DEU NO X

PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA

CARTAS DE MEU AVÔ – Manuel Bandeira

A tarde cai, por demais
Erma, úmida e silente…
A chuva, em gotas glaciais,
Chora monotonamente.

E enquanto anoitece, vou
Lendo, sossegado e só,
As cartas que meu avô
Escrevia a minha avó.

Enternecido sorrio
Do fervor desses carinhos:
É que os conheci velhinhos,
Quando o fogo era já frio.

Cartas de antes do noivado…
Cartas de amor que começa,
Inquieto, maravilhado,
E sem saber o que peça.

Temendo a cada momento
Ofendê-la, desgostá-la,
Quer ler em seu pensamento
E balbucia, não fala…

A mão pálida tremia
Contando o seu grande bem.
Mas, como o dele, batia
Dela o coração também.

Mulher bonita não falta, ai de mim!
Nenhuma porém, tão bonita assim!

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho, Recife-PE (1886-1968)

DEU NO JORNAL

MELHOROU O VISUAL DO PLENÁRIO

Deputados federais foram à cerimônia de posse na Câmara nesta quarta-feira, 1º, com adesivos de “Fora, Lula” e “Fora, ladrão” colados nas roupas.

Fotografias e vídeos de parlamentares foram publicados nas redes sociais.

Em uma das imagens, aparecem os deputados Eduardo Bolsonaro (SP), Julia Zanatta (SC), Gilvan da Federal (ES) e Gustavo Gayer (GO) com os adesivos colados nas roupas.

Deputados exibem adesivo 'Fora, Lula' | Foto: Reprodução/Twitter

A fotografia foi compartilhada e elogiada nas redes sociais.

* * *

Ótimo. Excelente manifestação logo no primeiro dia da nova legislatura.

Isto é bom sinal.

O visual do plenário da Câmara dos Deputados melhorou muito com estes cartazes.

Todo e qualquer gesto, ato ou movimento que se fizer contra o Ladrão Descondenado, aquele que foi eleito por máquinas e não por votos, serão muito bem vindos e apreciados pela banda decente deste país.

Continuem firmes na luta contra o governo petralha, senhores deputados!!!

Um abraço especial para o Deputado Gustavo Gayer, colunista desta gazeta escrota.

Imagem

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

PIXOTE – LIMEIRA-SP

Senhor editor:

Segue em anexo o comprovante de depósito do meu dízimo deste mês de fevereiro.

Sucesso sempre para a nossa gazeta, minha página predileta.

Um grande abraço.

R. Sua generosa doação já está na conta desta gazeta escrota, meu caro.

Gratíssimo a você e também aos leitores Boaventura Bonfim,  Luiz Leôncio, RR Freitas e José Mateus que também fizeram suas contribuições.

A danada da Chupicleide ficou tão feliz que falou que sentiu “um calor lá embaixo”.

Veja só que sujeitinha safada, estimado leitor.

E depois que disse isso, ela ficou dançando aqui na redação, se remexendo que só a peste!

E cantando uma toada do pastoril do Velho Faceta, intitulada “É mais embaixo”.

Ô sujeitinha pra gostar de esculhambação!

DEU NO X

DEU NO X

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

DEU NO JORNAL

DEU NO X

ALEXANDRE GARCIA

O PRESIDENTE DEVERIA LER MAIS A CONSTITUIÇÃO

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanha o Chanceler alemão, Olaf Scholz, após entrevista coletiva, no Palácio do Planalto, em Brasília (Brasil). no dia 30 de janeiro de 2023

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanha o Chanceler alemão, Olaf Scholz, após entrevista coletiva, em Brasília, dia 30 de janeiro

O presidente Lula, falando sobre os Yanomami e os garimpeiros, perante o chanceler alemão, disse que seu governo não vai permitir mais nada, não vai dar licença pra ninguém fazer garimpo, e que não vai haver mais por parte da agência de Minas e Energia autorização para alguém fazer pesquisa em qualquer área indígena.

Eu sei que todos nós brasileiros deveríamos ler a Constituição. Mas principalmente um presidente da República deveria ler a Carta Maior, até porque ele jurou cumprir a Constituição. Porque ele está dizendo que a agência de energia não vai mais dar licença para fazer pesquisa, que ele não vai mais permitir garimpo em terra indígena.

* * *

Congresso Nacional

Isso não é de agora, é de 1988, da Constituição, artigo 231, parágrafo 3º. “O aproveitamento de recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais, em terras indígenas, só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional”, é o que diz a Constituição. O presidente, seja ele Jair Bolsonaro ou Lula, não tem esse poder de autorizar ou proibir. O Congresso Nacional, portanto, é quem pode fazer isso.

Aliás, tem uma lei sancionada por Dilma em 2013, que o Partido Verde descobriu agora. O partido foi ao Supremo para ver se cancela uma parte dessa lei, que afirma que deve ser presumida a legalidade do ouro de quem está vendendo. E presumir a boa-fé de quem está comprando. O Partido Verde – parece que o PSB também entrou na ação – está dizendo que isso facilita o garimpo.

* * *

Garimpos

Outra coisa: alertado pelo ex-ministro de Lula e de Dilma, o ex-presidente da Câmara e o relator do Código Florestal, Aldo Rebelo, questionou se, como falaram em tirar todos os garimpeiros, se vão tirar os índios que garimpam, inclusive em associação com garimpeiros. E os Cintas Largas da Reserva Roosevelt que garimpam diamante? Uma coisa é a essa realidade midiática, e a outra coisa é a realidade amazônica.

* * *

Creches ou Disney? 

Algumas creches aqui do Distrito Federal com quem eu tenho contato, centenas de creches, milhares de crianças que precisam das creches até para comer, porque as mães trabalham e não têm recurso, vivem de benfeitores. Então eu comparo essas creches, onde mil reais por mês faz diferença porque alimenta um determinado número de crianças, com a Lei Rouanet. Foram R$ 3,8 milhões para um show da Disney; R$ 3,9 milhões pra outro show da Disney; R$ 3,7 milhões para show de rock; R$ 5 milhões pra uma artista brasileira e fico comparando com o dinheiro das creches pras crianças. E então eu fico pensando nisso quando um político fala em “justiça social”.