RODRIGO CONSTANTINO

FAKE NEWS SOBRE VORCARO

Rogério Correia

Deputado Rogério Correia (PT) publicou uma imagem claramente adulterada pela Inteligência Artificial para forçar uma aproximação entre Vorcaro e Bolsonaro

Quando estourou o escândalo do INSS, o PT tentou jogá-lo na conta de Bolsonaro. Criaram uma narrativa de que foi em seu governo que as regras foram afrouxadas. Parecia estranho um escândalo que beneficiou sindicatos ter a impressão digital de Bolsonaro.

O PT tentou boicotar e depois controlar a CPMI, e logo ficou claro que o caso se aproximava em círculos concêntricos do próprio Lula – a ponto de seu filho Lulinha se mandar para a Espanha.

Agora o PT repete a tática com o caso do Banco Master, tentando aproximá-lo de Bolsonaro. Mas Daniel Vorcaro esteve no Palácio do Planalto para encontros secretos com Lula, contratou como “consultor” Guido Mantega e Lewandowski, ou seja, tudo aponta novamente para o PT, que se recusa a assinar o pedido de CPMI.

O deputado petista Rogério Correia, não obstante, publicou uma imagem claramente adulterada pela Inteligência Artificial para forçar uma aproximação entre Vorcaro e Bolsonaro, em que dizia: “Vorcaro, Bolsonaro e Campos Neto: a foto é o retrato da roubalheira do banco Master. E a Papudinha vai ficar pequena para tanto cidadão de bem!”

Depois da repercussão negativa da postagem falsa, o deputado apagou – mas o print é eterno. Será que Correia vai entrar em algum inquérito de fake news do Moraes? Ou será que o PT tem salvo-conduto para espalhar mentiras contra Bolsonaro por aí? Carlos Bolsonaro comentou o caso:

Abertura de inquérito sobre fakenews, buscas e apreensões, Polícia Federal revirando a casa dos outros, envio de helicóptero e agentes fortemente armados para buscar um celular, cassação de mandato, prisão, ameaças institucionais democráticas e tudo que que se vê quando acusam os outros sem provar nada? ÓBVIO QUE NÃO! Essa várzea se transformou numa republiqueta de décima categoria!

O advogado Jeffrey Chiquini também apontou o duplo padrão: “A esquerda pode postar foto falsa? Deputado do PT postou uma foto nitidamente manipulada e feita por IA. E ainda querem arrotar que combatem fake news. O PT é a verdadeira fake news em si: um partido ‘dos trabalhadores’ sem trabalhador”.

Leandro Ruschel também comentou: “O desespero petista com a proximidade do dono do Master com o partido que começou a aparecer é tanta que eles estão apelando para fotos criadas por AI. É esse tipo de gente que acusa seus opositores de criar fake news”.

Imagina essa ferramenta da IA nas mãos de petistas! Enquanto a direita faz memes e vídeos engraçados que não têm a pretensão de enganar o público, a esquerda vai mesmo tentar criar imagens falsas como se fossem verdadeiras. É da natureza petista mentir sempre, inventar coisas contra seus adversários. A Inteligência Artificial é um baita instrumento à disposição desses mentirosos. Todo cuidado é pouco, até porque sabemos que petista nunca entra em investigação sobre fake news…

RODRIGO CONSTANTINO

A AMEAÇA VELADA DE VORCARO

Daniel Vorcaro

O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master e pivô das investigações da Operação Compliance Zero

“Se eu tenho tantas relações políticas, como estão dizendo, e se eu tivesse pedido a ajuda desses políticos, eu não estaria com a operação do BRB negada, eu não estaria aqui de tornozeleira, eu não teria sido preso e estava com a minha família sofrendo o que a gente está sofrendo”, disse Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em depoimento à Polícia Federal.

Vorcaro parece bancar a vítima, como se ter sido preso por poucos dias e usar uma tornozeleira eletrônica fossem punições análogas a chibatadas em praça pública. Mas é fácil inverter a interpretação: não fossem suas vastas “conexões” políticas, alguém responsável pelo maior rombo financeiro da história não estaria sendo protegido por ministros do Supremo com tanto sigilo!

