COMENTÁRIO DO LEITOR

BOROCOXÔ

Comentário sobre a postagem INVADIRAM A CONTA DA JANJA NO TWITTER: FOI HACKER OU É TUDO ARMAÇÃO?

Roosevelt Bessoni e Silva:

O positivo que salta dessa matéria é o sentir-se borocoxô que eu traduzi por assombro.

E Aristóteles já nos dizia que o assombro é que gera conhecimento, gera novos caminhos.

Foi isto que o texto provocou em mim, porque a cena que o articulista descreve me fez lembrar que na minha infância eu ouvia “juiz e polícia não pode ter amigos”, e isso também podemos destacar nas entrelinhas da separação dos poderes e na independência deles.

É uma pergunta elementar: como um juiz julgará um amigo? Ou como pode o juiz se tornar amigo de quem foi julgado e condenado?

Outro tema que o texto reflete é a censura das redes sociais. Talvez o articulista em sua borocoxice não tenha percebido que isto já existe.

E está no site oficial do STF que descreve o “programa de Combate à Desinformação do STF”, que “foi criado para combater práticas que afetam a confiança das pessoas no Supremo, distorcem ou alteram o significado das decisões e colocam em risco direitos fundamentais e a estabilidade democrática”.

Como eu sou totalmente leigo sobre matéria de leis e de Supremo, peço ajuda a quem domina o assunto para me indicar onde está escrito que o STF tem a função de criar, estruturar e gastar o dinheiro da sociedade em programas para vigiar a sociedade.

Além disso, onde está definido e tipificado o que é crime de desinformação?

Eu abri o meu velho dicionario Silveira Bueno e nele não consta a palavra desinformar, mas na internet se encontra o significado dela e diz que seria “informar mal ou de forma enganadora (ex.: desinformar a opinião pública)”.

Ah, esta palavra começou a ter corpo. Seria desinformação dizer que o déficit seria de 80 bilhões mas está chegando ao 170 bilhões?

Seria desinformação criar dezenas de ministérios que não trazem beneficios à sociedade?

Seria desinformação alardear a criação de universidades mas esconder que gerou todos os analfabetos no Brasil abaixo de 35 anos de idade?

Seria dizer que uma decisão da justiça prejudica a sociedade só porque na decisão está escrito que todos serão felizes?

Se coloca em risco a democracia quando se escreve que é no minimo estranho que filmes sobre qualquer manifestação pública sumiram?

Senhor articulistas, parece que existem muitos motivos para se ficar borocoxô!

DEU NO X

PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA

HORAS DE CRENÇA [I] – Euclydes da Cunha

De noute aos brilhos dos sidéreos lumes –
Quando o mistério –, das soidões no meio –,
Num beijo vindo da floresta o seio
Peja, sublime, de estivais perfumes!…

Quando, das serras nos altivos cumes
Debruça a Lua –, num calado anseio –,
A fronte loura –, meu amor, eu creio
Nas crenças santas que no olhar resumes…

Creio nos beijos do teu lábio rubro…
– Creio dos mortos no viver sem fim! –
As sombras d’alma numa prece encubro!…

Creio na febre de teu seio – e alfim
Por entre cismas o meu Deus descubro…
E muitas vezes creio até… em mim!…

Euclydes Rodrigues Pimenta da Cunha, Cantagalo-RJ (1866-1909)

DEU NO X

DEU NO JORNAL

DEU NO X

DEU NO JORNAL

LULA ADOTA MODELO QUE FALIU A ARGENTINA

Enquanto o presidente argentino Javier Milei faz o que é necessário para reverter a crise, cortando despesas, até com demissão de servidores, o presidente Lula (PT) segue na direção oposta, adotando os erros dos seus amigos peronistas que levaram a Argentina à ruína.

Como a turma de Alberto Fernández, Cristina Kirchner e Sergio Massa, o petista quer gastar, sobretudo dinheiro que não existe, até comprometendo as futuras gerações. Em vez de reduzir gastos, a obsessão é aumentar impostos.

Agora, para aplicar “pedalada” como a do impeachment de Dilma, o governo “arma” para não votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A “pedalada” faria o governo empurrar os gastos com a barriga e inventar um superavit ou produzir o zero a zero imaginado por Fernando Haddad.

Sem aprovar a LDO, o governo governaria à base de duodécimos calculados em cima da própria proposta orçamentária em ano eleitoral.

* * *

Lá na Argentina, a falência do modelo que Lula está adotando aqui, elegeu o Miler.

Os eleitores argentinos agiram certo.

Já por aqui, onde não vale o voto do eleitor, mas o voto de uma tal de “urna eletrônica”, a coisa vai continuar piorando.

Sem qualquer possibilidade de nós eleitores expulsarmos o Ladrão Descondenado da presidência, via voto.

