Falta de competitividade está espantando empresas brasileiras
Ouço comerciantes, industriais, lojistas em geral, fabricantes, agricultores, pecuaristas, todos se queixando das dificuldades financeiras, da inflação, dos juros altos, da quantidade de impostos para sustentar um governo gastador, e da falta de infraestrutura e de prestação de serviços por parte do governo. Agora, o Ranking Mundial de Competitividade publicou sua lista, informando que, de 70 países, o Brasil é o 65.º; só ganha de Botsuana, Mongólia, Nigéria, Namíbia e Venezuela. No critério de “eficiência governamental”, estamos em penúltimo lugar; só ganhamos da Venezuela. Eficiência governamental zero.
Eu sempre digo que o governo trabalha contra o Brasil. Vocês se lembram do tempo em que os vigaristas daqui fugiam para o Paraguai. Hoje, quem foge para o Paraguai são as empresas brasileiras; lá, elas sobrevivem pagando menos impostos, dando emprego para os paraguaios, investindo no Paraguai e aumentando a balança comercial paraguaia.
* * *
Deolane vira ré junto com Marcola
Deolane Bezerra, aquela advogada que faz sucesso nas redes sociais – vejam como é o Brasil, a pessoa faz lavagem de dinheiro para o PCC e brilha nas redes sociais –, virou ré em Presidente Venceslau (SP). Quem estudou História do Brasil na escola sabe quem foi o presidente Venceslau Brás; há um município com o nome dele em São Paulo, e o juiz de lá aceitou a denúncia e a considerou ré, junto com Marcola e familiares dele. Deolane está presa no presídio feminino de Tupi Paulista (SP).
* * *
Cada vez mais gente é flagrada na rede de influência e propina de Vorcaro
Os dados da Polícia Federal mostram que Daniel Vorcaro pagava R$ 400 mil em mesadas para policiais federais, da ativa e aposentados, para que lhe repassassem informações de dentro da corporação. É até pouco, comparado com alguns outros pagamentos que ele fazia. Para o senador Ciro Nogueira, presidente de partido político, começou em R$ 300 mil, depois passou para R$ 500 mil. Temos o contrato com o escritório da mulher de um ministro do STF, para quem Vorcaro perguntou se tinha conseguido bloquear sabe-se lá o quê. E agora parece que surgiu um apartamento para o senador Jaques Wagner, líder do governo Lula; deve ser igual àquele tríplex no Guarujá, certamente não é dele…
Estamos vendo que Vorcaro comprava pessoas nos três poderes para poder resistir, em um esquema que o ministro André Mendonça descreveu muito bem naquele bate-boca com Gilmar Mendes, durante o julgamento da prisão do pai de Vorcaro. É uma verdadeira máfia, inclusive com armas, intimidação e ameaças. Por isso o “Sicário” sumiu. Eu não consigo acreditar que ele se matou; só se ele já sabia o que esperava por ele, e preferiu se antecipar, do jeito que são os métodos que estamos vendo agora, e que eram usados por essa família – ou famiglia, como acontecia no sul da Itália, na Sicília.
Ainda bem que temos uma pessoa do tamanho de André Mendonça na relatoria do caso no STF, porque a pressão sobre o tribunal está grande, e é preciso acompanhar de perto. Graças à falta de caráter de pessoas que se deixaram comprar, Vorcaro fez um estrago no Supremo muito maior que o estrago material do 8 de janeiro. Pichar a estátua da Justiça com “perdeu, mané”, quebrar coisas, levar a Constituição e devolver, sujar tapetes, isso é pouco perto do que Vorcaro fez no STF.
Após a desastrosa participação como um convidado bem trapalhão do G7, Lula (PT) retornou ao Brasil como a mesma fama de mentiroso que deixou na França, após afirmar lorotas como “nunca fui esquerdista”.
* * *
“Fama de mentiroso”, conforme diz essa nota aí de cima, é uma qualidade que o descondenado carrega no lombo.
É igual o chapéu e a garrafa de 51: faz parte da imagem dele.
O presidente do TSE, ministro Nunes Marques, determinou sozinho a “suspensão da divulgação de pesquisa eleitoral do Instituto AtlasIntel” realizada em 19/05/26. Decisões monocráticas vem sendo a regra (não são mais tribunais, TSE e Supremo, passando a ser feudos onde cada qual manda como quer). Diferente das anteriores 27 pesquisas, essa foi precedida por um questionário. Qual a razão?, só eles poderão explicar.
