A PALAVRA DO EDITOR

CONCURSO

Tambaba é uma praia brasileira situada no município de Conde, litoral sul da Paraíba.

Uma praia de nudismo.

Me disseram que vai ser realizado concurso para o cargo de Segurador de Cavalo.

Faça logo sua inscrição!

Imagem

A PALAVRA DO EDITOR

PEDIDO ATENDIDO

Recebi ontem mensagem de uma leitora mineira pedindo o link de uma postagem.

Uma postagem feita aqui no JBF em março de 2020.

Mandei pra ela.

E vou aproveitar pra republicar hoje.

É esta que está a seguir.

Abraços e uma excelente semana para a comunidade fubânica!!!

* * *

UMA MÚSICA INTRIGANTE

Em sua última postagem, intitulada “Uma Carta de Peraí“, o colunista fubânico Jessier Quirino conta de uma lembrança forte de sua infância.

A história de uma música, intitulada Mensagem, composta por Aldo Cabral e Cícero Nunes, que fala de uma carta. 

Uma carta que a destinatária não chega a abrir e, por conta disto, não toma conhecimento do teor da missiva.

Jessier fala sobre a curiosidade que tem, desde os tempos de infância, a respeito do que estava escrito na danada da carta, a ponto de chegar a compor um poema sobre o assunto, intitulado Uma Carta de Peraí.

Poema que está publicado num dos seus livros.

E este assunto me toca bem fundo, pois eu também trago esta mesma curiosidade desde os tempos de infância, quando me emocionei ao ver, pela primeira vez, Isaurinha Garcia cantando. Foi num filme nacional, um musical da Atlântida, que assisti no Cine Apolo, lá em Palmares.

Compartilho com os leitores fubânicos esta tocante composição, gravada em 1955, na doce e suavíssima voz de Isaurinha Garcia (1923-1993), uma talentosa paulistana.

Vou ouvir junto com vocês e vou passar o resto do dia pensando que danado poderia estar escrito nesta carta…

A PALAVRA DO EDITOR

PURA FILOSOFIA

Hoje cedo eu se alembrei-se-me do meu saudoso amigo Otacílio, grande filósofo popular palmarense.

E dois pensamentos dele me vieram à lembrança:

1) “É importante ressaltar que a palavra “paulatino” nada tem a ver com o macho sul-americano.”

2) “Nosso idioma é muito rico e cheio de recursos. Basta trocarmos a posição de duas sílabas pra criarmos novas palavras: Carregando e Recagando.”

A PALAVRA DO EDITOR

A PALAVRA DO EDITOR

SAUDADES DE ORLANDO TEJO

Meu querido e saudoso amigo Orlando Tejo, autor do clássico Zé Limeira, O Poeta do Absurdo e que encantou-se em julho de 2018, era um sujeito de uma genialidade e de um talento fantásticos.

Ele compôs uma música intitulada Indo e Voltando, um samba em homenagem a Noel Rosa.

Isto mesmo: um ícone da cultura nordestina fazendo samba para uma lenda da cultura carioca.

A particularidade genial da letra desta composição é a seguinte: você lê cada verso de cima pra baixo, e em seguida, de baixo pra cima, linha por linha, que faz sentido do mesmo jeito.

A letra está transcrita a seguir pra que vocês comprovem isto:

INDO E VOLTANDO – De Orlando Tejo

Se eu quiser fazer um samba
É só evocar Noel
Batendo papo de bamba
Com o luar de Vila Isabel
A melodia descamba
No peito do menestrel

Como se sambista fosse
As rimas encho de som
A cadência a viola trouxe
Não precisa de outro tom
Só quero uma flauta doce
Para o samba sair bom

O samba é pombo-correio
Quando as suas asas solta
Transmitindo no passeio
A mensagem sem revolta
Se ele volta é porque veio
Se ele veio é porque volta

Se o samba é indo e voltando
E a gente faz batucada
O coração vai marcando
A rima cadenciada
E até surdo sai sambando
Se a luz faz emboscada

O vídeo a seguir, gravado nos anos 80, foi feito durante um encontro de amigos, uma farra na churrasqueira da minha casa, quando eu morava em Brasília.

Neste vídeo o próprio Orlando Tejo aparece cantando um verso desta sua música.

Quanta falta você faz, seu cabra arretado!

A PALAVRA DO EDITOR

FIM DE MÊS !!!

Termina hoje o mês de junho.

Último dia do primeiro semestre de 2025.

Vapt vupt. Ligeirinho, ligeirinho.

