DEU NO X

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

JACOB FORTES – BRASÍLIA-DF

AS PALAVRAS E OS PREGOS

Em homenagem ao Dia Mundial de Luta contra Raiva, celebrado em 28/9, ofereço a este mundo, desfigurado pelo ódio e pela violência, estas singelas palavras.

As palavras boas constroem. As cruéis, quando não destroem, deixam marcas inapagáveis.

Há uma história, de autoria desconhecida, que passo a narrar, de modo resumido:

Um certo garoto tinha dificuldade de relacionamento com os pais, e colegas, por causa do seu temperamento explosivo. De caráter iracundo, proferia ofensas e insultos quando dos seus acessos de raiva. Certa feita, quando de uma zanga exasperada, o pai lhe entregou um saco de prego, e um martelo, e lhe ordenou que fosse até a cerca do quintal e afixasse um prego na madeira. Esse procedimento deveria se repetir toda vez que o garoto fosse acometido por acesso de ira; era o modo pelo qual poderia descontar a raiva.

Na primeira semana o garoto cravou muitos pregos na cerca. Porém, nas semanas seguintes, à medida que ia aprendendo a controlar a sua a sua raiva, o número de pregos ia diminuindo. Ele percebeu que era trabalhoso afixar pregos. quando perdia a compostura. Preferia controlar a raiva a ter que cravar os pregos na cerca.

Finalmente, chegou o dia em que o garoto, se percebendo acalmado, contou ao pai que naquele dia não havia cravado nenhum prego. O pai, então, deu-lhe a incumbência de arrancar um prego a cada dia que se mantivesse serenado. Se, ao final do dia, não fosse constatada nenhuma crise de excitação de ânimo, o garoto deveria ir até a cerca e arrancar um prego. Ao decurso de poucas semanas o garoto havia arrancado todos os pregos que havia cravado na cerca.

Então, quando terminou de arrancar o último prego, o garoto, com ar de satisfação, contou ao pai que a tarefa fora concluída.

Ao ouvir o relato, o pai tomou o filho pela mão e o levou até a cerca. Chegando lá disse o pai ao filho:

– Muito bem, meu filho, você arrancou todos os pregos que você cravou, mas repare quantos buracos ficaram na cerca.

Enquanto o filho se limitava a ouvir, o pai continuou:

– Meu filho, quando você explode em ira e ofende as pessoas, é como se estivesse cravando nelas um prego. Você pode até se arrepender e pedir desculpas às pessoas, mas nelas ficarão cicatrizes tal qual os buracos feitos pelos pregos.

– Não importa quantas vezes você diga que sente muito, a cicatriz não será removida.

De cabeça baixa, em arrependimento, disse o garoto ao pai:

– Pai, espero que possa me perdoar por todos os buracos que coloquei em você.

Em amor ao filho, disse o pai:

– Claro, meu filho, eu te perdoo.

DEU NO X

DEU NO X

A PALAVRA DO EDITOR

TERMINOU O MÊS

30 de setembro.

Está fechado o mês e amanhã estaremos em outubro.

Depois de amanhã, domingo, 2 de outubro, a cobra vai fumar, o bambu vai gemer e a jiripoca vai piar

Será um dia marcante para o nosso país.

Aqui no JBF chegamos ao final do mês com tudo em dia e em ordem.

Contando com as generosas doações dos nossos leitores, quitamos o pagamento mensal da empresa que nos dá suporte e assistência técnica durante as 24 horas do dia, a Bartolomeu Silva.

Isso sem falar do salário de Chupicleide, que já está aqui planejando encher o rabo de aguardente hoje de noite, no Bar do Chifre, na aprazível comunidade do Entra Apulso, um recanto de mundo socado no zona sul do Recife.

Gratíssimo aos leitores Jorge Alberto, Boaventura Bonfim, Cleide Maria e M.S.S que fizeram doações esta semana.

Muito obrigado a todos vocês que nos ajudam a manter esta gazeta escrota avuando pelos ares.

Tenham certeza de que vai voltar tudo em dobro na forma de paz, saúde, tranquilidade e muita prosperidade.

Um grande abraço para toda a comunidade fubânica!!!

E pra alegrar a nossa tarde de sexta-feira, um embalo bem gostoso com Paulinho da Viola!

DEU NO X

PEDRO MALTA - REPENTES, MOTES E GLOSAS

EM TEMPO DE ELEIÇÃO

 QUANDO ACABA A ELEIÇÃO – Merlânio Maia

No período eleitoral
Candidato vira santo
Bota a cara em todo canto
Favela, sítio, hospital,
Tapera, escola, curral,
Velório, igreja, pensão,
Promete o céu e o chão
Jura descaradamente
Mas muda radicalmente
Quando acaba a eleição!

A teta é bem saborosa
Por isso, quem quer deixar?
O salário é um manjar
E a função é poderosa
A mala preta formosa
Enche os cofres e o colchão
Pois é na corrupção
Que o ganho se multiplica
E a politicalha enrica
Quando acaba a eleição!