Certo é que, antes das perguntas, o dito Instituto afirmava que um dos candidatos tinha “esquema” com o banqueiro Daniel Vorcaro. Perguntava se o eleitor viu vídeo de encontro, entre os dois, após o que lhe apresentava o tal vídeo com legenda nos diálogos. Para, só depois, começar a pesquisa em si. Tudo muito discutível. Estranhíssimo. Deletério. E sem efeitos práticos, na decisão, que todos os meios de comunicação já haviam noticiado a tal pesquisa.
O caso mereceu editorial do jornal O Globo, em 10/06, dizendo que “veto a pesquisa agride o direito à informação”; que a decisão “agrava uma tendência… restritiva à liberdade de informação”; e, por fim, marcando sua posição “não é assim que se protege uma democracia”.
Curioso é que não se trata do primeiro caso. Em 01/11/2024, por exemplo, o ministro Flávio Dino, também numa decisão monocrática, determinou “a retirada de circulação de 4 livros”.
Afrontando nossa Constituição que prevê (art. 5º, IX, §2º) a “livre expressão de atividade intelectual… independentemente de censura ou licença”; e, também (art. 220), “é vedada toda e qualquer censura”. A Constituição não vale nada, para o Supremo de agora. Só que o fato passou em branco, nos editoriais de O Globo.
Assim também se deu com as censuras feitas pelo ministro Alexandre de Moraes, na condução de um inquérito absolutamente ilegal (nº 4.781), secreto, dito do Fim do Mundo, que já vai para 8 anos. Desde tirar do ar o “X” à proibição de funcionamento de sites conduzidos por ativistas que não aprecia. Quantos? Google diz ser um “número estimado em mais que 120”. Creio serem bem mais que isso. Novamente, sem editoriais de O Globo.
Fakes estão por todo lado. O que é (muito) ruim, claro. Para ficar num só caso, escolho o deputado André Janones (Rede, MG), hoje operador digital da campanha do presidente Lula. Que, em conferência recente, disse “Estou me lixando se falarem que é de baixo nível”. E completou dizendo que se sente à vontade para ir “além de todos os limites”. Inclusive éticos, fica subentendido. Essa prática tem que ser enfrentada, punindo com vigor os autores, mas sem recorrer à censura.
É difícil entender como tantos que antes aplaudiam (ou silenciavam sobre) dita censura, a partir de um viés ideológico, agora critiquem a mesma censura por favorecer o outro lado. Como no brocardo romano tantas vezes reproduzido por Molière, ridendo castigat mores (rindo se castigam os costumes).
O fato me incomoda, particularmente, por uma razão íntima. O de ser, decididamente, contra qualquer tipo de censura. A de Dino. As reiteradas de Alexandre de Moraes. E, agora, essa do Nunes Marques. Simples assim.
Os Estados Unidos resolveram faz tempo essa questão com a primeira das 10 primeiras emendas à Constituição Americana (de 17.09.1787), mais conhecidas como Bill of Rights (Declaração de Direitos, de 15.12.1879), Congress shall make no law… Vedando qualquer censura. Punem, depois. Mas punem sempre, essa a diferença. E duramente. Deveríamos copiar. Abaixo a hipocrisia, senhores. E viva a liberdade!!!
O imóvel de R$ 2,5 milhões em Salvador, que teria sido negociado como propina para o líder do governo Lula (PT) no Senado, Jaques Wagner, vale dez vezes menos que o apartamento de luxo no edifício Mansão Victory Tower, onde mora o senador.
Fica no Corredor da Vitória, metro quadrado mais caro de Salvador. Apartamento como o de Wagner pode custar mais de R$ 20 milhões.
O prédio do comuna que adora os luxos da burguesia tem píer privativo e teleférico para a Baía de Todos-os-Santos.
Difícil é explicar como um sindicalista do PT, que chegou na Bahia com a mão na frente e outra atrás, acumulou patrimônio milionário na política.
* * *
A nota aí de cima fala do “comuna que adora luxos da burguesia”.
Acertou em cheio!
O sonho de todo comuna é viver igual burguês.
O larápio que é líder do gunverno do outro larápio, não foge dessa regra.
Há pessoas que pensam, mas não raciocinam. Entre o pensamento e o raciocínio, existe “o oceano atlântico”, uma força chamada impulso, que é responsável pelos relacionamentos.
