XICO COM X, BIZERRA COM I

MEU RIO QUE VIRA MAR

Dentro do imenso mar
mora um pouco do meu rio.
Ainda que uma gota apenas seja,
está lá o Capibaribe,
junto a tantas outras águas,
lavando mágoas,
levando sorrisos,
louvando almas,
bravas, às vezes, às vezes calmas …

Sua estrada molhada
vem desde a serra do Jacarará,
banhando margens e capivaras,
palafitas e palácios,
até o sereno entardecer na ‘belAurora’,
antes de entregar-se ao verde mar,
docilizando-o …

E aí, delicadeza branda e terna,
faz sorrir quem o contempla,
felicita o povo altivo,
vendo o rio, seu mar vivo,
‘doceaguado’ oceano
vigiado pelos altos coqueiros,
lembrar seu bravos guerreiros,
uma gente coberta de glória,
fonte da vida e da história!

DEU NO X

PENINHA - DICA MUSICAL

DEU NO X

DEU NO JORNAL

NOVIDADE

Temendo que a oposição faça maioria no Senado, em 2026, e os torne alvos de impeachment, ministros do STF articulam nova intepretação criativa da Constituição que neutralize esse poder do Senado.

* * *

“Interpretação criativa” da nossa Constituição.

Gostei.

Uma grande novidade.

Nunca haviam feito isso antes!!!

JESUS DE RITINHA DE MIÚDO

PRAÇA CLARICE LISPECTOR

Praça com manhã agitada.

O senhor grisalho que vende flores está fazendo ótimos negócios. Já o vi despachando vários clientes. Eu sinto, daqui de onde estou sentado, o aroma agradável de suas flores naturais. Elas são coloridas e de diversas formas.

Um ceguinho hoje resolveu parar na praça, viola na mão, Mílton Nascimento na voz, sentimentos puros no coração. Os olhos por trás dos óculos pretos não conseguem enxergar o dia lindo. “Todo artista tem que ir aonde o povo está”, canta o cego sem importar-se com o tilintar das moedas jogadas pelos transeuntes. Até o senhor das flores veio lhe deixar algum dinheiro.

Mais à frente do cego, um grupo de homens joga dominó sobre a mesa de pedra.

Noutro canto há o jogo de gamão bem disputado por dois senhores. As damas são mexidas mais à direita, por taxistas observados por alguns companheiros.

Um cão dorme sob a proteção do banco de granito. A sombra caminha devagar para sair dele.

Alguns pombos voam e voltam. Uns vão, outros vêm…

Uma folha seca cai da castanhola e segue levada pelo vento, em parábolas abstrusas, indo descansar ao lado do cão.

Acaso.

Ainda imitando a voz de Mílton Nascimento, o cego parece fazer um juramento através dos versos “se eu morrer primeiro, tu me prometes sobre o meu peito inerte deixar cair todo pranto que mostra tua tristeza. Para que todos saibam do teu querer”.

Eu me levantei. Estiquei braços e costas. Pretendo caminhar em círculos pela praça. Seguirei em linha reta na vida sabendo de mim tanto, quanto o cão sabe da sombra e da companhia da folha seca.

SEVERINO SOUTO - SE SOU SERTÃO

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

DEU NO X

DEU NO JORNAL

AVUAMENTO BARATINHO

Está no Tribunal de Contas da União (TCU) um pedido de auditoria nas viagens de pessoas sem cargo público no governo federal.

O pente-fino, solicitado pelo deputado Rodrigo da Zaeli (PL-MT), destaca, por exemplo, a disparada de 213% na gastança com diárias e passagens de “colaboradores eventuais” nos dois primeiros anos da gestão Lula, chegando a R$ 392,6 milhões.

Em 2021-2022, mesmo com o gasto já corrigido pela inflação, o valor fica bem abaixo, R$ 125,1 milhões.

Na representação, o Rodrigo da Zaeli cita passagens de R$ 237 mil pagas para a primeira-dama Janja, que não ocupa cargo público.

Se incluir servidores, a fatura fica ainda mais salgada.

O primeiro biênio de Lula custou ao País R$ 4,5 bilhões só em viagens.

* * *

Um tiquinho de nada: apenasmente 4,5 bilhões.

Em dois anos

Besteira.

O janjômetro merece apresentar números maiores.

Nóis paga e não bufa.