Caro Berto,
A soberba é um dos grandes defeitos do ser humano; alguns a praticam mais, outros menos, mas em algum momento ela aparece.
Mas, muitas vezes ela se volta contra nós, ao querer mostra-la.
Exemplo: as pessoas que se envolveram no episódio de 8 de janeiro; assim fizeram por livre e espontânea vontade e, com um pouco de inteligência saberiam das consequências, pela fúria que do governo instalado os atingiria, ou o amparo que imaginavam não chegasse.
Talvez fossem apenas inocentes uteis, ou “patriotas” – como se autodenominaram – mas, ali estavam e queriam que outros soubessem, afinal como comprovar depois?
Então, quando a soberba se apossou de alguns – grande maioria – não bastou estar, mas precisavam mostrar que estiveram e onde.
Resultado: facilitaram a tarefa de quem os procurava por puni-los, ou punir alguém que lá estivesse, independente do ato praticado; bastava ali estivesse.
Hoje, talvez pensando com mais tranquilidade, estejam se lamentando…
O apoio esperado não veio, foram deixados ao “ Deus dará”, a sua própria sorte.
Pena, deveriam primeiro ter pensado se valia a pena estar em tal momento e, se mostrar sua participação não foi um ato de burrice, movido pela soberba.
Abraço.
Inté!