Imaginem se Vorcaro estaria em casa não fossem esses contatos e contratos com autoridades tão poderosas. Sua situação está longe de ser terrível, justamente porque ele deve ter muito político e ministro no bolso – ou em imagens comprometedoras no seu celular, cuja senha o banqueiro se recusa a dar por medo de vazamentos.

Mas uma coisa é verdade: Vorcaro ainda enfrenta um caso delicado, está no epicentro do furacão, com a imprensa trazendo diariamente novos fatos sobre seu Banco Master. Dentro do sistema podre e carcomido há sinais de autofagia, de guerras internas, e gente poderosa quer destruir Vorcaro.

Ele achava que estaria totalmente blindado contra isso com toda a grana que gastou em suas “conexões”. É nesse contexto que podemos ver sua reclamação, que mais soa como uma ameaça: “Se eu comprei mesmo todo mundo, então cadê minha proteção total? Paguei e não levei? É hora de abafar o caso, sumir com as denúncias, me deixarem em paz”. Ou…

O que há naquele celular? O que Vorcaro tem registrado de suas famosas festinhas? Em Brasília se fala do “surubão” de Vorcaro: será que temos nosso Epstein tupiniquim, nosso P. Diddy dos trópicos? Isso além das informações todas que o banqueiro fraudulento certamente possui sobre muitas autoridades.

Com a pressão da velha imprensa, porém, dificilmente seu caso será abafado e esquecido. O gênio saiu da garrafa. A coisa perdeu o controle. Os jornalistas voltaram a fazer jornalismo. O clima é de Lava Jato, como uma das jornalistas admitiu. Vorcaro não vai conseguir se safar tão facilmente assim, mesmo com suas ligações indecorosas. Tomara que, decepcionado, comece a entregar os podres dessas autoridades, a começar por ministros supremos…

RODRIGO CONSTANTINO

O BRASIL CONTRA A REPÚBLICA DE TAYAYÁ

Passeata Nikolas

Nikolas Ferreira inicia caminhada de 240 km em protesto contra decisões do STF e do governo Lula

O ministro e embaixador Ernesto Araújo escreveu: “A caminhada de Nikolas dá expressão ao povo brasileiro contra toda a República de Tayayá, e não apenas ao bolsonarismo contra o lulopetismo. De fato, a caminhada pode mudar tudo, transformando a candidatura de Flávio na ponta de lança de um movimento antissistemas renascido”. A análise é boa, mas a expressão “República de Tayayá” é ainda melhor e resolvi “roubar”.

Nikolas fez história. Pediu uma luz divina e ela veio. Iniciou uma caminhada de 240 km praticamente sozinho, e foi angariando apoio ao longo do percurso. Várias lideranças políticas, o povo, todos foram se juntando, mesmo com chuva e pés machucados. Nikolas mostrou ser um líder, e é ótimo que a direita consiga produzir novos líderes.

A família Bolsonaro deu apoio: Carlos e Renan estiveram presentes, Eduardo gravou vídeo dos Estados Unidos, Flávio telefonou e Michelle enalteceu a liderança do jovem deputado. De acordo com a mensagem gravada pouco antes pelo próprio senador Flávio, é hora de união contra o lulismo.

A turma da USP falou em 18 mil pessoas, então sabemos que tinha quase cem mil. Isso em meio a um temporal. A velha imprensa, que fez de tudo para ignorar a caminhada, só deu destaque ao raio que mandou dezenas ao hospital – felizmente estão todos bem e o próprio Nikolas foi visitar os feridos. Conclusão ao ver a “cobertura” da velha imprensa: é mais fácil cair um raio na cabeça dos patriotas do que a mídia fazer jornalismo imparcial…

Enquanto a velha imprensa tenta ignorar Nikolas ou focar só no raio, o jovem deputado ultrapassou vinte milhões de seguidores no Instagram! Milhões de brasileiros acompanharam sua caminhada pelas redes sociais e os poucos veículos independentes que ainda fazem jornalismo.

O sistema podre e carcomido achou que mataria a direita ao prender Bolsonaro, resgatando assim a estratégia das tesouras, quando tucanos fingiam fazer oposição real ao PT. Quebraram a cara! O movimento é muito maior do que um só nome. Há um despertar de parcela significativa da população, um fenômeno novo que não pode ser desfeito.

