RODRIGO CONSTANTINO

MUNDOS DISTANTES

“Julgamento” de Bolsonaro no STF: narrativa vazia e perseguição política. Enquanto isso, o Brasil segue dividido entre silêncio e indignação

Hoje começou o “julgamento” de Jair Bolsonaro e outros réus do suposto golpe. No STF, Alexandre de Moraes apresentou um resumo de sua relatoria, e em seguida o PGR trouxe sua denúncia. Uma peça de ficção que força um elo entre o ex-presidente e a baderna do 8 de janeiro. Uma ladainha conhecida, uma narrativa vazia e desprovida de embasamento.

Do outro lado da praça, a Comissão de Segurança Pública do Senado recebia virtualmente Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Moraes. O presidente da Comissão é Flavio Bolsonaro, filho do ex-presidente. Tagliaferro apresentou fatos que comprovam a criação de um gabinete paralelo, uma verdadeira milícia montada para perseguir conservadores durante a eleição.

São universos paralelos, mundos distantes que não se comunicam. De um lado, a turma que quer tirar Bolsonaro da cena política custe o que custar e, para isso, finge que há algo concreto na denúncia do suposto golpe. Do outro, aqueles que ainda respeitam os fatos e que querem punição para Moraes por instaurar no país o “crime de opinião”.

No meio, contra a “polarização”, estão os “isentões” que não gostam nem de Lula nem de Bolsonaro, mas parecem dispostos a fechar os olhos para a forma como o regime lulista vem agindo para derrotar Bolsonaro. Para essa gente “morna”, um lugar nada agradável está reservado no inferno.

Não é perdoável ficar indiferente diante do que vem acontecendo com o Brasil. Moraes destruiu os pilares do Estado de Direito, e qualquer leigo pode constatar isso. Portanto, quem finge que se trata de um julgamento sério é parte do problema e tem sido cúmplice de um esquema montado para perseguir de forma implacável a direita.

Barroso sequer conseguiu se conter e, mais uma vez, falou pelos cotovelos ao afirmar que, em breve, “vamos empurrar o extremismo para a margem da história”. É o mesmo que disse em um convescote de comunistas da UNE: “Nós derrotamos o Bolsonarismo”. Também disse “perdeu, mané”.

A militância desses políticos disfarçados de ministros supremos salta aos olhos, e o mundo todo enxerga. Inclusive, e principalmente, o governo Trump. Por isso, novas sanções devem ser impostas.

O presidente americano exigiu o fim da caça às bruxas, mas ela segue a todo vapor. Que todos os responsáveis por esse circo sejam punidos! E que o Senado brasileiro faça também sua parte. É o que se espera.

DEU NO X

COMENTÁRIO DO LEITOR

CONDENAÇÃO

Comentário sobre a postagem O TEATRO ABSURDO

João Francisco:

Vão condenar Bolsonaro?

Sim, mas haverá consequências da Casa Branca.

Para cada voto a favor, uma sanção da Lei Magnitsky.

Será que eles fazem ideia do que isso significa?

Não é apenas ficar sem cartão de crédito ou poder entrar nos EUA; é muito mais, é a morte financeira e social.

Nenhum banco, empresa, clube, associação, amigo irá poder fazer negócios ou mesmo ajudar o Juiz.

Isso se estende a parentes de primeiro grau ou mesmo de segundo, se houver transferência de bens imóveis.

– Ahn, mas os EUA não podem impedir que o Xandemar, p. ex., frequente o exclusivo Clube Pinheiro de SP, diriam alguns incrédulos.

Podem sim, pois se souberem disso, o Clube perderá suas contas e todos os acessos aos serviços de empresas americanas (internet, contas bancárias, Coca-Cola,…).

A pessoa fica tóxica, oligarcas russos (e parentes) perderam bilhões depois de sancionados.

– Ah, mas o sancionado pode levar seu dinheiro para paraísos fiscais em nome de offshore onde não será encontrado. Então, será sim.

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

DEU NO X

DEU NO JORNAL

REJEIÇÃO

Segundo o Paraná Pesquisas, o presidente Lula (PT) tem rejeição de 59,9% entre eleitores evangélicos.

É a maior taxa de rejeição de todos os demográficos da pesquisa, entre todos os pré-candidatos avaliados.

* * *

Hum… sei não…

Uma rejeição alta, praticamente 60%, a maior taxa de rejeição, segundo a nota aí de cima.

Mas que ainda tá muito pouca.

Pouquíssima.

Daqui pro ano que vem vai aumentar.

Aguardemos.

PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA

SONETO DOS DEDOS QUE FALAM – Orlando Tejo

Que importa que foguetes cruzem Marte
E bombas de hidrogênio acabem tudo,
Se aos meus dedos, teus dedos de veludo
Ensinam que o amor é também arte?

Não desejo mais nada além de amar-te
E em êxtase viver, absorto e mudo,
Sorvendo da ternura o conteúdo
Que antes te buscava em toda parte!

Esses dedos que afago entre meus dedos,
Que acaricio a desvendar segredos
De amor nestes momentos que nos prendem,

Têm qualquer coisa que escraviza e doma,
Porque teus dedos falam num idioma
Que só mesmo meus dedos compreendem!

ORLANDO TEJO – Brasil – POESIA DOS BRASIS – PARAIBA - www.antoniomiranda.com.br

Orlando Tejo, Campina Grande-PB (1935-2018)

DEU NO X