Hoje, 8 de dezembro, é o dia da padroeira de Palmares, Nossa Senhora da Conceição dos Montes.
Uma data marcante para minha cidade de nascença e para toda a região da Mata Sul de Pernambuco.
Desde os meus tempos de criança, esse era o dia mais importante e aguardado do ano, com sua festa tradicional em frente à igreja matriz.
Descrevo este evento com bastante detalhes numa crônica do meu livro “A Prisão de São Benedito”.
Nos anos sessenta, quando nossa paróquia virou Diocese, tomou posse o primeiro bispo, Dom Acácio Rodrigues Alves, em 1962.
Ele se tornou uma pessoa estimada por todos nós adolescentes que movimentávamos a cidade e fazíamos política estudantil.
Dom Acácio foi meu guru e por várias vezes varei madrugadas conversando com ele no terraço do Palácio Episcopal, ao lado da igreja.
Detalhes que eu descrevo no meu livro “A Guerrilha de Palmares”.

Dom Acácio Rodrigues Alves (1925-2010)
Guardo até hoje um postal com a Coluna Antonina de Roma, que Dom Acácio me mandou quando participava do Concílio Vaticano II.
No verso do cartão ele escreveu assim:

Pois Dom Acácio, que encantou-se em 2010, compôs um hino para a nossa padroeira, cujo dia é celebrado hoje.
Uma linda letra, inspirada e comovente e que começa assim:
“Salve ó mãe dos Palmares querida,
Padroeira por todos amada,
Somos teus e pra sempre queremos te amar
Ó Maria Imaculada.”
No vídeo a seguir, a composição de Dom Acádio é interpretada por Ozi dos Palmares, um artista da nossa terra radicado em São Paulo, um conterrâneo talentoso e amigo muito querido, que está sempre em contato comigo.
Neste vídeo gravado por Ozi dos Palmares, aparece a fachada da igreja nos dias de hoje, no centro da cidade.
E, pra fechar a postagem, vamos a mais um vídeo.
Este foi gravado no interior da nossa Catedral, a igreja onde eu fui batizado e crismado.
Nele o radialista Wilson Monteiro, outro amigo querido, homenageia a nossa padroeira cantando a belíssima música “Ave Maria nos seus andores”, que já foi gravada por vários nomes importantes da MPB.
Que Nossa Senhora da Conceição dos Montes, padroeira da minha terra, cuide e abençoe todos os nossos leitores!!!




