DEU NO JORNAL

DEU NO X

DEU NO X

DEU NO JORNAL

DEU NO X

DEU NO X

NO BRASIL O CRIME COMPENSA

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

FLÁVIO FERREIRA – SÃO PAULO-SP

Prezado Berto

Gostaria de sua ajuda para esclarecer uma questão que me causou preocupação.

Recentemente ouvi dizer que, neste ano, em alguns estados do Nordeste, ramais dos canais de transposição do São Francisco que o Presidente Bolsonaro inaugurou, foram literalmente fechados com entulho, bem como as bombas das estações foram desligadas, impedindo a circulação de água para vários municípios. De outro lado, carros-pipa voltaram a circular.

Isso está ocorrendo mesmo? Você chegou a receber imagens desta interdição do fluxo de água para os municípios necessitados e do retorno dos carros-pipa? Pode publicar?

Sabemos que sem água circulando nos canais, o concreto começa a se deteriorar e rachar, o que, no futuro, vai exigir gastos significativos para custear as obras de manutenção.

Desperdício de dinheiro público!

Caso isso esteja acontecendo de fato, você sabe se o Ministério Público está ciente e tomando providências? Há alguma investigação no Tribunal de Contas?

Será que vão reabrir os canais de transposição em 2024, que é ano de eleição? Isso não seria abuso de poder econômico? Neste caso, passível de caracterização de crime eleitoral? O que você acha?

R. Meu caro, até o tanto que me lembro, este assunto que você levantou foi tema de várias postagens que vi nas redes sociais.

Muitas mesmo!

Como estou atolado até o gogó neste perído pré-natalino, a ajuda que você me pediu pra esclarecer a questão, eu vou transferir pros nossos leitores.

Aqui neste gazeta o que não falta é gente bem informada e capaz de excelentes análises pra nos esclarecer as coisas.

Tenho certeza que as dúvidas que você levantou serão esclarecidas.

Aguardemos.

Grato pela audiência e disponha sempre deste espaço!

DEU NO X

DEU NO X

ALEXANDRE GARCIA

OS PRINCIPAIS INTERESSADOS NÃO FORAM OUVIDOS SOBRE MISTURA DE BIODIESEL

A partir de março de 2024, diesel deverá ter adição de 14% de biodiesel.

A partir de março de 2024, diesel deverá ter adição de 14% de biodiesel

O Conselho Nacional de Política Energética não perguntou para ninguém, mas por conta própria antecipou em um ano mais bio no diesel, ou seja, mais óleo vegetal e óleo animal no diesel dos motores. Era para ser 13% a partir de março, mas vai ser 14% – hoje é 12%, começou com 9%. Os motoristas de caminhão não gostaram porque isso provoca problemas na bomba injetora, que saem muito caro para consertar.

Além disso, o tal óleo é 18% mais caro que o diesel vindo do petróleo. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás diz que o litro do diesel vai subir no mínimo R$ 0,35 por causa disso. Aqui é uma democracia invertida, que vem de cima para baixo e não de baixo para cima. É bom que saibam, é bom que todos lembremos que o poder emana de baixo, emana do povo e não do Estado.

* * *

Escândalo de irmão pode respingar no governador do Rio
 
Não sei se o governador do Rio de Janeiro está enrolado ou não, mas o fato é que um ministro do Superior Tribunal de Justiça quebrou o sigilo telefônico e bancário do governador Cláudio Castro, porque seu irmão de criação, Vinícius Sarciá Rocha, está enrolado com propina que chega a R$ 70 milhões. Na quarta-feira houve busca e apreensão, por causa de desvios ou propinas em quatro projetos sociais do Rio de Janeiro, e encontraram R$ 128 mil na casa dele. Ele pode não confiar em banco, ainda mais com tantos assaltos no Rio, mas ainda assim R$ 128 mil em casa…

* * *

Deputado que reagiu a assalto e matou bandido é homenageado

Falando em assalto, o deputado Alexandre Leite, do União Brasil, que reagiu a um assalto defendendo a si mesmo e à mulher, matando o assaltante em São Paulo, recebeu uma moção de louvor na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados. Foram só dois votos contrários, porque ele deu um exemplo de autodefesa num ato de bravura. Concordo plenamente com esse louvor ao deputado.

* * *

Brasileiros que estão sendo despejados no Xingu não têm quem os defenda

A agricultura familiar tem ministério, existe ministério de Direitos Humanos, de Assistência Social e Família, das Mulheres, e ainda tem o Incra. E eu não vejo ninguém preocupado com a situação dos brasileiros humildes, pobres, pequenos produtores rurais que foram assentados pelo Incra em 1994, em um território em São Félix do Xingu, e que em 2007 foi transformado em extensão de uma reserva indígena para compensar o que foi coberto pelas águas de uma hidrelétrica. Eles estão sendo expulsos por medida policial e estão desesperados, perdendo tudo. Mas não vejo nada, nem do Ministério de Direitos Humanos, nem da agricultura familiar, nem da grande imprensa. Parece que odeiam o pequeno produtor rural.

* * *

Na Europa, novidades sobre pandemia e imigração

De Portugal, Sérgio Tavares informa que advogados de Portugal, Espanha e Itália entraram no Tribunal de Haia, a Corte Internacional de Justiça, para investigar as agressões aos direitos humanos perpetradas por governos na dita pandemia. É importantíssimo isso. Aliás, a União Europeia enfim chegou a um acordo sobre migração e eu diria o seguinte aos brasileiros que estejam pensando em ir para algum país europeu, principalmente para Portugal: vai haver uma filtragem maior para proteger as fronteiras, vai haver acolhida humana, sim, mas também vai haver devolução de quem não pode continuar ficando lá.