DEU NO X
DEU NO X
VELÓRIO E ENTREGA DE MEDALHAS SEM MÉRITO
Enquanto o corpo do preso político Clezão era velado, medalhas sem mérito foram concedidas no Palácio Planalto. Todas as vidas importam para o governo do presidente Lula? Depende. Vidas dos patriotas, não! #VidasHonestasImportam pic.twitter.com/6Xt5raDYnX
— Sérgio Camargo (@CamargoDireita) November 21, 2023
PENINHA - DICA MUSICAL
ISAURA GARCIA & HERVÉ CORDOVIL
DEU NO X
RESPONDIÓ LA VERDAD CORTÉS
ALEXANDRE GARCIA
LIÇÕES ARGENTINAS

Javier Milei vota em Buenos Aires, no segundo turno da eleição presidencial argentina, realizado no domingo
Imagino que todo eleitor brasileiro ficou admirado com a eleição argentina. Não pelo resultado, mas pela rapidez e segurança. A votação terminou às 18 horas e às 20 horas já circulava o nome do vitorioso. E voto em papel. Contagem manual. Sob um exército de fiscais dos partidos de olho no escrutínio. Auditagem imediata e cristalina. As desconfianças ficaram na campanha, com acusações de distribuição de cestas básicas, de envolver o papa, de intromissão brasileira. Mas quanto à contagem dos votos, nenhuma dúvida, apuração transparente, fiscalizada, auditada e acabada rapidamente. Nem o derrotado teve dúvidas e reconheceu logo a vitória do adversário apenas duas horas e 17 minutos após o encerramento da votação.
Na mesma noite, logo depois, o presidente do Brasil desejou sorte ao novo governo, sem mencionar o nome do vitorioso, e escreveu nas redes sociais: “Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”. Se Lula acha que merecem parabéns as instituições e o processo eleitoral, por que não enviar ao Congresso um projeto de lei tornando o nosso processo eleitoral tão confiável, transparente, auditável e rápido quanto o argentino? Ano que vem haverá eleições municipais, base da nossa federação, de nossa instituição política, de nossa representação, de nossa democracia. Eleições ainda carregando mistérios e dúvidas, pela falta de transparência na apuração, exigida pelo senso comum no mundo inteiro.
O sistema digital é caro e, segundo os entendidos de informática, não é isento de falhas. Caro porque no mundo digital a obsolescência vem rápido. A contagem manual é passível de engodos, mas aí os engodos são passíveis de serem descobertos; no mundo digital não, como já comprovou a auditagem do PSDB sobre a eleição de Dilma contra Aécio. Meus amigos argentinos contam que Milei investiu muito nos fiscais das apurações e anunciou isso, a ponto de deixar os escrutinadores cônscios de que estavam sendo observados e fiscalizados. Por aqui aprovou-se o comprovante impresso do voto, vetado por Dilma a pretexto de gastos, mas o veto foi derrubado por 66% do Congresso. Ainda assim, a vontade reiterada de 368 deputados e 56 senadores foi derrubada por oito ministros do Supremo.
Na Argentina, os eleitores põem o voto de papel no envelope que recebem no local de votação. Ao sair da cabine, o envelope é depositado na urna. Encerrada a votação, os votos são contados ali mesmo, sob intensa fiscalização dos partidos. Depois, a Direccion Nacional Electoral soma as atas. A DNE diz que fraude é impossível, porque há controles cruzados pela Justiça, partidos e cidadãos, e tudo é conferido mais de uma vez. É um sistema aberto. O nosso é fechado. Por que me ufano do nosso sistema eleitoral digital, se ele me deixa dúvidas?
LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA
EFEITO MILEI
DEU NO X
O CRIMINOSO CONTINUA SOLTO…
Não consigo imaginar a dor dessa esposa, das filhas e dos familiares do Cleriston.💔😢
Nos resta orar pelo conforto de Deus por essa família e cobrar a responsabilização de todos que permitiram, seja por ação ou omissão, esse desfecho trágico. pic.twitter.com/HFf6t8NczL
— Elisa Brom (@brom_elisa) November 21, 2023
SEVERINO SOUTO - SE SOU SERTÃO
FOLGADO !
DEU NO JORNAL
HÁ ALGUNS ANOS ERA ASSIM…
PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA
PÁLIDA, À LUZ DA LÂMPADA SOMBRIA – Álvares de Azevedo
Pálida, à luz da lâmpada sombria,
sobre o leito de flores reclinada,
como a Lua por noite embalsamada,
entre as nuvens do amor ela dormia!
Era a virgem do mar, na escuma fria
pela maré das águas embalada!
Era um anjo entre nuvens de alvorada,
que em sonhos se banhava e se esquecia!
Era mais bela! o seio palpitando…
Negros olhos as pálpebras abrindo…
Formas nuas no leito resvalando…
Não te rias de mim meu anjo lindo!
Por ti – as noites eu velei chorando,
por ti – nos sonhos morrerei sorrindo!

Manuel Antônio Álvares de Azevedo, São Paulo (1831-1852)


