MARCOS MAIRTON - CONTOS, CRÔNICAS E CORDEIS

E AÍ, DOUTOR, DÁ PRA GANHAR A QUESTÃO?

Chegou fevereiro. Em Brasília, com o fim dos recessos parlamentar e judiciário, o Congresso Nacional e os tribunais superiores voltam às suas atividades normais. O ano vai começando “pra valer”.

Mas, não podemos esquecer que “logo alí” é o carnaval. Aliás, em vez de “logo ali”, poderíamos escrever “desde logo”, já que este ano o período momino vai do dia 14 ao dia 17 de fevereiro, oficialmente, mas em muitas partes do Brasil blocos de foliões já ocupam as ruas.

Isso não é uma crítica, mas uma constatação. O Brasil é assim. Nós somos assim. Moraes Moreira, que cantou o Brasil como poucos, já dizia:

Sabendo que a vida ensina
Sina, sina
Sabe do bem e do mal
E o ano só termina
Quando é carnaval!

Outro dia, conversando sobre o assunto com um amigo advogado, ele comentou comigo que uma das grandes surpresas que teve em sua vida profissional aconteceu em uma véspera de carnaval.

Segundo me narrou, naquela sexta-feira à tarde, quando ele já se preparava para deixar o escritório, um cliente chegou, sem avisar antes, querendo falar sobre um processo. Quando o cliente deixou o escritório, já era possível ouvir o som de tambores em algum lugar das redondezas.

Horas depois daquela conversa, em casa, fiquei imaginando a situação, e me veio a inspiração para contar a história aos meus leitores. Não a história verdadeira, narrada por meu amigo, mas aquela que imaginei que poderia ter acontecido.

Foi assim que nasceu o vídeo que compartilho agora, o qual dedico a todos os advogados do Brasil que já tenham ouvido de um cliente a seguinte pergunta: “E aí, doutor, dá pra ganhar a questão?”.

DEU NO JORNAL

LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

PORTO DE ILHÉUS-BA RECEBE NAVIO COM CACAU AFRICANO

Que oportunidade para prejudicar mais uma vez o produtor brasileiro!

Além de forçar a queda do preço com um cacau de baixa qualidade, a imprensa ainda vai elogiar o desempenho do governo, por promover uma Páscoa bem “achocolatada”.

É o trabalho infantil por trás dos ovos de chocolate.

É o desgoverno e sua ânsia em atacar o Agronegócio.

É o chocolate brasileiro deixando de ser chocolate de verdade.

Clique aqui e leia matéria sobre este assunto.

DEU NO JORNAL

QUEDA

Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) lembra que, enquanto a fila de espera do INSS bate recorde, na gestão de Jair Bolsonaro o cenário era o oposto, queda em 2022.

* * *

No governo Bolsonaro tava tudo em queda.

Até mesmo o consumo de aguardente!!!

DEU NO X

DEU NO JORNAL

JUSTIÇA POR ORELHA E POR TODOS

Nikolas Ferreira

Orelha, cão mascote da Praia Brava (Florianópolis), morreu em 5 de janeiro de 2026 após sofrer maus-tratos por adolescentes e precisou ser submetido à eutanásia

O caso recente envolvendo o cachorro Orelha, torturado e morto por um grupo de adolescentes em Florianópolis (SC), é, sem dúvida, de uma crueldade revoltante e covarde. Não há qualquer justificativa possível para um ato tão bárbaro e, conforme eu já disse publicamente, quem é capaz de cometer tamanha atrocidade contra um cachorro demonstra, sim, potencial para repetir esse tipo de conduta contra seres humanos.

Diante disso, chama a atenção a indignação seletiva de setores da esquerda, que agora exigem punições severas e até prisão para os envolvidos, mas que, historicamente, sempre se posicionaram contra a redução da maioridade penal. Quando o crime choca a opinião pública, surgem diversos discursos inflamados e cobranças por justiça exemplar; mas, passado o clamor, volta o velho argumento de que o menor é “vítima da sociedade” e não pode ser responsabilizado como adulto, não importa a brutalidade do ato cometido.

Infelizmente, o caso de Orelha está longe de ser um episódio isolado. O Brasil já assistiu a crimes igualmente bárbaros cometidos por menores de idade. Em 2007, o país ficou estarrecido com o assassinato de João Hélio, de apenas 6 anos, arrastado até a morte durante um latrocínio no Rio de Janeiro, tendo entre os autores um menor.

Em 2015, o médico Jaime Gold foi esfaqueado e morto, também no Rio, em um crime cometido por adolescentes. E talvez o caso mais emblemático seja o de Champinha, que, em 2003, sequestrou, estuprou e assassinou Liana Friedenbach, de 16 anos, em Embu-Guaçu (SP), um crime que chocou o país e gerou intenso debate político à época.

Não é possível exigir punição exemplar em um caso e, ao mesmo tempo, lutar para manter um sistema que garante, na prática, a impunidade em tantos outros.

Se um jovem de 16 anos tem capacidade para votar, escolher seus representantes e influenciar os rumos do país, por qual motivo não teria capacidade para responder criminalmente por atos brutais que comete?

Para os progressistas, menores podem tudo: ter o direito de decidir o que querem ser, usar bloqueadores hormonais, fazer cirurgias de redesignação sexual e assim por diante; mas tudo muda quando se trata de puni-los caso cometam crimes.

Evidentemente, a redução da maioridade penal, sozinha, não resolve todos os problemas da segurança pública. Mas é um passo importante para deixar claro que crimes têm consequências, independentemente da idade. O brasileiro está cansado de impunidade, de discursos vazios e de indignação performática. Não basta apenas gritar nas redes sociais quando um caso ganha repercussão.

Criminosos não são vítimas da sociedade; são responsáveis por seus atos e devem ser punidos de forma proporcional à gravidade do que fizeram, mesmo que tenham menos de 18 anos. Sem isso, casos como o de Orelha e todos os outros que citei, infelizmente, continuarão se repetindo.

Justiça por Orelha e por todos.

SEVERINO SOUTO - SE SOU SERTÃO

DEU NO JORNAL

TRABALHO SEM FIM

“Vamos atrás de cada papel, cada reunião e de qualquer sinal de corrupção que exista dentro deste governo”, avisa a deputada Carol de Toni (PL-SC) após novas revelações do escândalo do Banco Master.

* * *

Se a incelentíssima sinhora deputada for mesmo atrás de cada papel que trate de ladroagem dentro do atual gunverno, não vai sobrar tempo pra fazer mais nada além disso.

O estoque é inesgotável.

É pra arrombar a tabaca de Xolinha!!!

PROMOÇÕES E EVENTOS

DEU NO X