DEU NO X

NO BRASIL O CRIME COMPENSA

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

FLÁVIO FERREIRA – SÃO PAULO-SP

Prezado Berto

Gostaria de sua ajuda para esclarecer uma questão que me causou preocupação.

Recentemente ouvi dizer que, neste ano, em alguns estados do Nordeste, ramais dos canais de transposição do São Francisco que o Presidente Bolsonaro inaugurou, foram literalmente fechados com entulho, bem como as bombas das estações foram desligadas, impedindo a circulação de água para vários municípios. De outro lado, carros-pipa voltaram a circular.

Isso está ocorrendo mesmo? Você chegou a receber imagens desta interdição do fluxo de água para os municípios necessitados e do retorno dos carros-pipa? Pode publicar?

Sabemos que sem água circulando nos canais, o concreto começa a se deteriorar e rachar, o que, no futuro, vai exigir gastos significativos para custear as obras de manutenção.

Desperdício de dinheiro público!

Caso isso esteja acontecendo de fato, você sabe se o Ministério Público está ciente e tomando providências? Há alguma investigação no Tribunal de Contas?

Será que vão reabrir os canais de transposição em 2024, que é ano de eleição? Isso não seria abuso de poder econômico? Neste caso, passível de caracterização de crime eleitoral? O que você acha?

R. Meu caro, até o tanto que me lembro, este assunto que você levantou foi tema de várias postagens que vi nas redes sociais.

Muitas mesmo!

Como estou atolado até o gogó neste perído pré-natalino, a ajuda que você me pediu pra esclarecer a questão, eu vou transferir pros nossos leitores.

Aqui neste gazeta o que não falta é gente bem informada e capaz de excelentes análises pra nos esclarecer as coisas.

Tenho certeza que as dúvidas que você levantou serão esclarecidas.

Aguardemos.

Grato pela audiência e disponha sempre deste espaço!

DEU NO X

DEU NO X

ALEXANDRE GARCIA

OS PRINCIPAIS INTERESSADOS NÃO FORAM OUVIDOS SOBRE MISTURA DE BIODIESEL

A partir de março de 2024, diesel deverá ter adição de 14% de biodiesel.

A partir de março de 2024, diesel deverá ter adição de 14% de biodiesel

O Conselho Nacional de Política Energética não perguntou para ninguém, mas por conta própria antecipou em um ano mais bio no diesel, ou seja, mais óleo vegetal e óleo animal no diesel dos motores. Era para ser 13% a partir de março, mas vai ser 14% – hoje é 12%, começou com 9%. Os motoristas de caminhão não gostaram porque isso provoca problemas na bomba injetora, que saem muito caro para consertar.

Além disso, o tal óleo é 18% mais caro que o diesel vindo do petróleo. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás diz que o litro do diesel vai subir no mínimo R$ 0,35 por causa disso. Aqui é uma democracia invertida, que vem de cima para baixo e não de baixo para cima. É bom que saibam, é bom que todos lembremos que o poder emana de baixo, emana do povo e não do Estado.

* * *

Escândalo de irmão pode respingar no governador do Rio
 
Não sei se o governador do Rio de Janeiro está enrolado ou não, mas o fato é que um ministro do Superior Tribunal de Justiça quebrou o sigilo telefônico e bancário do governador Cláudio Castro, porque seu irmão de criação, Vinícius Sarciá Rocha, está enrolado com propina que chega a R$ 70 milhões. Na quarta-feira houve busca e apreensão, por causa de desvios ou propinas em quatro projetos sociais do Rio de Janeiro, e encontraram R$ 128 mil na casa dele. Ele pode não confiar em banco, ainda mais com tantos assaltos no Rio, mas ainda assim R$ 128 mil em casa…

* * *

Deputado que reagiu a assalto e matou bandido é homenageado

Falando em assalto, o deputado Alexandre Leite, do União Brasil, que reagiu a um assalto defendendo a si mesmo e à mulher, matando o assaltante em São Paulo, recebeu uma moção de louvor na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados. Foram só dois votos contrários, porque ele deu um exemplo de autodefesa num ato de bravura. Concordo plenamente com esse louvor ao deputado.

* * *

Brasileiros que estão sendo despejados no Xingu não têm quem os defenda

A agricultura familiar tem ministério, existe ministério de Direitos Humanos, de Assistência Social e Família, das Mulheres, e ainda tem o Incra. E eu não vejo ninguém preocupado com a situação dos brasileiros humildes, pobres, pequenos produtores rurais que foram assentados pelo Incra em 1994, em um território em São Félix do Xingu, e que em 2007 foi transformado em extensão de uma reserva indígena para compensar o que foi coberto pelas águas de uma hidrelétrica. Eles estão sendo expulsos por medida policial e estão desesperados, perdendo tudo. Mas não vejo nada, nem do Ministério de Direitos Humanos, nem da agricultura familiar, nem da grande imprensa. Parece que odeiam o pequeno produtor rural.

* * *

Na Europa, novidades sobre pandemia e imigração

De Portugal, Sérgio Tavares informa que advogados de Portugal, Espanha e Itália entraram no Tribunal de Haia, a Corte Internacional de Justiça, para investigar as agressões aos direitos humanos perpetradas por governos na dita pandemia. É importantíssimo isso. Aliás, a União Europeia enfim chegou a um acordo sobre migração e eu diria o seguinte aos brasileiros que estejam pensando em ir para algum país europeu, principalmente para Portugal: vai haver uma filtragem maior para proteger as fronteiras, vai haver acolhida humana, sim, mas também vai haver devolução de quem não pode continuar ficando lá.

