COMENTÁRIO DO LEITOR

JESSIER QUIRINO - DE CUMPADE PRA CUMPADE

DEU NO JORNAL

BERNARDO - AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ALEXANDRE GARCIA

TREN DE ARAGUA JÁ ESTÁ SE ESPALHANDO PELO BRASIL

tren de aragua

Prisão de Tocorón, na Venezuela, é o local de surgimento da facção Tren de Aragua

O local onde forças dos EUA mataram Niño Guerrero, chefe da fação criminosa venezuelana Tren de Aragua, fica a 88 quilômetros de Pacaraima (RR). Quando eu mencionei esse fato, citando a BBC, que disse que o Tren de Aragua estava presente em seis estados do Brasil, eu citei Roraima como sendo o primeiro deles. Na terça-feira, a Polícia Civil de Roraima realizou uma operação, com 25 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão em Roraima e outros cinco estados: Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Por quê? Porque o Tren de Aragua abastece o Comando Vermelho com armas – inclusive armas ponto 50, que podem ser uma metralhadora antiaérea, uma metralhadora potente que pode furar blindagens. São armas de guerra, que o Tren de Aragua consegue de algum lugar – o armamento do exército venezuelano vem da Rússia ou da China. O Comando Vermelho está bem estabelecido no Amazonas: domina a entrada do principal rio, o Solimões, que depois se torna Rio Amazonas.

Só achei estranhos os baixos valores apreendidos: US$ 50 mil e, como se disse por aí, “carros de luxo no valor de R$ 1 milhão”. Isso é o preço de um único carro de luxo; não sei o que andam considerando hoje como veículo de luxo, mas de fato também apreenderam carros.

* * *

As facções dominam território brasileiro, e Lula ainda fala em soberania

O Tren de Aragua é tratado pelos EUA como terrorista, e a operação que matou Niño Guerrero foi feita com a cooperação do governo venezuelano. Aqui, Lula reclamou que os americanos tenham classificado as facções brasileiras como terroristas, e se recusa a fazer o mesmo. Não sei se ele quer proteger o Comando Vermelho e o PCC. Lula diz que está protegendo a soberania nacional, mas isso é impossível, porque são exatamente o PCC e o CV que atacam a soberania do Estado brasileiro, dominando áreas no Rio de Janeiro ou na Amazônia. Agora, vemos que até uma facção estrangeira já se estabeleceu aqui. Não faz sentido esse argumento da soberania.

* * *

Lula insulta delegados e faz pouco de roubo de celulares

Em vez de atacar os bandidos, Lula prefere falar mal da polícia. Dias atrás, afirmou que, se alguém descobrir que comprou um celular roubado, é melhor devolver nos Correios e não na delegacia, porque não dá para confiar no delegado. Já o governador Tarcísio de Freitas, em São Paulo, pediu desculpas à população que teve seus celulares roubados, dizendo que vai trabalhar para acabar com isso. Vocês que me ouvem sabem do quanto o celular é importante. Outro dia, deixei o carro do lado de fora do Senado, onde ocorria o lançamento do livro do general Villas Bôas, e esqueci o celular dentro do veículo. Quando cheguei ao Senado, pensei: “é melhor que me levem o carro que o celular”. O telefone vale muito mais, porque a nossa vida, todos os registros importantes estão ali dentro. Vejam o valor de um celular, mas nosso presidente da República faz pouco disso.

* * *

Jornalista que discutiu com Carla Zambelli no caso da arma faz vaquinha e paga multa

O jornalista Luan Araújo tinha uma ordem de prisão expedida contra ele, porque não havia pago a multa que devia por difamação contra Carla Zambelli, em um texto que ele publicou no Diário do Centro do Mundo. Araújo foi aquele que discutiu com Carla Zambelli na véspera da eleição; ela disse que ele a ofendeu e ameaçou, Carla foi atrás dele com a pistola na mão, e foi até condenada por isso. Araújo acabou se sentindo dono do mundo e difamou Carla Zambelli na sua coluna; o advogado dela entrou com processo contra o jornalista; ele foi condenado a uma multa, que não pagou. O juiz, então, determinou a prisão dele, mas ele fez uma vaquinha e conseguiu pagar.

DEU NO X

PROMOÇÕES E EVENTOS

LIVRO DO COLUNISTA FUBÂNICO XICO BIZERRA

Dia desses andei relendo esse livrinho e me encantei, de novo. 30 conversas interessantes com gente do Nordeste, tipo Dom Hélder, Manoel Bandeira, Luiz Gonzaga, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro, Sivuca, dentre outros.

Como se não bastasse tem prefácio e apresentações de Dr. José Paulo Cavalcanti Filho, Maciel Melo, Luiz Berto e Paulo Rocha.

Gostei e recomendo.

É só pedir pelo imeio xicobizerra@gmail.com – que eu entrego em todo o Brasil.

E custa só R$ 46,00, frete incluso.

DEU NO X

DEU NO JORNAL

BAGUNÇA IN ENGLISH

Não tem nada de “química” a relação do governo Lula com os EUA.

Na cúpula do G7, Donald Trump afirmou que se encontrou com o petista, mas ressaltou que a relação com o Brasil é uma “bagunça”.

* * *

Fiquei curioso…

Como é que é “bagunça” em inglês?

Algum leitor desta gazeta sabe qual foi a palavra que o Trump pronunciou?

Fico no aguardo.

DEU NO X