DEU NO JORNAL

DEU NO JORNAL

DATA GOOGLE

Jair Bolsonaro (PL), presidente da República, está liderando as pesquisas no Google.

Os resultados aparecem no portal da plataforma sobre as eleições 2022 que mede a audiência de buscas dos candidatos à Presidência.

O levantamento corresponde aos sete dias anteriores a este sábado, 17.

* * *

Não entendo.

Não entendo mesmo.

Como é que Lula ainda consegue 41%???

Um percentual enorme, gigantesco, pra um sujeito que tem a folha corrida dele.

Vôte!

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

LUIS ANTONIO TAVARES PORTELLA – RECIFE-PE

OS DINOSSAUROS AINDA ESTÃO VIVOS!

Para o mestre D.Matt., com admiração

Os dinossauros não desapareceram completamente. Ainda convivemos atualmente com um grupo de animais que evoluiu a partir de dinossauros com penas que sobreviveram ao evento de extinção em massa ocorrido há cerca de 66 milhões de anos, as aves.

Hoje a ciência já sabe e classifica as aves como um grupo de dinossauros com penas que sobreviveram e evoluíram ao longo do tempo: os terópodes.

Com o aparecimento das primeiras evidências da existência dos dinossauros, os cientistas os descreveram como animais robustos e enormes, provavelmente muito parecidos com crocodilos. Todavia, essa imagem errônea foi fruto da tecnologia limitada da época que impossibilitava obter mais informações detalhadas. Não é por acaso que receberam o nome de dinossauros (lagartos terríveis) pelo paleontólogo inglês Sir Richard Owen, em 1841. Porém, novos dados e fósseis altamente conservados nos mostram atualmente que os dinossauros possuíam muitas características impensáveis até algumas décadas atrás. As penas são exemplos destas características. Com o aparecimento de novas evidências, os cientistas descobriram que as penas eram bastante comuns nos dinossauros terópodes.

Os dois grupos mais conhecidos dos dinossauros são: os Terópodes, dinossauros bípedes considerados um dos maiores carnívoros que já existiram no planeta. É interessante salientar que muitos nesse grupo eram onívoros (comiam carne majoritariamente e vegetais quando necessário). Como exemplos podemos destacar: os Giganotossauros, os Megalossauros e os famosos Tiranossauros; e os Saurópodes, dinossauros quadrúpedes, considerados um dos maiores animais que já caminharam sobre a Terra. Eles possuíam um corpo avantajado com um pescoço e cauda longos e uma cabeça pequena. Como exemplos, podemos destacar os Braquiossauros, com seu longo pescoço, os Diplodocídeos, com suas caudas que pareciam chicotes, e os Titanossauros, que chegavam a pesar mais de 60 toneladas!

Com todas essas informações, podemos concluir que em todas as cidades do mundo, os dinossauros continuam vivos e caçando suas presas, no entanto, essas “presas” são muitas vezes restos de salgadinhos que alguém deixou cair no chão. Pombos, sabiás e bem-te-vis não inspiram nem de longe o mesmo medo que um enorme tiranossauro assustador, mas podemos dar um pouco de crédito aos bichinhos, afinal, aves são dinossauros.

“Dentro de um grupo de dinossauros bípedes, os terópodes, surgiu o grupo que deu origem às aves”, diz Taissa Rodrigues, coordenadora do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). “Então, se a gente for olhar, as aves são um grupo superespecializado de dinossauros que sobreviveu e existe até hoje.”

Quando Charles Darwin lançou A Origem das Espécies, em 1859, previu que logo começariam a aparecer fósseis com características intermediárias que mostrariam a evolução de determinados grupos. Nos anos seguintes, na Alemanha, vários pesquisadores encontraram restos de um animal que foi chamado de Archaeopteryxlithographica, ou arqueoptérix, para facilitar. Além de cauda comprida e dentes reptilianos, ele também possuía penas ao longo do corpo.

“Era como a previsão de Darwin: um animal que lembrava um dinossauro, com várias características semelhantes, mas tinha penas compridas, e era possível ver o formato delas”, explica Taissa. “A partir daí, começaram a surgir as primeiras evidências de que existiram outros dinossauros com penas.”

É importante dizer que os Terópodes e os Saurópodesfazem parte dos “verdadeiros dinossauros”, e eles não voavam. Ou seja, ao contrário dos pteranodontes, um grupo de répteis voadores que viveu na mesma época e eram parentes dos dinossauros, mas não são considerados dinossauros pela ciência moderna. “Esse fenômeno se chama convergência evolutiva. Na prática, significa que os animais evoluíram estratégias diferentes para a mesma função”, conta Taissa, que trabalha com taxonomia desse grupo. Em outras palavras, para voar, os pteranodontes seguiram um caminho evolutivo muito diferente das aves, insetos ou morcegos.

“Hoje, para entender a evolução, a gente procura novas evidências. E, no caso dos dinossauros, essa nova evidência foi a “descoberta” da pena”, afirma Taissa. “Como as penas surgiram naquele grupo, todo mundo que está vivo hoje e tem pena provavelmente é parente. E parente próximo.”

Embora uma galinha ou um pombo não sejam assustadores como um tiranossauro, já passou da hora de demonstrarmos um pouco mais de respeito pelos nossos amigos plumados.

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

JACOB FORTES – BRASÍLIA-DF

CADA UM MOSTRA O QUE LHE CONVÉM

Não é difícil encontrar, Brasil afora, malandros, às calçadas, expondo falsas feridas nas pernas para, com isso, comover e receber esmolas.

