DEU NO X

ALEXANDRE GARCIA

AVE, PAPA LEÃO!

O Papa Leão XIV saúda fiéis durante audiência com representantes da imprensa na Sala Paulo VI, no Vaticano

Em 1961, o vice-presidente João Goulart voou para a China e, quando voltou, o Brasil era outro. O presidente havia renunciado e ele só tomou posse em outro regime, parlamentar, ficando como chefe de Estado, enquanto havia um chefe de governo. Lula voou para Moscou e foi para a China e, quando voltar, o Brasil também será outro.

Sessenta e quatro anos depois, e a história parece se repetir em alguns aspectos. Enquanto voava, a embaixada argentina em Caracas, com a custódia da bandeira brasileira, era alvo de uma exitosa operação que retirava de lá refugiados do regime de Maduro. No Brasil, ampliava-se o escândalo da Previdência, com cada vez mais envolvidos. E aprofundavam-se o entrechoque entre Legislativo e Judiciário, mostrando uma corda esticada prestes a arrebentar.

Lula, mais por desconhecimento que por ideologia — esta privativa de Celso Amorim —, em Moscou, jungiu o Brasil ao eixo político de Putin e, em Beijing, juntou o Brasil ao eixo econômico da China. Uniu-se ao grupo antiamericano e anti-Ocidente, ao qual de fato já se havia agregado ao reconhecer, por omissão, o golpe eleitoral de Maduro e, por afinidade, as ditaduras de Cuba e da Nicarágua. Pouco antes da viagem rumo aos antiocidentais, Lula ainda mandou resgatar a corrupta primeira-dama do Peru, para que ela não revelasse o que foi feito para que a Odebrecht enchesse mochilas de dinheiro para a campanha de seu marido, Ollanta.

Supostamente, quem votou em Lula para este terceiro mandato o conhece amplamente, depois de oito anos de presidência, com mensalão e Lava Jato. Ou é alienado dos fatos ou é fiel seguidor da ideologia que Lula representa, embora ele só tenha fisiologia. Uma fidelidade dogmática, questão de fé quase religiosa. Qualquer eleitor poderia saber que se repetiria no terceiro mandato o que já havia acontecido no primeiro e no segundo. Assim como o escorpião não resiste ao próprio instinto e pica o sapo na travessia do rio, Lula também não contraria sua natureza. Além de chamados a pagar todos os gastos do Estado que não se traduzem em bons serviços públicos, os brasileiros são atraídos para o eixo Moscou-Beijing.

* * *

Esperança que vem do Vaticano

Adaptando-se a esse eixo, por aqui se tenta calar as redes sociais, última voz da origem do poder. A desesperança é tanta que se espera por salvador em Washington. Agora surge um reforço, no Vaticano. O novo Papa, na sua primeira fala num auditório, diz que jornalistas presos desafiam a consciência das nações e da comunidade internacional, e que todos estamos convocados para defender o precioso valor da liberdade de expressão. Parecia estar falando para o Brasil, mas há outras deformações no mundo que também prendem, perseguem jornalistas e tentam censurar a nova voz do povo, que são as redes sociais. Agora habemus papam que defende a liberdade de expressão. Ave, Leão XIV!

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

JOÃO FRANCISCO – RIBEIRÃO PRETO-SP

Eu disse aqui no JBF desde o dia dos acontecimentos que havia muitos furos na narrativa do 8/1.

Este do vídeo era auxiliar direto do Alê e fala que tem provas da maracutaia.

Uma hora a casa vai cair

DEU NO JORNAL

COMENTÁRIO DO LEITOR

“ESPETÁCULO DA CORRUPÇÃO”

Comentário sobre a postagem EM VEZ DE CUIDAR DA CRISE NO INSS, LULA FOI SE ESCONDER EM MOSCOU

DECO:

A turma tupiniquim do “Robin Wood ao avesso”, tirou o dinheiro das camadas mais pobres da população Brasileira, inclusive da zona rural, para os mais ricos enriquecerem ainda mais, bem como distribuírem para os amigos mais próximos.

Se fosse em alguns dos países árabes, os autores teriam ao menos uma mão cortada, e na China seriam exemplarmente fuzilados, com débito da munição à família.

Mas aqui é Brasil!

Daqui a algum tempo, tal e qual já aconteceram em anos passados, a “roubalheira no INSS” passará a fazer parte do “Espetáculo da Corrupção”, se juntando aos diversos casos e escândalos anteriores.

E ficaremos à espera de um próximo escândalo.

DEU NO JORNAL

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

MUDANÇA CLIMÁTICA É GOLPE

Aquecimento global é difícil de “vender”, principalmente na época em que a metade norte do planeta fica congelada.

Dizer que a ação humana é a causadora do buraco na camada de ozônio e do efeito estufa, também é muito difícil porque poucos compreendem esses termos científicos.

Então tiveram a “brilhante” idéia de juntar todos os fenômenos meteorológicos num grande pacote e dar o nome de “mudanças climáticas”.

Pronto! Todas as variações, de qualquer coisa, para cima ou para baixo, que acontecerem na terra, serão consideradas “Mudanças Climáticas” e o culpado será o ser humano.

O homem que precisa ser monitorado, controlado e impedido de seguir com seus ímpetos destrutivos.

E quem se atrever a contestar, será considerado negacionista e deverá ser calado para não disseminar fake news e teorias de conspiração.

DEU NO JORNAL

PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA

OUTRORA – Virgínia Vitorino

E tudo está na mesma, tudo igual.
Tudo fala de ti a cada passo.
– Caminhos que eu andei pelo teu braço,
andorinhas a rir sobre o beiral…

O que eu gostei de ti? Era um cristal
a minh´alma. Depois um embaraço.
Amargura mudada num cansaço,
e o nosso amor findou, triste e banal.

Faz-me saudades tudo o que dissemos.
É sempre bom aquilo em que nós cremos.
Eu cri numa mentira. Sou mulher…

Ai o que nós dissemos! Que ansiedades!
Mas sobretudo, amor, tantas saudades
do que nunca chegamos a dizer!

Virgínia Vitorino, Alcobaça, Portugal (1895-1967)

DEU NO X