DEU NO X

SEVERINO SOUTO - SE SOU SERTÃO

DEU NO JORNAL

GENTE BESTA

De julho pra cá, o percentual de quem acha que o governo Lula está pior que os anteriores subiu de 39 para 41.

Quem acha que está melhor foi na contramão, desceu de 40 para 35.

Os dados são da Quaest.

* * *

Resumindo:

Ainda tem gente que acha que o governo Lula “está melhor”, conforme a pesquisa Quaest.

Quando li esta nota, se alembrei-me de uma frase que Seu Luiz, meu saudoso pai, costumava falar:

“Gente besta e mato, é o que mais existe no mundo”.

DEU NO X

ALEXANDRE GARCIA

LULA FORA DA ARTICULAÇÃO ENFRAQUECE POSIÇÃO DO GOVERNO NO CONGRESSO

Lula

Internamento de Lula ocorre em meio às negociações para votação do corte de gastos e regulamentação da reforma tributária

O presidente Lula será submetido, na manhã desta quinta-feira, a mais uma intervenção cirúrgica na cabeça, diz a equipe média depois de muito discutir. Na manhã de quarta-feira diziam que ele não tinha sequelas, que estava tudo bem, que ele estava comendo, conversando, se recuperando. A notícia da tarde surpreendeu todo mundo; é sinal de que continuou a hemorragia, porque os médicos anunciaram que provocariam uma espécie de embolia, ou seja, um entupimento numa artéria chamada meníngea média. A artéria irriga alguma região; se vão entupir a artéria, não sei, os médicos é que têm de responder isso.

Com Lula sem poder interferir, o enfraquecimento político do governo no Congresso aumenta. Mas o Planalto está precisando de muitas coisas agora nesse fim de ano. É o pacote de corte de gastos, que Lula no fundo não quer cortar, pois chama gasto de “investimento”. É a reforma tributária, que interessa ao governo: cobrar mais imposto para sustentarmos um Estado gordo, inchado, que vai muito devagar. O brasileiro quer pagar imposto para sustentar as escolas públicas, a saúde pública, a previdência, a segurança e o saneamento básico. Então, está tudo invertido. Mas Lula já disse que tem só 120 votos na Câmara, e ainda por cima o PT ainda está dividido entre Gleisi Hoffmann, a presidente do partido, e o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva, uma figura que já foi ministro do Lula.

* * *

CCJ da Câmara aprova projeto que prevê voto impresso
 
Também há uma movimentação muito grande por coisas que o PT não queria antes e agora até parece que está querendo, mas porque um dia já quis. Lá atrás era a esquerda que pedia comprovante do voto; pois agora a Comissão de Constituição e Justiça aprovou por 31 a 20 um projeto de lei prevendo voto impresso e um sorteio de 5% das urnas eletrônicas para checagem. O projeto vai para o plenário e, se tiver sucesso, pode valer já em 2026. Vamos ver o que diz o plenário. Os donos dos votos têm de fazer pressão, porque têm de saber se o seu voto está sendo contado realmente.

* * *

Bala perdida mata médica da Marinha no Rio 

Mais uma bala perdida no Rio mata uma médica. Ela era capitã-de-mar-e-guerra, o equivalente a um coronel no Exército ou na Aeronáutica; é o último posto da Marinha abaixo dos almirantes. Ela já tinha sido diretora do Hospital Naval. Por que isso acontece? Porque o crime compra fuzis e os usa para combater a polícia. Nós estamos precisando de um Bukele na nossa segurança pública.

* * *

Milei anuncia fim do déficit e redução de impostos na Argentina

E na Presidência da República estamos precisando de um Javier Milei. Ele anunciou o fim de um déficit de 123 anos na Argentina. Agora vai reduzir os impostos, porque não precisa de tanto dinheiro para sustentar o governo, que está ágil, magrinho e saudável. E mais, para dar inveja para os governadores aqui do Brasil: os governadores das províncias – e a Argentina nem é uma república federativa – terão mais autonomia financeira, vão ficar com uma parte maior dos impostos. Que dupla, Milei e Bukele.

