Tanta turbulência.
Pare. Respire fundo. Feche os olhos.
Comungue.
Um ótimo domingo de paz.
“PÍRULA”.
E a canja se diz formada em sociologia.
Pobre vernáculo.
Que casal “merdavilhoso”.
JÁNJA
BRÉGA
CAFONA
E SUA MAIS NOVA
PÉROLAA “PIRULA”😂😂😂
⤵️⤵️⤵️ pic.twitter.com/KNCpuP7OMX— Rê-🇧🇷🇺🇸#TeamFabi💕 (@RenataDerib) May 20, 2026
Boa tarde, Luiz
Aqui Fabiola Ietto – PR da Cia Müller de Bebidas. Entro em contato para enviar nota de esclarecimento sobre o suposto acidente.
Trata-se de Fake News e Manipulação com o uso da Inteligência Artificial, como segue.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Cia. Müller de Bebidas esclarece que a publicação que circula nas redes sociais sobre um suposto tombamento de caminhão da empresa em Sergipe é falsa e contém imagens manipuladas por Inteligência Artificial.
A companhia informa que os veículos responsáveis pelo transporte de seus produtos não possuem adesivação, identificação visual, logomarca da Cia. Müller de Bebidas ou da marca 51 em suas carrocerias. Portanto, o caminhão exibido no vídeo não pertence à operação logística da empresa.
A Cia. Müller reforça seu compromisso com a transparência e repudia a disseminação de conteúdos falsos, que podem gerar desinformação e confundir consumidores, parceiros e a opinião pública.
R. A mensagem acima se refere a uma postagem feita aqui no JBF no último dia 16, sábado passado.
O material da postagem estava publicado no X. Apenas transcrevemos aqui.
Está dado o devido esclarecimento e a postagem já foi retirada do ar.
Desejo muito suceso.
Fique inteiramente à vontade para fazer divulgações da Cia. Müller de Bebidas em nossa página, Sra. Fabiola.
Um texto de Evaldo Peral Rengel:
A NATUREZA FOI AGREDIDA… E REAGIU
Em abril/2026 estive a lazer no município de Barretos-SP, à beira do Rio Grande, na divisa com Frutal-MG. Nesse ponto o rio é represado pela Hidrelétrica de Marimbondo (uns 70 km abaixo) e apresenta vários ribeirões e córregos afluentes de grande volume e largura, quando originalmente eram pequenos cursos d’água.
Nessa ocasião o nível estava alto, próximo do máximo, tanto que semanas antes as comportas foram abertas. Mas esse lago é conhecido por variar muito de nível em razão de ser uma “Hidrelétrica de Contenção”, já concebida para armazenar água e servir às demais Usinas a jusante.
Marimbondo foi inaugurada no início dos anos 1970 e pode-se dizer que a Natureza ali pré-existente foi muito alterada e há muito tempo. Não se está em fase de adaptação à nova realidade, que já se tornou “velha” e consolidada.
Existem por ali centenas de “Ranchos” (construções de lazer voltadas à pesca e ao descanso à beira rio/lago), em verdade milhares se computarmos toda a extensão do Rio Grande no trecho que faz divisa SP/MG. Também milhares de pescadores amadores e uma boa parte de profissionais também. Milhares de canoas … etc.
A grande maioria pesca, amadoristicamente, com o intuito de consumir localmente. E NÃO FALTA PEIXE para ninguém. E olhem que na soma acaba sendo muito peixe, o ano todo, sem sinais de esgotamento.
Relatos de loucuras de pescadores 70 anos atrás, na própria Cachoeira de Marimbondo (que foi inundada pela Usina), pegando peixes enormes facilmente, todos de espécies nativas, são verdadeiros, mas não voltam mais. Atualmente o perfil de pesca é diferente, com participação expressiva de espécies exóticas (de outras bacias brasileiras e mesmo do exterior) e, seguramente, o volume pescado total deve ser dezenas de vezes superior ao do passado, basicamente porque tem muito mais gente pescando e não falta peixe.
Por um mesmo indivíduo, é provável que não ouçamos mais relatos do passado de quantidade pescada, mas no geral/soma é tremendamente maior. E se pega peixe o ano todo, já que as espécies não nativas são liberadas mesmo durante a Piracema.
Inúmeros fatores explicam o fato, como maior área e volume de água, maior suprimento de nutrientes para alimentar o sistema etc. Entretanto, para resumir, a Natureza reagiu, ainda que alterada.
Não é viável sonharmos em resgatar a paisagem que era em 1500, quando os Portugueses aqui pisaram. Não é possível ter volta. Porém é possível e desejável que compreendamos a “nova” situação e lidemos com ela da forma mais racional, científica e amorosa, legando às futuras gerações o que sobrou e melhorando até o que herdamos.
Ao invés de ficarmos discutindo os efeitos deletérios das Hidrelétricas, devemos entendê-los e melhorar o que pudermos. Exemplos: quase não se fez escadas para peixes (e está em tempo de fazer), as matas ciliares precisam ser melhoradas dentro do cenário legal já existente, apurar mais a fiscalização de não poluição dos afluentes (esgotos urbanos, rurais, químicos etc); além da fiscalização geral.
Sem o melhor manejo, a Natureza da região já respondeu muito, imaginem se melhorarmos tudo. Certamente, esse exemplo citado, de Barretos-SP, serve para várias regiões do Brasil e, mormente, para refletirmos e termos uma mentalidade mais pragmática e menos ideológica. Temos ciência e inteligência para tal missão.
Evaldo Peral Rengel, Eng. Agrônomo, Paulistano de nascimento e criação, radicado na cidade de Palmeiras de Goiás-GO há 40 anos e, portanto, Goiano de coração.
E o “Bolsomaster”, não iria derrubar Flávio Bolsonaro?
Zema tentou embarcar de paladino da moralidade logo no primeiro instante em que o tal vídeo apareceu. Quebrou a cara a ponto de o próprio NOVO (PR e SC) o desautorizar.
O Menino Bezerro de Ouro não atacou, mas também não defendeu; disse que – Flávio tem que dar suas explicações, afinal à mulher de César não basta ser honesta e blá, blá, blá.
Os “Isentistas” acompanharam a toada e cravaram; – agora é Tarcísio e Michelle, ops, Zema e Michelle, ops, Teresa Cristina e Michele. Perceberam o padrão?
O PT ficou na moita; – deixa sangrar, devem ter pensado. Estão ligado demais ao Master para sair atirando, afinal pedir uma CPMI iria dar ruim.
O que ninguém contava é que as Tias e Tios do Zap (e o Vô aqui) pegariam Flávio no colo. Com todos os seus defeitos, Flávio ainda é infinitamente melhor que todas as opções que colocam.
Flávio não caiu, este entrevero foi bom para depurar o joio do trigo e vamos em frente.
Bom dia, nobres confrades!
Essa é a resenha:
Trump não sabe falar chinês e o Xi não sabe falar inglês.
E Lula não sabe falar Português.
Vejam a cara do Trump.
Essa é a resenha, Trump não sabe falar chinês e o Xi não sabe falar inglês, e Lula nem Português
A cara do Trump pic.twitter.com/FgU9oQ0a5y
— Pavão Misterious (@misteriouspavao) May 15, 2026