CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

PENINHA – TUPI PAULISTA-SP

Antonio Luiz Pioltine:

Hoje, 26 de março de 2023 você completa 80 anos de vida.

Parabéns, meu amigo.

A sua vida sempre foi um belíssimo exemplo de doação ao próximo, de respeito aos próprios princípios, de luta e de entrega.

Todos nós temos muito que aprender com essa sua trajetória.

Tenho certeza de que ela ainda servirá de lição para muitos daqueles que neste momento apenas começam a descobrir o mundo.

E que bom que você chegou até aqui com muita saúde, com muita força de vontade.

Você continua a nos ensinar o valor de se acreditar na vida e em tudo de maravilhoso que ela pode nos proporcionar.

Vida longa, meu amigo. Seja muito feliz!!!

Peninha

“É muito bom saber que eu tenho um grande amigo”

MAURÍCIO ASSUERO - PARE, OLHE E ESCUTE

AGORA É TARDE?

A decepção dos eleitores do presidente eleito é notória. Não sabem onde enviar a cabeça. Ao longo da campanha se viu uma defesa de raciocínio que passava pela necessidade de vencer o fascismo, visto tão somente nos argumentos de esquerdistas e vendido como se fosse a mais absoluta verdade. Nem Cristo tinha argumentos tão sólidos para enfrentar o crescimento da direita. Lula era o santo ungido, nascido das cinzas assopradas pela força de uma suprema corte medíocre, formada por aduladores e aproveitadores de cargos e de poder.

Os indicadores financeiros não convencem o mercado, mas não se vê nenhum economista explicar o que pretende o governo, qual a política econômica do governo e, principalmente, qual a proposta de ajuste fiscal que será apresentada em agosto próximo para justificar o desrespeito fiscal decorrente da violação da Emenda Constitucional Nº 95. O fato é que o governo não tem nada, a não ser, a sede de vingança declarada pelo presidente que foi avalizada por 50,90% dos eleitores brasileiros. Não sabiam que seriam assim? Sabiam, sim. Mas, havia um fascismo a ser derrotado.

No dia 11/04 o governo completará 100 dias e até o momento eu não vi nenhum ministro anunciar algo de relevante e de impacto nas previsões econômicas. O que eu vejo é um conjunto de asneiras, tal qual Márcio França, como a proposta – publicamente criticada pelo presidente – de vendas de passagens áreas ao preço de R$ 200,00. Não se informou quais empresas participariam desse programa e, note bem, QUAL A FONTE DE RECURSOS. A lei de responsabilidade fiscal não permite que gasto sem fonte que o sustente. Diferente de Paulo Guedes quando assumiu o ministério que disse, claramente, que a redução da dívida pública viria de concessões e privatização. Arrecadou mais de R$ 250 bilhões com subsidiárias e não fez mais porque Lewandowski não deixou ao defender, e ser seguido pelas antas, que privatização deveria passar pelo congresso.

Essa semana, uma comitiva, incluindo os irmãos Batista que denunciaram Lula e Dilma, foi visitar a China na tentativa de fortalecer nossas exportações. É lógico que exportar faz bem, no entanto, foi o volume de exportação de carne bovina em 2018, exatamente para a China, que afetou o preço da carne internamente e a leve redução no preço (atenção: o quilo da picanha por aqui é, em média, R$ 70 reais e a única pessoa no Brasil que está comenda picanha mole é Janja) decorreu da que de demanda da China e não de qualquer política do governo.

Só quem enxerga beleza nos atos do governo é Miriam Leitão, a mais imbecil criatura que Deus colocou na face da Terra para despertar a benevolência dos demais seres em relação a ela, mas não é fácil. Ela não colabora. De algum modo os repórteres do Sistema Globo continuam num esforço supremo de colocar areia nos olhos da população e vez por outra colocam as pérolas com “o desemprego está alto, mas está baixo”. Não é fácil para um ser racional, imparcial, entender algo dessa natureza. Eles não podem criticar porque fizeram parte dessa massa defensora do lulismo, contra o fascismo e esperam que os bilhões de propaganda voltem a tilintar nas suas contas bancárias.

A classe dos artistas está de sorriso largo com os recursos da Lei Rouanet que destinou R$ 5 milhões para Cláudia Raia, R$ 1 milhão para MC Pipoquinha (já viram essa desgraça? Eu que pensei que o inferno tinha Anitta e Pablo Vittar como representantes, fiquei surpreso com um vídeo que recebi dessa criatura).

O que houve de fato neste país é que a maioria das pessoas, esses tais 50,9% de eleitores, acreditou num engodo. Agora o que se percebe é um silêncio inexplicável por parte de apoiadores, de economistas. Arrependidos? Com certeza, mas cada um na sua esperando a derrocada do governo para que se fortaleça outra corrente de salvadores da pátria.

O pior de tudo isso, gente, é que Haddad parece ser o melhor quadro do ministério da fazenda e com isso a gente deve perguntar: Agora é tarde? Você que voto nessa merda que está aí, está arrependido ou vai ficar quando o desemprego te alcançar, quando a picanha não chegar?

