DEU NO JORNAL

POPULISMO BANCADO PELA CLASSE MÉDIA

Editorial Gazeta do Povo

Presidente Lula entrega medida provisória com tarifa social de energia elétrica para presidentes da Câmara e do Senado

Presidente Lula entrega medida provisória com tarifa social de energia elétrica para presidentes da Câmara e do Senado

Em mais um evento com ares de comício eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou, na última quarta-feira (21), ao Congresso Nacional uma medida provisória para ampliar a faixa de beneficiários da tarifa social de energia elétrica, que, na prática, garante a gratuidade da conta de luz para famílias que recebem mensalmente até meio salário mínimo por pessoa e consomem até 80 kWh/mês. De acordo com estimativas do governo, serão beneficiadas 60 milhões de pessoas – famílias de baixa renda, cadastradas em programas sociais e com consumo de até 80 kWh/mês.

Segundo Lula, o novo benefício seria uma forma de promover a “justiça tarifária para o país” – uma grande inverdade quando se considera que são os brasileiros que não se enquadram nos parâmetros para receber a gratuidade de energia que terão de pagar a conta. Ainda que vendida como “luz de graça”, a nova benesse tem custo – e bem alto: serão, no mínimo, mais R$ 3,6 bilhões por ano, segundo cálculos do governo. No entanto, estimativas de consultorias independentes calculam o custo do programa em até R$ 7 bilhões ao ano. Esse dinheiro, obviamente, não sairá dos cofres do governo ou das sobras dos recursos de Itaipu, mas do bolso dos demais consumidores.

É verdade que a MP enviada ao Congresso, e que se não aprovada em 60 dias perderá a validade, prevê que os custos da isenção poderão ser compensados por outros pontos da própria medida. O principal deles prevê a abertura do mercado de energia elétrica de baixa tensão – ou  o mercado livre de energia – para todos os consumidores, que poderão optar por adquirir energia diretamente dos fornecedores, sem a intermediação das concessionárias, o que pode baratear o custo por kWh.

Mas isso só poderá ocorrer a partir de agosto de 2026, no caso de pequenas empresas e comerciantes, ou de dezembro de 2027 para os consumidores em geral. Até lá, toda a conta será paga por meio de aumento na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), uma contribuição obrigatória paga por todos os consumidores de energia, que serve justamente para financiar programas sociais no setor. No caso de grandes consumidores, como as indústrias, simulações preliminares apontam que a MP gerará um aumento de 20% no custo da energia. Para os consumidores comuns, o custo deve subir pelo menos 1,4%.

Desde que declarou que “2026 já começou”, em janeiro deste ano, escancarando que a única meta do lulopetismo é permanecer no poder a qualquer custo, o populismo eleitoreiro de Lula tem sido mais presente do que nunca. Em vez de soluções reais, o governo opta por medidas simplistas e milagrosas, que podem amenizar temporariamente parte das carências da população mais pobre, mas arruínam as contas públicas, comprometem o futuro do país e transferem a conta para a classe média e o setor produtivo.

Não deixa de ser significativo que, no dia seguinte ao anúncio da MP da energia, o mesmo governo Lula tenha divulgado o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para cumprir as metas fiscais deste ano. Como não para de gastar e ainda pretende gastar mais para melhorar sua popularidade, o governo enfia a mão no bolso dos contribuintes. Serão mais R$ 20 bilhões em 2025 e R$ 41 bilhões em 2026 para o governo gastar. É fácil anunciar benesses quando quem paga a conta é o pagador de impostos.

RODRIGO CONSTANTINO

QUESTÃO DE SOBERANIA

Sentiram, e sentiram muito. Após o secretário de Estado Marco Rubio dizer que o governo Trump está avaliando sanções contra Alexandre de Moraes e alguns cúmplices, com “grande possibilidade” de acontecer, os ministros e o presidente Lula mandaram recados pela velha imprensa. “Governo Lula tratará eventual sanção contra Moraes como ataque à soberania”, disse o petista Jamil Chade no UOL. “Lula orienta Itamaraty a reagir com firmeza à ameaça de Trump a Moraes”, destaca Igor Gadelha no Metrópoles.

