🚨 URGENTE: Bolsonarista ultraconservador olavista mostra a bunda ao vivo em transmissão da Rede Globo. A ministra Cármen Lúcia de Moraes já mandou prender o meliante. pic.twitter.com/EMxP4fDFP8
— 🇧🇷🇺🇲 PÁTRIA MAMADA (PARÓDIA) (@patriaMAMADA) June 4, 2024
Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Evair de Mello (PP-ES) desconfia da insistência do governo Lula de importar arroz sem a menor necessidade.
Ele suspeita até de eventuais desvios de verbas.
* * *
Desvios de verbas no gunverno do Ladrão Descondenado não é suspeita, sinhô deputado.
É certeza absoluta.
Trambicagem é a marca fundamental da quadrilha lulo-petralha.
Se houvesse ainda talismã bendito que desse ao pântano – a corrente pura, musgo – ao rochedo, festa – à sepultura, das águias negras – harmonia ao grito…
Se alguém pudesse ao infeliz precito dar lugar no banquete da ventura… E trocar-lhe o velar da insônia escura no poema dos beijos – infinito…
Certo… serias tu, donzela casta, quem me tomasse em meio do Calvário a cruz de angústia que o meu ser arrasta!…
Mas se tudo recusa-me o fadário, na hora de expirar, ó Dulce, basta morrer beijando a cruz de teu rosário!…
Antônio Frederico de Castro Alves, Bahia (1847-1871)
Consequências dos lockdowns impostos durante a pandemia continuam aparecendo
Eu abro os jornais e as páginas de política só trazem elogios ao governo federal e ao “trabalho maravilhoso” que está fazendo no Rio Grande do Sul, enquanto dizem que as críticas ao governo são todas “fake news”. Mas quando se chega às páginas da economia, não há como negar os números, não adianta. Nos quatro primeiros meses do ano, até 30 de abril, os pedidos de recuperação judicial aumentaram 80% neste ano. São empresas, e até grandes empresas, que estão inadimplentes, não têm como pagar suas dívidas.
Conversei nesta segunda-feira com um amigo que é advogado tributarista e atende essas empresas. Ele me contou sobre um cliente que não conseguiu mais pagar o aluguel do shopping, e que isso começou com a história de fechar tudo na pandemia. Aí veio o rombo, que só cresceu. Tem de desempregar, não pode pagar, tem de pedir recuperação judicial. Será que era mesmo necessário fechar tudo? Está aí o resultado. E o advogado me perguntou: e o BNDES? Não é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social? O “econômico” tem o “social”, porque inclui os trabalhadores. E é nacional. Tanto dinheiro que vai para fora desse “banco nacional”, pois agora estão precisando muito, aqui dentro.
No boletim Focus – que é um levantamento do Banco Central sobre o que está pensando o mercado financeiro – desta segunda-feira, a previsão de inflação subiu pela quarta semana consecutiva. Temos, ainda, o rombo dos arrozeiros, que pegaram três anos de seca e agora a enchente, mas colheram quase 90% da safra e dizem que o Brasil tem arroz suficiente para abastecer o mercado e até exportar. Só que o país está importando e parece que vai vir um arroz da Ásia, que não tem nada a ver com a panela e o prato do brasileiro.
* * *
Quando a OMS pagará pelos erros da pandemia?
Falei da história do “fecha tudo”, e acabaram de fazer um protesto em Genebra, na frente da Organização Mundial de Saúde (OMS), por causa de tudo que a OMS cometeu durante a chamada pandemia. Agora todos sabem que sim, havia e há tratamento; por que mentiram, dizendo que não tinha tratamento, levando à morte de tanta gente que não foi tratada? Será que era para fazer negócio com respiradores? É hora de pensarmos sobre os erros do passado, para evitar que sejamos enganados de novo. Vejam o caso de Porto Alegre: houve a lição de 1941 e ainda assim construíram um aeroporto abaixo da cota daquela enchente. O aeroporto está numa cota de 4,5 metros e a enchente de 1941 chegou a 4,75 metros. A água subiu ainda mais esse ano, meio metro a mais, porque a sujeira do leito do rio e os aterros todos fizeram a água sair.
* * *
Violência em Fátima faz Portugal repensar imigração
O governo português está preocupado, e com razão. Quantos de vocês que me ouvem e me leem já fizeram peregrinação ao maravilhoso santuário de Nossa Senhora de Fátima? Pois agora imigrantes provocaram, pela primeira vez, violência nas ruas do centro de Fátima, na madrugada de domingo. Deixaram um morto e cinco feridos – o morto com 25 anos, e os feridos entre 20 e 30 anos. A Polícia Judiciária está investigando as causas, porque os autores são conhecidos, todos vieram da ex-colônia do Timor-Leste, para onde foram soldados brasileiros das forças de paz, depois dos problemas com a Indonésia, que entrou na ilha quando Portugal saiu, em 1975.
Hoje, o Timor-Leste é o país de fala portuguesa que mais envia imigrantes. Isso levantou de novo a questão da imigração. Os europeus têm de pensar sobre sua cultura, sua independência, porque a história mostra que a Europa foi muito invadida por nações, povos que vieram do norte da África, do Oriente Médio, dos Bálcãs, tem muita história. E a história nos ajuda a evitar os erros do passado.
Considerando mais de R$ 800 milhões em investimentos estrangeiros retirados do Brasil no fim de maio, já somam mais de R$ 35 bilhões a “lipoaspiração” da B3, a bolsa de valores, entre janeiro e maio.
Os analistas atribuem a fuga de investimentos a decisões do governo Lula (PT) deixando claro que não promovera equilíbrio fiscal e também à oferta de oportunidades de investimentos nas bolsas americanas.
Só de janeiro e março, vazaram para o exterior cerca de R$ bilhões.
Estudo da consultoria britânica Henley & Partners estima que o Brasil perdeu 1.200 milionários (em dólares) somente no ano de 2023.
Desde o ano passado, os próprios brasileiros engrossaram o movimento de mandar seu dinheiro para fora do País.
Em 2023, a B3 cresceu 22%, mas até agora, este ano, já lamenta mais de 8% de perdas.
Oficialmente, é a pior bolsa de valores do planeta.