A PALAVRA DO EDITOR

A PADROEIRA DOS PALMARES

Hoje, 8 de dezembro, é o dia da padroeira de Palmares, Nossa Senhora da Conceição dos Montes.

Uma data marcante para minha cidade de nascença e para toda a região da Mata Sul de Pernambuco.

Desde os meus tempos de criança, esse era o dia mais importante e aguardado do ano, com sua festa tradicional em frente à igreja matriz.

Descrevo este evento com bastante detalhes numa crônica do meu livro “A Prisão de São Benedito”.

Nos anos sessenta, quando nossa paróquia virou Diocese, tomou posse o primeiro bispo, Dom Acácio Rodrigues Alves, em 1962.

Ele se tornou uma pessoa estimada por todos nós adolescentes que movimentávamos a cidade e fazíamos política estudantil.

Dom Acácio foi meu guru e por várias vezes varei madrugadas conversando com ele no terraço do Palácio Episcopal, ao lado da igreja.

Detalhes que eu descrevo no meu livro “A Guerrilha de Palmares”.

Dom Acácio Rodrigues Alves (1925-2010)

Guardo até hoje um postal com a Coluna Antonina de Roma, que Dom Acácio me mandou quando participava do Concílio Vaticano II.

No verso do cartão ele escreveu assim:

Pois Dom Acácio, que encantou-se em 2010, compôs um hino para a nossa padroeira, cujo dia é celebrado hoje.

Uma linda letra, inspirada e comovente e que começa assim:

“Salve ó mãe dos Palmares querida,
Padroeira por todos amada,
Somos teus e pra sempre queremos te amar
Ó Maria Imaculada.”

No vídeo a seguir, a composição de Dom Acádio é interpretada por Ozi dos Palmares, um artista da nossa terra radicado em São Paulo, um conterrâneo talentoso e amigo muito querido, que está sempre em contato comigo.

Neste vídeo gravado por Ozi dos Palmares, aparece a fachada da igreja nos dias de hoje, no centro da cidade.

E, pra fechar a postagem, vamos a mais um vídeo.

Este foi gravado no interior da nossa Catedral, a igreja onde eu fui batizado e crismado.

Nele o radialista Wilson Monteiro, outro amigo querido, homenageia a nossa padroeira cantando a belíssima música “Ave Maria nos seus andores”, que já foi gravada por vários nomes importantes da MPB.

Que Nossa Senhora da Conceição dos Montes, padroeira da minha terra, cuide e abençoe todos os nossos leitores!!!

DEU NO JORNAL

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

MAURÍCIO ASSUERO – RECIFE-PE

Prezado Papa,

gostaria de comunicar, através do JBF, que as reuniões do Cabaré do Berto entrarão num período de recesso.

Não apenas por questões de ordem laboral de minha parte. Atualmente, eu estou com duas orientações de doutorado, das quais uma deve ser defendida até fevereiro próximo e neste mesmo prazo terei mais duas dissertações e as outras 5 em março de 2024.

Além disso, no início de janeiro viajo para Santarém e só volto dia 27/01/2024.

Considerando tudo isso, acredito também que o Cabaré precisa de uma reformulação estrutural, visto que não tenho tido a capacidade de atrair audiência.

Convidei vários poetas e poetisas, mas não tive sucesso com suas agendas, de modo que, aos poucos, as reuniões foram se esvaziando e perdendo o espaço para conhecer outros talentos.

Acredito que Neto Feitosa poderá encampar a ideia, gerar um link ou usar o espaço que aluguei para estendermos nossas reuniões por mais de uma hora.

Assim peço a compreensão dos amigos que sempre responderam ao nosso convite e como o Cabaré de Berto é um patrimônio cultural, acredito que uma readequação no rumo poderá dinamizar mais.

Agradeço a você e a todos os cabarelistas que desde 20/08/2020 disponibilizaram, semanalmente, um pouco do seu tempo para rir e quebrar a tensão de um país tão sem rumo.

R. Sem problemas, meu caro.

Entendemos perfeitamente suas colocações.

Sentiremos falta mas teremos paciência.

E ficaremos no aguardo de uma solução, com a ajuda do fubânico Neto Feitosa.

Fique tranquilo. Aqui o espaço é todo seu. Você é quem manda.

Abraços e bom final de semana.

PEDRO MALTA - REPENTES, MOTES E GLOSAS

QUATRO MESTRES DO IMPROVISO E UM CORDEL DE ABC

Diniz Vitorino Ferreira, Monteiro-PB (1940-2010)

Diniz Vitorino:

Na terra paraibana
foi onde eu pus os meus pés.
Caminhei pintando os lírios
dos majestosos painéis,
que formam telas sedosas
nos aromáticos vergéis.

