Arquivo diários:15 de setembro de 2025
DEU NO JORNAL
RODRIGO CONSTANTINO
A VOZ DE CHARLIE KIRK ECOA
Manifestantes exibem bandeiras e foto de Charlie Kirk durante o ato Unite the Kingdom, em Londres, neste sábado (13)
Quem matou Charlie Kirk provavelmente desejava calar sua voz, mas o tiro saiu pela culatra. O assassinato bárbaro gerou tanta comoção que muito mais gente está vendo vídeos antigos do conservador e entrando em contato com sua visão de mundo. Quando mais e mais gente faz isso, percebe o quanto o rótulo de “extremista” é descabido. Kirk era um moderado defensor dos valores tradicionais do Ocidente. O problema é que cada vez mais esquerdistas radicais são ensinados a odiar esse legado.
Num belo texto chamado “Who killed Charlie Kirk”, Liel Leibovitz mostra como essa guerra cultural promovida pelos “progressistas” tem produzido um ambiente propício a mais jovens se tornarem assassinos. “Charlie Kirk foi baleado porque grandes forças passaram décadas reformulando normas sociais e instituições, criando vastos grupos de americanos prontos para cometer grande violência contra qualquer um que fossem levados a acreditar ser seu inimigo”, explica o autor.
Tem método! A ideologia woke, o movimento transgênero, a “reforma criminal” que solta marginais perigosos (vide o caso de Decarlos Brown Jr, que matou a ucraniana Iryna Zarutska e tinha 14 passagens pela polícia), tudo isso vem esgarçando o tecido social no país. A inversão de valores segue a todo vapor. Leibovitz explica:
Vamos ser claros: Nenhum membro progressista do Congresso, líder sindical ou professor assistente de antropologia em qualquer lugar jamais disse a alguém para ir em frente e atirar em Charlie Kirk, Donald Trump ou qualquer outra pessoa. Mas o ponto central é que eles não precisavam dizer a parte silenciosa em voz alta. Tudo o que precisavam fazer era construir uma sociedade repleta de jovens homens e mulheres doutrinados que odeiam a si mesmos, odeiam os corpos em que nasceram, odeiam sua nação, sua fé e suas famílias, e seguem instruções de uma infraestrutura política de cima para baixo que lhes diz o que pensar e quando. É exatamente o tipo de ambiente que facilmente gera atiradores.
Finalmente está havendo uma reação mais forte dos cidadãos normais, daqueles cansados de tanta inversão. E há medidas disponíveis para reagir, para defender o legado de nossa civilização. A administração Trump vem fazendo justamente isso, com os instrumentos disponíveis, como o corte de fundos federais para universidades que se deixaram levar pela ideologia woke. Trump mencionou também George Soros, um dos principais financiadores deste radicalismo.
A morte de Charlie Kirk não será em vão. Muitos jovens se reaproximam da igreja, vários democratas percebem finalmente o nível de loucura que tomou conta da base do partido, e os insanos que justificam o assassinato de um jovem pai de família por discordar de suas ideias políticas estão expostos em praça pública. Se Deus quiser haverá um fortalecimento dos valores que Kirk defendia. Nossa civilização depende deles.
DEU NO JORNAL
PODES CRER: DEU NA FOLHA
PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA
DO MEU TEMPO… – Olegário Mariano
Quando eu era menino e tinha cheia
A alma de sonhos bons e, fugidio,
Como a abelha que voa da colmeia,
Andava a errar no canavial bravio;
Quando em noites de junho o luar macio
Punha um lençol de rendas sobre a areia,
Tiritava de medo ouvindo o pio
Da coruja mais lúgubre da aldeia.
Feliz! Bendita essa primeira idade!
Andava como quem anda sonhando
De olhos abertos, com a felicidade.
Dormia tarde e enquanto eu não dormia,
Mamãe rezava o padre-nosso e quando
Me mandava rezar, eu não sabia.

Olegário Mariano Carneiro da Cunha, Recife-PE, (1889-1958)
DEU NO X
SÓ FALTOU MAIS UM PRA COMPLETAR 13…
COMENTÁRIO DO LEITOR
TRANSTORNO
Comentário sobre a postagem CHARLIE KIRK: MÁRTIR DA LIBERDADE
Otoya Yamaguchi:
Esquerda nunca foi partido ou corrente política.
É melhor sintetizada como ESQUERDALHA (esquerda com tralha ou esquerda com canalha).
É um transtorno de personalidade – contagioso, maléfico, satânico – e ligado a tudo que tem de pior no mundo.
Esse transtorno é intermediário entre a sociopatia e a psicopatia.
DEU NO JORNAL
LADROAGEM RELOJOEIRA
Para se ter noção do tamanho do esquema do INSS, a operação da PF ordenada pelo ministro do STF André Mendonça apreendeu, além de réplica da McLaren de Ayrton Senna, um relógio da marca de ultra luxo Richard Mille que, se genuíno, vale mais de R$ 8 milhões.
Somente alguns poucos relógios encontrados pela PF na operação contra a roubalheira no INSS, sexta (12), valem dezenas de milhões de reais, com marcas como Richard Mille, Patek Philippe, Rolex etc.
