Arquivo do Autor: Luiz Berto Filho
SEVERINO SOUTO - SE SOU SERTÃO
DEU NO X
BEM GUARDADA: COM PISTOLA NA BACURINHA
Mulher é presa em flagrante após tirar uma pistola de dentro das calcas durante abordagem policial! o marido também foi preso.
Coitado do prikito. E se dispara acidentalmente? pic.twitter.com/cEwxvdICEo— Tumulto BR (@TumultoBR) June 11, 2026
ALEXANDRE GARCIA
POR QUE O FILME DARK HORSE PREOCUPA TANTO O PT?

Cena do trailer do filme Dark Horse, cinebiografia inspirada na trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Estou impressionado com a movimentação do PT e com a importância que o partido está atribuindo ao filme Dark Horse. Isso chama atenção, especialmente porque o cinema, que já foi a principal fonte de entretenimento audiovisual, desde os tempos do cinema mudo, vem perdendo espaço ao longo dos anos. Ainda assim, parece provocar receio.
Esse receio é visível a ponto de buscarem o Supremo e o TSE para investigar a origem dos recursos que financiaram o filme. No entanto, trata-se de uma relação entre particulares: a produtora e o investidor, no caso, Vorcaro, que firmaram contrato com expectativa de retorno via bilheteria, como, aliás, deveria ser regra.
Em contraste, temos o modelo da Lei Rouanet, que utiliza recursos públicos. Em tese, esses recursos deveriam incentivar orquestras do interior, grupos teatrais emergentes e companhias de balé em formação. Na prática, porém, quem frequentemente se beneficia são artistas consagrados, que cobram ingressos caros e não dependem desse tipo de incentivo. São celebridades que já têm mercado consolidado.
Aproveito para levantar essa questão: tudo isso sai do bolso do contribuinte. E, ainda assim, há contestação até sobre a entrada no Brasil do ator principal e do diretor do filme. Questiona-se até a situação migratória deles. É um nível de tensão que revela certo desespero.
Curiosamente, pesquisas recentes voltam a indicar Lula à frente de Flávio, especialmente após a divulgação de mensagens encontradas no celular de Vorcaro, nas quais Flávio cobrava o pagamento de valores devidos, conforme contrato. Esse documento, aliás, poderia ter sido tornado público à época em que Vorcaro patrocinava eventos que reuniam autoridades de alto escalão, como o procurador-geral da República e o chefe da Polícia Federal, com encontros em Londres regados a uísque Macallan, sem qualquer questionamento naquele momento, já que nada havia vindo à tona.
* * *
R$ 20 milhões
Agora, o cenário muda. Há expectativa de uma delação premiada praticamente definida envolvendo o ex-presidente do Banco de Brasília, que participou da operação de aquisição do Banco Master e teria recebido imóveis de alto valor como contrapartida. Com isso, novos nomes começam a surgir, como o do atual ministro de Minas e Energia, que teria recebido R$ 20 milhões para sua campanha ao Senado em 2022. Vale lembrar que, à época, Vorcaro não era alvo de investigação.
Também chama atenção o fato de Lula ter reunido esse mesmo ministro com Vorcaro, em encontro articulado por Guido Mantega no Palácio do Planalto, com a presença de Gabriel Galípolo, já indicado para a presidência do Banco Central. O objetivo teria sido discutir alternativas para evitar a quebra de Vorcaro.
* * *
Agronegócio
Por outro lado, uma notícia relevante para o setor agrícola. O Senado aprovou a securitização das dívidas de produtores, especialmente no Rio Grande do Sul, onde os débitos chegam a cerca de R$ 90 bilhões. O projeto segue agora para a Câmara e prevê juros entre 3,5% e 7,5% ao ano, três anos de carência e prazo total de dez anos para pagamento. Os recursos virão de um fundo abastecido com royalties do pré-sal.
DEU NO JORNAL
TORRANDO EM PARIS
Enquanto o governo sabota projetos para socorrer produtores rurais e até chama a renegociação das dívidas de “pauta-bomba”, Lula deu sinais de que vai manter o opulento padrão na viagem que inventou, diz que de última hora, a Paris (França) para participar do G7.
O pagador de impostos vai bancar fatura de R$ 480.542,20, isso só com carrões para a comitiva do petista zanzar por lá. Se por aqui a ANAC até parou atividades por falta de dinheiro, por lá, as limusines já estão até pagas.
O Itamaraty contratou a V&D Luxury, que só trabalha com modelos top de linha da Mercedes, sedans ou vans. Além do chofer, claro.