Essa nossa republiqueta banânica é uma caso único.

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

ALEXANDRE GARCIA

LULA QUER ENDIVIDAR O BRASIL PARA GANHAR ELEIÇÃO

Lula defendeu endividamento do país em nome do crescimento econômico em reunião do “Conselhão”.

Lula defendeu endividamento do país em nome do crescimento econômico em reunião do “Conselhão”

A CPI das ONGs no Senado aprovou o relatório em que propõe o indiciamento do presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Mauro Pires, por corrupção passiva e improbidade administrativa. Propõe também cinco projetos de lei para dar transparência às ONGs. Só as seis ONGs que depuseram na CPI receberam R$ 3 bilhões, e o relator da CPI, senador Márcio Bittar, pergunta: o que foi feito desse dinheiro em benefício da população da região amazônica? Vai muito dinheiro para lá. A Noruega é um dos principais contribuintes; tem minas importantes lá. Os que estão realmente preocupados com a Amazônia dizem que hoje metade da Amazônia é das ONGs e a outra metade, do tráfico de drogas. Qual é a Amazônia brasileira? Precisamos ficar muito atentos a isso, principalmente com essa possibilidade de conflito no norte da Amazônia, com a Venezuela agredindo a Guiana.

Falando nisso, Nicolás Maduro, como todo ditador, inverte as coisas. “O diálogo sempre foi minha proposta. Temos de nos reunir para enfrentar as ameaças à paz”, ele disse. Mas a ameaça à paz é ele mesmo! Para Maduro, a “ameaça à paz” é a presença americana na Guiana para defender o país de uma agressão venezuelana.

Haverá uma reunião nesta quinta-feira em São Vicente e Granadinas, um país que faz parte da Comunidade Britânica e está presidindo a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. Só que não vai dar em nada. Maduro diz que está obedecendo à vontade do povo expressa no referendo, a armação que ele montou. E o presidente da Guiana diz que não conversa bilateralmente sobre o território do seu país, que isso tem de ser decidido no tribunal apropriado, que é a Corte Internacional de Justiça, ligada à ONU. Mas Maduro não aceita essa corte. Então, a reunião não vai levar a nada. E o Brasil só fica observando, quando muita gente esperava que Lula exercesse a influência que ele tem sobre Maduro.

* * *

Para Lula, pouco importam a economia e as leis; o negócio é gastar

Nesta terça, o presidente da República deu uma declaração que só não vou chamar de “estranha” porque ele está a toda hora fazendo declarações parecidas. Disse que, “se for necessário endividar-se para o país crescer, qual é o problema?” No Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Lula disse que, por causa de inflação, superávit primário, Lei de Responsabilidade Fiscal, “a gente não pode fazer, e vamos todo mundo desanimar e voltar às nossas vidinhas”. Endividar-se significa manter os juros lá em cima. Quando é que o Estado vai pagar? Quanto vai pagar de juros? O serviço da dívida é altíssimo, e a dívida realmente está crescendo. Ou o governo coloca papel no mercado, endividando-se, ou toma mais dinheiro do contribuinte, do pagador de impostos.

Lula, outro dia, ainda disse a uma plateia de petistas que o PT não está sabendo conversar com o povo, porque um metalúrgico que ganha pouco vota no PT. Quando ele começa a melhorar de vida, ganha mais, e já não vota mais no PT porque está mais bem informado. Então é preciso conversar bastante com essa gente, porque ano que vem tem eleição e é por isso que o governo quer gastar mais. O PT já disse que, se o governo não gastar mais, vai perder a eleição. Lula já aderiu a esse discurso de Gleisi Hoffmann, presidente do partido, e do líder do governo na Câmara, José Guimarães; e está deixando Fernando Haddad no pincel, tirando a escada dele e de Simone Tebet, que são os planejadores de um déficit zero que o governo não quer cumprir.

O problema é o excesso de gasto do governo. Na Argentina, Javier Milei cortou o ministério pela metade e anunciou que não haverá mais publicidade do governo. O governo não precisa de propaganda, basta ser bom. O governo não é vendedor de sabonete nem de cerveja para fazer propaganda, mas gasta bilhões em anúncios.

* * *

Lula vai passar pano para o assaltante que levou o relógio do seu cardiologista?

O médico de Lula, o cardiologista Roberto Kalil, foi assaltado em São Paulo. Quando entrava de carro na garagem do prédio onde fica seu consultório, duas pessoas armadas, numa moto, tiraram dele um relógio que ele ganhou de um sheik de Dubai, a aliança de casamento e os óculos. O que será que Lula vai dizer para ele? Porque um tempo atrás Lula falou do sujeito que está assaltando na rua “pra ganhar um dinheirinho”.