Acorda, Brasil. Esse era o slogan da caminhada. E Nikolas ajudou a devolver ao povo a esperança, o desejo de lutar por sua liberdade. O povo está unido contra a República de Tayayá.

RODRIGO CONSTANTINO

NAÇÃO SOB SEDATIVO

Precisei fazer uma broncoscopia nesta quarta. Conversava tranquilamente com o médico quando a enfermeira avisou que o sedativo tinha entrado no meu sistema. Em coisa de poucos segundos eu apaguei, e só acordei depois, quando todo procedimento já tinha terminado. Pensei no Brasil: somos uma nação sob sedativo!

Só isso explica a normalização de tanto absurdo. Senão, vejamos: vazou um contrato de R$ 3,6 milhões entre o Banco Master e o escritório de advocacia da família de Moraes, mas ficou por isso mesmo. Vida que segue! O ministro é até convidado para patrono em formatura na USP. É como se nada tivesse acontecido. As elites tomaram fentanil?

Aí vem o escândalo envolvendo Dias Toffoli. O resort que “era” de sua “família” foi supostamente vendido para um advogado ligado aos irmãos Batista da JBS, e havia participação de fundo ligado ao Master. A cunhada do ministro descobre ao vivo que seu marido era “laranja” do irmão, pois ela garante que não eram sócios de nada – olha a casa simples!

O mesmo Toffoli pega carona em jatinho com advogado do Master, e no dia seguinte coloca tudo sob sigilo – por onde anda Augusto de Arruda Botelho, aliás? Toffoli decide que as provas colhidas pela Polícia Federal precisam chegar a ele lacradas. Sob pressão, transfere para a PGR a missão, e ainda sob repercussão negativa, escolhe seus próprios peritos na PF.

O tal resort, dizem funcionários ouvidos pelo Metrópoles, pertencia na prática ao Dias Toffoli, que tinha até uma casa de luxo reservada a ele no local, além de um barco. O ministro passou quase 200 dias lá desde 2022! Recebia muita gente, dava festas – ou trabalho, como confessou uma funcionária. O resort tinha até uma espécie de cassino! Com a “venda” do estabelecimento, quase R$ 34 milhões foram transferidos para paraíso fiscal.

Mas a discussão no STF é transferir o caso para a primeira instância para “dar uma saída honrosa ao ministro”. Oi? O debate sobre a competência de foro não é técnica, mas sim política? E o objetivo é só estancar a destruição da imagem do Supremo? E Fachin ainda quer falar em código de ética, diante de casos claros de corrupção?

Tentar imaginar como essas notícias seriam tratadas nos Estados Unidos caso dois justices da Corte Suprema estivessem envolvidos em escândalos semelhantes é constatar que o Brasil não é um país sério, que quadrilhas tomaram de assalto as instituições – inclusive o STF – e que boa parte das elites está sob sedativo.

Sei que esse alerta vai se tornando repetitivo, mas se não houver consequências para escândalos tão bizarros é porque o país não tem jeito mesmo…

RODRIGO CONSTANTINO

O CAMINHO DA LIBERDADE

Nikolas Ferreira inicia caminhada de 240 km em protesto contra decisões do STF e do governo Lula

Nikolas Ferreira inicia caminhada de 240 km em protesto contra decisões do STF e do governo Lula

O deputado Nikolas Ferreira rezou pedindo uma luz a Deus sobre o que fazer, e lhe veio à mente a ideia de iniciar uma caminhada simbólica de Minas Gerais até Brasília. “Não é um gesto de vaidade. Não é espetáculo. É um ato de consciência, de amor ao Brasil e de compromisso com a liberdade”, escreveu em uma carta aberta ao povo do Brasil.

Em seguida, o deputado menciona as injustiças com os presos políticos do 8 de janeiro, e lembra que o “cansaço moral” de uma nação é algo muito perigoso, pois permite o triunfo do mal.

“Esta caminhada nasce, portanto, não apenas como um clamor por justiça a casos concretos, mas como um chamado à consciência nacional, para reavivar no brasileiro a esperança, a coragem de fazer o que é certo e a disposição de enfrentar e derrotar o mal que tenta se normalizar entre nós”, explica Nikolas.

