Lula lança o programa, pequeno aprendiz. pic.twitter.com/1mXg1qTJ3G
— ◉ 𝐂𝐚𝐫𝐨𝐥_𝐁𝐲𝐌𝐞 ◉ (@Cacabyme) July 18, 2023
Lula lança o programa, pequeno aprendiz. pic.twitter.com/1mXg1qTJ3G
— ◉ 𝐂𝐚𝐫𝐨𝐥_𝐁𝐲𝐌𝐞 ◉ (@Cacabyme) July 18, 2023
Encantou-se ontem um grande amigo e leitor do JBF, o nosso querido Hélio Fontes, depois de vários dias internado.
Ela morava em Videira, no estado de Santa Catarina.
Ativo participante das reuniões do nosso Cabaré às sextas-feiras e um fubânico que nos ajudava a manter esta gazeta avuando pelos ares com suas doações.
A última mensagem que ele nos enviou foi mês de maio passado.
Descanse em paz, caro amigo.

Outro dia, em Brasília, fui a um show do grupo vocal IL VOLO. Com o auditório do Centro de Convenções Ulisses Guimarães lotado, assisti a uma das melhores apresentações musicais dos cinquenta e poucos anos que tenho vivido.
Uma música melhor que a outra. Uma interpretação melhor que a outra. Das muitas canções apresentadas, em mais de duas horas de show, uma que, além de me emocionar, sempre me faz refletir sobre a vida: IL MONDO, de Jimmy Fontana. Em português, O MUNDO.
Costumo dizer que IL MONDO me chama a atenção especialmente porque parte de uma mentira particular do amor romântico para chegar a uma verdade geral do amor pela humanidade. Uma mensagem de esperança.
“No, stanotte amore non ho più pensato a te”, diz o primeiro verso: Não, esta noite, amor, não pensei mais em você. Uma das mais óbvias mentiras de quem vive o luto por um amor que acabou. Ou, se não acabou o amor, a vida em comum tornou-se inviável. Acontece todo dia, com muita gente.
O certo é que o anúncio de que não se pensou na pessoa amada nada mais é que uma confissão de que se pensou muito em tal pessoa.
Mas a canção não pára aí. No verso seguinte vem o passo por meio do qual o autor começa a superar aquele luto, saindo do sofrimento particular para perceber o que acontece à sua volta: Abri os olhos para olhar ao meu redor; e ao meu redor girava o mundo, como sempre (Ho aperto gli occhi per guardare intorno a me; E intorno a me girava il mondo come sempre).
Parece que, naquele momento, nosso personagem cometeu um erro de avaliação, raciocinando como se o mundo girasse em volta dele, o que revela certo egocentrismo. Mas como reprovar isso em alguém que está tentando se libertar de um pensamento fixo, verdadeira obsessão por alguém que já não mais faz parte da sua vida? Tem gente que age como se fosse o centro do universo por razões menos aceitáveis, como o fato de ocupar um importante cargo público, por exemplo. Se começa a dar ordens absurdas e vê-las cumpridas então, sente-se o dono de um país. Ou até do mundo.
Mas, voltemos ao nosso herói, que, longe de querer ser o dono do mundo, apenas o observa, para ver que o mundo gira no espaço infinito, com os amores que acabaram de nascer e os que já terminaram. Com os prazeres e as dores de gente como ele próprio.
E é neste ponto que nosso protagonista se dá conta da pequenez de seu sofrimento diante da grandeza do mundo: Ó, mundo! Somente agora eu te vejo! Me perco no teu silêncio, e sou nada perto de você.
E assim nosso herói acorda para a vida. Percebe que o mundo não pára um só instante. Que depois de cada noite sempre vem um novo dia. E – o mais importante – que um novo dia virá:
Il mondo
Non si è fermato mai un momento
La notte insegue sempre il giorno
Ed il giorno verrà
Sim, virá. Não apenas para o nosso herói da canção IL MONDO, mas para todos nós. Por mais que o momento seja difícil, que nosso país atravesse tempos sombrios, que o planeta inteiro esteja novamente sob risco de uma catástrofe nuclear, um novo dia virá.

Apesar de ter apenas cinco meses de mandato em 2023, o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), vice-líder do PT na Câmara, já foi ao exterior em pelo menos quatro ocasiões neste ano. Mesmo sem estar oficialmente de férias do Legislativo, o petista já registrou momentos de lazer em países como Cuba, Colômbia, Curaçao e, mais recentemente, em Portugal e na França.
A passagem do casal Lula e Janja por Bruxelas, na Bélgica, seguiu o “padrão Lula” de gastança e estadias de luxo no exterior.
Os dois dias de compromissos de Lula na Europa custaram ao pagador de impostos R$ 427.870,22 só com a hospedagem, revela o portal da transparência.
O Steigenberger Wiltcher’s oferece uma belíssima suíte real, degrau acima da suíte presidencial, com ampla área de 235 m², sala de reuniões que confortavelmente acomoda 12 pessoas, além de lareira e ducha a vapor.
Na chegada, a primeira-dama Janja, chamada de “esbanja” por causa dos gostos nada modestos, ostentava luxuosa bolsa de R$ 21,4 mil.
O trabalhador que recebe um salário-mínimo e quiser a hospedagem “padrão Lula” terá que economizar 27 anos para desfrutar da boa vida.
O hotel de Lula tem cinco restaurantes, um deles com estrela no Guia Michelin, referência em gastronomia, com menu internacional e regional.
O hotel que acomoda Lula e Janja conta ainda com excelente academia e até um SPA, classificado como ‘verdadeiro oásis de bem-estar’.
* * *
Hum…
Ducha a vapor na suíte do esbanjante casal…
Pelo menos a parelha governadeira vai sair de lá com a bacurinha e a bimba muito bem lavadinhas.
O contribuinte, que paga o quase meio milhão de reais só pela hospedagem, fica na maior alegria.
Principalmente os que fizeram o L.