ALEXANDRE GARCIA

MAIS LUZ NO 8 DE JANEIRO

Moraes PF

Invasão dos prédios dos três poderes em 8 de janeiro teve vandalismo e destruição

Em entrevista a Christiane Amanpour, da CNN, o presidente Lula afirmou em Washington que “todas as forças que deveriam cuidar da segurança de Brasília estavam comprometidas com o golpe”. Passados 36 dias do 8 de janeiro, ainda persistem dúvidas sobre a atuação do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e seu secretário de Segurança demitido, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que está preso; sobre as reações do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Gonçalves Dias; sobre a atuação de integrantes da PM do Distrito Federal; sobre a abertura de portas do Palácio do Planalto; sobre a saída antecipada de Bolsonaro do país; sobre quem realmente entrou nas sedes dos três poderes e sobre quem destruiu patrimônio público nas invasões; e, finalmente, sobre quem está preso e por quê.

A Advocacia-Geral da União entrou na vara cível contra 54 pessoas, três empresas, uma associação e um sindicato, com pedido de indenização de R$ 20,7 milhões por danos ao patrimônio da União. Supõe-se que haja indícios suficientes para demonstrar que destruíram ou contribuíram para destruir bens públicos. Apurar tudo isso é uma necessidade histórica, em nome da legalidade e da justiça. Por algum motivo, o Poder Executivo, desde o início, faz campanha contra uma CPI entre os representantes do povo brasileiro. Mas não é possível que um acontecimento histórico, com grande impacto mundial, não seja objeto de uma investigação ampla por parte do Congresso Nacional, o primeiro dos poderes, não apenas sobre as consequências, mas também sobre as causas, e com acusações graves, como essa do chefe de Estado do Brasil, em entrevista na capital dos Estados Unidos. Apurar as causas é buscar lições na história, para que o episódio não se repita.

O Congresso Nacional precisa investigar por que aconteceram as invasões; quais suas causas remotas e imediatas. Há muito que investigar, pela recuperação das garantias e liberdades, para reforçar o Estado de Direito. Entre as causas remotas, certamente terá de examinar atos do Judiciário sem amparo no devido processo legal; prisões arbitrárias, desrespeito à inviolabilidade dos mandatos de congressistas, mau funcionamento do equilíbrio entre os três poderes; a transparência das apurações eleitorais; a própria atuação do Congresso Nacional ante o enfraquecimento das garantias individuais; o comportamento do chefe do Executivo; e muitas outras questões que contribuíram para o desfecho em 8 de janeiro.

E há as prisões em massa, em que os que acampavam em frente ao QG do Exército apelando por intervenção militar foram embarcados indiscriminadamente em ônibus e estão presos desde 10 de janeiro. Assim como já conhecemos quem jogou o relógio no chão, queremos ver o rosto de quem fez seis furos com pedra portuguesa na tela As Mulatas, de Di Cavalcanti. O Ministério Público já ofereceu denúncia contra 653 pessoas por incitação ao crime e associação criminosa. No presídio para mulheres há 360 presas, quase todas longe de suas casas e suas famílias. Nesta terça-feira começa uma CPI na Assembleia do DF, mas o tamanho dos fatos exige que o Congresso entenda a sua importância no momento em que o ato antidemocrático das invasões e vandalismo pode ser visto como oportunidade para buscar no foro próprio, que é o parlamento, os erros das instituições e promover mudanças que tornem real no Brasil a democracia, que é o governo do povo para o povo. Estará o Congresso à altura da gravidade de todos esses acontecimentos?

DEU NO X

DEU NO X

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

DEU NO JORNAL

COMENTÁRIO DO LEITOR

GOZAÇÃO E IRONIA NÃO VALEM. TEM QUE SE MANTER HONESTO!!!

Comentário sobre a postagem O FIM DO MUNDO ESTÁ PRÓXIMO !!!

Sergio Rieffel:

Que lei é essa?

Decreto-Lei, Lei Ordinária, Lei Complementar?

Qual o nº dela?

Quando foi publicada no Diário Oficial?

Trata-se de uma fake news muito imbecil!

Eu sou um dos que que quer que esse governo se foda, mas entendo que a divulgação de idiotices como essa não ajuda em nada a minha causa!

Vamos combinar que, se alguém vem como uma notícia dessas sem mais nem menos e sem citar nem ao menos o nº da Lei, trata-se de fake news!

Vamos manter esse blog honesto como sempre foi!!!!!