Daqui mais uns meses começam os festejos de final de ano e iremos comemorar a chegada de 2026, que promete ser um ano muito movimentado.

Por conta dos nossos generosos leitores, fechamos este mês de junho com tudo em dia e em ordem, mantendo esta gazeta escrota nos ares com a competente assessoria técnica da empresa Bartolomeu Silva.

Gratíssimo pela força de todos vocês que nos dão audiência e fazem do JBF uma página muito lida, bem frequentada e com excelente participação do viciados fubânicos através dos seus comentários.

E para embelezar nossa segunda-feira, vamos fechar a potagem com uma gostosa roda de choro.

Uma excelente semana para toda a patota fubânica!!!

A PALAVRA DO EDITOR

A PALAVRA DO EDITOR

CHEGOU O MÊS DO SÃO JOÃO!!

Neste bonito sábado, dia 21 de junho, uma especial saudação para os nossos queridos leitores, junto com os votos de um excelente final de semana!

E um agradecimento para os fubânicos que generosamente fazem suas doações, através do Pix bestânico ( pix.jornalbf@gmail.com ), nos ajudando a manter esta gazeta escrota nos ares, com a competente assessoria técnica da empresa Bartolomeu Silva.

Além de pagar o salário da secretária de redação, a inxirida Chupicleide!!!

“Um xêro pra todos vocês, meus queridos!!!”

Estamos no mês de São João e o nordeste já está pegando fogo, com muita animação e alegria.

Artistas e conjuntos de forró pé-de-serra estão com as agendas lotadas.

É antológica a disputa entre as cidades de Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, na disputa do título de “O Melhor São João do Mundo”!!!

E já que falei em Caruaru, denominada a Capital do Forró, vou fechar a postagem com um vídeo excelente, uma obra-prima da música nordestina, a composição A Feira de Caruaru, da autoria de Onildo Almeida.

Uma música que foi gravada nos anos 50 por Luiz Gonzaga.

No vídeo aparecerem vários grandes nomes daqui da Nação Nordestina interpretando esta magnífica canção.

Entre os quais estão meus queridos amigos Santanna,  Irah Caldeira e Maciel Melo.

Um  detalhe especial: no vídeo um dos interprétes é o autor da música, o lendário Onildo Almeida que, em agosto próximo, completará 97 anos de vida bem vivida!

Um detalhe interessante: Onildo Almeida foi entrevistado pelo colunista fubânico Jessier Quirino.

Quem quiser ver esta conversa arretada, basta clicar aqui.

E vamos iluminar e alegrar o nosso sábado!

A PALAVRA DO EDITOR

UM LAUTO ALMOÇO

Domingo passado fui passar o dia em Palmares, minha querida terra de nascença, que fica a 121 quilômetros de distância aqui do Recife.

Matar as saudades e rever a paisagem onde está ambientada toda minha obra.

Meu querido amigo Walter Portela juntou uma boa patota, ajeitou tudo e fomos almoçar no restaurante Nordestão, um recanto que está sempre cheio de fregueses, de propriedade do competente empresário José Alberto Prado.

Este Editor ao lado do proprietário José Alberto Prado

Esta foto aí de cima foi publicada na página do restaurante na Internet.

Pois teve um momento durante o almoço em que a música ao vivo foi interrompida e o artista, o talentoso músico e cantor Boni, anunciou minha presença no recinto e pediu uma salva de palmas pra esse cabra inxirido.

Recebi com muita alegria a homenagem. Francamente, fiquei comovido mesmo.

A página do restaurante postou foto com uma legenda, onde apareço ao lado de alguns dos amigos. Esta que está aí embaixo.

Tô publicando só pra se amostrar-se-me!!!

Clique aqui e entre na página deste magnífico recanto palmarense.

Veja que lugar arretado!

Gratíssimo à direção do Nordestão por esta homenagem que tocou fundo no meu coração!!!

A PALAVRA DO EDITOR

NA MINHA TERRA QUERIDA

Hoje vai ser um domingo diferente.

Vou sair de manhã daqui do Recife e viajar pra Palmares.

Aline dirigindo e eu só espiando a beleza da Zona da Mata Sul pernambucana.

Irei matar as saudades da minha querida terra, daquele recanto de mundo que foi meu berço e que me deu inspiração para criar toda minha obra.

Rever os amigos e aquela paisagem que não sai da minha lembrança.

A patota já está esperando pra gente fazer fuxico!!

Almoço por lá e volto de tarde.

Um excelente domingo pra todos vocês da comunidade fubânica!!!