Arquivo mensais:maio 2025
LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA
CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA
MARTA BIANCHI – CAMPINAS-SP
Nobre Editor:
Este é um antigo vídeo do Jornal Nacional.
Publique aí na melhor gazeta escrota deste país.
Muito obrigada.
JORNAL NACIONAL DE 2005!
Fraude no INSS envolvendo a alta cúpula do PT e Sindicatos, quem poderia imaginar né!? Deve ter sido culpa do Bolsonaro também!!
Compartilhem, esta prática do PT já é antiga! pic.twitter.com/QWNuxM7eel
— RT do Brasil (@RTdoBrasil) May 19, 2025
DEU NO X
SÁBIA PREGAÇÃO
Coppola se superou 👍🏼
🤜🤛 pic.twitter.com/IQivpt9vSH— Nanibarbosa (@RosaneBonoro) May 18, 2025
DEU NO JORNAL
AVUANDO ÀS NOSSA CUSTAS
ALEXANDRE GARCIA
ESCÂNDALO NO INSS É MUITO MAIOR DO QUE O DIVULGADO

Descontos indevidos do INSS já passam de R$ 6 bilhões
Foram R$ 6,3 bilhões descontados indevidamente dos aposentados e pensionistas. Eu vou dar um palpite: eu acho que é mais do que isso. Porque quando fizeram a reforma trabalhista, que fez com que a contribuição sindical deixasse de ser obrigatória, primeiro eles dificultavam tudo. Tinha que dar por escrito, em filas enormes, depois acharam que se tirassem 1% dos benefícios. E foi o que fizeram em 2017. Agora dizem que antes disso já tinha esse esquema de descontos do INSS. Bom, mas se vocês acham que isso é muito, vai ser mais.
* * *
Além do INSS, a Venezuela
Agora, mais do que isso ainda, cerca de R$ 10 bilhões é o que o BNDES ficou por receber da Venezuela e a Venezuela não paga. A gente é muito amigo da Venezuela, do Chávez, do Maduro. E para estimular as exportações brasileiras, o BNDES financia a compra, a importação por parte da Venezuela, embora o BNDES se chame Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Dizem que “indiretamente vai desenvolver aqui, desenvolvendo lá”. Pois a Venezuela agradece. Quase R$ 10 bilhões, não paga, ainda mais quando o Brasil vetou a entrada da Venezuela nos BRICS, aí que a Venezuela nem conversou mais sobre acertar o pagamento. Vejam só o que dá amizades.
* * *
Biden doente
Eu estou falando em política externa. A notícia dos Estados Unidos é de que o Joe Biden está com câncer generalizado, começou na próstata, já está nos ossos. Eu imagino o seguinte: no dia em que ele renunciou a candidatura à reeleição e que entrou a candidata dos Democratas, ele já sabia, a família sabia e o governo americano sabia. Não é de uma hora pra outra, assim. São coisas que, claro, o presidente dos Estados Unidos se submete de mês a mês a algum exame clínico. Se sentir uma dorzinha de cabeça, vai passar por tudo o que é exame. Então, já sabiam disso.
* * *
Enchentes no RS
E um outro assunto, com o maior orgulho, eu queria falar de dois jovens gaúchos. Eu sou gaúcho, então aproveito. Uma jovem nascida na Santana do Livramento do meu pai, chamada Emily Braz, de 25 anos. Ela entrou muito jovem ainda na escola preparatória, e entrou na Academia Militar do Exército com 17 anos. Saiu aspirante, segundo-tenente, primeiro-tenente, e foi fazer em Taubaté o curso de piloto de helicóptero. E ela agora é a primeira piloto de helicóptero do Exército Brasileiro. A Emily Braz, com 25 anos, é filha de um subtenente. E o irmão dela está no Colégio Militar.
E o outro é um jovem de Lajeado, onde estão enterrados meus pais. É o jovem Anderson Haas. Ele, na Universidade de Richmond, Virginia, se formou em Economia e Biologia, e foi escolhido pelos seus colegas para ser o orador da turma. E ao ser orador da turma, qual foi o assunto que ele escolheu? Enchente no Rio Grande do Sul, dizendo que as águas levaram ruas e memórias. Mas falou nisso em um dia em que, no Brasil, o ex-ministro Paulo Pimenta, que foi o ministro especial da enchente, e o governador Eduardo Leite, estão batendo boca sobre recursos para recuperação.