Ele compreende que a caminhada não é uma “bala de prata”, que não vai resolver todos os problemas do Brasil, mas que, como ato simbólico, pode ajudar o brasileiro a se lembrar que a liberdade não se pede de joelhos, mas se defende de pé.

Trata-se de uma iniciativa louvável, e que vem em boa hora. O desânimo abateu muitos brasileiros mesmo, pois o grau de perseguição tem sido implacável, intimidando os patriotas e criando uma espiral de silêncio. Muita gente se sente impotente diante de tantos abusos, normalizados por uma parcela corrupta da elite e da imprensa. As recentes decisões de Trump também jogaram uma ducha de água fria nos brasileiros, como retirar a Magnitsky de Moraes.

Mas é preciso agir, arregaçar as mangas e lutar, pois desistir do país não é uma opção. Nikolas anunciou sua caminhada pouco depois do vídeo do senador Flávio Bolsonaro sobre a necessidade de união da direita e da centro-direita. Esse é o espírito! Para derrotar Lula, todo apoio será importante, inclusive de uma turma de centro com certa rejeição ao nome Bolsonaro.

Nesse sentido, foi um gesto nobre o de Carlos Bolsonaro ao se juntar a Nikolas em sua caminhada: “Decolando de Santa Catarina em direção a marcha com Nikolas, André, Gayer e muitos outros. Amanhã posteriormente também verei minha filha e então meu pai na quarta, mas então volto novamente à caminhada. Me programando. Força!”

Há uma ala que se diz bolsonarista e gosta de implicar com o Nikolas, pois acha que ele é um “traidor”. Bobagem, claro. Nikolas tem sido coerente na defesa dos valores conservadores e das nossas liberdades. Disputas de nichos eleitorais não importam agora. Tem gente que sente inveja do alcance do jovem deputado e teme que ele, com sua luz própria, afaste-se do bolsonarismo. Mas essas picuinhas são irrelevantes perante o momento que o Brasil vive.

O fato é que Nikolas tem feito bastante para denunciar o governo Lula e seu braço supremo. E essa caminhada é mais uma prova disso. Ainda que simbólica, ela tem potencial para lançar luz sobre nossos males e furar bolhas. Vai depender da adesão de outros, e é bom sinal que vários políticos já estejam se juntando. O caminho da liberdade passa pela retomada da confiança do povo e o resgate das ruas. Todo poder emana do povo!

RODRIGO CONSTANTINO

FLÁVIO BOLSONARO PREGA UNIÃO DA DIREITA

Pré-candidato ao Planalto, Flávio Bolsonaro posta vídeo pela união da centro-direita

Pré-candidato ao Planalto, Flávio Bolsonaro posta vídeo pela união da centro-direita

Maturidade. Essa é a palavra que melhor define a postura do senador Flávio Bolsonaro num vídeo que ele gravou esse fim de semana e teve grande repercussão nas redes sociais. O pré-candidato a presidente fala em deixar diferenças menores para trás, compreender que parlamentares que votam quase sempre de acordo com as pautas bolsonaristas são aliados, não inimigos, e que toda a direita, inclusive a turma de centro-direita, deverá estar unida contra o inimigo comum: Lula.

O momento da mensagem é oportuno também: muitas intrigas têm sido produzidas dentro da direita. Flávio deu nome aos bois: Tarcísio, Michelle, Zema, Caiado, Ratinho e muitas outras lideranças vão estar unidas no segundo turno contra o projeto totalitário do PT, que vem destruindo o Brasil.

Flávio mostra uma visão política que, infelizmente, alguns de seus apoiadores não possuem. Há pressão, por exemplo, para que o Partido Novo e Zema declarem logo apoio ao Flávio, mas como isso seria possível se haverá candidatura própria do partido? Fica claro que esse apoio será apenas no segundo turno, o que faz sentido.

Há boas razões estratégicas para mais de uma candidatura de direita no primeiro turno. São mais candidatos batendo no Lula, dividindo a atenção (ataques) da velha imprensa, e permitindo que diferentes perfis de eleitores exerçam suas preferências, todos com viés antipetista.

