Arquivo diários:2 de fevereiro de 2023
JESSIER QUIRINO - DE CUMPADE PRA CUMPADE
DEU NO X
ESTÃO NA MÃO
CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA
MARIEL REIS – RIO DE JANEIRO-RJ
Prezado Luiz Berto,
O que aconteceu com o escritor paraibano Esmeraldo Braga?
Danação em Terra Quente é um dos meus livros preferidos.
Estou à procura de A coroa do Rei.
Meus parabéns sempre pela Besta Fubana.
Abraços.
R. Meu caro, você perguntou pelo Esmeraldo Braga e a saudade me bateu no peito.
Desde que me mudei pro Recife, há mais de 20 anos, que não tive mais notícias de Esmeraldo.
Quando morava em Brasília, eu, Orlando Tejo e Esmeraldo formávamos um trio muito unido. Estávamos sempre juntos e eram conversas e histórias pra nunca mais ter fim!
Toda sexta-feira a gente se reunia pra prosear e tomar cachaça num boteco na Vila Planalto, um bairro lá da Capital Federal.
Quer dizer, tomar cana só eu e Esmeraldo, pois Tejo, ex-cachacista e em total abstinência, apenas fumava seu cachimbo e nos encantava com seus poemas e causos.
O livro que você citou do Esmeraldo, Danação em Terra Quente, está na série Novelas, da Editora Mercado Aberto, de Porto Alegre.
A mesma série e editora onde foi publicado o meu livro A Serenata.
Em parceria com Orlando Tejo, Esmeraldo Braga escreveu a peça de teatro A Hora e a Vez do Jumento.

Tenho os dois volumes aqui na prateleira da minha biblioteca.
Quanto ao outro livro que você citou, A coroa do Rei, confesso que não conheço.
Quem é o autor? Fiquei curioso pra saber.
Grato pela sua generosa apreciação sobre o JBF e disponha sempre!
Um grande abraço!
DEU NO X
ARBITRARIEDADE ESCANCARADA
COMENTÁRIO DO LEITOR
LATIDOS LADROATÍFEROS
Comentário sobre a postagem QUATRO CACHORROS NA MESMA SUITE DE UM HOTEL LUXUOSO
Beni Tavares:
E falando em cachorro…
Dizem que os cães do Carniça, quando latem, não fazem au, au, au.
E sim lalau, lalau, lalau.
* * *

Lalau, lalau, lalau…
ALEXANDRE GARCIA
O LADO BOM E O RUIM DA ELEIÇÃO NO SENADO

O presidente reeleito do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Vou começar pelo lado bom das eleições ou melhor, da eleição no Senado. Eu nunca vi em toda a minha vida, nos meus 82 anos, mais de 50 de jornalismo, nunca vi uma audiência como a que teve para acompanhar a eleição no Senado Federal. Uma eleição com apenas 81 eleitores – e todos votaram.
Rodrigo Pacheco precisava de 41 votos, fez 49. Rogério Marinho fez 32, enquanto Girão desistiu a favor de Rogério Marinho. Quem acertou foi Renan Calheiros. Conhecedor de seus colegas, disse que seriam 51 votos, deu 49, pertinho da mosca. Quase acertou.
O lado bom foi a consciência dos eleitores. Porque os eleitores é que mandaram para o Senado 81 senadores. Eles são os mandantes e eles têm de acompanhar o comportamento de seus mandatários, dos representantes de seus estados – são três senadores por estado. Essa consciência de cidadania que fez as pessoas se interessarem pelos rumos do Senado.
* * *
No mesmo rumo
Agora o lado ruim é que o Senado vai continuar no mesmo rumo: um Senado passivo. Isso porque o presidente do Senado senta em cima de requerimentos que, longe de quererem de punir um ministro do Supremo, querem a volta da Constituição. É para recuperar a Constituição, recuperar o respeito ao mandato, ao Legislativo, à inviolabilidade do mandato por quaisquer palavras.
É tentativa de recuperar o respeito à liberdade de expressão, de opinião, recuperar o respeito à Constituição que veda qualquer tipo de censura, recuperar os direitos e garantias individuais, que falam no direito de ir e vir, liberdade de trabalhar, a liberdade de culto, liberdade de reunião. Enfim, recuperar o que está escrito na Constituição, como a norma que diz que tem de ter promotor público num inquérito, e que o promotor público é a origem do inquérito. A isso se chama devido processo legal, que tem que ser recuperado.
* * *
Lula ganhou
Mas pelos próximos dois anos esqueçam isso tudo. Vai continua a mesma coisa, o mesmo sistema, o mesmo mecanismo. Os vitoriosos foram Alcolumbre, que mais trabalhou por essa reeleição de Pacheco para poder continuar na Comissão principal do Senado, que é a Comissão de Constituição e Justiça. Lula, que cumprimentou Pacheco em seguida, minutos depois pelo telefone celular do senador Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros, que também previa esse resultado. Eu acho que se alguém foi derrotado, foi devido o processo legal, a democracia e as liberdades, a Constituição e o próprio Senado, que continua passivo ante o ativismo judicial.
* * *
Traição ao eleitor
O outro assunto de hoje é uma pergunta. Afinal, o nosso sistema é presidencial ou parlamentar? Vimos que há 18 integrantes do Executivo que na verdade são integrantes do Legislativo. Os seus eleitores mandaram que eles fossem seus representantes na Câmara e no Senado, mas eles abandonam os eleitores e vão para o Poder Executivo para serem ministros. 18 foram votar, 10 foram pra tomar posse como senadores e deputados, a metade do Ministério.
* * *
O lugar certo
Então que sistema é esse? Parlamentar ou é presidencial, o que é isso? Porque é uma traição ao eleitor. Eu disse isso sobre o Eduardo Bolsonaro quando se falava que ele ia ser embaixador do Brasil em Washington. Eu dizia que ele iria trair um milhão oitocentos e sessenta mil eleitores, que o mandaram ser deputado, representá-los na Câmara e não na embaixada.
Eu diria que não é o Ministério da Justiça o lugar do representante do Maranhão; nem no Ministério dos Transportes o senador do Pará; ou no Ministério de Educação o senador do Ceará, e assim por diante. É um sistema complicado aqui no Brasil, e talvez por isso funcione tão mal.
* * *
Americanas
Por último, um registro. A Americanas, que está devendo R$43 bilhões, deu uma pedalada de R$ 20 bilhões, agora contratou o advogado Cristiano Zanin. Vocês sabem quem é? Advogado de Lula.
DEU NO X
É MUITO GRANDE O NÚMERO DE CANALHAS
DEU NO X
AS NOJENTAS ELEIÇÕES NO PARLAMENTO
PENINHA - DICA MUSICAL