Vi os dias infantis,
cheguei na adolescência,
cantei olhando pra o céu,
bebendo divina essência
dos frutos que Deus espreme
na taça do inocência.

No tempo da mocidade
fui ídolo dos cantadores;
dos cantadores que foram
meus fãs, admiradores,
e hoje me negam bom-dia
pra magoar minhas dores!

Eu sei que não estou seguro
nesta profissão que estou:
sou ferido sem ferir,
chorando pra festa vou,
sofro, mas só deixo o palco
depois que termina o show.

* * *

Dimas Batista Patriota:

Velha viola de pinho, companheira
De minh’alma, constante e enternecida,
Foste tu a intérprete primeira
Da primeira ilusão da minha vida.
Eu, contigo, cantando a noite inteira,
Tu, comigo, tocando divertida.
Sorrias, se eu louvava a brincadeira,
Choravas se eu cantava a despedida.
Nas festas de São João, nas farinhadas,
Casamentos, novenas, vaquejadas,
Divertimos das serras aos baixios.
Perlustrando contigo pelo Norte,
Foste firme, fiel, feroz e forte,
No rojão dos ferrenhos desafios.

* * *

Biu de Crisanto

Da visão desta janela
Eu vi os sonhos perdidos
A vida passou por mim
Causando dor e gemidos
E a esperança morreu
No vale dos esquecidos.

O mundo esqueceu de mim
Neste cubículo imundo
Onde mergulhei nos livros
Hora minuto e segundo
E fiz diversas viagens
Pela vastidão do mundo

* * *

Antônio Pereira de Morais

Quem ama sofre calado,
Ausente de seu amor!
Tornando-se um sofredor…
Porque não vê ao seu lado,
Seu coração é magoado!
Pra viver não tem ação…
Seu mundo vira ilusão…
A tristeza a mente invade…
No silêncio da saudade!
Só quem fala é o coração.

Se a saudade matasse
No túmulo eu já vivia
Há muito eu já residia
Mas continuo no impasse
Se o meu amor voltasse
Essa saudade morria
A mim não perturbaria
A vida era um mar de rosa
Cantando e falando prosa
Na vida eu tinha alegria…

Quem ama sofre calado
Seu peito é tristeza e dor
Tornando-se um sofredor…
Porque não tem ao seu lado,
Seu amor mais desejado
Pra viver não tem ação…
Seu mundo vira ilusão…
A tristeza a mente invade…
No silêncio da saudade!
Só quem fala é o coração.

* * *

A CRISE E A CORRUÇÃO – João Inácio de Lima
(Escrito em 1933)

Ao Leitor chamo atenção
Caso não ficar massado
Vou fazer um ABC
Me referindo ao passado
Quando o mundo era um jardim
Não havia gente ruim
Não se via um flagelado

Basta a gente se lembrar
Como era tudo contente
Volta a mente ao presente
Da vontade de chorar
Vendo tudo se acabar
À falta de remissão
Até mesmo o próprio pão
É difícil se arranjar
Por esta causa está
Sacrificada a nação

Confesso meu pensamento
Não sei se estarei errado
Vivo tão contrariado
De ver tanto sofrimento
Se Deus lá no Firmamento
Não socorrer a nação
Vai morrer sem remissão
Sem ninguém poder dar jeito
Porque tudo tá sujeito
A trabalhar só pelo pão

Deus como Pai Criador
Tenha dó dos desgraçados
Olhai tantos flagelados
Pelo mundo a sofrer dor
Lutando sem ter valor
Lamentando a triste sorte
Pelo Sul e pelo Norte
Levando o tempo em pedir
Se Deus não os acudir
Vão terminar com a morte

Continue lendo

DEU NO X

COMENTÁRIO DO LEITOR

ONDE FOI PARAR A TERRA BRASILEIRA?

Comentário sobre a postagem COMO É QUE CHAMA ISSO? HEIN?

Anita Driemeier:

Custa-me acreditar que estejamos vivendo esse clima de terror!

Os crimes do nazismo com certeza são a inspiração pra os togados que hoje comandam o Brasil!

Coloco-me no lugar das pessoas inocentes, cidadão comuns presos, sofrendo fisicamente e torturados moralmente, ao ponto de perder a vida!

Pergunto-me como podemos aceitar sem luta o fato de um condenado comandar nosso País?

O que houve?

Onde foi parar a nossa Terra Brasileira, do verde amarelo, da alegria e da liberdade?

Baixaremos cada vez mais a cabeça diante dos tiranos?