O filho de Jair Bolsonaro sabe que precisará dos votos de gente de centro que odeia Lula, mas que tem implicância com seu pai. Por isso logo na largada se colocou como o Bolsonaro moderado, aquele que tomou duas doses de vacina e tudo. Flávio vem tentando acalmar a turma do mercado também, que tinha clara preferência por Tarcísio. E o governador de SP já declarou seu apoio à sua candidatura, ainda que de forma tímida.

O principal argumento dos que queriam Tarcísio candidato é que a rejeição a um Bolsonaro é maior. Por isso mesmo cabe ao Flávio se esforçar para reduzir essa rejeição. Esse vídeo vai nessa direção, demonstrando maturidade política, colocando o senador como um presidenciável responsável.

As divisões internas vão continuar, até por conta das disputas de nichos eleitorais. Hoje mesmo há uma reportagem mostrando essa disputa interna em São Paulo, com núcleos distintos de Eduardo Bolsonaro, Michelle e Tarcísio apoiando nomes diferentes, e Jair como “fiel da balança”. Os ataques que alguns bolsonaristas fazem ao Novo entram nessa categoria também: é disputa de espaço político, nada mais.

No fim do dia, porém, deverão estar todos juntos contra Lula. Flávio, sendo o nome mais provável para estar no segundo turno, vai precisar desse apoio. Por isso deve se afastar da ala bolsonarista mais raivosa e intransigente, que enxerga “traição” por toda parte, nas menores diferenças. Ele terá que atrair o voto daquele típico “isentão” que estará inclinado a votar nulo. Não se vence só com os votos da própria bolha…

RODRIGO CONSTANTINO

BOLSONARO NA PAPUDINHA

Bolsonaro Papuda

Alexandre de Moraes determina a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Complexo da Papuda, no Distrito Federal

“Hoje, já fiz o que tinha que fazer”, disse Alexandre de Moraes para uma plateia submissa da turma de Direito da USP nesta quinta. O ministro se referia à decisão de transferir Jair Bolsonaro para a Papudinha. Os bajuladores aplaudiram, lembrando que todo regime ditatorial necessita da cumplicidade de uma elite perversa.

Carlos, filho do ex-presidente, chamou o ambiente da nova prisão de “severo” e lembrou que seu pai não cometeu qualquer crime. O novo espaço, maior, possui upgrades, sem dúvida, mas certamente Moraes não autorizou a transferência por crise de consciência humanitária.

Sua decisão, aliás, veio logo depois de encontro com Lula e de pesquisas mostrando certo momento para Flávio Bolsonaro. Seria uma forma de tentar esvaziar a denúncia de que Jair estava sob tortura? Essa é a tese do deputado Mauricio Marcon. O sistema quer manter Bolsonaro calado e afastado, mas vivo (por enquanto). Ao menos até a eleição.

Outra possibilidade é uma cortina de fumaça para abafar o escândalo do Banco Master, que tem Moraes e Toffoli envolvidos até o pescoço. Sempre que o sistema se vê nas cordas puxa algum factoide ou cria alguma notícia sobre Bolsonaro, pois sabe que isso desvia a atenção da mídia.

Por mais que a Papudinha represente uma melhora em relação ao confinamento na PF, a escolha não foi fruto de preocupações humanitárias. Moraes disse que prisão não é “colônia de férias”, e comparou a situação de Bolsonaro com presos comuns para constatar que ele é um “privilegiado”. Por que o ministro não comparou com outros políticos?

Nem vamos falar de Sergio Cabral e toda turma da Lava Jato que estão soltos! O ex-presidente Collor está em prisão domiciliar, em sua cobertura de frente para o mar em Alagoas, por ter bipolaridade. Chico Brazão, acusado de ter mandado matar Marielle Franco, foi para prisão domiciliar por questões de saúde. Por que Bolsonaro não pode ter o mesmo tratamento?

Se compararmos com Lula quando era presidiário, a discrepância salta aos olhos também. Lula dava inúmeras entrevistas, recebia um monte de gente, descolou até uma namorada com quem casou depois, tinha esteira ergométrica na “cela” e por aí vai. Não resta a menor dúvida: Bolsonaro é alvo da vingança do sistema.