Que mudança de postura para o dia em que Mônica Bergamo, na Folha, disse: “Ministros do STF fazem piada sobre quem terá o visto para os EUA cancelado por Donald Trump”. Quem ri por último ri melhor? Avança no tempo e a mesma blogueira petista diz: “Sanção de Trump a Moraes é inadmissível e gerará solidariedade, dizem ministros do STF”. Acabou a graça? Não estão mais fazendo piadas, ministros?

Pelo visto não. Gilmar Mendes, o decano do STF que nos tempos vagos é empresário e até dirigente da CBF, publicou uma sequência de mensagens, primeiro clamando pela “regulação” das redes sociais, depois falando de “ameaça à soberania”. Estranho esse papo. Muito estranho. Quando Barroso confessou que pediu ajuda aos Estados Unidos quando chefiava o TSE, para influenciar nossas eleições, não havia preocupação com a nossa soberania?

Gilmar Mendes usou o juridiquês para impressionar, ao afirmar que “não se pode admitir que agentes estrangeiros cerceiem o exercício de jurisdição doméstica na tutela de garantias constitucionais”. Oi? Leandro Ruschel rebateu: “Ora, o ‘agente estrangeiro’ está agindo justamente porque as garantias constituições dos brasileiros estão sendo sistematicamente ignoradas”. Dos brasileiros e até mesmo de americanos!

A Lei Magnitsky é uma prerrogativa do presidente americano, ou seja, está dentro de sua soberania. Trump nada pode fazer para intervir diretamente no Brasil. Seria ilegal fazer o que fez o Biden em conluio com Barroso. Mas ele pode colocar a sanção, e Moraes se tornaria um pária global, pois ela impede que qualquer banco no sistema SWIF que opera nos Estados Unidos aceite alguém sob tal punição. Tudo dentro das respectivas soberanias, portanto.

Familiares dos ministros também podem ser alvos, como destaca Paulo Cappelli no Metrópoles: “Trump prevê reação do STF e mira esposas com escritórios de advocacia”. No Brasil pode ser normal esse grau de promiscuidade entre a coisa pública e a privada, mas em países sérios não é. Cônjuges de ministros supremos possuem escritórios especializados em causas no STF, o que é escandaloso. Claro que as sanções precisam incluir esses parentes para ter efeito prático.

Enfim, a batata suprema está assando, e o consórcio PT-STF fará de tudo para dissuadir Trump de seguir nessa direção. Ocorre que há muita pressão de congressistas que conhecem bem a situação brasileira, e também de Elon Musk, dono da plataforma X, que foi alvo de perseguição dos ministros. Eles foram longe demais confiando na impunidade, mas erraram feio ao mexer com cidadãos americanos. Isso é levado muito a sério aqui nos Estados Unidos. O meu caso mesmo está nas mãos dos envolvidos nas análises, com riqueza de detalhes. Moraes vai ser ostracizado por excesso de soberba e autoritarismo.

DEU NO JORNAL

PENINHA - DICA MUSICAL

DEU NO JORNAL

DEU NO X

A PALAVRA DO EDITOR

FORA DO AR

Hoje, a partir das 9 da manhã, vai faltar energia elétrica aqui no meu edifício até o meio da tarde.

Isso por conta de um serviço de manutenção que será feito na rede.

De modo que esta gazeta escrota levará algum tempo pra voltar a ser atualizada.

Não se desesperam, não entrem em crise de abstinência: tenham calma e paciência.

Tomem um calmante e aguardem.

A maior parte da edição de hoje já está no ar.

Uma excelente quinta-feira para essa magnífica patota fubânica!!!

DEU NO X

COMENTÁRIO DO LEITOR

SANÇÃO

Comentário sobre a postagem AGORA TRUMP TÁ LASCADO…

João Francisco:

Eu acho que a sanção do Trump ao A. M. está demorando (aos nossos olhos), pois ela deverá vir muito bem embasada legalmente.

Está claro para mim que A. M. já colocou na Corte Máxima que não cairá sozinho, daí esta reação do Bocas de Veludo e de caçapa à jornalista (está claro que foram eles).

Isso significa que, feita a sanção, a coisa irá escalar.

Os que defenderem o Careca poderão ir junto nas sanções, em uma crise diplomática gigante.

Uma coisa está clara; Trump não aceita o processo contra Bolsonaro e a 1ª Turma quer prendê-lo de qualquer forma.

Estão fazendo o julgamento só para dizer que foi legal.

Agora dá para entender o porquê da Grobo estar lentamente mudando de posição.

DEU NO X