Já dizia minha saudosa mãe, Dona Lia: “Quem diz o que quer, ouve o que não quer.” O pensamento é sempre exposto por impulso, e a pessoa destemperada peca por falar tudo o que lhe vem à cabeça, sem medir as palavras e sem raciocínio lógico. A fala irresponsável é movida por impulsos. O ato de pensar é impulsivo, e induz as pessoas ao erro. Quanto mais impulsivas as pessoas, mais palavras impróprias são proferidas. Por isso, antes de pensar, procure raciocinar, e não aja por impulso, como os animais.
O homem inteligente é o que raciocina antes de falar tolices. É o que antes de proferir palavras irresponsavelmente ferinas, param para racionar sobre a reação que do interlocutor poderá advir, diante das palavras ditas impulsivamente.
Há pessoas que gostam imensamente de analisar as outras, mas esquecem de olhar o próprio umbigo. São as mais falantes e que se consideram auto-suficientes. Ninguém sabe de nada. Somente elas são as donas da verdade.
Por isso, só há uma maneira de se manter as amizades: Pôr em prática a máxima “Palavras loucas, ouvidos loucos.” Temos que nos tornar surdos, ou fingirmos que somos, para tolerarmos as agressões involuntárias (será que são involuntárias?). Se você reagir diante de qualquer frase ferina ou crítica que parte de um “amigo”, talvez amigo da onça, que tem o raciocínio excessivamente curto, você estará arranjando inimizades, e a inveja, quando existe, aumenta ainda mais. Essas pessoas não pensam duas vezes antes de vomitar uma frase ou observação grosseira, pouco lhe importando a reação que irão provocar. O remédio para não se contrariar é se afastar delas, e procurar manter amizade com pessoas que não só falem, mas que raciocinem. É difícil, mas ainda se encontra esse tipo de pessoa inteligente, que raciocine antes de falar. É bom se afastar da turma que só pensa, mas não raciocina, limitando-se a criticar e ridicularizar as pessoas que são inteligentes e raciocinam. “Leseiras” à vontade, é o que encontramos e ouvimos por aí. As decepções são imensas. Pessoas que só tem pose, e falam sem raciocinar.
Conversar sobre amenidades é ótimo e faz bem à saúde. Mas ouvir de pessoas ignorantes e indiscretas críticas sobre você ou suas atitudes, é de amargar… Quanto mais convencidas de si, mais impulsivas e mal – educadas se tornam essas pessoas. Acham-se no direito de ser indiscretas, sempre com um riso sardônico nos lábios, vomitando críticas e comentários depreciativos contra alguém, e tentando atingir sua alma, com comentários indiscretos e desnecessários.
Examinam você dos pés à cabeça, sua roupa e adereços. E traz sempre um sorriso de crítica nos lábios. Tudo que você faz, ela acha que faria muito melhor. O que você escreve, ela considera repetitivo, e lhe censura, embora nunca tenha demonstrado sua capacidade de escrever o que pensa.
Esse tipo é o que só pensa, mas é incapaz de raciocinar ou medir suas palavrar, ao criticar alguém.
Andamos falando por aqui no trem que está só indo…
Quantas estações ainda restam? Não sabemos (melhor assim).
Segundo Matilde estamos todos envelhecendo.
Sim. É fato.
Pra não sair do esporte que domina o mundo:
“Modric também envelheceu.”
Ouvindo aqui do meu vagão o barulhento repetitivo dos trilhos penso nos que estão vindo atrás de euzinha.
Que ao chegarem onde estou agora encontrem um país de direita (e isento), um mundo de paz, amor e saúde igual para todos. Espero realmente que entendam que preciso:
Poeta cantador pernambucano Otacílio Batista Patriota (1923-2003)
* * *
O VALOR QUE O PEIDO TEM – Otacílio Batista Patriota
O peido é bom toda hora Sem peido não há quem passe A criança quando nasce Tanto peida como chora Um peido ao romper da aurora Eu não troco por ninguém Há noites que eu solto cem Peidos grandes e pequenos Já conheço mais ou menos O valor que o peido tem.
Um velho já moribundo Nas agonias da morte Soltou um peido tão forte Que se ouviu no outro mundo O peido gritou no fundo Que só apito de trem O velho sentiu-se bem Levantou-se no outro dia Dizendo a quem não sabia O valor que o peido tem.
Pela porta do bufante Para não morrer de volvo Diariamente eu devolvo Peido grande a todo instante O sujeito ignorante Não me compreende bem Fecha a porta do sedem Deixa o peido apodrecer Esse morre sem saber O valor que o peido tem.