DEU NO JORNAL

DEU NO JORNAL

ALEXANDRE GARCIA

JUSTIÇA, SÓ COM DEUS

Gabriela Hadrt

Juíza responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba será substituída por dois novos magistrados após correição

A juíza Gabriela Hardt, substituta de Sergio Moro, finalmente se livrou da Lava Jato. Tentou ser transferida para Florianópolis, mas não conseguiu; agora, reconsideraram um pedido para a 3.ª Turma Recursal, em Curitiba. Foi ela quem condenou Lula no caso do sítio de Atibaia. Antes dela, o juiz titular foi Eduardo Appio, hoje afastado para apurações. Imagino que a juíza deve estar sentindo em relação à Justiça o mesmo que boa parte dos brasileiros. O ex-procurador Deltan Dallagnol já perdeu o mandato que recebeu de 344 mil paranaenses; dizem que o ex-juiz Moro é o próximo alvo. Parece vingança.

Em abril de 2021, o Supremo, por 8 a 3, anulou os processos de Lula na 13.ª Vara, argumentando que os casos do tríplex, do sítio e do Instituto Lula nada têm a ver com o objetivo de investigar corrupção na Petrobras. Dois anos depois, o entendimento do Supremo aparentemente não serviu para o caso do celular do ajudante de ordens de Bolsonaro, já que cartão de vacina nada tem a ver com as invasões de 8 de janeiro. Mas a Operação Venire foi incluída na investigação de “milícias digitais”.

Na Lava Jato, as condenações consideraram que as empreiteiras envolvidas retribuíam contratos superfaturados com a Petrobras. A devolução de R$ 6 bilhões equivaleu a confissões dos réus, assim como 43 acordos de leniência, que preveem a devolução de R$ 24,5 bilhões. A responsabilidade agora, na 13.ª Vara, é do juiz Fábio Nunes de Martino, que vem de Ponta Grossa. Não encontrei registros de entrevistas dele, o que conta pontos no seu currículo, porque juiz falar fora dos autos é um perigo para a credibilidade da Justiça. Agora mesmo o presidente do STM, brigadeiro Joseli Camelo, resolveu qualificar o tenente-coronel Cid, e revelou pré-julgamento.

O Judiciário virou foco das atenções e nesta semana o Senado decide se o advogado de Lula, Cristiano Zanin, será ministro do Supremo. Imagino que um advogado se transformar em juiz supremo deva ser algo quase mágico. A natureza do advogado é defender alguém ou alguma causa; a natureza do juiz é defender a lei e a justiça, como um fiel de balança. A atenção subiu quando o G1 mostrou que o gabinete que pode ser de Zanin e era de Moraes tem 350 metros quadrados – certamente mais amplo que a maciça maioria das residências dos brasileiros. Está no maravilhoso anexo do Supremo, que disputa em grandiosidade e beleza com os palácios dos outros tribunais e o da Procuradoria-Geral da República. Tudo construído com os impostos pagos pelo mesmo povo a quem devem prestar o serviço da justiça.

Como nunca antes na minha vida vejo agora o Judiciário estar na boca do povo. Como numa Copa do Mundo, em que todo mundo vira técnico de futebol, milhões de “juristas” e de “juízes” andam pelo país digital, escrutinando tudo e julgando os próprios juízes – não apenas nas decisões políticas relativas às liberdades, em que são torcedores, mas também no trato com a corrupção, o tráfico e decisões que mostram impunidade. O triste é quando as pessoas desanimam. É por isso que tanto se vê se abandonar a esperança no cumprimento das leis e da Constituição e entregar tudo nas mãos de Deus.

DEU NO JORNAL

SACRO ENCONTO PAPEIRO

O presidente Lula viajou nesta segunda-feira, 19, para a Europa, onde se encontrará com o Papa Francisco.

* * *

O encontro já aconteceu.

Foi um momento tocante, comovovente, emocionante.

Hugo Chavez, em forma de passarinho, ficou sobrevoando, cantando e cagando sobre as cabeças dos dois.

A imagem abaixo registrou o encontro:

DEU NO X

NÚMERO FALSO

* * *

Esta notícia é falsa.

Tremenda mentira.

Não havia de modo algum esta impressionante quantidade de 34 telespectadores aos 22 minutos.

Na verdade, havia 13 telespectadores.

Numero que se manteve durante todo o tempo em que durou a torrenete esgotífera da conversa no jardim palaciano.

Um número coerente com o artista do evento.

DEU NO X

DEU NO JORNAL

ESTILO RAIVOSO

Lula vive em Roma seu estilo raivoso: por razões ideológicas, não quis encontrar a premiê Giorgia Meloni, a figura mais popular da Itália em décadas.

Preferiu o presidente sem poder e um prefeito sem expressão.

* * *

Ou seja: agiu com coerência.

Seguiu ao pé da letra a raiva espumante da ideologia canhota.

Bom senso, bons modos e juízo passam bem longe da cabeça do ladrão descondenado.

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

DEU NO JORNAL

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

XICO BIZERRA – JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE

Geraldo Maia me deu a honra de colocar nas plataformas digitais 5 cantigas minhas por ele interpretadas.

No 2° Semestre saem mais 5.

Pelo talento do intérprete, vale a pena conferir.

Clique na imagem abaixo para acessar as plataformas.

R. Reforçando o que você falou, digo que vale a pena conferir tanto pelo talento do intérprete, quando pelo talento do compositor.

Excelente notícia, meu querido amigo e colunista desta gazeta escrota.

Ter suas magníficas composições interpretadas por um artista do porte de Geraldo Maia, é mesmo uma honra e alegria enormes.

Que vocês façam mais sucesso ainda do que o que já têm feito!!!

Abraços e uma excelente semana.