ISSO NUM VALE NADA, GENTE

Comentário sobre a postagem SEXTA-FEIRA HORRÍVEL PARA OS ABUTRES

Artemísia:

O problema é que a imensa maioria dos brasileiros não opera na Bolsa.

Daí estão pouco se lixando para os 100000 pontos.

O que estão procurando é emprego estável, salários dignos e preços condizentes com sua renda.

E o que são 1000000 pontos para os que moram nas comunidades, que moram nas ruas, ou são ambulantes?

* * *

Índices e números da Ibovespa: tudo besteira e sem serventia alguma

33 pensou em “ISSO NUM VALE NADA, GENTE

  1. Dona Arte, isto é uma brincadeira? Uma ironia?
    Bolsa em alta significa confiança no mercado, investimento logo mais emprego. Se bem que empregar neste país é tão caro que ou você automatiza suas atividades ou opta por investir no que emprega menos.

  2. A propósito do título : SEXTA FEIRA HORRÍVEL PARA OS ABUTRES.
    Foi muito irônica Dona Artemísia : 1000000 de pontos é uma cirurgia e tanto para quem não opera na bolsa.
    100000 pontos já sinaliza uma luz no fim do túnel. Para que tentar apagá-la ?.
    A distorção no número ou é ironia ou problema de visão.

  3. Garanto que se fosse o contrário, se os números da BV apontassem para um descrédito na economia, pois é isso que os números representam, o quanto o mercado aposta ou não na economia; pois bem, caso o número estivesse lá em baixo, a esquerda diria que o Brasil estava indo para o buraco em meio a um bater de bumbo ensurdecedor.

    Se mesmo com o número se aproximando de valores pré pandemia chinesa, eles já dizem que o Brasil está no buraco, então imagina o contrário.

    Ah, outra falácia é dizer que o “mercado” é composto pelas elites (banqueiros e empresários especuladores). Mercado é qualquer pessoa que compra, negocia ou vende. Desde um pão na padaria até grandes aquisições.

  4. Señora Artemísia

    Se há empresários ganhando, muitos pensam que há alguém perdendo. Se esquecem que o empresário é o grande herói nacional, pois é o sujeito que GERA EMPREGOS. Sem ele, fome e miséria.

    Vem deste preconceito contra os empresários a máxima de Tom Jobim, segundo quem “o sucesso no Brasil é ofensa pessoal”.

    Conforme a Bolsa sobe a patamares nunca antes vistos, bolsonaristas comemoram e “os de sempre”, apelam ao discurso de manual: dizem que, se os acionistas estão ganhando dinheiro, é porque o povo deve estar sendo roubado.

    Tal IMPENSADO argumento sugere que só quem tem ações se beneficia com altas da Bolsa. O que significa uma alta na Bolsa? Significa EMPREGO, algo tão necessário em um país, seja qual for.

    Investidores compram e vendem participações em empresas. Na bolsa brasileira, qualquer pessoa, inclusive nossas querida Artemísia, pode se tornar dona de uma parte do BB, Magazine Luiza, Ambev, Petrobras e milhares de outros etc. Comprar uma ação é virar sócio – e, como todo dono, receber parte do lucro.

    O preço de uma ação é sempre um exercício visionário, que envolve supor o que acontecerá no futuro, DAÍ O RISCO ACIONÁRIO.

    RESUMO: O cidadão comum, que não tem ações na bolsa de valores, se beneficia diretamente das altas na Bolsa, POIS Uma empresa que espera lucrar mais acelera seus planos; assim, a contratação de novos trabalhadores torna-se viável, assim como a aquisição de novas tecnologias e equipamentos que aproximem o Brasil dos grandes do mundo. Expectativas concretizadas significam melhores empregos, maior lucro para as empresas menores que são fornecedoras das que estão listadas em bolsa (dinâmicas positivas para todo e qualquer brasileiro).A alta reflete a melhoria geral no país – maior crescimento e controle das contas públicas, que beneficiam a todos OS BRASILEIROS.

    • Caro Sancho, está perfeito seu comentário.

      Foi nisso que pensei quando escrevi meu comentário acima.

      Obrigado por expressar aquilo que eu queria.

    • Tudo bem, mas a primeira coisa que os empresários fazer quando as vendas caem é demitir empregados, ou fechar as fábricas (por ex algumas montadoras em SP).
      O pobre diria “puxa, mas ele que tem tanto dinheiro não podia abrir mão dos lucros por um período e manter os empregados?”

      Por fim, As pequenas empresas (que não têm ações na Bolsa), fecham, demitem. Vi na TV ontem que teve lojista de Shoppng abrindo a loja para vender 50,00. Iso mantém os empregos? E o que a Bolsa tem a ver com isso. Sabe-se que o maior empregador do Brasil é osetor que congrega pequenas e micro empresas.

