DEU NO X

DEU NO X

PEDRO MALTA - REPENTES, MOTES E GLOSAS

UM CORDEL SOBRE USOS E COSTUMES

Antônio Batista Guedes (1880-1918) foi um poeta e cantador popular pernambucano.

* * *

COSTUMES E USOS ANTIGOS – Antônio Batista Guedes

Leitor não vos enfadeis
Em ler a apreciação
Que sobre usos e costumes
Faço com toda atenção
E depois direis comigo
Que os usos do tempo antigo
Bem diferente hoje são

Este mundo, antigamente
Uma lei só o regia
Era outra educação
O tempo melhor corria
Mas cresceram as vaidades
E hoje se vê novidades
Que dantes jamais se via

Para provas do que digo
Temos o nosso Brasil
Foi monarquia é república
Suas leis são mais de mil
Delas a que é mais certa
E que mais o povo aperta
É o casamento civil

Qualquer homem sem escrúpulo
Que se casa atualmente
Só com o poder – como dizem,
Os matutos geralmente –
Da mulher se abusando
E de outra se agradando
Pode casar civilmente

E o que abusar da lei
E casar só com efeito
No casamento católico
Ao governo está sujeito
Morrendo milionário
Filho e mulher no inventário
A nada têm direito

Não se via antigamente
Tão grande devassidão
Os pais de família usavam
A mais séria educação
As famílias que criavam
A bailes não frequentavam
Temiam a religião

Continue lendo

DEU NO JORNAL

DEU NO JORNAL

DEU NO X

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

MAURÍCIO ASSUERO – RECIFE-PE

Prezados,

o Cabaré do Berto está passando por uma fase de instabilidade em relação aos nossos encontros semanais.

Nosso semestre na universidade não está seguindo a cronologia dos meses e, por isso, o 1º semestre de 2023 terminou dia 06/09, devendo o segundo semestre iniciar na próxima segunda feira.

Por conta do fim semestre, tive que participar de bancas de orientandos meus e como examinador de outras e não pude abrir as portas do Cabaré.

Em meio a tudo isso, estamos em fase de processos de seleção de mestrado e tem defesa de projeto, recursos de alunos para julgar, notas para corrigir, etc.

Basta dizer que cheguei dia 18 de Santarém onde fui aplicar prova de seleção para o mestrado e neste instante estou respondendo recursos de candidatos. Eu tenho até às 20h de hoje para fazer isso.

Como processo não termina hoje, porque na semana que vem começa a avaliação de 60 projetos dos candidatos aprovados, entendi que é mais prudente suspender até 03/11 o nosso encontro da sexta.

De qualquer modo, gostaria de lembrar que o Cabaré do Berto foi criado para aproximar colunistas e leitores tanto do Brasil como do exterior.

Nossa proposta era discutir poesia, poetas e tivemos a satisfação de receber grandes nomes da cultura pernambucana, nordestina e tantos outros talentos.

Infelizmente, a gente sente um certo esvaziamento desse momento. Eu lamento por isso, porque uma das propostas do Cabaré era mitigar o isolamento que vivíamos – nossa primeira reunião formal, foi no dia 20/08/2020 – e continuamos isolados atualmente.

Assim, eu convido os cabarelistas para no dia 03/11 a gente se encontrar no mesmo espaço e discutir a reformulação que precisamos dar ao Cabaré para ele continuar ativo.

Agradeço a todos a compreensão.

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

DEU NO X

DEU NO JORNAL