E não é porque as condições melhoraram um pouco que devemos parar com as cobranças: Bolsonaro sequer deveria estar preso, mas com suas comorbidades e idade, a única prisão “aceitável” seria a domiciliar.

RODRIGO CONSTANTINO

IMAGINA NA ELEIÇÃO…

"Presidente Lula abraça o ditador venezuelano Nicolás Maduro durante encontro oficial em Brasília, em maio de 2023

Histórico: Lula recebe Nicolás Maduro em Brasília em 2023. Com a prisão do ditador, a antiga proximidade se torna munição para a oposição e risco político para 2026

Como seu último ato no governo, Lewandowski usa o Ministério da Justiça para enviar um pedido de investigação contra Flávio Bolsonaro à Polícia Federal. No documento, deputada petista denuncia uma suposta prática de crimes contra a honra de Lula por associação com Maduro.

O Ministério da Justiça encaminhou à Polícia Federal o pedido da deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) para que a corporação investigue o senador Flávio Bolsonaro (PL) por publicações que associam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao venezuelano Nicolás Maduro. Onde já se viu associar Lula a Maduro, não é mesmo?!

O pedido foi protocolado em 7 de janeiro e enviado à PF no dia seguinte. No documento, a deputada denuncia uma suposta prática de crimes contra a honra de Lula ao citar uma postagem do pré-candidato do PL à Presidência na qual ele afirma que Maduro iria delatar o petista, o que causaria o fim do “Foro de São Paulo”. A publicação ocorreu após o venezuelano ter sido capturado pelos Estados Unidos.

Vejamos: Lula é o fundador do Foro de SP ao lado de seu velho companheiro Fidel Castro. Lula desde sempre defende a ditadura venezuelana, chegando a fechar contratos suspeitos entre Petrobras e PDVSA, pressionar pela entrada da Venezuela no Mercosul mesmo sem as cláusulas democráticas e gravar vídeos de apoio direto ao ditador socialista, como este aqui, onde Lula rasga elogios ao ditador.

Durante a última eleição, o TSE vetou veículos de imprensa tradicionais, como a Gazeta do Povo, de lembrar desses elos históricos entre Lula e ditadores socialistas. Mas um dos primeiros atos de Lula após eleito foi justamente receber Maduro no Brasil, com tapete vermelho, militares prestando continência e elogios escancarados ao tirano.

O deputado Carlos Jordy comentou: “Piada pronta. Antes de deixar o Ministério da Justiça, Lewandowski pediu que PF investigue Flávio Bolsonaro por associar Lula ao ditador Maduro. Vai começar a censura igual a de 2022”. Todos sabem das ligações entre Lula e Maduro, do Foro de SP, mas como Maduro foi capturado pelos Estados Unidos, agora é para fingir que Lula é um democrata que nunca bajulou o companheiro narcoditador.

À medida que a eleição se aproxima, o consórcio PT-STF começa o processo de blindagem de Lula, para que ninguém possa lembrar de suas credenciais nada democratas, de sua paixão por tiranos. Mas o povo não tem memória tão curta assim, e o momento é desfavorável para o petista, pois seus companheiros estão tendo de libertar presos políticos sob pressão de Trump. Carlos Bolsonaro comentou:

Diversos países da América Latina passaram recentemente por processos de libertação de presos políticos, conforme registrado pela imprensa internacional. Na Venezuela, opositores, jornalistas e ativistas de direitos humanos foram soltos após pressão externa. Na Nicarágua, dezenas de detidos por motivação política – entre líderes religiosos, opositores e ex-autoridades – também estão rumando à liberdade. Movimentos semelhantes ocorreram na Colômbia e na Bolívia, em contextos de revisão política e institucional. Em contraste, no Brasil, presos políticos seguem encarcerados, enquanto o país passa a ser comparado, sem exagero, a regimes fechados como a Coreia do Norte – reflexo direto da degradação institucional e da várzea em que transformaram o Estado de Direito. Então nas eleições brasileiras de 2022 o TSE proibia de citar as intimas relações entre lula, Maduro e Ortega. Agora começa a fazer sentido a iniciativa do “zeloso tribunal eleitoral brasileiro”.

