JOSÉ RAMOS - ENXUGANDOGELO

Luís Lucas terminando de atender um cliente

Aprendi cedo, ainda vivendo na roça onde nasci e fui criado, que, em beirada de rio ou açude, e uma porção de mulher “lavando roupa” ao mesmo tempo; e salão de manicure, são os dois lugares onde mais se fala e se sabe da vida alheia.

No Rio de Janeiro aprendi que, o único lugar onde todos os nossos problemas e do Brasil são resolvidos com facilidade, é ao redor de uma mesa de bar, com os “gênios” bebendo cervejas.

Pois, foi em Fortaleza que aprendi duas coisas verdadeiras:

1 – Quer ouvir sofrimento de alguém? Sente numa cadeira de Engraxate e lhe pergunte como vai a vida;

2 – Não existe lugar para escutar mais mentiras, que salão de barbeiro.

Para confirmar isso, lhes conto uma estória. Claro que, mentirosa.

“Trabalhando há mais de cinco dezenas de anos no Salão Rex, Luís Lucas, excelente barbeiro e preferido por muitos clientes, é também considerado o “maior mentiroso do mundo”.

Se ele começar a cortar o seu cabelo ao mesmo tempo que começa contar uma mentira, aquele corte vai durar muito tempo.

Fazia tempo que eu não andava por Fortaleza e, propositalmente, deixei o cabelo crescer para ir ao Rex visitar meu antigo amigo Luís Lucas.

Logo que cheguei, tendo a sorte de encontrar Luís Lucas desocupado, fui cumprimentado e escutei a primeira mentira:

– Seu José, seja bem-vindo! Olhei o senhor na tarde de domingo, no estádio Castelão, olhando o jogo do seu Fortaleza, mas não tive como cumprimenta-lo!

Mentira das grandes. Eu cheguei em Fortaleza na manhã de segunda-feira, nunca fui ao Castelão, e sou torcedor ferrenho do Ceará. Ouvi e fiquei na minha. Calado.
Aprendi desde antigamente que, se você não desejar escutar muita mentira contada por Luís Lucas, só dê trela para ele quando ele estiver retirado o avental protetor de você, terminando o serviço dele.

Ciente, deixei para contar a minha mentira, tão logo ele terminou de cortar meu cabelo, botou aquele espelho velho de um lado e de outro para eu olhar como ficara o corte, e ele já tinha colocado o talco Gessy.

– Luís Lucas, eu vinha pra cá dirigindo o meu Jeep Renegade e, quando cruzei a Avenida Duque de Caxias, percebi que vinha em alta velocidade um Motoqueiro numa moto Honda, mas o sujeito vinha com tanta velocidade, que só tive tempo de abrir a segunda porta do Jeep, pois ele entrou no carro e saiu do outro lado montado na moto! Até agora não entendi como ele conseguiu fazer aquilo, e como eu tive sorte para abrir a segunda porta do carro!

Luís Lucas olhou para mim de soslaio, fez aquele sorriso maroto e, mantendo a fama de maior mentiroso do mundo, perguntou:

– Tu nem teve tempo de olhar pra cara dele, né?!

Atônito, respondi:

– Não. Não tive tempo, nem coragem!

No que ele, Luís Lucas, emendou:

– Pois o motoqueiro era eu!

Arre égua!

12 pensou em “LUÍS LUCAS – O BARBEIRO MENTIROSO

  1. Caro José:
    Normalmente só me considero desperto depois de uma boa xícara de café pela manhã. Mas hoje sua estória chegou primeiro.
    Vou tomar a liberdade de discordar de você quanto à sua afirmação de que o Luis Lucas foi o maior mentiroso do mundo. Qualquer cabra bem letrado neste planeta sabe que este título pertence ao meu avô Manuel Julião.
    Um grande abraço, bom final de semana.
    Magnovaldo

  2. José Ramos
    me desculpe, mas passar com uma moto por dentro do carro é quase nada, conheci um barbeiro que era pescador e certa vez ele me disse pescou um saco de estopa com 15 trairas dentro.
    faço aqui um desafio, vamos ver quem conta a maior verdade, porque passar com a moto dentro do carro e pescar um saco de estopa com 15 trairas dentro não é mentira.

    • Não. Não acho que seja mentira. Volto ao Luís Barbeiro: ele que disse que trabalhou na pesquisa da Datafoia que diz que Lula tem 58% e que a vitória são favas “descontadas”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *