A PALAVRA DO EDITOR

VAI FAZER FALTA…

Esta sexta-feira não está completa.

Faltou a coluna semanal do Sancho Panza.

Nosso querido colunista fubânico me mandou mensagem esta semana informando que iria parar de elaborar seus textos.

Por recomendação médica, por problemas de saúde.

Vai fazer falta, muita falta.

Um cronista talentoso e brilhante.

Estaremos aqui torcendo por sua recuperação, meu querido amigo.

E aguardando boas notícias, grande guerreiro!!!

A PALAVRA DO EDITOR

A PALAVRA DO EDITOR

SEXTA-FEIRA, 13 – É HOJE ! ! !

Sexta-feira, 13 de junho de 2025.

Hoje é o dia em que a Mãe de Calor-de-Figo limpa os dentes com uma escova fabricada com os pentelhos da sogra de Belzebu, a madrasta de Caralho-de-Asas come bimba de gato frita em sebo de bode, a nêga Espanta-Cacete amarra o pixaim com biliros feitos de ossos de cachorro doido, a madrasta de Cavalo-do-Cão come barro e caga tijolo pra levantar a caverna do Tinhoso, a cabôca Traça-Pica faz careta pra Tranca-Rua em cima de um pinico de loiça, a enfezada Catraia Sibita lava a priquita com o mijo da Besta Fera pra se enxugar com um pedaço da estopa de Maria Mulambo e a irmã de Pancanha cata chatos na barba do cabôco Papa-Cu.

É dia de ter muito cuidado, assim feito quem procura pinico com os pés no escuro.

Quem lê, gosta, aprecia e divulga o Jornal da Besta Fubana está a salvo, será feliz, terá um dia excelente e um futuro cheio de boas coisas.

Assim como excelente terá este final de semana e todo ao resto deste ano de 2025.

Já os farrapos humanos que poluem os ares do mundo, preparem os furicos: o moleque Bimba-de-Alavanca tá pronto pra fazer sua parte.

Ele já está de pajaraca armada pra enrabar tudo quanto é idiota e tabacudo deste mundo cheio de gente encrenqueira.

E fiquem de pregas preparadas os componentes de uma lista que está aqui comigo. Uma lista formada um monte de almas sebosas que fedem que só a peste.

Serão devidamente enrabados pelo moleque Bimba-de-Alavanca e ficarão todos de furicos afolosados.

E, pra fechar a postagem com chave de ouro, peço ajuda ao meu querido amigo e conterrâneo de Palmares, o catimbozeiro Sikêra Júnior, uma das maiores audiências do Brasil, pra dar um descarrego da pesada nesta sexta-feira da gôta serena, da bobônica preta, do caralho-a-quatro, do priquito apimentado, do estopor calango, da bixiga lixa e da febre do rato.

Fala, Sikêra!!!

A PALAVRA DO EDITOR

NO TEMPO EM QUE NÃO EXISTIA O POLITICAMENTE CORRETO

Vejo sempre antigas apresentações do excelente programa humorístico “Escolinha do Professor Raimundo”, que era comandado pelo saudoso Chico Anysio.

Nessa semana, me chamou a atenção um quadro com o personagem Joselino Barbacena, interpretado pelo artista mineiro Antonio Carlos.

O Professor Raimundo pergunta pro Joselino:

– O que é competição?

E Joselino responde:

– Competição é um rapaz negrinho que estava jogando e rebateu a bola com a mão. E alguém gritou: “É com o pé, tição.”

Êita peste!

Chamou o negrinho de “tição”.

Já pensou se fosse hoje em dia, nestes tempos do politicamente correto???

E pra fechar a postagem e alegrar nosso domingo um vídeo com Joselino.

A PALAVRA DO EDITOR

A PRIMEIRA SEXTA

Hoje é a primeira sexta-feira deste mês de junho de 2025.

A chuva deu uma trégua aqui no Recife e o dia amanheceu ensolarado.

Tomara que o tempo não mude e teremos um belo final de semana.

Chupicleide, secretária de redação, está ansiosa pra cair na gandaia e tomar umas e outras na beira da praia.

Ô sujetinha inxirida que só a peste!

Isso graças à generosidade dos nossos leitores, que ajudam a pagar as cachaças que ela toma e também a manter essa gazeta escrota avuando pelos ares.

Ela manda um xêro especial para os fubânicos Violante Pimentel, Fernando Gehr, João Esmeraldo de Souza, Maria Alice Lacerda, Luciana Ricci, Mariano Conti e Arnaldo do Couto, que garantiram a farra da nossa secretária com doações feitas nos últimos dias.

E também um caloroso abraço para todos que acessam o JBF, mantendo em alta as nossas estatísticas nas 24 horas do dia.

Gratíssimo a todos do fundo do coração, meus queridos amigos!!!

E para embelezar a nossa sexta-feira, fecho a postagem com Louis Armstrong interpretando a belíssima canção “What a Wonderful World” (Que mundo maravilhoso).

Este maravilhoso mundo da comunidade fuânica!!!

* * *

Que Mundo Maravilhoso

Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer para mim e para você
E penso comigo: Que mundo maravilhoso

Eu vejo os céus tão azuis e as nuvens tão brancas
O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da noite
E eu penso comigo: Que mundo maravilhoso

As cores do arco-íris, tão bonitas no céu
Estão também nos rostos das pessoas que passam
Vejo amigos apertando as mãos, dizendo: Como vai você?
Eles realmente dizem: Eu te amo!

Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescer
Eles vão aprender muito mais que eu jamais vou saber
E eu penso comigo: Que mundo maravilhoso
Sim, eu penso comigo: Que mundo maravilhoso

A PALAVRA DO EDITOR

POEMA

Futucando aqui nos meus arquivos, encontrei um poema que escrevi nos anos 70, quando era professor de Matemática.

Não sou poeta, minha área é a prosa.

Mas perpetrei esse desmantelo.

* * *

CIRCUNQUADRATURAÇÃO – Luiz Berto

um quadrado
encontrou um dia
(como nos contos)
uma linda circunferência sobre um mesmo plano.

e era tal sua linha
que o quadrado inibiu-se e desandou;
mas vendo que ela lhe dava uma corda
quis demonstrar sua potência
e chamou-a à sua área:

– eu sou o quadrado: simétrico, perfeito, acabado
e por ti posso ser dois (e até quatro)
se me quiseres triangular.

– ah! suspirou ela, não da pé: nossas formas não se assemelham.

– pois sim, voltava o quadrado, os extemos se completam, os opostos formam um todo, os paradoxos são uma constante no universo e,
bem sabes, até as paralelas se encontram no infinito.

e decompõe-se a circunferência
em lágrimas
redondas
e ovais,
tal a força do falar do quadrado.

– pois bem…

e antes que completasse,
seu olhar de aquiescência
excitou o Don Juan
já subtraído de qualquer raciocínio,
matematicamente excitado.

– … vem, dizia ela, e elevarei teu membro
à potencia máxima, e assim o colocarei entre
parênteses para reduzi-lo a zero
no emaranhado das minhas
cordas,
arcos
e tangentes.

foi tal
e tanta
a paixão do quadrado
que se viu com a diagonal em fúria
numa tentativa heróica
de extravasar o débil limite do vértice.

– atravessa-me com tua diagonal…

a voz rouca da circunferência
era geometricamente tentadora:

– sim, atravessa-me com tua diagonal,
pois meu diâmetro e ela são congruentes.

engano:
congruentes sim, porém
o comprimento dela e o lado dele.

e vendo ele
que o comprimento deitado sobre o diâmetro
concebeu um filho
(que ela chamou de Pi)
berrou-lhe na redonda cara:

– hermafrodita!

e a circunferência,
vendo que seu jogo fora descoberto,
que sua tentativa de arranjar um pai para o monstrinho
ia de agua baixo,
suspirou chorosa:

– pois se a ordem dos fatores
não altera o produto,
pouco importa
que seja meu comprimento
ou tua diagonal
o pai deste irracional
que, ao contrario das outras crianças,
nasce, cresce e não morre.

mas o quadrado
enganado,
esverdeado,
cobriu a quadratura do rosto
e se bipartiu
e depois
se decompôs
em oito triângulos equiláteros

e assim foi
seguidamente
ate que lá no infinito
só restassem os seus
pontos.

A PALAVRA DO EDITOR

LIGEIRINHO, LIGEIRINHO

Sexta-feira, 30 de maio.

Logo, logo, estaremos nas festas de final de ano.

O tempo é mesmo vapt-vupt: passa ligeirinho.

Esta gazeta escrota fecha o mês de maio com tudo em ordem e em dia.

O competente técnico Bartolomeu Silva, cuja empresa nos dá assistência técnica, já recebeu seu pagamento.

E Chupicleide, secretária de redação, está relinchando de alegria com o salário depositado em sua conta.

A safadinha disse que hoje vai encher a cara no final do expediente.

Isso só pra me fazer inveja, que estou há anos em abstinência compulsória!

– Um xêro pra todos vocês, meus queridos!

Gratíssimo pelas generosas doações feitas nos últimos dias pelos leitores desta gazeta escrota. 

Um grande abraço para os fubânicos Áurea Regina, Maria de Fátima Pereira, Nezilma Batista, João Matias dos Reis, Rubens Lucena, Joana Santigo, Arnaldo Duque Farias, Marluce Quintas e Vanderlei Zanetti.

Um excelente final de semana para toda a comunidade fubânica!!!

E para embelezar a nossa sexta-feira, vamos fechar a postagem com a valsa Contos dos Bosques de Viena, uma comovente homenagem de Johann Strauss II à sua belíssima cidade natal.

A PALAVRA DO EDITOR

ENTREVISTA

Meu querido amigo José Paulo Cavalcanti, Imortal da Academia Brasileira de Letras e colunista deste JBF, deu uma entrevista ao jornalista pernambucano João Alberto, publicada ontem.

Tem várias revelações curiosas e interessantes.

Para ler na íntegra, clique na imagem abaixo, que é ilustrativa da matéria.

Garanto que vocês vão gostar!

A PALAVRA DO EDITOR

A PALAVRA DO EDITOR

FORA DO AR

Hoje, a partir das 9 da manhã, vai faltar energia elétrica aqui no meu edifício até o meio da tarde.

Isso por conta de um serviço de manutenção que será feito na rede.

De modo que esta gazeta escrota levará algum tempo pra voltar a ser atualizada.

Não se desesperam, não entrem em crise de abstinência: tenham calma e paciência.

Tomem um calmante e aguardem.

A maior parte da edição de hoje já está no ar.

Uma excelente quinta-feira para essa magnífica patota fubânica!!!