E eu gostaria de lembrar que o governador Jorginho Mello, do estado vizinho de Santa Catarina, dragou rios. Lá deu chuvaradas e não houve enchentes. E se der chuvaradas de novo no Rio Grande do Sul, vai dar enchente pior ainda, porque o leito dos rios está cada vez mais assoreado.
E parece que são os ambientalistas, aqueles que disseram que a Terra está esquentando, também não querem deixar limpar os rios, enquanto se forma mais gelo nos polos nesse momento, com muita velocidade, aliás.
* * *
Ainda a vacina da Covid
E para terminar, por que Anvisa, Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde não estudam, não leem os estudos que estão disponíveis sobre essa injeção de RNA, um negócio genético que foi feito supostamente como vacina contra a Covid. As coisas que estão acontecendo caem por cima das outras vacinas que são de verdade, que funcionam, que são necessárias. A insistência com essa vacina está prejudicando e causando coisas horríveis, como lá em Santa Catarina, em Cunha Porã, onde um oficial de justiça com dois PMs tentou invadir uma casa para pegar um bebê para vacinar, um bebê de um ano e dois meses. Isso só acontece na União Soviética. Acontecia.
DEU NO X
O AMOR VOLTOU COM MUITA INTENSIDADE
😡 A esquerda e Lula odeiam os Brasileiro!!! pic.twitter.com/05E3y2uG0D
— Alguem tem que dizer (@tem_que_dizer) May 17, 2025
PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA
EXALTAÇÃO – Florbela Espanca
Viver!… Beber o vento e o sol!… Erguer
Ao Céu os corações a palpitar!
Deus fez os nossos braços pra prender,
E a boca fez-se sangue pra beijar!
A chama, sempre rubra, ao alto, a arder!…
Asas sempre perdidas a pairar,
Mais alto para as estrelas desprender!…
A glória!… A fama!… O orgulho de criar!…
Da vida tenho o mel e tenho os travos
No lago dos meus olhos de violetas,
Nos meus beijos extáticos, pagãos!…
Trago na boca o coração dos cravos!
Boêmios, vagabundos, e poetas:
Como eu sou vossa Irmã, ó meus Irmãos!…

Florbela Espanca, Vila Viçosa, Portugal (1894-1930)
DEU NO JORNAL
SITUAÇÃO COMPLICADA
O governo Lula está numa situação tão complicada que tem ministro desmentindo até notícia que poderia ser boa.
Foi o Caso de Wellington Dias (Desenvolvimento Social), negando reajuste do Bolsa Família.
* * *
Como dizia meu saudoso amigo Orlando Tejo, grande poeta nordestino, desmantelo só presta grande.
E nesse desgoverno luleiro, o desmantelo é pra lá de grande:
É gigantesco, é piramidal, é petralhoso!!!
DEU NO X
FOI DOAÇÃO
DEU NO JORNAL
VOTO EM ESQUERDISTAS, MAS NÃO SOU DE ESQUERDA
Roberto Motta

Fiz uma postagem que provocou polêmica. Postei no Instagram um meme muito simples. Duas pessoas estão conversando.
A primeira pessoa diz: “Não sou de esquerda e nem de direita.” A segunda pessoa responde: “Entendi, você é de esquerda.”
Quando viu a postagem, uma amiga querida veio falar comigo. Ela disse: “Roberto, você precisa parar com essa história de esquerda e direita, porque algumas pessoas ficam chateadas.”
“Elas não concordam com isso que você diz”, minha amiga continuou. “Sim, elas votaram em candidatos de esquerda. Mas elas não são de esquerda. Por exemplo, a Cristina. Ela votou na esquerda nas últimas eleições, mas ela não é de esquerda. A Cristina votou na esquerda, mas a Cristina não é comunista e nem socialista.”
Minha amiga levantou um ponto muito importante que deve ser explorado: o que significa “ser de esquerda”?
