PEDRO MALTA - REPENTES, MOTES E GLOSAS

UM POEMA DE OTACÍLIO BATISTA

Poeta cantador pernambucano Otacílio Batista Patriota (1923-2003)

* * *

O VALOR QUE O PEIDO TEM

O peido é bom toda hora
Sem peido não há quem passe
A criança quando nasce
Tanto peida como chora
Um peido ao romper da aurora
Eu não troco por ninguém
Há noites que eu solto cem
Peidos grandes e pequenos
Já conheço mais ou menos
O valor que o peido tem

Um velho já moribundo
Nas agonias da morte
Soltou um peido tão forte
Que se ouviu no outro mundo
O peido gritou no fundo
Que só apito de trem
O velho sentiu-se bem
Levantou-se no outro dia
Dizendo a quem não sabia
O valor que o peido tem

Pela porta do bufante
Para não morrer de volvo
Diariamente eu devolvo
Peido grande a todo instante
O sujeito ignorante
Não me compreende bem
Fecha a porta do “sedem”
Deixa o peido apodrecer
Esse morre sem saber
O valor que o peido tem

Um peido silencioso
Por baixo de um cobertor
É tão grande o seu valor
Que descrevê-lo é custoso
Cheira mais que o mais cheiroso
Vale de Jerusalém
As roseiras de Siquem
As savanas do Saara
Nada disso se compara
O valor que o peido tem

Continue lendo

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

ALEXANDRE GARCIA

HUGO MOTTA VAI ENTERRAR PROJETO DE ANISTIA JUNTO COM O PAPA

anistia Hugo Motta

Presidente da Câmara, Hugo Motta

Lembram do deputado Glauber Braga, aquele que foi cassado pelo Comitê de Ética, cuja cassação definitiva só é decidida pelo plenário da Câmara? Ele, diante disso, fez greve de fome. O presidente da Câmara, Hugo Motta, ficou com pena dele, se penalizou – ele só não tem pena do pessoal que está na Papuda e na Colmeia, dos idosos e idosas, doentes, pessoas enfermas do 8 de janeiro que lá estão.

Hugo Motta se penalizou do Glauber e disse que não ia permitir que em 60 dias votassem e que ele tratasse de resolver o problema dele. Ele tentou resolver na Comissão de Constituição e Justiça, pediu uma anulação da decisão do Conselho de Ética, mas não deu. Disseram que ele vai mexer em fato, em mérito. E está printado, filmado, o que Glauber fez com um manifestante do MBL, do Movimento Brasil Livre. Tirou o sujeito a pontapés, empurrões, a força, força física, agredindo uma pessoa. Isso é falta de decoro, que dá cassação do mandato.

* * *

Anistia

Voltando a Hugo Motta, ele já foi para Roma, num avião com Lula, com Barroso, claro, já enterrando o projeto de anistia. Vão enterrar o papa e o projeto de anistia também. Teve 262 assinaturas para que desse urgência ao projeto da anistia, ou seja, fosse ao plenário direto sem passar pela comissão especial. Isso é desvalorizar o voto, desvalorizar a vontade dos deputados – isso é grave. Quem desvaloriza isso, desvaloriza a própria reeleição porque as pessoas observam. Hoje tem a rede social que acompanha todos esses atos. Mas Hugo Mota está com medo de Supremo.

O ministro Alexandre de Moraes, no último julgamento da denúncia dos seis que foram convertidos em réus, já disse que não tem anistia. E o Hugo Motta responde, na independência de poderes, “sim senhor”, mas é na harmonia, concordando com tudo. Então não tem muita coisa para se esperar desse projeto de anistia.

* * *

Bolsonaro intimado

E o Bolsonaro, que está no hospital, na UTI, foi intimado dentro da UTI. Talvez a intimação o tenha incomodado tanto que alterou a saúde para pior. Teve pressão alta, tem alterações no exame laboratorial hepático, ou seja, do fígado, preocupantes. Tudo isso pode influenciar no tratamento dele agora. Bolsonaro talvez permaneça mais um pouco na UTI. Ele ainda não se alimenta pela boca, ele está recebendo pela sonda nasogástrica, mas, mesmo com tudo isso, o Alexandre Moraes mandou o intimar, argumentando que se ele pode gravar mensagens, ele também pode se intimar. É o Novo Brasil.

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

PROMOÇÕES E EVENTOS

A PALAVRA DO EDITOR

HOJE É DIA!

Sextou geral.

Tá acabando a semana e hoje é dia de Chupicleide e Bosticler caírem na gandaia.

Eu ouvi os dois combinando agora há pouco pra encher o rabo de cana no final do expediente.

A farra vai ser no Bar da Caceta, no Alto do Mandu, aqui perto da redação desta gazeta escrota.

Os dois estavam felizes que só a peste por conta das doações feitas nos últimos dias pelos leitores fubânicos, através do novo sistema do Pix, esta invenção arretada que tem facilitado demais a vida do povão. (pix.jornalbf@gmail.com)

Nossa inxirida secretária de redação manda um xêro carinhoso para os fubânicos Luiz Francisco, Áurea Regina, Sylvio Santigo, Maria de Fátima Pereira, Nezilma Batista, João Matias dos Reis, Rubens Lucena, Marluce Santigo e Arnaldo Duque Farias.

Pra fechar a postagem e embelezar a nossa sexta-feira, vamos ouvir a composição Isso Vale um Abraço, uma música da autoria do meu querido amigo Maciel Melo, um dos maiores nomes da Nação Nordestina na atualidade.

Um poeta inspirado, um artista talentoso, um cabra arretado.

Isso vale um abraço,  Maciel !!!

DEU NO JORNAL

AFANO GIGANTESCO

“Covardia! A corrupção no governo Lula vai pra cima até dos nossos aposentados!”, conclusão do líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), revelado o escandaloso afano no INSS.

* * *

Esta nota aí de cima fala em “escandaloso afano” acontecido no atual governo.

Mais que escandaloso: 

É criminoso,  é indecente, é cruel, é vergonhoso, é luloso.

Afano é uma atividade rotineira praticada pelo bando que atualmente ocupa o poder nesta nossa infeliz republiqueta banânica.

DEU NO X

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

DEU NO X