SEVERINO SOUTO - SE SOU SERTÃO

DEU NO JORNAL

SEM VERGONHA NO FOCINHO

Ex-juiz da Lava Jato, o senador Sergio Moro achou graça do codinome “Italiano” nas planilhas de propina do escândalo do INSS, repeteco em relação do escândalo da Odebrecht:

“Falta criatividade e vergonha na cara nos esquemas de corrupção criados nos Governos do Lula/PT”.

* * *

Gostei do plural: “esquemas” de corrupção.

Isso mesmo: são muitos.

Diversos, inúmeros, vários.

Sua incelença, o sinhô senadô, apenas falou o óbvio.

Falta de vergonha na cara é um traço bem característico do bando que comanda este maltratado país nos dias atuais.

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

DEU NO JORNAL

BI, BI, BI

O governo Lula (PT) conseguiu bater mais um recorde de gastos em 2025: a administração petista pagou, apenas no mês de outubro, R$ 6,8 bilhões em emendas parlamentares, segundo dados do Tesouro Nacional.

É o maior valor distribuído pelo governo, este ano, para pagar emendas individuais e de bancada do Congresso.

No total, Lula e cia. já pagaram R$ 22,3 bilhões em emendas, apenas entre janeiro e outubro.

Em relação a setembro (R$ 5,15 bilhões), o valor de emendas parlamentares paga pelo governo Lula em outubro cresceu 32%.

* * *

É bi que só a peste!

Dá um orgulho danado a gente saber que o nosso Brasil está sob o comando de um gunverno que vive batendo recordes.

Recordes de gastos, conforme diz a nota aí de cima.

Aguardem: ano que vem tem mais.

PEDRO MALTA - A HORA DA POESIA

MENTIRAS – Florbela Espanca

Tu julgas que eu não sei que tu me mentes
Quando o teu doce olhar pousa no meu?
Pois julgas que eu não sei o que tu sentes?
Qual a imagem que alberga o peito meu?

Ai, se o sei, meu amor! Em bem distingo
O bom sonho da feroz realidade…
Não palpita d´amor, um coração
Que anda vogando em ondas de saudade!

Embora mintas bem, não te acredito;
Perpassa nos teus olhos desleais
O gelo do teu peito de granito…

Mas finjo-me enganada, meu encanto,
Que um engano feliz vale bem mais
Que um desengano que nos custa tanto!

Florbela Espanca, Portugal (1894-1930)

DEU NO X

DEU NO JORNAL

UMA CPMI QUE JÁ NÃO TEM MAIS COMO ACABAR EM PIZZA

Marcel van Hattem

Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS preso pela PF, com o presidente Lula.

Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS preso pela PF, com o presidente Lula

Para quem achava que a CPMI do INSS acabaria em pizza, grande engano! A operação policial deflagrada com nove ordens de prisão e outras tantas de busca e apreensão por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça comprovou que as investigações, tanto da Polícia Federal como do Congresso Nacional, estão dando resultado. E, no caso das ações desta semana, é importante lembrar: trata-se apenas da parte do escândalo que cabe à CONAFER, entidade responsável por cerca de R$ 700 milhões do escândalo de mais de R$ 6 bilhões já mapeados somente nos descontos associativos não autorizados.

A investigação da CPMI tem exposto ao público uma teia de relacionamentos promíscuos entre servidores públicos concursados, lobistas e dirigentes sindicais – todos sem o menor constrangimento em envolver familiares no mega esquema de lavagem de dinheiro. Os descontos feitos no contracheque de aposentados, sem suas autorizações, que supostamente reverteriam em benefícios como auxílio-saúde ou auxílio-funeral aos segurados do INSS, nada mais eram do que dinheiro desviado diretamente para empresas de fachada que funcionavam como lavanderias de ativos para serem depois embolsados pelos membros dessa poderosa quadrilha.

Relógios de luxo, joias, vinhos caros, carros importados, mansões: a ocultação do patrimônio mal havido já vem sendo revelada em matérias jornalísticas e pela própria CPMI há meses. O que começa a aparecer agora com a nova fase dos trabalhos de investigação, com mais clareza, é a engrenagem política que permitiu que a roubalheira durasse tanto tempo e fosse tão monstruosa apesar dos inúmeros alertas feitos por órgãos de controle como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

A tornozeleira eletrônica imposta em José Carlos Oliveira, ex-ministro do governo Bolsonaro, e a prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS de Luiz Inácio Lula da Silva, ambos por recebimento de propina, demonstram que a corrupção dentro do INSS alcança todos os governos – inclusive muitos anteriores. Por outro lado, percebe-se que, pelo volume do dinheiro roubado nesses últimos dois anos sob Lula na presidência, inequivocamente há governos em que a corrupção no seu seio é mais difícil e há outros governos em que a roubalheira passa a ser desenfreada.

Ainda durante o período eleitoral de 2022 e mais especialmente logo após a eleição de Lula, foram criadas empresas de fachada e entidades picaretas em profusão. Os mecanismos de controle interno foram completamente afrouxados. Decretos desrespeitados e instruções normativas editadas para facilitar o roubo. Até acordos de implementação de fiscalização com entidades e sindicatos corruptos foram feitos pelo INSS de Stefanutto, Lupi e Lula não para garantir o fim da gatunagem, mas como instrumentos para ampliá-la. É um acinte inegável!

Aparecem, agora, também, nomes de parlamentares dispostos a oferecer proteção aos ladrões dos aposentados e outras autoridades de alto escalão começam a aparecer nas investigações. Felizmente, o intuito que tinham de evitar a CPMI do INSS naufragou, apesar de terem conseguido atrasar sua instalação por meses. Perderam, porém, o comando da Comissão para a oposição ao governo Lula, que está empenhada em investigar, com o senador Carlos Viana (Podemos-MG) na presidência e o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) na relatoria, e viram a relatoria do caso no STF ficar nas mãos do ministro André Mendonça.

Ainda bem: se dependesse da base de Lula no Congresso e de Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal, a história certamente seria bem outra. Ganham os aposentados, perdem os corruptos de plantão.

DEU NO X

RODRIGO CONSTANTINO

FINALMENTE OS ESTADOS UNIDOS PRIORIZAM O SUL

trump testes nucleares

Secretário de defesa dos EUA, Pete Hegseth, ao lado do presidente Donald Trump

Reportagem de John Lucas na Gazeta do Povo resume bem a importante notícia desta quinta: Governo Trump lança operação para eliminar narcotráfico na América Latina. A questão das drogas virou tema central para o governo Trump, pois centenas de milhares de jovens dos Estados Unidos têm tido suas vidas destruídas. A resposta foi declarar guerra aos traficantes do continente:

O secretário da Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou nesta quinta-feira (13) a chamada Operação Southern Spear (Lança do Sul), uma ofensiva militar lançada sob ordem do presidente Donald Trump para combater o narcotráfico e o terrorismo transnacional na América Latina.

Segundo Hegseth, a missão, que será conduzida pelo Comando Sul dos EUA (Southcom), tem como objetivo “defender o território americano, eliminar narcoterroristas do nosso hemisfério e proteger nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo”. O secretário, no entanto, não detalhou como as ofensivas militares serão executadas nem quais países estarão diretamente envolvidos nas operações.

A operação marca uma ampliação das ações militares dos Estados Unidos na região, onde os americanos já mobilizam cerca de 12 mil marinheiros e fuzileiros navais e quase uma dúzia de navios de guerra, incluindo o gigante porta-aviões USS Gerald R. Ford, o mais importante dos EUA, que chegou recentemente ao Caribe para reforçar as operações.

Segundo a Associated Press, a campanha militar dos EUA em curso na América Latina já resultou em pelo menos 19 ataques contra embarcações ligadas ao tráfico de drogas, que deixaram ao menos 76 mortos.

Isso, pelo visto, é só o começo. “O Hemisfério Ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos”, afirmou o secretário Hegseth durante seu anúncio no X. Nicolás Maduro está com seus dias contados, pelo visto. A gestão Trump compreendeu que o Foro de SP vinha espalhando narcoestados pela região, e que a aliança nefasta entre comunismo e tráfico de drogas representa enorme ameaça ao continente.

O Congresso dos Estados Unidos deu uma espécie de carta branca para Trump, que tem tido ampla margem de manobra para ataques cirúrgicos. Mas uma operação militar maior contra o regime de Maduro não está descartada.

No início de outubro, Hegseth anunciou que o Pentágono formou uma nova força-tarefa conjunta antinarcóticos, a fim de “esmagar” os cartéis de drogas no Mar do Caribe. A administração Trump construiu uma presença militar massiva na área, enviando navios de guerra, aviões de combate F-35, aviões espiões e outros meios militares, à medida que aumenta a pressão contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro, a quem caracterizam como um “líder ilegítimo”.