      Desculpem, mas acho este tipo de análise hipócrita.

  5. A Valéria que salvo engano, exerce a profissão de médica, era uma leitora assídua do Jornal que, como tantos outros não tem feito comentários e portanto, não sei o paradeiro da “Comadre”.

    Artemísia, fico satisfeita que você esteja antenada no Jornal e noto que tem preocupação com os cidadãos menos favorecidos.

    Não estou aconselhando somente tentando fazer um alerta. Não temos moderação de comentários no Jornal. Temos sim moderação quando emitimos opinião que desagradam a maioria. As pancadas veladas vem em bando pior, também somos rotuladas: direita, esquerda, centro, marcha ré ou coisa que o valha sem esquecer que também acham que comentários que não são aplaudidos, devem ser de gente torcendo pelo pior para o Brasil.

    Dito isso, quero que fique tranquila. Ontem fui a feira-“livre” e avisei o jovem que trabalha na barraca do Chico do ovo que a “Bolsa” subiu. Ele tem celular mas, está sem crédito e sem internet e quando dei a noticia ficou tão contente que derrubou no chão minha sacola e quebrou 1 duzia de ovos. Sem problemas, afinal, o que são 12 ovos quebrados frente ao “Mercado” que está tão satisfeito com a “Bolsa”.

    Evite também reclamar de preço abusivos de produtos. Resumindo, fale bem do atual governo ou coloque alguma receita de bolo no seu comentário caso contrário terá que procurar um boa benzedeira pra tirar a “Nhaca” que vão te jogar.

    Tenha uma ótima semana de Paz e Saúde

    • Noooossaaaa…. !!!!

      Quanto absurdo ……… Como vovó diz, “… Inguinoranssa tem cura, burrice não…”

      Bolsa em alta é bom pra todo mundo, claro que mais para uns do que para outros, mas com certeza é bom para o nosso País……

      Apenas os ignorantes não percebem, ou as pessoas de má fé,não QUEREM perceber…..

      Se você chegar no rapaz da feira, com celular mas sem crédito e sem internet e informar que a gasolina aumentou acho que uma das provaveis respostas pode ser

      ” Que se foda, eu não tenho carro..”

      Isso aí ……. O rapaz da feira, assim como dona Artemisia e a senhora, se quiserem podem perder a ignorância sobre diversos fatores que impactam suas vidas, mas burrice ou má fé não tem como resolver ……

      • Ignorante é o senhor que se intromete nos comentários para ofender e ainda usa de palavras vulgares.

        Depois dessa demonstração de falta de educação, com todo respeito a família Berto, vou retirar o Jornal de meus prediletos e não vou mais ler nem escrever minhas “ignorâncias” que acho eu, agridem esse bando de arrogantes que tomaram conta de um espaço que era muito sadio e divertido.

        • Que pena …!!!!!

          Eu também fico irritado com comentários isentões e bem educados mas de má fé ou de pura ignorância …….

          Sua saída também é uma atitude de inguinoranssa……..

          Sinto muito …. talvez um pouco mais “bem educado”, mas o recado continua …….

          “…….. Ignorância tem cura, mas burrice ou má fé não tem….”

        • Prezada Senhora,

          Peço-lhe encarecidamente que não se afaste da nossa convivência.

          Apesar de discordar de algumas das suas opiniões, concordo inteiramente que não se deve usar palavras vulgares para defender seus pontos de vista (muito embora eu também as use mais do que deveria).

          Continue escrevendo suas “ignorâncias” sim. Elas fazem parte do nosso contexto. O fato de a Sra, ter absorvido parte da pregação comunista de que, “quando um capitalista ganha, é porque está roubando dos pobres” é extremamente importante para que possamos debater e deixar bem esclarecido, de uma vez por todas, o quanto de falácia tem essa visão do mundo abraçada por muita gente que não parou, ou não teve tempo, de aprofundar a análise desta questão.

          Grande abraço.

      • Se ignorância é a preocupação com os mais desfavorecidos, sou muitissimamente ignorante.

        E não desconheço os princípios que regem a Bolsa, o que não invalida as minhas observações.

        E, seu Arthur, para seu conhecimento, tenho Mestrado e Doutorado (e não são os do Decotelli)

        • O que é uma tristeza confirmar que mestres e/ou doutores não tenham a menor noção do que significa MINIMAMENTE uma bolsa de valores forte para qualquer Paíse……… .

          Se diploma resolvesse alguma coisa, o Brasil não estaria na bagunça que está, pois diplomas é que não faltam para os “Anarfas” funcionais ….

          Veja a sua declaração “JUSTIFICATÓRIA” ……..