* * *

“Leio todo o JBF todo dia e acho que ele é muito honesto. Tanto quanto eu!”

DEU NO JORNAL

E É UM PARTIDO “DOS TRABALHADORES”…

O PT dará nova facada em lobistas e empresários, exigindo de 500 a 20.000 reais para ter assento no jantar dos 43 anos do partido, nesta terça (14).

O otário terá direito a um aceno ou um abraço caloroso em Lula, a depender da conta bancária.

Trabalhador na farra, nem pensar.

* * *

Ao contrário do que diz essa nota aí de cima, vai ter trabalhador por lá, sim.

Porteiros, seguranças, cozinheiros, garçons, faxineiros e outros mais.

Além dos abastecedores de papel higiênico nos cagadores do restaurante.

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

DEU NO X

ALEXANDRE GARCIA

A ENTREVISTA DE LULA NOS EUA

Lula durante entrevista à CNN americana nesta sexta-feira (10).

Lula durante entrevista à CNN americana nesta sexta-feira (10)

O presidente da República está visitando o Nordeste. Na visita que fez a Washington, antes de se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, ele deu uma entrevista para a CNN americana. Na maior parte do tempo, Lula se saiu bem na argumentação, mas discordei de alguns trechos, como quando ele disse que metade das mortes por Covid foi causada por irresponsabilidade do governo. Vocês sabem muito bem o que eu vi no dia a dia, marido de médica curando umas 200 pessoas, havia essa possibilidade de cura em poucos dias, três, quatro, cinco dias. Mas evitaram que muitas pessoas fossem tratadas e curadas. E nem preciso falar da vacina: as pessoas foram vacinadas e continuaram pegando Covid, ou seja, a vacina não imunizou.

Outra afirmação de Lula pode até ter um pouco de verdade, mas o presidente poderia ter dito de uma forma diferente. A entrevistadora, Christiane Amanpour, perguntou se Lula não via dificuldades em um Brasil dividido pela metade, com uma dessas metades que não gosta dele. Lula disse que não, que o brasileiro não é radical, porque o brasileiro gosta mesmo é de carnaval, de dançar e de cantar. Poderia ter dito que o brasileiro também gosta de trabalhar, gosta de ver as coisas certas, gosta que o país todo cumpra a lei, dito que queremos ser um país sério… mas a resposta de Lula dá a impressão de aqui vivemos de festa, cantando feito bobos. Dessa parte eu não gostei, mas, no geral, ele se saiu bem na entrevista.

* * *

Lula puxa a economia para baixo, agro puxa a economia para cima

Onde Lula não está se saindo bem é nessa briga com o Banco Central. Os ataques ao BC estão prejudicando a economia brasileira, não vão baixar os juros, mas elevam o valor do dólar e desvalorizam o real; com isso, a inflação sobe e o Brasil cresce menos. É um problema muito sério. Enquanto isso, o agro está respondendo: toda a preparação do ano passado vai resultar, neste ano, em um recorde de 302 milhões de toneladas, 15% a mais em relação à safra anterior, sendo que a ocupação do solo subiu apenas 3,5%. Isso significa aumento de produtividade, crescimento vertical e não horizontal. Eu fico me perguntando: são 39 milhões de toneladas a mais de um ano para o outro, mas será que o agro vai continuar tendo apoio, agora que o governo está cheio de pessoas cuja ideologia é de preconceito contra o agro, que está segurando a economia brasileira já há muitos anos?

* * *

Novo prazo para garimpeiros deixarem terra yanomami é sensato

A Força Aérea Brasileira, com muita sensatez, prorrogou para 6 de maio o prazo de saída dos garimpeiros das áreas dos yanomamis. É a melhor forma de tratar o assunto. Não adianta querer fazer como disse o ministro da Justiça, “vamos lá, vamos prender os garimpeiros”. Vão prender 30 mil brasileiros que estavam trabalhando de sol a sol, sob o mosquito da malária, em busca de um futuro na vida, gente paupérrima? Sim, estão ilegais, ocupando reserva indígena, algo que só o Congresso Nacional pode autorizar; têm de sair, mas pacificamente, como brasileiros que foram tentar a vida. Enfim, se saírem aos montes, improvisadamente, vai haver muita morte no caminho, de confronto com índio a picada de cobra e gente perdida na floresta. As distâncias são imensas, a reserva é do tamanho de Portugal, do tamanho de Pernambuco, sem contar o lado venezuelano, que é ainda maior. É uma boa solução dar mais tempo para uma retirada pacífica, inclusive e principalmente por via aérea.