa, incansavelmente. Precisamos, no mínimo, gritar contra eles. Há loucos no poder, e os que deveriam nos defender estão tratando cuidadosamente de seus conchavos. Há loucos no poder, e a maior loucura é não atuar contra eles.

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

DEU NO JORNAL

UNS BILHÕESZINHOS DE HERANÇA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu seu terceiro mandato no Palácio do Planalto com uma herança “bendita” do antecessor Jair Bolsonaro (PL): R$ 81,9 bilhões em investimentos privados contratados somente para seu primeiro ano de governo.

O valor, previsto no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), pode contribuir para um crescimento do PIB em 2023 bem acima das atuais projeções de bancos e consultorias financeiras, segundo nota informativa da Secretaria de Política Econômica (SPE) do agora extinto Ministério da Economia.

* * *

Gostei da expressão “herança bendita”, usada nessa notícia aí de cima.

Gostaria muito de ouvir a opinião dos peruadores fubânicos sobre este “absurdo” que Bolsonaro deixou pra Lula.

A única coisa de que disponho aqui é uma foto que foi feita no exato momento que que o Ladrão Descondenado tomou conhecimento de “herança bendita” que irá receber.

Vejam:

ALEXANDRE GARCIA

LULA QUER AFINAR O DISCURSO DOS MINISTROS, MAS ELES MESMOS ADMITEM DIVERGÊNCIAS

Posse da senadora Simone Tebet no Ministério do Planejamento e Orçamento

Às 9h30 da manhã desta sexta-feira ocorre a primeira reunião ministerial do terceiro governo Lula (e quinto governo do PT). São 37 ministros; se cada um deles falar por dez minutos (e aí todos vão ter de falar), e se Lula tiver de responder e dar orientação para todos, serão 555 minutos, ou nove horas e 15 minutos sem parar para comer. Como se vê, pesa no relógio ter 37 ministros, mas pesa muito mais no bolso do contribuinte, com o aumento dos gastos.

Falando em gasto, a última ministra a tomar posse foi Simone Tebet, do Planejamento. Em seu discurso, ela foi sincera e disse que foi cair logo em um setor com o qual ela tem divergência. Que divergência? Ela quer equilíbrio fiscal, é contra gastos públicos ilimitados. Então, já começou confessando a divergência. Um dos objetivos da reunião ministerial desta sexta é afinar a linguagem, que está totalmente desafinada. Entraram 37 sem conhecer a música e foram botando letra. Acho que nem os eleitores de Lula conhecem essa partitura. Qual é a música, afinal? Vão fazer o quê? A última é a de que vão ressuscitar o PAC da Dilma. Só 17% do PAC original foi concluído, o governo Dilma gerou 12 milhões de desempregados e a maior recessão da história do Brasil, mas está aí o Programa de Aceleração do Crescimento, tudo se resume a nomes bonitos.

E as divergências não são apenas essas. Já tiveram de negar que vão interferir no preço da gasolina, que vão acabar com a reforma da Previdência e com a reforma trabalhista. Haddad disse que não falou em moeda única do Mercosul, mas eu ouvi a entrevista e está lá. Também ouvi uma entrevista em que perguntaram para ele sobre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Haddad não entendeu nada e falou outra coisa.

Aí, temos a ministra do Turismo, e descobrimos que um miliciano condenado fez campanha para ela. Na Saúde, entra uma socióloga – reclamaram que antes era um general, mas agora tem uma socióloga. No Ministério da Cultura temos uma cantora que ficou devendo para o Ministério da Cultura e foi flagrada pelo TCU. Fora esse monte de gente que não tem a menor noção de serviço público, não sabe que vai se responsabilizar pelas despesas do seu ministério, e vai acabar processada pelo TCU, Ministério Público, CGU, sei lá mais o quê. Tem ministro pensando que é só assumir no palanque e fazer discurso.

* * *

Ministra quer vulgarizar o aborto 

Como essa manifestação da ministra das Mulheres sobre aborto, dizendo que quer o “aborto legal”, que é uma questão de saúde da mulher. Mas não precisa mudar a lei; a lei está lá, o aborto é permitido no caso de estupro, risco de vida da mãe ou anencefalia do feto. O que estão querendo fazer é generalizar, como método anticoncepcional, vulgarizar o aborto. Mas essa é outra questão; tem de pensar na defesa da vida.

* * *

Presidente não “convoca” governador, apenas convida

Apenas para lembrar uma questão de formalidade: vi o noticiário dizendo que Lula vai “convocar” os 27 governadores para o dia 27. Ele deve estar pensando em abolir a República Federativa do Brasil, transformá-la em uma república única, monocrática, de governo unitário, como era no império. Não, os governadores têm autonomia para receber o convite e aceitá-lo ou não.