ALEXANDRE GARCIA

Sabia que parte dos seus impostos vai ser usada pelos partidos políticos para pagar as despesas de campanha eleitoral deste ano? Alguém perguntou para você se podia usar o imposto para isso?

Quando você paga impostos, sabe que eles vão para educação, saúde, infraestrutura, funcionalismo público, segurança pública… Mas talvez não saiba que eles servem para financiar campanha eleitoral de partidos que você detesta ou nem conhece.

Para o jurista Modesto Carvalhosa, deveria haver no mínimo um referendo sobre isso, para perguntar a nós, pagadores de impostos: “Você quer mesmo que o seu imposto seja usado para custear campanha eleitoral?”

Os congressistas aprovaram isso. Houve um recurso ao Supremo, que disse que está tudo bem, por 9 a 2. Esse é o desprezo dos congressistas e do Supremo ao pagador de impostos que sustenta toda a festa, incluindo o Congresso e o Supremo.

* * *

Novo ICMS, preço da gasolina e guerra na Ucrânia

Falando em imposto, o presidente sancionou o ICMS uniformizado. Não tem mais essa história de a gasolina em Santa Catarina ser mais barata que a do Rio Grande do Sul. O preço no Rio Grande do Sul vai ter que diminuir. No Rio de Janeiro, também. Vai ser igual.

E não tem mais aquele cálculo esquisito sobre o preço estimado dentro de 15 dias. Agora é sobre o litro de combustível, com uma alíquota única.

Não há mais imposto federal sobre gás de cozinha, diesel e gasolina. Mesmo assim, a Petrobras elevou o preço do combustível. O presidente voltou a dizer que não concorda, mas não vai se meter, para não interferir no mercado.

Certamente o preço do petróleo vai cair, assim que se resolver a situação na Ucrânia. Faz oito anos que o Zelensky persegue as etnias russas do país, com repressão e prisões. Há acusações de tortura, inclusive. E ele estava querendo botar a arma americana apontada para Moscou.

Ainda agora, no fim de semana, os russos bombardearam uma base militar onde os americanos despejavam armas e munições. Aliás, a notícia aqui no Brasil diz que foi um atentado. Não, foi um ato de guerra, de defesa da Rússia. Mas essa é uma outra questão.

As conversações estão evoluindo. O Zelensky deve desistir das maluquices dele como comediante, e o preço do petróleo vai cair. Mesmo assim, uma juíza deu 72 horas para o governo brasileiro explicar por que aumentou o preço do combustível. Ela vai ter que encaminhar um pedido, também, para o Biden, o Zelensky e o Putin, para saber por que o preço do petróleo aumentou.

* * *

Refugiados no Alvorada

O presidente Bolsonaro, no fim de semana, foi visitar um acampamento de refugiados afegãos que o Brasil recebeu de braços abertos em Luziânia, a uma hora de Brasília de carro. Ele os convidou para almoçar no Palácio Alvorada.

Ontem chegaram dois ônibus com mais de 70 afegãos – inclusive a Maria, um bebezinho que nasceu já no Brasil e ficou no colo da primeira-dama quase o tempo todo. Tiveram um bom almoço: arroz, feijão, carne, frango, batata frita e salada.

Depois, usaram a piscina do Palácio Alvorada. Foi uma recepção que o presidente quis dar a estes cristãos que seriam mortos pelos fanáticos talibãs. As mulheres que vieram não podiam mais trabalhar por lá, tinham sido proibidas. Agora, estão todos querendo aprender português e ficar por aqui – com muita saudade, claro, de sua terra natal.

13 pensou em “VOCÊ É QUEM VAI PAGAR

  1. Em toda eleição deveria ter no mínimo cinco consultas de assuntos do Povo, exemplos:
    1. a pec da bengala deve ser revogada: sim / não
    2. as benesses dos magistrados e congressistas devem ser cancelados: sim / não
    3. os mandatos de congressistas devem ser de apenas quatro anos: sim / não
    4. congressistas não podem se aposentar pelo serviço do seu mandato: sim / não
    5. o povo não pode pagar campanhas eleitorais: sim / não

    Assim, muitas pautas que nunca são discutidas no congresso e que são de interesse popular seriam aprovadas ou não nestas consultas bi-anuais.