“Ser de esquerda” pode significar uma de duas coisas. Primeiro, pode significar que você conhece os fundamentos da ideologia de esquerda, que você acredita neles e os coloca em prática. Essa é a forma mais rara de esquerdismo.
Mas ser de esquerda também pode significar que você não tem a mínima ideia do que é a ideologia de esquerda ou quais são suas consequências e, ainda assim, você apoia políticos de esquerda. Você não sabe o que é socialismo, progressismo ou comunismo, mas você vota em políticos socialistas, “progressistas” ou comunistas. Pela minha observação, a maioria dos eleitores da esquerda se enquadra nesse caso.
Não interessa o motivo pelo qual você apoia os políticos de esquerda; se você apoia alguém que promove as políticas da esquerda, você é “de esquerda”. Não importa como você se sente. O que importa é o resultado prático de suas ações. O fato de você desconhecer os fundamentos das ideias da esquerda não faz de você menos esquerdista. Não é preciso ter lido O Capital para ser socialista, da mesma forma que, para cometer um crime, você não precisa ter lido o Código Penal.
Para ser de esquerda, não é necessário conhecer os fundamentos do esquerdismo; basta apoiar os políticos de esquerda. A política brasileira está cheia deles. Eles são contra a propriedade privada (a propriedade dos outros, claro – todo esquerdista tem sua propriedade e nela ninguém mexe).
Políticos esquerdistas são a favor do aumento de impostos porque “quem ganha mais precisa pagar mais imposto”. Pense no absurdo dessa ideia. Por que quem ganha mais precisa pagar mais? O que está por trás dessa ideia – que já se infiltrou no senso comum – é a noção de que é tarefa do Estado redistribuir a riqueza. Ou seja: se você tem mais do que o seu vizinho, o Estado precisa tomar de você e dar para o seu vizinho. Por quê? E se você tiver trabalhado mais, se sacrificado mais, lutado a vida inteira para construir seu patrimônio, por que você não pode ter mais que seu vizinho?
Os políticos esquerdistas são a favor de um Estado grande. Eles acham quarenta ministérios um número pequeno. Para eles, toda empresa deveria ser estatal.
Para os políticos esquerdistas, a opinião das pessoas deveria ser regulamentada.
A ideologia de esquerda glorifica os criminosos e diz que eles são revolucionários trabalhando pela justiça social ou vítimas da sociedade capitalista. Por isso, a esquerda vem destruindo a justiça criminal do Brasil. Por isso somos recordistas mundiais de criminalidade.
Se você é a favor das ideias acima, você é uma pessoa de esquerda. Mas, se você está balançando a cabeça agora, dizendo que não é a favor de nada disso, mas você vota em políticos de esquerda, você é, na prática, a favor de tudo isso.
As ideias de esquerda conquistaram hegemonia na cultura, na mídia, no ensino, no entretenimento e, agora, no sistema de justiça criminal. O esquerdismo é o estado padrão das pessoas, a menos que as ideias da esquerda sejam conscientemente rejeitadas. É por isso que se pode dizer: quem não é de esquerda e nem de direita, é de esquerda.
É claro que isso não significa que os políticos de direita sejam perfeitos ou que tenham resposta para tudo – ao contrário: uma das ideias fundamentais do conservadorismo – uma filosofia política de direita – é que há muitas coisas que desconhecemos e, por isso, devemos agir com prudência. Há também políticos que se dizem “de direita”, mas que não têm a menor ideia do que isso significa.
O sistema democrático exige que o cidadão tenha consciência política, porque todos votam para escolher nossos representantes. Essa escolha afeta tudo em nossa vida. Hoje, existem duas formas de ver o mundo e de enxergar a relação entre o Estado e as pessoas. Essas formas são descritas com os termos “direita” e “esquerda”.
Sou a favor da liberdade e da livre escolha. Não tenho nenhum problema com aqueles que escolhem a visão do mundo da esquerda (apesar, é claro, da minha convicção de que as ideias de esquerda são um profundo e irremediável equívoco moral, lógico, político e econômico). Se essa é a opção da pessoa, que ela vá fundo e usufrua das consequências de sua escolha.
Mas é difícil aceitar as pessoas que lavam as mãos e dizem: “Não sou de esquerda e nem sou de direita.” E depois apoiam a esquerda.