Ou lutaremos pela nossa liberdade?

Como chegamos a este ponto de degradação?

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

DEU NO JORNAL

ALEXANDRE GARCIA

LULA PERDE CHANCE AO NÃO IR À POSSE DE MILEI

Lula

Lula não vai à posse de Javier Milei e enviará como representante o chanceler Mauro Vieira

Domingo é dia de manifestações políticas nos dois principais países da América do Sul. No Brasil, em várias capitais; na Argentina, em Buenos Aires, com a posse do novo presidente, Javier Milei. Estarão lá o ex-presidente Jair Bolsonaro e governadores como Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás) e Jorginho Mello (Santa Catarina). Lamentavelmente, quem não vai estar presente é o presidente do Brasil, do principal país do Mercosul, que tem a Argentina como seu principal parceiro comercial na área – em todo o mundo, a Argentina é o terceiro parceiro comercial do Brasil, com muitos interesses em comum.

Seria um voo rápido de Brasília, não é como ir a Dubai. Em três horas e meia, no máximo, já se chega a Buenos Aires. Lula poderia marcar presença e voltar no mesmo dia. Mas não vai mandar nem mesmo o vice-presidente Geraldo Alckmin; no lugar está indo o ministro de Relações Exteriores, é uma representação, digamos, menor. Dizem que é o temor de vaias, enquanto Bolsonaro seria ovacionado pela multidão de partidários de Milei, que é muito parecido com Bolsonaro e muito diferente de Lula. De qualquer forma, seria uma oportunidade de demonstrar grandeza.

* * *

Se Lula não dissuadir Maduro, os americanos farão o trabalho
 
Outra oportunidade que está sendo oferecida a Lula – e cavalo encilhado não passa duas vezes – é a questão da Venezuela com a Guiana. Lula é quem tem mais possibilidades de demover Nicolás Maduro. Vou recordar uma história de dezembro de 2002: Lula, presidente eleito, foi à Casa Branca conversar com George W. Bush. O norte-americano confidenciou que invadiria o Iraque e pediu que Lula não se metesse, porque os Estados Unidos também não se meteriam na Venezuela, e Lula que cuidasse de Hugo Chávez. Quer dizer, o próprio presidente dos Estados Unidos pôs nas mãos de Lula essa responsabilidade, que agora é muito maior, porque Lula é um defensor de Maduro e Maduro deve muito a ele; então, ele tem poder de demover Maduro – poder e dever, porque é responsabilidade do Brasil evitar uma guerra.

Não há como imaginar o tamanho de uma guerra que vai literalmente envolver um estado brasileiro, Roraima. Não falo dessa “teoria da passagem”, em que eu não acredito, porque Venezuela e Guiana têm 500 quilômetros de fronteira terrestre, seca, ninguém precisaria passar por território brasileiro. Seria a grande oportunidade de Lula aparecer como pacificador, mas pelo jeito a pacificação virá dos Estados Unidos, que estão fazendo manobras na Guiana, avisando, dissuadindo Maduro, que por sua vez está imitando outro ditador, Marcos Pérez Jiménez. Em 1958, ele anunciou – exatamente como Maduro – que invadiria a Guiana para recuperar Essequibo, mas foi deposto por causa disso. Os militares venezuelanos não quiseram guerra e o depuseram. Outro ditador, o argentino Galtieri, inventou uma guerra com a Inglaterra, invadindo as Malvinas ou Falklands, foi derrotado e deposto, acabando com o ciclo militar na Argentina. Este é um argumento que Lula poderia usar com Maduro. Aliás, em 2006 Hugo Chávez botou uma estrela a mais na bandeira da Venezuela, representando Essequibo, e agora Maduro colocou a região no mapa da Venezuela. Na burocracia está tudo pronto, já está no mapa.

* * *

A lógica estranha de quem defende criminoso nas ruas 

Uma prova de que o Brasil está maluco: a agência noticiosa oficial brasileira entrevistou um pesquisador e ele disse que quanto mais preso houve, mais crime tem. Não dá para entender. O sujeito que assassinou a argentina em Búzios estava com 15 anos de condenação por estupro e roubo, já tinha seis passagens na polícia, e estava solto! Ele tinha sido preso em regime fechado e depois foi para o semiaberto. Esse é o Brasil. E há quem se queixe quando as pessoas se armam para se proteger… é todo dia invasão de terra, invasão de prédio, quebra-quebra; alguém quer se vingar, vai lá e joga pedra, quebra o bar, quebra a loja. O país está ficando sem lei e o Estado não está cumprindo seu papel – o Estado não, que Estado é uma abstração: são os agentes do Estado.

DEU NO X