Se em 2022 já houve esse esforço de proteger Lula, imagina agora! Se em janeiro, de saída do ministério, Lewandowski tenta intimidar Flávio Bolsonaro simplesmente por falar da profunda ligação entre Lula e Maduro, imagina como estaremos em julho! Que todos possam se lembrar sempre daquilo que o sistema tenta mascarar: Lula nunca foi um democrata, e sim um grande admirador dos piores ditadores do planeta!

RODRIGO CONSTANTINO

IRÃ: EFEITO TRUMP?

Manifestantes seguram a antiga bandeira nacional e cartazes em apoio a Reza Pahlavi durante protesto contra o regime em frente à Embaixada do Irã em Londres

Apoiadores do príncipe herdeiro exilado, Reza Pahlavi, protestam em frente à Embaixada do Irã em Londres (03/01/2026). Manifestações eclodiram devido à inflação e à crise econômica, atraindo atenção dos EUA

Obama enviou malas com dinheiro para o regime iraniano, e deu no que deu. Os democratas acreditam que podem comprar a paz, e partem da premissa d que tudo se resume a questões socioeconômicas. Ignoram que existem choques culturais, que a civilização ocidental possui inimigos ideológicos fanáticos.

Trump veio colocar ordem na bagunça. Paz pela força é seu moto, como na era Reagan. A ameaça crível do uso de violência produz efeitos incríveis e muitas vezes sequer é preciso partir para a ação. De vez em quando, porém, uma rápida e eficaz ação militar demonstra que a ameaça não é blefe e isso é importante.

O governo Trump atacou o projeto nuclear do Irã de forma precisa e espetacular. Alguns meses depois, capturou o ditador venezuelano Nicolás Maduro em seu país, numa operação brilhante. Essas duas ações mostraram que Trump não está de brincadeira e que podemos estar diante de uma nova ordem mundial, em que a América volta a agir como o xerife do mundo.

Isso tem abalado antigos regimes ditatoriais e levado esperança para povos oprimidos. O próprio Irã tem sido palco de manifestações corajosas do povo. Relatos apontam que os aiatolás xiitas já mataram cerca de dois mil manifestantes, mas mesmo assim o povo não desiste da luta por liberdade. Tudo isso sob um silêncio ensurdecedor da esquerda ocidental.

Por onde andam as feministas que não viram mulheres iranianas empoderadas acendendo cigarros em fotos do líder Khamenei em chamas? “No jews, no news”, como dizem. Não dando para culpar os judeus pelo que se passa em Teerã, a velha imprensa se cala. E aquela turma hipócrita que gritava “Palestina livre” não quer saber de um Irã livre, pelo visto.

Mas o povo segue em sua luta, com apoio do governo Trump. Em várias manifestações, o próprio presidente e seu entorno já declararam que apoiam o bravo povo iraniano. Claro que uma ajuda mais efetiva se faz necessária, caso contrário, um povo desarmado pode ser facilmente massacrado por um regime tirânico e cruel.

Em artigo publicado na The Atlantic, Karim Sadjadpour e Jack Goldstone perguntam se o regime iraniano está perto do colapso. Eles apresentam cinco condições que levam a crer que sim, os dias dos aiatolás xiitas no poder podem estar chegando ao fim:

A história sugere que os regimes não colapsam por falhas isoladas, mas por uma confluência fatal de estressores. Um de nós, Jack, escreveu extensamente sobre as cinco condições específicas necessárias para que uma revolução tenha sucesso: uma crise fiscal, elites divididas, uma coalizão oposicionista diversa, uma narrativa convincente de resistência e um ambiente internacional favorável. Neste inverno, pela primeira vez desde 1979, o Irã apresenta quase todas essas cinco condições.

Em 1979, como sabemos, os aiatolás tomaram o poder sob um governo americano fraco e frouxo do democrata Jimmy Carter. Em 2026, o ambiente internacional é bem diferente e mais favorável ao povo, justamente porque Trump fala grosso com os tiranos. Isso tem alimentado a esperança de um povo cansado da teocracia islâmica que financia terroristas no Oriente Médio contra Israel.