DEU NO X

DEU NO JORNAL

RECIPROCIDADE? SÓ SE FOR PELO BEM DO PAÍS!

Marcel van Hattem

Aeroporto SP-Guarulhos

Exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália volta a vigorar a partir de 10 de janeiro

Dia primeiro de janeiro de 2024, ano novo – e no dia 10 do mesmo mês, grave retrocesso no turismo brasileiro. Desde março de 2019, americanos, australianos, canadenses e japoneses podem entrar no Brasil sem que seja exigido deles visto de curta permanência. A medida beneficiou o Brasil e permitiu que tivéssemos ganhos de receita e de empregos no setor turístico. Em maio deste ano, porém, na esteira das medidas que o PT vem tomando desde sua volta ao Planalto, esta medida benéfica foi revogada com prazo para entrar em vigor na virada do ano e, a partir da virada do ano, o visto voltará a ser cobrado para a entrada de imigrantes dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão

Dificultar a entrada de nacionais desses quatro países com base no princípio da reciprocidade é alinhar o Brasil com Cuba, Venezuela e Bolívia. Em toda América Latina, apenas esses três países exigem a reciprocidade de visto. Nossos vizinhos Uruguai, Argentina, Peru e Colômbia, por exemplo, tratam diferentemente os entrantes de EUA, Canadá, Austrália e Japão por um simples motivo: o princípio da reciprocidade não deve ser aplicado quando gera prejuízo aos seus próprios cidadãos.

Há um fato muito claro, inescapável: infelizmente, as condições sociais e econômicas dos países latino-americanos, incluindo o Brasil, levam a uma busca por melhores oportunidades em países desenvolvidos. Por esse motivo se justifica a exigência de visto nesses casos, apesar de ser um transtorno, para evitar a imigração ilegal. O contrário não se aplica: dificilmente um cidadão de um país desenvolvido virá para o Brasil viver de forma ilegal. Antes, trará divisas em moeda forte para gastar nas suas atividades turísticas, incrementando a renda e gerando empregos para brasileiros.

Caso os estrangeiros mais abastados sejam embaraçados com um dispendioso e burocrático visto para aportarem ou pousarem no Brasil, a consequência é previsível: será mais vantajoso buscarem outros destinos para suas férias. O exemplo clássico é o da tríplice fronteira brasileira com Argentina e Paraguai. Ali, será tranquilo para o americano, o canadense, o australiano ou ao japonês, acessar as Cataratas del Iguazú argentinas. Já para frequentarem a hotelaria, a gastronomia e o Parque Nacional na paranaense Foz do Iguaçu, a partir de primeiro de janeiro só com visto, burocracia e taxas para frequentar.

Os funcionários de empresas aéreas e portuárias também são impactados pela medida: as empresas estrangeiras desses quatro países que operam no Brasil têm isenção de visto desde 1995. Alertado até mesmo pelos próprios ministros do seu governo das pastas de Turismo e Portos e Aeroportos sobre o caos que seria instalado em aeroportos poucos dias após a virada do ano, em pleno período de férias, o ministro das Relações Exteriores de Lula, Mauro Vieira, decidiu prorrogar por seis meses a entrada em vigor do decreto, mas apenas para tripulantes.

Por esse motivo, apresentei Projeto de Decreto Legislativo (PDL 140/2023) para sustar a medida do governo em definitivo. Não é possível que continuemos a nos maltratar dessa maneira. É evidente que queremos o melhor tratamento para nossos nacionais que queiram viajar a esses países, mas é responsabilidade dos governantes brasileiros fazer o dever de casa para garantir que nossos cidadãos queiram ficar no Brasil em vez de imigrar ilegalmente. Isso inclui não prejudicar nossa população ainda mais esvaziando os destinos turísticos brasileiros, muitos hoje já menos atrativos e pouco frequentados por conta da pouca segurança e da parca infraestrutura oferecida aos visitantes.

Na última segunda-feira, o requerimento de urgência para o PDL 140/2023 foi aprovado por ampla maioria de 304 favoráveis a 141 contrários. O requerimento foi apresentado pelo deputado Felipe Carreiras (PSB/PE), presidente da Frente Parlamentar do Turismo e integrante da base do governo. A postura de muitos parlamentares aliados ao governo de votarem a favor da urgência demonstra que esse tema não pode ser ideológico, como talvez tenham pensado os proponentes de tal desatino.

Pragmaticamente, o Brasil perde, e muito, quando pretende ser recíproco em um tema que atinge sua própria economia. A expectativa é que, dada a urgência do tema, o mérito do decreto possa ser avaliado ainda nesta quarta-feira na Câmara e no mesmo dia no Senado, revogando de vez tal medida pela força da vontade parlamentar. Ou, então, que o próprio governo decida revogá-lo, dada sua iminente derrota no Congresso. O Brasil não pode se dar ao luxo de perder parte considerável dos poucos turistas que ainda visitam o nosso país, cujo número anual de visitantes é menor do que os que sobem todos os anos a Torre Eiffel em Paris.

PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA

ADEUS, MEUS SONHOS! – Álvares de Azevedo

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!

Misérrimo! Votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto,
E minh’alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.

Que me resta, meu Deus? Morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já não vejo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!

Manuel Antônio Álvares de Azevedo, São Paulo (1831-1852)

DEU NO X

SEVERINO SOUTO - SE SOU SERTÃO