Os EUA adicionaram mais poder de fogo na região esta semana com a chegada do USS Gerald R. Ford, o maior porta-aviões do mundo, e seu grupo de ataque ao Southcom na terça-feira. O porta-aviões, que tem mais de 4.000 marinheiros, transporta aviões de combate F/A-18 Super Hornets e mísseis Tomahawk de longo alcance. Os americanos não estão de brincadeira…

O Ministério da Defesa da Venezuela disse esta semana que cerca de 200.000 soldados foram mobilizados para um exercício de dois dias para se preparar para a ameaça representada pelos militares dos EUA. Entretanto, Maduro adotou um tom desafiador num discurso televisivo na quarta-feira, no qual acusou os EUA de inventarem “uma narrativa bizarra” e a chegada do USS Gerald R Ford à região aumentará as especulações sobre se os EUA tentarão forçar uma mudança de regime.

Todos os latino-americanos que prezam a liberdade esperam que sim, e não aguentam mais de tanta ansiedade. Finalmente os Estados Unidos estão priorizando o sul, e isso pode significar mudanças importantes na região. Alguns países estão conseguindo abandonar o socialismo democraticamente, como Argentina e Bolívia, mas o caso venezuelano é bem mais complicado, pois já virou um narcoestado. Sem a ajuda externa dos militares americanos não haveria esperança para os venezuelanos…

CARLOS EDUARDO SANTOS - CRÔNICAS CHEIAS DE GRAÇA

UM HOMEM DAS FLORES

Foto de Severino Gomes Souto

DESCOBRINDO AMIGOS – Este jornal tem me proporcionado a descoberta de amigos, que passei a considerá-los meus parentes, isto porque as afinidades se tornaram proveitosas e duradouras. Alguns nem são colunistas regulares, todavia, trocamos mensagens constantes via WhatsApp.

LISTA COLUNÁVEL – Da lista constam Peninha (José Eduardo Sanches), Philippe Gusmão, Boaventura Bomfim, José Domingos Brito, etcetera, e coisa e tal.

O colunista fubânico Severino Souto

Severino Gomes Souto, titular da coluna “Se Sou Sertão”, é o amigo da vez.

Todavia, adiante, também faço comentários a respeito de notas que publiquei em reportagens escritas para o site da Cia. Editora de Pernambuco, há 20 anos.

* * *

FOTOS FLORIDAS – Todos os dias na coluna de Bill (como passei a chamálo) aparecem maravilhosas fotografias de flores, frutos e paisagens. Ele está editando um livro bem colorido, que servirá para orientar alunos de escolas públicas de Pernambuco, pois é paradidático. É um projeto ainda, mas vai vingar!

CORAÇÃO FLORIDO – Disse-me Luiza – aquela que floriu seu coração – que muitas vezes, antes que o sol apareça, ele lubrifica as canelas e sai feito um penitente, para procurar flores e paisagens de sua terra.

ALUNOS BENEFICIADOS – E de tanto colher paisagens, reuniu um patrimônio artístico com mais de 1.000 fotografias, que certamente poderão servir de contributo aos alunos de escolas públicas de sua Serra Talhada, pois em todas as imagens a serem publicadas haverá legendas bem didáticas.

TULIPAS HOLANDESAS – E por falar em flores, lembrei-me do tempo em que fui Assessor da Presidência do Clube Internacional, na Gestão de Dr. José Paes de Andrade, quando, em arrojada atitude, ele mandou buscar, da Holanda, três milhares de tulipas, para serem distribuídas com as senhoras presentes; flores que viajaram KLM.

FERNANDO MACHADO – Assim recordando, alguém poderia até pensar que fosse exagero da parte do cronista; mas, meu querido amigo Fernando Machado noticiou, em seu blog: “Há 60 anos, acontecia no Clube Internacional do Recife, a Festa das Tulipas”, promoção da KLM. Vieram três mil tulipas da Holanda.” Nada como boa memória!

IALIS CONCORRENTE – Medicamento vem causando sensação nas “Oropa, França e Bahia”, como diria o amado Jorge. Novo concorrente do Viagra. Permite a ereção até por 36 horas, ficando o “instrumento” com rigidez à prova de bala. Cada cartela com dois comprimidos custa R$ 60,00. As farmácias estão gostando das filas em suas portas.

NEGÓCIO MAIOR – Cidadão de meia idade, preocupado com o fato de ter acertado casamento com moça muito mais nova, foi ao médico desejando procurar algum instrumento ou remédio para ver seu membro viril um pouco maior. Observem que ele desejava ver “negócio” maior! Saiu do médico desolado porque lhe foi recomendado a compra de uma lupa.