* * *

Por via das dúvidas, Israel está destruindo as armas da Síria para se proteger 

Muita gente estranhou que Israel esteja atacando a Síria. Acontece que Israel não sabe com quem vão ficar as armas do Bashar al-Assad; então, está destruindo as armas, os portos, os navios, os aviões, os canhões, os tanques, a artilharia antiaérea, porque Israel não quer se expor a um grupo que não conhece muito. Já ofereceu paz, mas tomou as Colinas de Golã para garantir o norte de Israel. Eu já estive naquela região cobrindo guerra, fiquei em um bunker para dormir à noite no norte de Israel, porque os morteiros lançados das Colinas de Golã atingiam Israel.

DEU NO X

DEU NO JORNAL

A PERSEGUIÇÃO DA IMPRENSA ÀS FORÇAS POLICIAIS

Leandro Ruschel

O que está por trás da campanha de propaganda da imprensa aparelhada contra as polícias

O regime brasileiro tem promovido uma campanha de propaganda política direcionada contra as forças policiais. Embora o principal alvo seja a Polícia Militar de São Paulo, a ofensiva atinge todo o sistema de Segurança Pública do país, cuja gestão é majoritariamente responsabilidade dos estados.

É claro que abusos devem ser denunciados e combatidos, mas esse não é o objetivo da militância de redação. Num estado como São Paulo, obviamente haverá casos de abuso, mas eles são representativos do comportamento usual da polícia? Não é o que os números, em comparação com outros estados, mostram.

Na verdade, essa campanha midiática obedece a objetivos estratégicos que se alinham à agenda socialista.

Primeiramente, busca-se a centralização do controle sobre as forças policiais, passo essencial para a consolidação de qualquer projeto autoritário. A estrutura descentralizada atual é vista como um obstáculo a tais ambições.

Em segundo lugar, a esquerda procura deslegitimar e enfraquecer preventivamente as forças policiais, criando barreiras à adoção de soluções como o modelo Bukele. Este modelo, ao endurecer leis e intensificar a repressão ao crime, transformou El Salvador em um país seguro após décadas de violência descontrolada.

A violência endêmica é, de fato, o problema mais grave enfrentado pela sociedade brasileira. Esse cenário foi alimentado por políticas esquerdistas que defendem o afrouxamento das leis penais e o desencarceramento em massa. Esse vínculo é amplamente reconhecido, evidenciado pelo apoio esmagador de detentos a candidatos de esquerda e pela simpatia explícita de organizações criminosas.

Curiosamente, o discurso garantista em defesa dos criminosos desaparece quando se trata de reprimir, censurar ou prender conservadores por opiniões, ou protestos. Enquanto isso, os verdadeiros criminosos seguem cometendo atrocidades com impunidade pelas ruas do país.

A segurança pública, portanto, é um ponto vulnerável para a esquerda. Para mitigar esse problema, a narrativa da “brutalidade policial” tenta convencer a população de que uma polícia mais proativa seria ineficaz, perigosa e prejudicial ao bem-estar social.

Outro objetivo é pressionar Tarcísio de Freitas, potencial candidato da direita permitida em 2026, para que ele se afaste do “bolsonarismo”. A ideia é transformá-lo num tucano inerte que o sistema busca para recriar o Teatro das Tesouras 2.0.

Se houvesse uma preocupação genuína com a “brutalidade policial”, as críticas começariam pelos estados do Nordeste, governados pelo PT e aliados, onde os abusos policiais e a violência atingem níveis muito superiores aos de São Paulo.

Contudo, a grande mídia brasileira deixou de ser um espaço de informação e questionamento há muito tempo, funcionando como um instrumento de propaganda da velha oligarquia política.

DEU NO JORNAL

INFLAÇÃO LÁ, INFLAÇÃO CÁ

Enquanto a inflação por aqui no Brasil dispara, pressiona a Selic e o dólar, na vizinha Argentina do libertário Javier Milei a história é outra.

Em um ano de governo, o índice caiu de 25,5% para 2,4%.

* * *

Fiquei curioso…

Qual é mesmo a posição política do argentino Milei?

É parecida com a do brasileiro Lula?

Tô por fora…

Peço ajuda aos bem informados leitores desta gazeta.

DEU NO X

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA