
Diante do alerta de um leitor a respeito dos conteúdos de minhas crônicas, resolvi aproveitar cenas menos significativas, em termos de história, a fim de motivar sorrisos e alegrar as nossas almas, tão fustigadas nestes dias de incertezas.
Meses antes do tríduo momesco de 1980, resolvi com meus vizinhos, que nos apresentaríamos no carnaval vestidos de mulher, criando uma nova agremiação carnavalesca: “MULHERADA”.
A agremiação seria formada por vários grupos que desfilariam na Avenida Pinheiros, cada qual com indumentária representativa de uma classe profissional: lavadeiras, banhistas, costureiras, e até prostitutas, estas bastante escandalosas nos trejeitos e vestimentas.
Contratamos uma orquestra “meia-boca”, formada por músicos com trombone de vara, tarol, bombo, trompete e pandeiro, para o “abre-alas” e uma cambada de apreciadores da “canipilina” para formar o coro.
Uma das atrações dos grupos seriam as placas “chamativas”, as quais seriam fixadas na frente e nas costas de cada fantasia do personagem, que representasse uma profissão.
O velho Maurino, com seus 70 anos, que não era gente, apresentou-se como porta-bandeira, carregando uma espécie de estandarte, que ostentava os dizeres:
“Quem for corno me acompanhe! ”…
Representou uma senhora muito esculhambada: mal pintada e malvestida, equilibrando-se com dificuldade, pois calçava sapatos de saltos altíssimos. Uma legítima prostituta de zona portuária.
Por onde passava recebia aplausos e havia sorrisos. Mas, ao retornar do desfile, os filhos, já adultos, lhe aconselharam a não repetir a apresentação, no dia seguinte, porque já de “idade avançada” isso lhes parecia um achincalhe; uma falta de respeito.
Não aceitando, na totalidade, o conselho dos filhos, Maurino resolveu trocar apenas a legenda do estandarte e se apresentou de forma a não causar constrangimento aos familiares, equilibrando o mesmo estandarte, só que, com a legenda alterada para:
“O mesmo de ontem!”… (ou seja: “Quem for corno me acompanhe!”)
No planejamento do clube MULHERADA, um dos vizinhos, cuja imaginação se notabilizou, resolveu que desfilaria representando a tenista profissional, campeã mundial theca: Martina Navrátilova
No domingo do desfile Armando foi o primeiro a se apresentar, com a plaqueta:
“Latrina Lavada e Nova”.
Foi um arraso! …

Martina Navratilova a mais premiada jogadora de tênis do mundo
* * *
Martina Navratilova, tenista tcheca, venceu 18 Grand Slams de simples, 31 Grand Slams de duplas (recorde de todos os tempos), no auge de sua carreira, durante os anos 80. A tenista sacava a aproximadamente 180 km/h, velocidade alcançada somente vários anos depois, por jogadoras que se valem de novos métodos de treinamento e de modernas gerações de raquetes. Abandonou oficialmente o circuito em novembro de 1994, aos 38 anos, como a mais vencedora e premiada jogadora de tênis do mundo.
“Há uma diferença entre o Hitler e o Stalin que precisa ser devidamente registrada: ambos fuzilavam seus inimigos, mas Stálin lia os seus livros antes de fuzilá-los.” Haddad, Fernando pic.twitter.com/A6OW7EFr7w
— Leandro Ruschel 🇧🇷🇺🇸🇮🇹🇩🇪 (@leandroruschel) December 9, 2022
Impressionou a dificuldade de fala do presidente eleito Lula, quando iniciou sua coletiva para anunciar os primeiros ministros.
Na primeira aparição pública após a cirurgia na laringe, sua voz estava fraca, rouca.
* * *
Lamentável.
Uma pena.
A instituição Mentira Cagada pela Boca vai ter um prejuízo enorme nesse período pós-operatório do ladrão falador de desverdades.
Desejo que ele se recupere rapidamente pra continuar nos brindando com seus tolôtes orais.
E encantando os descerebrados que votaram nele.
APERTEM OS CINTOS. A DESGRAÇA ESTA NO AR. pic.twitter.com/wOeEU5dNV7
— Tumulto BR (@TumultoBR) December 9, 2022