* * *
Uma ladroagem relojoeira de altíssimo padrão.
É milhão que só a porra.
Cabe a pergunta:
Roubar o INSS é golpe comum ou é golpe de Estado?
ALEXANDRE GARCIA
CPMI DO INSS PODE SER MAIOR QUE A LAVA JATO E O MENSALÃO

Senadores e deputados abrem trabralhos da CPMI do INSS
Confirmado: ocorre nesta segunda-feira (15) um grande depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS que apura o desvio de bilhões de reais e teria atingido milhões de idosos e até crianças com doenças graves, beneficiários da Previdência. Vai depor o careca do INSS, o Antônio Carlos Camilo Antunes.
Consta que ele concordou em depor porque quer se defender. Então, ele vai ter que contar. E a gente sabe que ele não é funcionário da Previdência nem do governo. Obviamente, para fazer tudo o que fez ao lado de seu sócio, Maurício Camisote – já preso -, era necessária a contrapartida dentro do governo. Não tem como alguém achar que alguém de fora fez tudo, sem contrapartida dentro do governo, sem dividir o dinheiro.
E teve muito dinheiro envolvido, porque foram apreendidos, segundo informações, carros de luxo: um Bentley e uma Ferrari. É bom a gente lembrar que a Polícia Federal estava investigando o caso e o ministro Dias Toffoli pediu todos os inquéritos, não sei a troco de quê. Ele não era o relator. O Procurador-Geral da República reagiu: “Opa, peraí. Queremos um relator para tocar isso”. Houve sorteio e o caso foi para as mãos do ministro André Mendonça, e aí o processo passou a andar. Já são dois presos e um advogado com pedido de prisão negado pelo ministro Mendonça.
O processo avançou e agora há um prato cheio de investigações. A Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos é apontada como principal beneficiária, mas há muita gente envolvida. Vamos esperar. Este pode ser um grande momento. Vejo algo maior que a Lava Jato, maior que o Mensalão. Aliás, falando em Mensalão, o careca do INSS lembra Marcos Valério, até no perfil físico. Ele parece ser apenas um eixo, mas muita gente ainda deve aparecer.
* * *
Lula elogia Supremo no NY Times
O presidente Lula publicou um artigo de opinião no jornal New York Times neste domingo (14). Ele elogiou o Supremo por condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo ele, orquestrou uma tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.
Lula disse no texto que está orgulhoso do Supremo. Criticou Trump afirmando que está usando tarifa e a Lei Magnitsky para buscar impunidade de Bolsonaro. Continuou defendendo o Supremo, dizendo que a justiça não é “caça às bruxas”, nem está perseguindo as big techs americanas. E depois disse que é desonesto chamar regulação de redes de censura. Então eu vou ser desonesto agora: eu digo que querem regular as redes para fazer censura política, porque já existem os meios de combater discurso de ódio, pornografia, agressão a crianças e adolescentes. O Estatuto da Criança e da Adolescente, o Código Penal, está tudo lá, é só aplicar. Não precisa fazer censura, porque, aliás, a censura é proibida pela Constituição. É impossível pela Constituição, a menos que esta seja desrespeitada.
* * *
Movidos pelo ódio
Uma outra questão que eu queria comentar é o caso daqueles que festejaram o tiro, que era para ser na cabeça, mas pegou no pescoço, do Charlie Kirk, um religioso, pai de família, pai de duas filhinhas.
Eu me pergunto, pergunto a vocês: quem festeja um crime de violência? Não é igualzinho ao assassino? É movido pelo mesmo ódio, pelas mesmas emoções, os mesmos sentimentos do assassino. É isso que precisamos considerar com tristeza. Mas esse ódio vem sendo pregado há muito tempo. Lembrem-se de Marilena Chaui gritando: “eu odeio a classe média”. Ou de Mauro Iasi, no encontro do PT, citando Bertolt Brecht, dramaturgo comunista, ao dizer: “uma boa espingarda, uma boa bala para botar esse fascista no paredão, uma boa pá para fazer uma boa cova para ele”. Esses são exemplos da pregação de ódio repetida por anos e anos.
O ódio que a gente vê nas universidades não é só com o advogado Jeffrey Chiquini. Qualquer aluno que entre em uma universidade federal com uma camisa de outra cor que não seja o vermelho vai sofrer esse ódio. Põe o verde e amarelo para ver o que acontece. Põe a camisa da seleção que é expulso. É o ódio que é pregado. O ódio é o oposto do principal mandamento do cristianismo, que faz parte da nossa cultura judaico-cristã, que é o amor. O ódio é o oposto.
DEU NO JORNAL
ROMBO NO RABO
DEU NO JORNAL
ACOMPANHAMENTO
Enquanto os Estados Unidos afundam sem choro nem vela navios de tráfico de drogas venezuelanos, no Brasil aviões traficantes são só “acompanhados”.
Na quarta (10), isso rendeu fuga do piloto traficante.
* * *
Em Banânia os aviões do tráfico são só “acompanhados”.
Esse “acompanhamento” deve ser por conta da esperança que os “acompanhadores” tem de dar um cheiradinha no pó.