MANUSCRITUS MAURITIUS – Mais de 11 mil páginas de manuscritos da era em que Johan Maurits van Nassau Siegen – Maurício de Nassau – escritas em holandês arcaico, revelando o então cotidiano de Pernambuco, estão sendo traduzidos pelo pesquisador José Hygino Duarte Pereira e passarão ao acerto do Museu Iconográfico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

FEIRA FUTURISTA – Há 20 anos em uma feira de novidades tecnológicas em São Paulo, se anunciava um elevador residencial a vácuo. No mesmo local o UNIBANCO oferecia um leitor de íris. Era o Brasil abrindo os olhos para o futuro.

CADEIAS DEFICITÁRIAS – Pernambuco tinha em setembro de 2003, 17 presídios de grande porte, 101 cadeiras e abrigava 122.014 presos. Apenas 10% com função remunerada. Atualmente são 66 unidades físicas, incluindo penitenciárias, mas registra-se um déficit de 12.646 vagas. Haja espaço!

AMARGOS FERIADOS – Deputado federal Eduardo Cunha anunciou projeto que estabelece que todos os feriados religiosos sejam comemorados aos sábados e aponta os prejuízos. Parece até que deseja suprimir a “Lei do Imprensa”, quando dias próximos a essas comemorações, sendo perto de fins de semana, que a turma da malandragem tanto gosta de “enforcar” ou “imprensar”.

SONHA LATORRACA! – Newton Carneiro, Vereador do Grande Recife, aquele das ideias mirabolantes, anunciando que se reeleito, vai instalar três faculdades gratuitas, em Jaboatão dos Guararapes, dispensando o Vestibular. “Sonha Latorraca!” Mas, passados 20 anos, o supremo governante atual copia a ideia “carneirística”, beneficiando a turma do MST. Pensa que a gente não sabe das coisas!

SEGURANÇA MÁXIMA – Consulado de país amigo já invadiu parte de uma calçada na rua Jornalista Gonçalves Maia, no Recife e há poucos dias interditou um pedaço do estaionamento da rua, instalando blocos de “Gelo Baiano”. Pensam mesmo que nosso país é “República de Bananas.”

IDEIA EDIFICANTE – O lixo tóxico será objeto de campanha da Prefeitura. Planeja-se ações para reeducar as pessoas através de lei e multas. Mas haverá compensações para aqueles que tiverem o cuidado de separar baterias alcalinas, peças de celulares e até latas de inseticidas domésticos. Terão direito a créditos no IPTU.

BRAVAS DAMAS – Lembrando que em 1964 as mulheres pernambucanas foram, como as de Tejucupapo, protestar nas ruas contra a desordem social que motivou o “Regime Militar Diferenciado”.,As pernambucanas vão às ruas novamente para pedir o fim da violência que está se banalizando. Portanto, há mais de 20 anos já se previa a desgraceira de hoje. Viva a mulherada!

SIMULADÃO AERONÁUTICO – No simuladão realizado no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, nome justo, mas muito pomposo – tanto que ainda não colou gosto do povo – no passado agosto de 2003 houve instantes dignos de filme de ação.

OBRAS AVISTADAS – Com o simulado Plano de Emergência, o corre-corre no aeroporto foi apavorante, por não ter havido aviso. Com a participação de 400 pessoas representando os “figurantes”, o tal exercício provocou vexames nos “não figurantes”. Vimos outras pessoas correndo para os WCs, com as calças na mão e os fundilhos já obrados. Ou seja: obras em andamento.

CUT PE – O Fórum de Servidores Federais e Municipais de Pernambuco, realiza passeata em defesa da Previdência. Vão azeitar as canelas desde a Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, em “pediatra” até o “Palácio do Campo das Princesas”. Certamente já prevendo, talvez, a “botada” nos contracheques dos idosos, semelhante ao que viria a acontecer com 22 anos de antecedência. Só tendo Bola e Cistal!

TEMPOS PALOCCIANOS – As incertezas na Reforma e a boataria desenfreada sobre a saída de Palocci da “ministração”, deixaram o Mercado tremendo de receio em dias piores.

MALANDRAGEM OFICIALIZADA – O mesmo Presidente-viajante de hoje, declarou em 5 de agosto de 2003, que toleraria as ações dos Movimentos Sociais, dos inquietos Trabalhadores sem Terra, desde que dentro dos limites da legalidade. Como se vê, a malandragem já perdura há mais de 20 anos.