Temos visto o avanço de um nacionalismo persa que pretende resgatar o Irã para os iranianos. Tudo isso num contexto de constante enfraquecimento do regime iraniano, especialmente após ataques israelenses. Como dizem os autores do artigo:

Por décadas, Teerã projetou força por meio de sua chamada Eixo da Resistência, uma rede de aliados autocráticos. No entanto, após a devastadora guerra de 12 dias em junho (de 2025), esse poder de dissuasão foi gravemente degradado. Com a liderança do Hezbollah e do Hamas em desordem — decapitada ou severamente enfraquecida por ações israelenses e regionais nos últimos anos —, e com jatos israelenses mantendo uma presença humilhante e praticamente incontestada no espaço aéreo iraniano, o regime está estrategicamente nu diante de seu próprio povo. Exposto por um tesouro vazio (tesouraria esvaziada pela crise econômica, sanções e custos da guerra) e por um céu desprotegido, o regime enfrenta agora uma vulnerabilidade sem precedentes, agravada pelos protestos em massa que eclodiram no final de 2025 e início de 2026, com chamadas por mudanças radicais e até pela queda do regime.

Sem Assad na Síria e Maduro na Venezuela para darem apoio, e com Putin mergulhado numa guerra custosa há três anos contra a Ucrânia, o regime iraniano se vê mais isolado e fraco, tudo isso com Trump subindo o tom das ameaças após um ataque cirúrgico nas instalações nucleares iranianas. Os autores concluem:

A República Islâmica é hoje um regime zumbi. Sua legitimidade, ideologia, economia e principais líderes estão mortos ou agonizando. O que a mantém viva é a força letal. O elemento mais importante que ainda falta para um colapso revolucionário completo é que as forças repressivas decidam que elas também não estão mais se beneficiando do regime e, portanto, não estão mais dispostas a matar por ele. A brutalidade pode atrasar o funeral do regime, mas é improvável que restaure seus sinais vitais.

RODRIGO CONSTANTINO

MADURO, O BILIONÁRIO

O ditador Nicolás Maduro em abril ao lado do titular do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, durante homenagem a Hugo Chávez, em Caracas

Como autor de Esquerda Caviar, conheço bem o fenômeno: quem gosta de defender o socialismo é uma elite riquinha, porém alienada (ou corrompida). Mas confesso que não canso de me surpreender com a hipocrisia dessa gente. Eles passam pano para os piores ditadores do mundo, para governantes corruptos, repetindo que são “defensores dos pobres e oprimidos”. Isso ainda engana alguém?

Uma reportagem do Clárin estima que a fortuna de Nicolás Maduro chega a quase 4 bilhões de dólares! A Venezuela vive na total miséria, boa parte do povo, que não conseguiu fugir, como os outros oito milhões de venezuelanos, consome somente uma refeição por dia. Mas lá está a esquerda caviar defendendo Maduro como um “líder do povo”.

Informes de ONGs como a Transparencia Venezuela indicam que Maduro possui várias casas em Miami, em regiões nobres como Coral Gables e Sunny Isles Beach, além de inúmeras joias, aviões e uma fortuna em ouro. As autoridades americanas, em conjunto com organizações internacionais, já teriam congelado ativos na casa dos 700 milhões de dólares pertencentes ao ditador deposto.

Foi o mesmo com o ditador cubano Fidel Castro. Enquanto os cubanos se tornavam o povo mais miserável do continente, Fidel acumulava riquezas e levava uma vida de luxo digna de um magnata capitalista. Seu ex-segurança escreveu um livro denunciando os gostos extravagantes do tirano caribenho. Pobreza para todos, e luxo para mim!

Lula, o Maduro brasileiro, também se tornou milionário no poder. Desde o seu primeiro mandato demonstrou ter hábitos de um nababo. Exigia tecido egípcio, carro próprio para sua cadela, além de insistir na troca do avião presidencial para ter um maior e mais luxuoso. Agora, com Janja, torra milhões do pagador de impostos para suas viagens. Ficou podre de rico com “palestras”, ou seja, corrupção.

O socialismo é a ideologia da inveja que serve para atrair idiotas úteis enquanto suas lideranças acumulam fortunas à custa do povo trabalhador. E tudo isso em nome do “combate aos ricos” e a “defesa dos pobres”. É preciso ser muito trouxa para cair nessa ladainha!