DEU NO X

A PALAVRA DO EDITOR

MINHA QUERIDA DOUTORA E AMIGA

Quando eu morava em Brasília, a gente costumava ironizar dizendo que os médicos da capital federal eram todos de Pernambuco.

De fato, havia uma quantidade enorme de médicos pernambucanos trabalhando na cidade.

Assim como os dentistas vinham todos de Uberaba, em Minas Gerais, dizíamos também com ironia.

Eu mesmo tinha lá um grande amigo e conterrâneo de Palmares, Fred Montenegro, formado em Medicina aqui em Pernambuco e que havia se radicado em Brasília desde que terminara o curso.

Pois a minha dentista naquela época, que cuidava com muita competência destes meus lindos e encantadores dentes, era uma mineira de Uberaba, Maria de Lourdes, que se tornou uma grande amiga e que frequentava minha casa nos finais de semana nas reuniões que eu fazia com a minha patota.

Pois neste último final de semana, recebi de Lourdes, via WhatsApp, esta mensagem que está transcrita a seguir, junto com um vídeo, na qual ela fala de um compositor seu conterrâneo, Dércio Marques, sendo interpretado por Rolando Boldrin.

Leiam a mensagem dela, vejam o vídeo e prestem atenção na beleza da letra:

O autor desta música, belamente interpretada por Rolando Boldrin, é o mineiro de Uberaba, Dércio Marques.

A letra, singela e ao mesmo tempo poderosa, o desejo de que nosso mundo possa dar um salto de qualidade, ultrapassando desequilíbrios espirituais, ideológicos, climáticos, sanitários, religiosos, morais, sociais, políticos… e se aprume na razão das conquistas benéficas para os viventes deste planeta Terra.

Ouvir o recado de Dércio, nesta composição irretocável, é exercício de contemplação e reflexão sobre a nossa realidade.

Ouça.

E, tomara…..

Fará bem a você, como todas as coisas mineiras o fazem.

* * *

Essa nação das Alterosas, terra que tem um compositor do nível de Dércio Marques, é composta por gente talentosa, humana, fraterna e boa!

Tenho inúmeros amigos mineiros e posso garantir que Minas Gerais e o seu povo são um orgulho pro Brasil!!!

Assim que acabei de ouvir a interpretação de Rolando Boldrin, informei à minha querida doutora que tinha tomado conhecimento desta magnífica composição nos anos 70, quando embicava cerveja com uns amigos num bar do Núcleo Bandeirante, uma cidade satélite da nossa querida Brasília.

Naquele dia, uma dupla caipira estava cantando para os fregueses do boteco. E quando a dupla começou a interpretar “Disco Voador”, uma composição da autoria do uberabense Dércio Marques, eu fiquei simplesmente maravilhado.

E me apaixonei pela música de imediato. Um poema tocante e comovente.

Como sempre, fui mão aberta e retribui minha satisfação dando à dupla um “agrado” em dinheiro, bem gordo e valioso. Os dois artistas ficaram na maior felicidade.

Mandei pra Lourdes uma interpretação antiga de Disco Voador, com a saudosa dupla caipira Jacó e Jacozinho, numa versão que curto há muito tempo.

Ambos, Jacó e Jacozinho, já se encantaram. 

DEU NO X

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

DEU NO X

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

XICO COM X, BIZERRA COM I

VENDE-SE UM VOTO (Riso-Mentira)

Criança, não entendia nada de política. Mas quando chegava o tempo de eleição, eu estranhava a movimentação na rua, na porta da igreja, na feira. Homens sorridentes e ‘generosos’ distribuíam simpatia, dinheiro, sapatos e dentaduras. E o povo trocava o voto que ia dar por qualquer esmola disfarçada de bondade. E a esperança de um tempo melhor se esvaia no primeiro dia depois da eleição. O homem, dono do riso-mentira, distribuía simpatia, sorrisos e benesses para depois sumir e só reaparecer quatro anos depois, com as mesmas promessas e os mesmos falsos argumentos. O sufrágio, transformado em nefasto instrumento de troca entre o político safado e o eleitor venal, os iguala. Meu pai, no dia da eleição, ia às urnas. Alegria muito mais pelo dever cívico de votar que pela obrigação legal de fazê-lo. Ele não precisava da benevolência temporal e interesseira do candidato: tinha sapatos e bons dentes e, ainda que não os tivesse, tinha caráter e honra para recusá-los. Disso me orgulhava e me orgulho, ainda hoje. Me orgulharei sempre e sigo seu exemplo. Só mudou a forma. Hoje, por meio de auxílios vários e efêmeros, compra-se escancaradamente votos às portas da seção eleitoral. Tentam corromper a consciência do povo, maltratado, com fome, carente e desiludido. Mas resistência há e é preciso que haja. Nunca é tempo de rendição se a esperança persiste. É tempo, sim, de lutar e resistir enquanto força houver, enquanto a luta seja o porto de resistência onde vamos ancorar nossa alegria, algum dia. E quando tudo passar, quando um novo dia amanhecer, a gente verá que valeu a pena resistir. Será tempo de perceber que o voto vale muito mais que um par de sapatos, uma dentadura ou uma esmola apelidada de auxilio-qualquer coisa.

* * *

Todos os Livros e a maioria dos Discos de autoria de XICO BIZERRA estão à disposição para compra através do email xicobizerra@forroboxote.com.br. Quem preferir, grande parte dos CDs está disponível nas plataformas digitais. Visite nosso site: www.forroboxote.com.br

Nossos CDs estão nas plataformas virtuais e, em formato físico, na Loja Passadisco do Recife

DEU NO X

DEU NO X

PENINHA - DICA MUSICAL