DEU NO X

SEVERINO SOUTO - SE SOU SERTÃO

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

DEU NO X

DEU NO X

COMENTÁRIO DO LEITOR

TUNGADA

Comentário sobre a postagem BRAZIL-ZIL-ZIL

Marcos Pontes/DF:

Como não recebo “comissões”, nunca confiro meu holerite.

Depois da tungada fui verificar.

Descontaram R$ 88,77 durante 11 meses.

Já cancelei e vou acionar a justiça federal de pequenas causas que é conhecida como Juizados Especiais Federais (JEFs).

Estes órgãos do Poder Judiciário Federal oferecem uma forma mais rápida e menos custosa de resolver conflitos cíveis e criminais envolvendo pessoas físicas ou pequenas empresas e órgãos federais.

DEU NO JORNAL

PERDERO PRA NÓIS

O argentino Javier Milei chegou sozinho ao Vaticano, na sexta (25), para o início das despedidas do papa Francisco.

Desceu de um carro modesto e seguiu o protocolo.

Essa discrição contrastou com a espalhafatosa comitiva batizada por peregrinos brasileiros de “bonde de Lula”.

O petista parecia o sujeito que leva penetras a um evento onde só ele é convidado.

O convite para o funeral é dirigido só a chefes de Estado e de Governo, por isso Milei estava sozinho e até a anfitriã, a premiê Georgia Meloni.

Lula exagerou, até se ajoelhou, fez o sinal da cruz, e posou para fotos com as mãos postas, como se rezasse. Sempre há uma primeira vez.

Assim como monarcas e chefes de governo respeitáveis, Donald Trump apareceu com a mulher, sempre elegante, e reduzidíssima comitiva.

* * *

Ganhamos da Argentina!!!

Derrotamos o Milei.

Lula e sua cuidadora mostraram ao mundo a potência esbanjanjeira que nós somos.

O tamanho da comitiva banânica bateu um recorde mundial.

PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA

SONETO – Álvares de Azevedo

Pálida à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar, na escuma fria
Pela maré das águas embalada!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!

Era a mais bela! Seio palpitando…
Negros olhos as pálpebras abrindo…
Formas nuas no leito resvalando…

Não te rias de mim, meu anjo lindo!
Por ti – as noites eu velei chorando,
Por ti – nos sonhos morrerei sorrindo!

Manuel Antônio Álvares de Azevedo, São Paulo (1831-1852)

DEU NO X

DEU NO JORNAL

QUEM VAI DEVOLVER O DINHEIRO ROUBADO DOS VELHINHOS DO INSS: OS SINDICATOS, NÓS OU NINGUÉM?

Madeleine Lacsko

Aposentados e pensionistas do INSS sofreram descontos indevidos em seus benefícios.

Aposentados e pensionistas do INSS sofreram descontos indevidos em seus benefícios

O escândalo que envolve a fraude bilionária no INSS parece um daqueles testes de paciência para o cidadão honesto. De acordo com as informações divulgadas no último dia 24 de abril, o governo anunciou que as vítimas de descontos ilegais feitos por sindicatos e associações nos últimos 5 anos vão ser ressarcidas​. O problema? O governo ainda não explicou direito como, quando e quem vai pagar a conta.

A Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que o INSS ignorou sinais óbvios de fraude, como o crescimento anormal do número de associados e milhares de denúncias. Mesmo assim, seguiu assinando acordos com entidades que, na prática, saqueavam o benefício dos aposentados​. Carros, joias e armas apreendidos somam mais de R$ 41 milhões. Mas o rombo chega a inacreditáveis R$ 6,3 bilhões.

Enquanto isso, o que faz o PSOL, partido aliado do governo? Propôs abrir um crédito extraordinário de R$ 6,3 bilhões para ressarcir as vítimas​. Em outras palavras: quer tirar dinheiro do bolso do contribuinte para tapar o buraco deixado por sindicatos e associações fraudulentas. Se depender deles, os culpados continuam impunes e a fatura é nossa.

O governo promete “força-tarefa” e “cobranças judiciais” às entidades envolvidas no escândalo. Mas a verdade é que, até agora, não existe plano concreto para recuperar o dinheiro perdido​. Fala-se em devolver os descontos indevidos, mas o processo está travado na burocracia. Pior: mesmo as associações que não estavam sob investigação também tiveram seus descontos suspensos, como se a solução fosse parar tudo e empurrar o problema para depois​.

A realidade nua e crua é a seguinte: os sindicatos e associações que operaram de má-fé continuam livres, o INSS foi conivente, e a conta está prestes a sobrar para nós. A pergunta é inevitável: quem vai pagar pelos prejuízos dos velhinhos? Os sindicatos envolvidos, o governo (com dinheiro do contribuinte) ou, como quase sempre no Brasil, ninguém?

A sensação de impunidade é ainda mais irritante porque, no Brasil, ser honesto nunca foi tão desvantajoso. A mensagem que fica é devastadora: quem confiou nos sistemas oficiais, quem acreditou que “não precisava se preocupar”, foi passado para trás​. Se o governo quiser de fato restaurar a confiança, precisa agir de forma exemplar. Não basta devolver parte do dinheiro. É necessário responsabilizar criminalmente as entidades, dirigentes e funcionários envolvidos. É preciso garantir que o sistema de descontos obrigatórios, que sempre serviu de cofre para sindicatos, seja desmontado de vez.

Só assim o cidadão comum poderá começar a acreditar que, pelo menos uma vez, o final da história não será mais um capítulo de impunidade patrocinada pelo Estado. Ser honesto no Brasil não vale a pena. Honestidade por aqui é praticamente um sacerdócio exercido em nome de princípios e propósitos.