Pois bem, apesar do cheiro sadio dos brasileiros, o Sr. Lula insiste em passar a imagem de que os nordestinos exalam o podre fétido das feridas gangrenadas, ou seja, ele quer fazer parecer aos nordestinos, aos brasileiros, e ao mundo, que o Nordeste é um mar de pobrezinhos, cheios de feridas, que precisam de esmola. Que o Nordeste tenha desigualdades sociais (como de resto nas demais regiões) isso é fato irrecusável. Agora, querer decalcar nos nordestinos feridas que eles não têm, isso é expediente baixo que merece repúdio veemente. Transformar os nordestinos em falsos mendigos para obter votos é algo que constitui desonra ao povo virtuoso e guerreiro daquela terra. Aquele povo nem é mendigo, nem precisa que alguém lhe pinte com as cores das lepras. O Nordeste não é um leprosário.

Ainda recentemente lula, num inflamado discurso, formulou as seguintes perguntas. “Onde morre mais crianças? No Nordeste. Onde tem mais crianças saindo da escola? No Nordeste. Onde tem mais analfabeto? No Nordeste. Onde é que tem mais desemprego? No Nordeste. Onde tem menos doutor das faculdades? No Nordeste. Onde é que tem menos médicos? No Nordeste. Onde é que tem menos pesquisador? No Nordeste”.

Se todas essas deficiências são verificadas no Nordeste a salvação, no caso, não está na pessoa de Lula, como ele faz crer aos nordestinos e aos brasileiros, porque durante longos treze anos o Nordeste esteve sob o comando do Partido dos Trabalhadores, cujo líder cardeal é o Sr. Lula.

Quando o Sr. Lula vai deixar de pintar o Nordeste com as cores da mendicância, assim como fez com a cidade de Guaribas, Piauí, prometendo transformá-la num paraíso, mas que até hoje isso não aconteceu?

Quando o Sr. Lula vai para com essa esperteza de diminuir a grandeza do Nordeste, tirar-lhe a importância, para poder se eleger?

Até quando o Sr. Lula vai usar dessa manobra enganosa, de tirar o real merecimento do Nordeste, reduzir-lhe à insignificância, para poder se eleger?

Quando o Sr. Lula vai parar de galardoar o Nordeste com nódoas imerecidas, para poder se eleger?

De tanto o Sr. Lula repetir, propagandear que o Nordeste é o retrato de um par de muletas, chegará o dia em que esse mesmo Nordeste (ainda que se transforme numa Dinamarca ou Suíça) será conhecido apenas como a região brasileira das muletas. A identidade coletiva do Nordeste não é a indigência, nem um par de muletas, mas o talento, a intrepidez, sob duas luminosidades: do sol e de DEUS. O Nordeste, apesar de heterogêneo e de solo eventualmente desidratado, não vive sob o arrimo da caridade, mas do talento.

Nordestinos e brasileiros precisam de qualificação e oportunidade (que insinua libertação) e não de esmola (que insinua penúria, tutela). A esmola, verdadeiro diploma da miséria, nem liberta, nem farta.

Faço votos que o altivo Nordeste, pleno de amor próprio, recuse essa pecha criada pelo Sr. Lula; de associar a imagem dos bravos nordestinos à condição de coitadinhos, dignos da piedade e compaixão do Brasil e do mundo.

DEU NO X

A PALAVRA DO EDITOR

PESQUISA DATA CARRO

Ontem, domingo, fomos eu e Aline dar o nosso passeio habitual por esta bela e amada Recife.

Percorremos vários bairros, inclusive o centro da cidade, onde cruzamos duas pontes sobre o Rio Capibaribe.

Com a bandeira do nosso Brasil pendurada na janela do carro.

Demoramos um tempo bem maior que o habitual neste passeio, contando os veículos que também portavam o nosso amado pendão da esperança, símbolo augusto da paz.

Vimos, inclusive, várias, inúmeras, diversas motocicletas de empresas de entrega, em pleno trabalho, fazendo o serviço conhecido por delivery, carregando este belo e patriótico símbolo.

Eram tantos e tantos veículos portando a bandeira – automóveis, bicicletas, caminhões e motocicletas -,  que desistimos da contagem.

Cansamos.

Ufa!

Pra fechar a nossa pesquisa Data Carro, informo que cruzamos também com dois veículos portando a bandeira do descondenado, o ex-presidiário Lapa de Ladrão.

Bandeiras sem o verde-amarelo da nossa pátria, claro.

Mas com o vermelho petralha.

Vou repetir: dois carros.

Um alívio enorme saber que o percentual de descerebrados aqui no nosso recanto é infinitamente menor que o de gente que ama seu país.

DEU NO X

DEU NO JORNAL

DESPIORA NOS PREÇOS

A economista Valníria Ferrari prevê nova deflação nos próximos meses devido a efeitos ainda não vistos na cadeia produtiva.

“Haverá redução de preços no setor de alimentos, serviços e inclusive no industrial”, diz.

* * *

Redução de preços em alimentos, serviços e indústria não tem importância algum.

Garanto que o povão nem vai ligar pra isto.

De minha parte, o que me interessa mesmo é redução de preços nas minhas revistinhas de palavras cruzadas, da Editora A Recreativa, que eu compro pelos correios.

DEU NO X

DEU NO JORNAL

UMA SUPERIOR INUTILIDADE

Uma semana depois de liberar oito viagens por mês e classe executiva em voos internacionais até para chefe de gabinete, o Tribunal Superior Eleitoral não se sente na obrigação de explicar essa regalia.

* * *

Esses vôos do TS-PT-E são feitos com uma única finalidade:

Cagar lá de cima, lá dos ares, na cabeça do cidadão eleitor aqui embaixo.