Compartilhe que vão dizer que tinham poucas pessoas. pic.twitter.com/zXamNcs0zR
— PATRlOTAS (@PATRlOTAS) January 25, 2026
Compartilhe que vão dizer que tinham poucas pessoas. pic.twitter.com/zXamNcs0zR
— PATRlOTAS (@PATRlOTAS) January 25, 2026
🚨URGENTE – Milhares de pessoas já estão na Praça do Cruzeiro, à espera da caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira pic.twitter.com/hwVi8r8Vzw
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) January 25, 2026
Paulo Briguet

Nikolas Ferreira discursa durante a caminhada da liberdade
“Caminhante, são teus rastros/ o caminho e nada mais;/ caminhante, não há caminho,/ faz-se o caminho ao andar.” – Antonio Machado
Nikolas, meu jovem amigo,
Peço desculpas se o tom desta carta lhe parecer meio paternal; isso não acontece por alguma presunção de superioridade, mas tão somente porque eu tenho idade para ser seu pai.
Confesso que fiquei preocupado e até um pouco receoso quando você anunciou sua intenção de caminhar até Brasília. Mas logo você deixou claro que estava falando sério, e não alimentava ilusões quanto aos resultados imediatos da sua decisão. Não era uma “bala de prata”, nem um “72 horas”, nem um “eu autorizo”. Era apenas um começo. O despertar após uma longa noite.
Fiz os meus cálculos aqui: se Deus quiser, você deve chegar hoje à Praça do Cruzeiro em Brasília após 365.040 passos. Na simbologia clássica, os pés representam a alma. Esse número a que cheguei, portanto, é a imagem do itinerário de sua alma durante os últimos sete dias. Mas o que você talvez não saiba, meu irmãozinho, é que esses passos simbolizam a trajetória da alma de todo o país: pois 365 são os dias do ano e 40 é o número dos dias e dos anos que passamos no deserto. Foram necessários 365 mil passos para que o pó da BR-040 finalmente encontrasse o mármore e o concreto de Brasília.
Ouso dizer que essa caminhada não é política, e que os seus 365.040 passos não são meramente físicos. Trata-se de uma jornada que reflete a essência da vida humana: nossa existência nada mais é do que uma longa peregrinação para o encontro com Deus. Por isso, com muito acerto, você denominou seu movimento de Caminhada pela Liberdade e Justiça. Essas coisas que já existiam antes da política, como dons oferecidos por Deus, e não podem ser revogadas por ela.
Não é por acaso que a grande mídia (com a exceção da nossa Gazeta, claro) está ignorando a sua caminhada; e que esbirros e cúmplices da ditadura tentem sabotá-la ou sequestrá-la. Eles simplesmente não possuem imaginação moral para conceber possibilidade de que alguém esteja simplesmente lutando por liberdade e justiça.
A sua caminhada, Nikolas, é uma vitória sobre o nosso maior inimigo: o medo. Através do seu sacrifício, vamos exorcizar os fantasmas despertados em outro janeiro e finalmente mostrar ao sistema de poder que eles podem quase tudo, mas não podem aprisionar a nossa consciência.
Quando o escritor Václav Havel estava preso na Tchecoslováquia comunista, e só era autorizado a escrever cartas para sua esposa — cartas que eram submetidas a uma rígida censura —, ele conseguiu enganar os seus censores ao fazer uma defesa da liberdade e da justiça sem necessidade de mencionar essas palavras. Em suas antológicas “Cartas a Olga”, ele falou sobre a necessidade de caminhar ao encontro do Ser.
O Ser é Deus, nosso único objetivo. A esperança desse encontro não pode ser medida por critérios pragmáticos ou políticos, como ensina Havel: “A medida da esperança, em seu sentido mais profundo, não é a medida de nossa alegria pelo bom transcurso das coisas e nossa vontade de investir em empreendimentos que levem a um sucesso em breve, mas a medida de nossa capacidade de nos esforçarmos por alguma coisa porque ela é boa, e não por ter garantia de sucesso. Quanto mais desfavorável a situação, mais profunda a esperança”.
Havel escreveu essas palavras em 1985, após ter saído da prisão. Em 1989, ele se tornou presidente de seu país. Tenho a esperança de que o mesmo acontecerá com você, meu jovem caminhante.
FLORÃO DA AMÉRICA
Na minha coluna de ontem, aqui no JBF, afirmei que a juventude era o 5º Poder da República.
Logo se comprovou, com a vigorosa e independente iniciativa do jovem deputado federal, Nikolas Ferreira, ao concentrar, numa longa caminhada de 240 km, incalculável multidão que se deslocou de Paracatu-MG, até Brasília, concentrando os participantes no Cruzeiro, o Marco Zero de entrada da cidade, onde se ouviu um só grito:
“Acorda Brasil!”.
O que mais enobrece o realizador é o fato de não ter planejado o que iria fazer, nem ter feito ruidosa propaganda. Ademais, não arrecadou nenhuma quantia para realização da caminhada, nem contratou marqueteiros, não utilizou a Lei Rouanet, Trios-elétricos, não teve ajuda de prefeituras nem convocou partidos. Foi tudo espontâneo.
A população não poderia mais ficar acomodada! Chegou a hora de levantar o entusiasmo, mostrar a bravura do povo e o brio de todos, para reagir e mostrar ao mundo nossa reação.
Acima de tudo considerar que haja sido um novo Grito de Independência, que se inicia com a exigência para a completa anistia de presos inocentes, dos privilégios para presos condenados, a expulsão de pessoas que se arvoram de poderes indevidos, que vêm lambuzando nossa Constituição.
Agora vamos mostrar, de forma ordeira, que fomos o valoroso Brasil, Florão da América.
O BRASIL ACORDOU! pic.twitter.com/l1hzejy3fL
— Tomé Abduch (@tome_abduch) January 24, 2026
🚨URGENTE – Vídeo do deputado Nikolas Ferreira sobre a caminhada bate 18 milhões de visualizações em menos de 24 horas pic.twitter.com/7oQQyv9fwL
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) January 24, 2026
Longe de ti são ermos os caminhos,
Longe de ti não há luar nem rosas,
Longe de ti há noites silenciosas,
Há dias sem calor, beirais sem ninhos!
Meus olhos são dois velhos pobrezinhos
Perdidos pelas noites invernosas…
Abertos, sonham mãos cariciosas,
Tuas mãos doces, plenas de carinhos!
Os dias são Outonos: choram… choram…
Há crisântemos roxos que descoram…
Há murmúrios dolentes de segredos…
Invoco o nosso sonho! Estendo os braços!
E ele é, ó meu Amor, pelos espaços,
Fumo leve que foge entre os meus dedos!…

Florbela Espanca, Vila Viçosa, Portugal (1894-1930)
Isso é simplesmente extraordinário! pic.twitter.com/NWZjmKAaUO
— PATRlOTAS (@PATRlOTAS) January 25, 2026