DEU NO X

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

SEVERINO SOUTO - SE SOU SERTÃO

DEU NO JORNAL

TEM GOSTO PRA TUDO NESSE MUNDO

Dados da pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) confirmam 18 meses consecutivos em que a rejeição dos brasileiros a Lula (PT) e a seu governo é maior que a aprovação.

Em janeiro de 2025, quando pela primeira vez esse instituto de pesquisas registrou rejeição de Lula maior que a aprovação, isso foi registrado como “fato inédito” naqueles dois primeiros anos do terceiro governo do petista.

Em maio de 2025, a rejeição subiu em flecha e chegou a atingir os 57%.

Desde meados de 2025, a rejeição a Lula oscila entre os 48% apontados pelo levantamento desta semana e 53% apurados há um ano.

Em maio de 2026, a rejeição ao governo Lula era de 49%. Segundo manchetes amigas, a imagem de Lula supostamente “melhorou”.

Este ano, a aprovação de Lula se manteve apenas entre 43% e 47%. A rejeição, sempre maior, ficou entre 48% e 52%.

* * *

Pelo que tá escrito nessa nota aí de cima, ainda tem gente que aprova o gunverno banânico.

Mais de 40%.

Como dizia Seu Luiz, meu saudoso pai e filósofo sertanejo, gente besta e mato é o que mais tem nesse mundo.

Ele tava certíssimo…

ALEXANDRE GARCIA

COMO O BRASIL SABOTA SEU AGRONEGÓCIO

agronegócio rio grande do sul

Lavoura de milho no Rio Grande do Sul

Nós sabemos que Lula gosta do MST e não gosta do agronegócio, até já chamou os produtores de fascistas. Pois o agro está passando por apertos, um atrás do outro. Houve uma reunião com o presidente do Senado nesta quarta-feira, com lideranças políticas do Rio Grande do Sul, como os deputados Osmar Terra e Zucco. A dívida dos agricultores gaúchos, principalmente por causa da enchente e dos juros altos, está em R$ 70 bilhões!

O deputado Alceu Moreira estava falando na Comissão de Agricultura, se não me engano, e estava se queixando dos ambientalistas. Os concorrentes do agro brasileiro agradecem os serviços prestados pelos ambientalistas, que atrapalham tudo. Querem fazer hidrovia? Não, não pode. A Ferronorte trisca uma reserva indígena? Não, não pode. Está cheio de ferrovia enferrujando pelo país, mas ela é essencial. Estava ouvindo o depoimento de um português que queria ir para a Suíça, e estava na fronteira da Espanha com a França. Ele viu um caminhão português e perguntou ao seu conterrâneo caminhoneiro para onde ele ia. “Vou para Moscou levando carga”, ele respondeu. O primeiro perguntou que estrada ele usava, e vejam a resposta: “Não uso estrada. Eu ponho meu caminhão em cima do trem”. Nós praticamente não temos trem. Somos um país-continente, do tamanho da Europa, e, além de não termos trem, dificultamos ao máximo a instalação de ferrovias. Nós já tivemos mais trilhos que rodovias, mas isso se inverteu. A rodovia encarece o produto que está sendo escoado.

Alceu Moreira continuou listando os problemas. Não temos armazenamento, por exemplo. Segundo ele, temos 26% da safra com potencial de ser armazenada nas fazendas; deveria ser o dobro. O produto fica em cima do caminhão, ou dentro de um navio esperando o preço. Mas o preço cai porque, se não vender, tem de jogar fora o grão. Estamos à mercê dos nossos compradores internacionais. Temos o caso do javali. O produtor precisa caçar, mas não pode, tem de conservar o bicho – até sermos todos mortos por ele, que está destruindo florestas, as aves do Pampa que fazem o ninho no chão, destroem tudo o que encontram. Há risco de febre aftosa, de peste suína. O deputado diz que não há como produzir com juros de 15%, com spread de 6%.

Vejam, então, como está a situação do agro, que é o que dá certo neste país. Somos masoquistas. Os governos brasileiros deveriam fazer de tudo para estimular o agro. Nós poderíamos ser o superceleiro de comida do mundo. Do território nacional de 8,5 milhões de km², só usamos uns 8% para a agricultura, talvez 20% para o gado. É mínimo. Só de áreas indígenas, para comparar, são 15%. E mesmo assim ainda temos potencial para alimentar quase 2 bilhões de pessoas.

* * *

A irmã de Cristiano Ronaldo que mora no Rio Grande do Sul

Falando em Rio Grande do Sul, descobri que uma irmã de Cristiano Ronaldo mora em Gramado. Ela fez algumas publicações, e os jornais disseram que ela vai aos Estados Unidos para ver a última Copa do irmão. Ela é casada com um gaúcho, parece que é dona de uma marca de confecções, foi cantora, chama-se Kátia – até achei estranho ser com K, tendo nascido em Portugal. Ela e o marido têm três filhos, e um deles já está jogando em um time de Guimarães, no norte de Portugal, pertinho da Espanha. O irmão dela, Cristiano Ronaldo, nasceu na Ilha da Madeira, e é meio vizinho meu em Portugal, porque ele mora de um lado do Parque Eduardo VII, em Lisboa, e eu moro do outro. Provavelmente ele mora em um tríplex, porque gente rica como ele mora em tríplex…

DEU NO JORNAL

PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA

VENDO-A SORRIR – Guerra Junqueiro

A minha filha

Filha, quando sorris, iluminas a casa
Dum celeste esplendor.
A alegria é na infância o que na ave é asa
E perfume na flor.

Ó doirada alegria, ó virgindade santa
Do sorriso infantil!
Quando o teu lábio ri, filha, a minha alma canta
Todo o poema de Abril.

Ao ver esse sorriso, ó filha, se concentro
Em ti o meu olhar,
Engolfa-se-me o céu azul pela alma dentro
Com pombas a voar.

Sou o Sol que agoniza, e tu, meu anjo loiro,
És o Sol que se eleva.
Inunda-me de luz, sorri, polvilha de oiro
O meu manto de treva!

Abílio Manuel Guerra Junqueiro, Portugal, (1850-1923)

DEU NO X

JESSIER QUIRINO - DE CUMPADE PRA CUMPADE

DEU NO JORNAL