DEU NO X

DEU NO X

SEVERINO SOUTO - SE SOU SERTÃO

DEU NO JORNAL

MICAGEM OU PICARETAGEM?

Virou um mico o palco de R$ 30 milhões que o governo Lula montou para o show de abertura da COP30.

Em formato de flor de vitória régia, bastou uma chuva para inundar tudo e queimar equipamentos eletrônicos.

* * *

Um palco de 30 milhões de reais é “mico”?

A palavra certa é essa mesmo?

Sei não…

Acho que deveria ser usada outra designação.

PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA

A BUNDA – Belmiro Braga

Quando ela passa todo mundo espia,
Não para a cara, que não é formosa,
Mas para a bunda, que é maravilhosa.
Em bunda, nunca vi tanta magia.

Requebra, sobe, treme e rodopia
Dentro de uma expressão maravilhosa.
Deve ser uma bunda cor-de-rosa,
Da cor do céu quando desponta o dia.

E ela sabe que sua bunda é boa.
Vai pela rua rebolando à toa,
Deixando a multidão maravilhada.

Eu a contemplo, num silêncio mudo.
Embora a cara não valesse nada,
Só aquela bunda me valia tudo.

Belmiro Ferreira Braga, Juiz de Fora-MG (1872-1937)

DEU NO X

ALEXANDRE GARCIA

A CPMI DO INSS

A expectativa é grande cada vez que vai alguém na CPMI do INSS, porque o tamanho do crime é muito maior do que tudo que se apurou na Operação Lava Jato e no Mensalão. Rubens Oliveira Costa, o suposto sócio de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, vai depor nesta segunda-feira (22). O “Careca do INSS” deveria ter prestado depoimento na segunda-feira passada (15), mas cancelou de última hora.

O tamanho da vontade de esconder coisas mostra o tamanho do que está oculto. Também há uma expectativa de convocação dos advogados Enrique Lewandowski, filho do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; e Carlos Vieira Filho, filho do presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes.

* * *

Dino, que integrou Consórcio do Nordeste, abre inquérito sobre CPI da Covid

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino acatou o pedido da Polícia Federal e abriu um inquérito para apurar relatório final da CPI da Covid, também chamada de “CPI do circo”. Dino foi governador do Maranhão durante a pandemia da Covid-19 e integrava o Consórcio do Nordeste, que comprou e pagou por respiradores, mas não recebeu os equipamentos.

Não devem investigar a fundo todo o dinheiro público que foi usado para supostamente atender as vítimas da Covid-19. Inverteram tudo e calaram aqueles que mostravam que havia um tratamento seguro, barato, fácil e rápido. Acompanhei tudo, minha mulher curou muita gente. Mediei uma discussão sobre o assunto com médicos para esclarecer as pessoas, mas o conteúdo foi retirado do ar.

As pessoas não podiam ter esclarecimento, era só o que dizia a televisão, que mostrava as covas para as pessoas se assustarem e se submeterem. Depois, veio a vacina experimental. Hoje sabemos tudo. Quem não quiser saber é porque não se informa sobre as novidades do mundo da medicina, da ciência e da indústria farmacêutica. Talvez a abertura desse inquérito pela Polícia Federal propicie, enfim, a chegada da verdade.

* * *

Morte de Rainha da Cavalgada mostra os problemas da adultização adolescentes

Eleita “Rainha da Cavalgada” em um evento tradicional do município de Pedra Branca, no sertão do Ceará, Gabrielly Moreira, de 16 anos, foi encontrada morta na madrugada da última sexta-feira (19) dentro de uma casa em construção. Ela teve afundamento do crânio e escoriações nas mãos e no rosto. A jovem tinha saído com uma amiga de 20 anos e dois adolescentes para irem a um bar.

Os colegas disseram que Gabrielly passou mal e morreu. É preciso falar sobre isso, porque de novo vem o tema da adultização e O episódio mostra que a adultização não ocorre só com crianças, mas também com adolescentes. Com isso, acontecem tragédias pelo despreparo de tratar os desafios da vida noturna, dos bares, da droga, do álcool.

* * *

Lula deve exaltar democracia em Nova York com aliados da esquerda

O presidente Lula (PT) participa na próxima quarta-feira (24), em Nova York, de um encontro em defesa da democracia com Gabriel Boric, presidente comunista do Chile, e Pedro Sánchez, chefe de governo de esquerda da Espanha.

As pesquisas mostram que os governos de Sánchez e o de Boric se exauriram. A direita deve assumir o poder na próxima eleição no Chile. E o Sánchez – lendo os jornais da Espanha é possível ver que a situação está toda marcada – as pessoas também já cansaram da esquerda.

* * *

Senadores visitam Zambelli e denunciam perseguição política

Os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES) visitaram a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na prisão, na Itália. Eles disseram que ela está debilitada, magra, doente, e procuraram Matteo Salvini, o vice-primeiro-ministro italiano, para denunciar a perseguição política enfrentada pela parlamentar.

Em entrevista à jornalista Karina Michelin, o advogado Fabio Pagnozzi, que representa Zambelli, afirmou que a Justiça italiana deve realizar uma nova audiência para discutir o caso no próximo dia 8. O defensor relatou que a deputada está presa como medida cautelar para impedir uma eventual fuga do território italiano. Pagnozzi reforçou que uma fuga é impossível, porque os dois passaportes da deputada estão bloqueados e o marido dela, o coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, alugou um apartamento e já está morando na Itália.

DEU NO X

MARCOS MAIRTON - CONTOS, CRÔNICAS E CORDEIS

QUANDO EU ESTIVER FICANDO SÓ

Faz alguns anos que comecei a trabalhar na versão em português de “Cuando Ya Mi Empiece a Quedar Solo”, de Charly García.

Mas eu queria uma boa base de piano para por a voz.

Finalmente achei, no canal Hispana Partituras, do Guilo Villar.

O resto eu conto na introdução do próprio vídeo.

Assistam, curtam, compartilhem.

Se alguém tiver curiosidade de ouvir a cancan com a letra original, tem uma interpretação ótima do Fito Paez.

Clique aqui para ver.

DEU NO JORNAL

INJUSTIÇA

A CPMI do INSS ainda está no começo, mas o senador Rogério Marinho (PL-RN) já tem ao menos uma conclusão:

“O PT desmontou controles antifraude para favorecer aliados e sua quadrilha sindical”.

* * *

Toda vez que se fala nesse partido, aparece a palavra “quadrilha”.

Isso é muito injusto.