    • Caro J. Roberto, com relação às eleições eu colocaria outras pautas para consultas públicas tipo sim / não:

      1 – Fim do voto obrigatório

      2 – Voto distrital / distrital misto

      3 – Dois senadores por estado

      4 – Deputados limitados a 400 e voto igual para todo brasileiro independente do estado.

      5 – Cláusula de barreira para partidos.

      Isso aprovado já ajudaria muito nosso país.

  2. Se o Zelensky deve abrir mão de suas maluquices como comediante, quando é que alguns de nossos ínclitos juízes vão abrir mão das suas, que não são de comediantes, mas de quem deve ter outro comportamento, decerto fundado em outro princípio, que não o da hilariedade.

  3. “Depois, usaram a piscina do Palácio Alvorada. Foi uma recepção que o presidente quis dar a estes cristãos que seriam mortos pelos fanáticos talibãs”

    A que ponto chega o populismo circense de um candidato desesperado por reconstruir sua imagem! O Louco é ao mesmo tempo solidário aos refugiados afegãos e a Vladimir Putin. Acende uma vela para Deus e outro para o demônio. Cercando pelos 7 lados, o que interessa é voto.

    • Como disse o Pastor para Bolsonaro na visita ao local de refúgio deles no dia anterior. “…e eles nem votam em v., pois não têm título de eleitor”.

      Cadú, já parou de chorar?

      • Para quem ainda não percebeu.
        Bolsonaro prometeu corrigir os erros do PT e do Governo Temer. Prometeu facilitar a vida do empresário, uma politica desestatizante, desburocratizante, carga tributária menor. Como dizia o Ministro Posto Ipiranga, e Bolsonaro repetia como um papagaio, sem nem saber o que era de verdade. Ainda não sabe, nem vai saber nunca, apenas repete porque disseram que é bom. Eles prometiam tirar o estado do cangote dos empresários. Não vimos nada disso. Provavelmente vão dizer que não deu tempo e por isso precisam de mais um mandato. Eles são bons de inventar estórias, mas incompetentes para colocar pra funcionar as mentiras que querem que o cidadão acredite. Em matéria de carga tributária não houve ganho, em compensação o imposto inflacionário voltou. Prometeu combater a corrupção e matou a Lava-Jato.
        Uma prova real de que não houve progresso econômico no desastroso Governo Bolsonaro, basta comparar os índices das bolsas de valores de outros países. Olhem que até a Bolsa da Alemanha afetada diretamente pela guerra Rússia X Ucrânia, consegue performar melhor do que o Ibovespa no período janeiro de 2019 até hoje:
        EUA – valorização de 37%
        Alemanha – 28%
        Brasil – 20%
        Tem gente que acha bom.

        • Cadú, eu acho ótimo o que o Governo vem fazendo, está muito além da minha expectativa. Só de estar a 3 anos e 3 meses sem nenhum caso de corrupção já implica em centenas de bilhões que deixaram de ser desviados para políticos ou países amigos. Mas tem mais, muito mais.

          Para v. chorar mais um pouco, entre em

          https://www.entregasdogoverno.com/

          Lá v. terá oportunidade de ver o que este governo vem fazendo em cada área.

          Alguns exemplos:

          – é o primeiro governo em mais de 30 anos que corta impostos (IPI); que diminui o número de funcionários públicos, que reduz a dívida pública.

          Total de Leilões/Concessões/Contratos Assinados entre 2019 e 2022: 134

          Expectativa de Investimento: 829,7 bilhões

          Outorgas: R$ 147,5 bilhões

          Volta a chorar no seu cantinho, pois o seu Moro esfacelou-se com o MBL. Dá até dó. SQN.

    • Caro Luiz, e eu que já estava ficando preocupado.

      Mas é assim mesmo. Dá um sumiço para chorar, depois é cobrado pelo seu pessoal, aí volta.

      Vamos ver até quando.

  4. Pingback: DESESPERO: BOLSONARO QUER “RECONSTRUIR SUA IMAGEM” | JORNAL DA BESTA FUBANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *