O governo lula é ágil e se empenha para perseguir opositores políticos e lento, muuuuito lento, pra não deixar os aposentados serem roubados!
Ainda hoje vou apresentar um projeto de lei para obrigar o governo a devolver os R$ 6 bilhões roubados dos aposentados! pic.twitter.com/fFHBGp2wJz
O Supremo Tribunal Federal, por meio do relator do caso, o ministro André Mendonça, declararam que são inconstitucionais leis municipais de Porto Alegre (RS), Muriaé (MG) e São Gonçalo (RJ) que proíbem a linguagem neutra nas escolas municipais. Em primeiro lugar, eu estranho essa decisão porque o Brasil é uma República Federativa e o município é a célula básica da Federação. Mas o município não tem autonomia sequer nas suas escolas municipais. Estranho.
O segundo estranhamento é que o artigo 13 da Constituição diz que a língua no Brasil é a Língua Portuguesa. Foi a primeira vez que entrou isso em Constituição. Qual é a língua do Brasil? É a Língua Portuguesa. E a Língua Portuguesa não tem neutro. É masculino ou feminino. Não tem neutro. Essa é a Língua Portuguesa prevista na Constituição brasileira.
* * *
ABL
Por fim, o meu estranhamento também é que eu fico me perguntando onde está a Academia Brasileira de Letras, que deveria preservar a língua portuguesa. Eu fui professor de Português e, como jornalista, eu adoro a língua, que é a minha ferramenta básica, o meu instrumento de comunicação. E quero preservá-la, porque a língua tem uma lógica, a língua é racional. Não faz sentido essa história que inventam para se justificar sua mudança.
E aí quando vem uma Câmara de Vereadores, como foi o caso de Porto Alegre, Muriaé e São Gonçalves, para defender a Língua Portuguesa, o Supremo interfere contrariando a autonomia da célula básica da Federação. Pobre Federação que já está sofrendo com essa proposta do governo de PEC da Segurança Nacional, tirando atribuições constitucionais dos estados brasileiros no caso da segurança pública.
* * *
Carlos Lupi
Outro assunto que eu queria falar é sobre o ministro da Previdência, o Carlos Lupi. Carlos Lupi vendia jornais e revistas numa banca lá em Ipanema e o Brizola morava no Hotel Everest perto dali. E Lupi garantia sempre o fornecimento do Correio do Povo, do Zero Hora, do Jornal do Comércio, dos jornais de Porto Alegre. E, com isso, Brizola ficou muito amigo dele. E um dia, Brizola, que estava formando o PDT porque o PTB ficou com a Ivete Vargas, convidou Lupi para entrar no novo partido. E o Lupi, a partir daí, foi pra política.
Só que agora, no Ministério da Previdência, ele está dizendo que está com a consciência tranquila sobre esse escândalo que superam os R$ 6 bilhões, dizendo que não foi omisso. Mas apareceu uma advogada, que era conselheira do INSS, que está dizendo que Lupi foi avisado numa reunião do conselho em 2023, que o TCU também estava preocupado com isso, e que a Corregedoria Geral da União também estava investigando. Inclusive, o irmão de Lula é vice de um desses sindicatos dos idosos e aposentados que estão sendo investigados.
O presidente do INSS, que foi já foi demitido, é um indicado do Partido Socialista, de Carlos Lupi. Então, acho que o Lupi está precisando dar satisfação sobre isso – o governo também está incomodado, porque é mais um desgaste. Aliás, é um desgaste atrás do outro: está aí a corrupta peruana para cobrar do governo todos os dias esse asilo que foi dado, a semelhança do asilo que deu para o Cesare Battisti, um múltiplo homicida italiano.
Quando a primeira vez, da minha terra Deixei as noites de amoroso encanto, A minha doce amante suspirando Volveu-me os olhos úmidos de pranto.
Um romance cantou de despedida, Mas a saudade amortecia o canto! Lágrimas enxugou nos olhos belos… E deu-me o lenço que molhava o pranto.
Quantos anos contudo já passaram! Não olvido porém amor tão santo! Guardo ainda num cofre perfumado O lenço dela que molhava o pranto…
Nunca mais a encontrei na minha vida, Eu contudo, meu Deus, amava-a tanto! Oh! quando eu morra estendam no meu rosto O lenço que eu banhei também de pranto!
Manuel Antônio Álvares de Azevedo, São Paulo (1831-1852)
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Velório de Sua Santidade o Papa Francisco
A comitiva brasileira na despedida do papa Francisco foi uma vergonha mundial em todos os aspectos. O primeiro deles, que mais chamou a atenção, foi seu próprio tamanho: vinte pessoas! Mais do que o dobro da Argentina, país de origem do papa. Coisa jeca, cafona, de terceiro mundo. E bem na linha do que tem sido a postura de Lula e Janja, o casal que parece promover um tour mundo afora com o dinheiro dos outros.
Janja aparece, mais de uma vez, sorridente, como se estivesse num evento social agradável, e não no funeral do maior líder religioso do planeta. Aliás, Dilma resolveu matar as saudades de quem ao menos curtia suas gafes e disse que o papa era uma pessoa “religiosa”. Imagina só se não fosse!
Só para colocar as coisas em perspectiva, nos Estados Unidos a imprensa pegou muito no pé de Donald Trump por ele ter usado um terno azul, em vez de preto. Tudo bem que havia mais líderes de azul; isso não importou para uma mídia obcecada em achar “falhas” no comportamento do presidente. Imagina se Trump fosse realmente sem noção a ponto de levar um séquito para o funeral do papa Francisco…
O repórter Renato Souza ainda deu um jeito de “passar pano”, numa postagem com mais de oito mil curtidas: “O Brasil tem a maior população católica do mundo (mais de 100 milhões). Ir no velório do Papa, líder máximo da Igreja Católica, não é só um direito dos representantes brasileiros, é um dever junto aos eleitores. O presidente brasileiro ainda representou a América Latina inteira”.
Ora, primeiro resta entender por que o Brasil representaria a América Latina inteira. Em segundo lugar, os Estados Unidos possuem cerca de 70 milhões de católicos. A ordem de grandeza é similar, e em hipótese alguma justifica a gritante diferença numérica. A maior potência do planeta enviou apenas seu presidente e sua esposa, a primeira-dama, absolutamente discreta.
Por fim, uma nota sobre a “canonização” do papa pela esquerda. Vários petistas estão enchendo Francisco de elogio, como um “papa inclusivo” e tudo mais. Francisco foi um papa que focou mais na caridade, e em política sempre teve visão mais “progressista”. Mas é necessário lembrar que, em termos dogmáticos, era obviamente um católico. Ou seja, alguém para quem aborto é monstruosidade e homossexualidade é pecado.
“As mulheres têm direito à vida, à sua vida e à vida dos seus filhos. No entanto, aborto é assassinato, se mata um ser humano e os médicos que fazem isso são, me permitam a palavra, sicários. E não se pode discutir sobre isso”, afirmou o papa Francisco. Morto, ele não pode repetir mais essas coisas, que deixou registradas inúmeras vezes. Seus novos fãs, hipócritas, fingem que ele era praticamente um abortista agora, para disfarçar que, no fundo, o comunismo continua incompatível com o catolicismo.