O pobre eleitor coitado
Detém o real poder
De banir, cobrar, deter,
E excluir o candidato
Mas o político de fato
Encanta e ilude o povão
Como um piolho malsão
Retorna ao poder de novo
Pra sugar o nosso povo
Quando acaba a eleição!

Mau político tem prazer
De enganar quando promete
Setecentas vezes sete
Promete sem se conter
Sabe que vão esquecer
Nunca houve punição
Não há lei que diga não
Quem paga a promessa é o povo
E o peste vai rir de novo
Quando acaba a eleição!

Pobre do povo enganado
Trucidado em sua calma
Vende o voto e perde a alma
Paga caro ter votado
Não verá do combinado
Nem saúde, educação,
Nem infra-estruturação
Nem água, esgoto ou transporte,
Segurança só na sorte
Quando acaba a eleição!

O que se vê todo o dia
É briga pelo poder
Quem já tem mais faz pra ter
E haja dinheiro e folia
A bandidagem alicia
No caos da corrupção
A ética perde a razão
Ser honesto é coisa rara
Falta vergonha na cara,
Quando acaba a eleição!

E a gente sente vergonha
De ver chafurdando em lama
Símbolos que a gente ama
De forma torpe e bisonha
Mas a nação ainda sonha
Botar na grade o ladrão
E sanear a nação
Pra ter sua honra de novo
E o governo ser do povo
Quando acaba a eleição!

* * *

CORDEL CONTRA OS POLÍTICOS CORRUPTOS – Cleber Sardinha

Tava eu aqui pensando
Como pode acontecer
O pobre trabalhador
Que não merece sofrer
Paga imposto todo dia
Dia e noite, noite e dia
Até quando vai morrer.

O país a cada hora
Segue sim sua missão
Os políticos de Brasília
Só vivem metendo a mão
No bolso dos que não tem
Um centavo, um vintém
Nem o dinheiro do pão.

Brasil lindo pátria amada
Povo forte e gente nobre
A corda só arrebenta
Pro lado de quem é pobre
Mas enquanto a gente desce
A roubalheira só cresce
E a máfia política sobe.

Presidente e Deputado
Governo e Senador
Comem o nosso dinheiro
Sem saber qual o valor
De um dia de trabalho
Da coberta de retalhos
Do pobre trabalhador.

O povo já não aguenta
Ser roubado e iludido
Por políticos e corruptos
Que não passam de bandidos
Gente da pior espécie
Que nesse país só cresce
Nem deviam ter nascido.

A TV mostra o retrato
De um Brasil despedaçado
Sem rumo e sem igualdade
E todo desgovernado
Nosso povo todo dia
Vive essa agonia
Vai sendo atropelado.

A promessa de um político
Nem precisamos ouvir
Porque a cada eleição
Volta a se repetir
Prometem melhorar tudo
Na vida de todo mundo
Melhoras que eu nunca vi.

DEU NO X

DEU NO X

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

MAURÍCIO ASSUERO – RECIFE-PE

Prezado Editodos,

sexta feira é dia cabarelar e vamos contar com o leitor fubânico Nilson Araújo que, por curiosidade, esteve conosco há 15 dias.

Disse ele:

“Eu tinha curiosidade de adentrar ao recinto, mas tinha minhas dúvidas. Hoje resolvi tirar essa condenada e, mesmo com o horário do cabaré previsto para o fechamento para as 20h30, eu imburaquei quase às 21h e tinha uma brechinha e me deixaram entrar.

Poxa, que recepção da gôta serena! Não sou poeta, músico, cantor nem compositor. Mas adoro a cultura nordestina e respiro música, das boas.

Conforme me apresentei fiz uma pesquisa sobre Gonzagão, que teve, até, a chancela do programa do Geraldo Freire e que consistia em levar o nosso Rei do baião para o Guinness Book como o Cantor mais homenageado do mundo.

Cataloguei 600 músicas em que o nosso Rei recebe agradecimento, ou era, citado, ou homenageado mesmo. Infelizmente o projeto não teve êxito já que o Governo de PE não se dispôs a levá-lo adiante. Eu cheguei a manter contato com o Guinness, que deu as coordenadas para a efetivação mas como o governo não se interessou resolvi parar.

Diante dessa receptividade de hoje vou me encorajar em participar com constância, ouvindo e vendo vocês!”

Então, o Nilson vai bater o recorde e contar essa negócio para gente.

Tomara que Xico Bizerra possa participar.

Então, das 19h30 às 20h30, estaremos com as portas abertas.

Para participar o ingresso é grátis e basta clicar aqui para entrar no salão.

Abraços

R. O recado está dado, nobre gerente cabarelista.

Hoje teremos um gostoso papo com Nilson Araújo e toda a patota de fuxiqueiros fubânicos que semanalmente se reúne pra curtir a vida, criar, inventar e estreitar os nossos laços de amizade.

Um excelente indício de que teremos todos um final de semana maravilhoso.

Às sete e meia de noite nos encontramos lá na sala do Cabaré.

Até mais tarde!!!