No site, a empresa oferece limusines para clientes de alto padrão com a mensagem “Torne sua viagem tão luxuosa quanto seu destino”.
O Itamaraty também já mandou alugar “salas” de apoio para Lula, que ainda está a quase 9 mil quilômetros de Paris,
São dois espaços, a “Salle du Conseil”, para 10 pessoas, e a “Salle des Arcardes”, para 30 pessoas.
A fatura é nossa: R$ 38.687,35.
* * *
Não há motivo para espantos.
Tá tudo dentro da normalidade esbanjanjadeira lulo-petralha.
E nós, os contribuintes, é que vamos pagar a conta.
Só isso.
Abram os bolsos.
MARCOS MAIRTON - CONTOS, CRÔNICAS E CORDEIS
DEPOIS DOS CRÉDITOS
O Dia dos Namorados sempre me traz à lembrança os grandes romances retratados pela arte.
As canções, o cinema e a literatura estão cheios de histórias de amor que nos emocionam.
Amores que superaram grandes obstáculos, como a de Ulisses e Penélope; que resultaram de encontros improváveis, como em “A Bela e a Fera”; histórias de personagens como Eduardo e Mônica, que, apesar de tão diferentes, descobriram um jeito de caminharem juntas.
Sei que nem todo mundo vive histórias assim, feitas de tramas espetaculares. Mas essa é talvez a principal utilidade dessas narrativas: inspirar as pessoas a perceberem o extraordinário escondido no cotidiano.
Porque muitas vezes o romance está menos nos grandes gestos que nas pequenas permanências; menos nas declarações memoráveis que na companhia silenciosa de quem escolhe ficar.
E há um detalhe importante a ser levado em conta nisso tudo: seja nos romances épicos, seja nas simples comédias românticas, a história costuma terminar exatamente quando o casal finalmente fica junto.
O beijo acontece. O reencontro ocorre. Os obstáculos são vencidos. Sobem os créditos.
Na vida real, é justamente aí que a história começa.
Com os desafios da convivência, com o exercício diário da tolerância, com o companheirismo dos dias fáceis e dos dias difíceis. E talvez seja justamente aí que o amor revele sua forma mais verdadeira.
Não é à toa que Belchior dizia que qualquer canto é menor do que a vida de qualquer pessoa. Porque quem não atravessou oceanos e não venceu maldições ancestrais pode ter construído, dia após dia, uma história feita de conversas, paciência, afeto e presença.
E é aí que está a grandeza.
Então, o que tenho a dizer aos que estão juntos neste Dia dos Namorados é: olhem-se nos olhos e celebrem. Celebrem não apenas o amor que sentem, mas a história que construíram. Porque só vocês sabem o que enfrentaram para chegar até aqui, mas vocês chegaram.
Isso, por si só, já merece ser comemorado.
Com a vantagem que o seu filme pessoal não precisa terminar quando começarem a subir os créditos.
DEU NO X
COPA DO MUNDO: UM PÉ-DE-RABO À ALTURA
Weapon of mass destruction ei 🙁
This heavy booty girl brought destruction to the stadium where South Africa and Mexico is commencing the World Cup 😮💨👀 pic.twitter.com/L1q7TWAYss
— _Oogy (@yen_paa) June 11, 2026
JOSÉ PAULO CAVALCANTI - PENSO, LOGO INSISTO
DOM HELDER E O GENERAL
Mais histórias do passado. Já começo lembrando que Dom Hélder chegou, em 12/04/1964, para ser arcebispo de Olinda e Recife. E logo criou, por aqui, o Banco da Providência, reprodução de experiência no Rio. Para ajudá-lo, convidou as assistentes sociais Ana Maria Moraes e Lilia Guaraná, só que não tinha dinheiro para contratá-las. Dom Lamartine, seu anjo da guarda, encontrou-se casualmente com Paulo Guerra
– Dr. Paulo, o Arcebispo veria com muitos bons olhos a contratação dessas duas funcionárias, pelo governo, para ficar à disposição do Banco.
Guerra (PSD) foi eleito vice de Miguel Arraes (PST), em 1962, até quando a Redentora prendeu Arraes em Fernando de Noronha. O general Justino Alves Bastos, comandante do IV Exército, em seu livro de memórias escreveu
‒ Arraes socialmente confinado em seu palácio, já quase impossibilitado de nos trazer perturbações… O instinto herdado de meu pai, um caçador de onças, fez-me ver nele, desde a primeira hora, um inimigo… Declarei-lhe guerra desde que o conheci. E isolei-o, afinal, na solidão de um penhasco perdido no meio do Atlântico (a ilha de Fernando de Noronha).
Guerra, governador, desejava muito atender o Dom. Por ver, ali, uma chance de alargar suas relações com as oposições. Mas sabia da dificuldade representada pelo tal Justino, à época todo-poderoso em Pernambuco. Que mandava na própria sombra.
O amigo Carlos Moreira, advogado e poeta, estava batendo ponto no Bar do Valdemar (Recife antigo, toda gente sabe onde é) quando ele entrou para espanto dos presentes. Testemunha do fato foi o jornalista Aldo Camerino Paes Barreto.
Moreira pediu um papel a Aluízio Falcão e deixou registrado:
“‒ Cidadão guarda teu bolso
Comerciante a vitrina
Cachorro esconde o osso
Garçom feche a cantina.
Mas se tens o que perder
E ainda te resta tino
Bota as pernas pra correr:
Que está chegando o Justino!”
Dia seguinte, Guerra o foi procurar.
– Dom Helder está pedindo que eu contrate 20 assistentes sociais, general. Mas essa gente eu trato no pau e não vou contratar ninguém.
– Muito bem, governador.
Conversaram a manhã toda. Já indo embora, e como quem não queria nada, virou-se para ele
– Sabe o que estou pensando?, general. Que esse comunista sem-vergonha fez o pedido só prá gente negar e ele se dizer perseguido. O que o senhor acha de contratar duas, em vez das 20? Ele não iria poder falar em perseguição, afinal contratamos essas duas. Mas é o senhor quem manda.
– Grande ideia, governador, pode contratar.
No fim da tarde, um magote de meganhas veio reclamar. E o general, nos altos de sua vaidade,
– Fui eu que mandei.
Saudades de um tempo em que política, tão diferente do jogo bruto de hoje, ainda se fazia com engenho e arte.
DEU NO X
RICO NÃO COMPRA, SÓ POBRE
A cada nova declaração, Lula parece ultrapassar os próprios limites.
“Eu sei que rico não compra telefone roubado, mas eu sei que os pobres compram. Quem não gosta de comprar uma coisinha barata?”
A afirmação é grave. Ao sugerir que pobres compram produtos roubados enquanto… pic.twitter.com/b4A8X8a5Hw
— Jakelyne Loiola (@Jakelyneloiola_) June 11, 2026
PEDRO MALTA - REPENTES, MOTES E GLOSAS
UM MOTE BEM GLOSADO
Mote e glosas do poeta paraibano José de Anchieta Batista.
Passa o tempo pregando honestidade,
Todo mundo sabendo que é ladrão.
Diz que é servo de Deus, mas o demônio
Deve ser o seu guia e companheiro.
Do Tesouro, roubou muito dinheiro,
Pra formar este enorme patrimônio…
Debaixo da camada de ozônio,
Não existe um sujeito mais vilão,
Procurar outro igual será em vão,
No grande lamaçal da improbidade:
– Passa o tempo pregando honestidade,
Todo mundo sabendo que é ladrão.
No domingo o safado está na Missa
Como um anjo aos pés do Criador,
Faz ofertas também a algum pastor,
Diz que a Deus sua alma é submissa,
Prega paz, prega amor, prega justiça,
Prega tudo o que traz a salvação,
Diz que Cristo foi sua redenção
E que vive na luz e na verdade:
– Passa o tempo pregando honestidade,
Todo mundo sabendo que é ladrão.
É comprando seus votos que é eleito,
E assim, nunca perde o seu mandato.
O safado é ligeiro igual a um rato,
E na arte do roubo ele é perfeito,
Pois aí ele encontra sempre um jeito
De burlar os caminhos da prisão.
Não vai longe uma só acusação…
“É coisa de inimigo, é só maldade!”
– Passa o tempo pregando honestidade,
Todo mundo sabendo que é ladrão.
É por isso que nossa humilde gente,
Sem remédio, sem médico, sem leito…
Nos hospitais mendiga seu direito,
Mas nada importa a dor que o povo sente.
E este bandido zomba impunemente
Da indigência da população…
Que sem comida, emprego e habitação
É por ele assaltada sem piedade…
– Passa o tempo pregando honestidade,
Todo mundo sabendo que é ladrão.
Porém Deus que não tem olhos fechados
E não deixa um pecado sem cobrança…
Vai fazê-lo subir numa balança,
Pra medir quanto pesam seus pecados…
Os tostões, um por um, serão cobrados…
Eu não sei de que jeito, mas serão!
Roubar do povo é crime sem perdão,
Pois só os pobres sofrem de verdade…
– Passa o tempo pregando honestidade,
Todo mundo sabendo que é ladrão.
BERNARDO - AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS