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

DEU NO X

FERNANDO ANTÔNIO GONÇALVES - SEM OXENTES NEM MAIS OU MENOS

NUVENS DE TESTEMUNHAS

Quem, mesmo não sendo cristão de militância, já não ouviu falar em nuvem de testemunhas, expressão usada pelo apóstolo Paulo na sua Carta aos Hebreus (Hb 12,1)? Certamente já tomaram conhecimento, muito embora outros tantos ainda não estejam vocacionados para a missão mais relevante dos tempos de agora: integrar uma nuvem de testemunhas que busca proclamar as boas novas num mundo globalizado hedonista e profundamente egoísta, de pouca solidariedade, sem muita pensação e de quase nenhuma binoculização, sempre a contemplar os próprios ganhos pessoais, nunca os amanhãs coletivos já anunciados há muito tempo. Logicamente que sempre eivado de preconceitos e com um sentimento nada fraternal de ser dono da verdade, salvo as mínimas exceções, chamadas de especialistas na arte de questionar para evoluir.

Num contexto que se transmuda muito velozmente, cabe a cada cristão desenvolver sua missão evangelizadora, como minoria abraâmica, como dizia Dom Hélder Câmara (capacidade de proclamar, com efetividade multiplicadora, a Boa Nova), atentando para o aprimoramento evolucional dos seguintes atributos individuais:

a. Ser possuidor de uma autoconsciência elevada, para uma melhor compreensão dos seus pontos fortes e fracos, separando sem temor o joio do trigo.

b. Possuir um saudável hábito de solicitar avaliações periódicas e construtivas, que possibilitem a descoberta de potencialidades ainda ocultas por preconceito, frágil ousadia ou alienação ideacional.

c. Ampliar a sede de aprender, multiplicando a criatividade e o “enxergar” de novas oportunidades missionárias, sempre amplamente multidimensionais.

d. Dotar-se de um sólido respeito pelas diferenças, transcendendo bairrismos, ideologias, preconceitos sociais, ideologias de gênero, odiosidades e maniqueísmos ultrapassados, percebendo sempre a diferença existente entre casualidade (que não existe) e causalidade (sempre presente).

e. Nunca se descartar de uma visão de bailarino, de um agir pedagógico com base nas Sagradas Escrituras, sempre atento às evoluções dos seus derredores, nunca nostálgicos nem hipocritamente puritanos.

A título de simples exemplo, imaginemos alguém, em 2025, escrevendo o que foi publicado em editorial do jornal Fronteiras, logo após a primeira edição da obra germinal Casa Grande & Senzala, do notável pernambucano Gilberto Freyre: “Não sei se todos vós conheceis aquele vasto arsenal de pornografia, salpicado cá e lá de blasfêmias próprias e alheias, de blasfêmias religiosas e científicas que se chama Casa Grande & Senzala, do sociólogo bolchevique Gilberto Freyre.” Uma jumentalidade dinossáurica escrita por católicos tridentinos que buscavam urinar sempre de luvas para não tocar naquilo.

Se o editorial acima buscava preservar a pureza do Cristianismo, a denúncia feita, mesmo sob os critérios de então, estava quilômetros distanciada dos níveis interpretativos mais saudáveis, somente causando aplausos dos que não possuíam binoculidade, aquele senso de antecipação tão acentuado por Gilberto Freyre, em seus escritos notáveis.

Com os atuais deprimentes níveis educacionais brasileiros – da alfabetização à pós-graduação – inúmeros se idiotizaram como pretensos pensantes, alguns se autodenominando apolíticos, logicamente tornados mais idiotas que os demais, sem atentarem para a maior necessidade contemporânea do mundo civilizado, segundo Edgar Morin, um notabilíssimo franc~es que deveria ser mais analisado nas diversas áreas acadêmicas do planeta: “Compreender os paradigmas que necessitam ser reformados no momento atual da nossa civilização; compreender os desafios civilizacionais colocados hoje para a viabilização da vida humana no planeta; compreender a construção civilizacional.” Reflexão que provocou na Paula Stroh, Mestra em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, também pós-doutorada pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris, a explicitar: “A reconciliação dos humanos com a natureza física e com sua própria natureza é um desafio essencialmente civilizacional. Sua substância manifesta-se em novas exigências de reformas da própria noção de desenvolvimento, impregnada como crença no processo civilizacional moderno.”

Desenvolvimento civilizacional se faz presente com pensar crítico-construtivo, fazendo, corrigindo e sempre refazendo, para ficar cada vez melhor para todos os quadrantes. Assim não procedendo, é putaria seca, como dizia uma avó, já eternizada, de uma mulher que muito amo, presente que Deus me deu para que eu pudesse continuar a ser um aprendiz pensante binoculizante, buscando sempre superar as minhas inúmeras deficiências cognitivas.

DEU NO JORNAL

PENINHA - DICA MUSICAL

DEU NO JORNAL

DEU NO JORNAL

DEU NO X