          “……Se ignorância é a preocupação com os mais desfavorecidos, sou muitissimamente ignorante…”

          O que tem a ver esta bosta de declaração com a Bolsa de Valores estar fortificada……….

          e para ratificar sua posição de esquerdalha petista “Inguinorante” e provavelmente parasita do funcionalismo público,

          “…. E, seu Arthur, para seu conhecimento, tenho Mestrado e Doutorado (e não são os do Decotelli)…”

          vem sempre aquela necessidade de autopromover com diplomas e cursos que não eliminam aquela sua “Inguinoranssa” básica….

          Sabe com quem está falando …. ????

          PS: Normalmente eu sei

    • Sra. Regina,

      Este espaço aqui do JBF nunca teve, não tem e o nosso Editor Berto já assumiu o compromisso que nunca fará moderação de comentários.

      Concordo que há um colunista e comentarista a quem não vale nem a pena dizer o nome que está emporcalhando o espaço, mas não é o caso atual.

      Busco sempre usar argumentos em meus comentários, e foi o que o nosso Sancho fez também.

      Argumentos sólidos coerentes e embasados.

      Não entendo esta vossa tendência de se colocar de vítima de perseguição, porém entendo que é um direito vosso.

      Tenha uma excelente semana.

      • Oi João ……

        O culpado não foi o Sancho …… Dona Regina ficou brava foi comigo ….

        Sinto muito se a ofendi mas o recado é claro ……….

        Ignorância eu aceito, pois ainda sou ignorante de boa parte da vida.

        O que não aceito é comentários “bem educados e isentões”, mas absolutamente de má fé ….

        Desculpe aí ……

        • Arthur, não tem nada não.

          Tu és um lorde perto do colunista / comentarista (não vou dizer o nome, mas sabes a quem me refiro) que vaga por estas plagas.

          Abraço

    • Dona Sonia esquece que em um comentário fomos chamados de obtusos , em outro de primários, logo pancadas veladas que vem em bando pior , não são piores que as que vem de bando contrário ? Alem do mais não esqueça o botão comentar. Ele está lá , para no caso de ofender-mos alguém , a pessoa faça o mesmo uso dele, e nos inibe de reclamar. Direitos iguais apenas. Dona Artemísia acrescentou um zero a mais , o que torna a coisa muito volumosa e ainda emitiu opinião criticando um fato que todos os economistas ou não sempre esperam. Estamos apenas desejando um país melhor para os filhos de todos , inclusive para os filhos de quem contra torce.

    • Realmente, neste momento, a minha preocupação é com os menos favorecidos. Uma amiga, no RJ, QUE NÃO JOGA NA BOLSA, fechou as duas lojas que tinha, demitindo 50 funcionários e ainda teve que levantar empréstimo para pagar as rescisões. Esta sem faturar e com dívidas a pagar.

      • Eu não entendi o ponto a que dona Artemísia quer chegar. O Presidente sempre disse que se deveria ter cuidado , mas a volta o mais possível da normalidade evitaria um mal maior. Esta registrado na imprensa seja a favor ou contra. A doença foi importada sem consentimento público , por pessoas em atividade turística , ou a serviço . Autoridades como o governador de São Paulo , antagônico ao presidente , promoveu segundo a imprensa festejos e com dinheiro público , mesmo tendo informação dos órgãos de saúde . O resultado : fechou-se o estado ao emprego . Funcionários públicos ligados diretamente ao governo ,não tiveram muito com o que se preocupar. Mas não foram todos. Não foi só a amiga dela . O comercio que não se enveredou pela internet , não pode manter lojas físicas em sua maioria. Mas uma melhora na bolsa de valores , aumenta ,e muito a chance dos empregos voltarem . Foi uma doença internacional , afetou quase o mundo todo ,e a curto prazo não terá a solução que queremos. Alguém tem culpa ? Certamente que sim . Ao menos os que já teriam sido avisados do risco.Mas não dá para imputar culpa aos outros , sem poder provar. Agora é tentar levantar , sacudir a poeira e dar a volta por cima como dizia uma velha música.

      • Sra. Artemísia, na Bolsa não se JOGA, se APLICA e se INVESTE. é uma diferença fundamental.

        É a diferença entre ser ou esquerdista obtuso ou ser um conhecedor da economia e de como ela funciona em um país capitalista.

  6. Esse comentário da dona Arte é nitrato de pó de peido do pensamento esquerdista. Os caras não são felizes e não permitem que outros sejam. Inveja da porra. Tem um prof amigo que botou essa babaquice no Facebook e fui explicar porque isso não é ruim. Agora eu acho interessante é que esse pessoal recebe salário e o dinheiro fica numa conta remunerada.

    • Garante que se você fosse empregado demitido, sabendo que iria procurar emprego por uns 2 anos, teria outra opinião.

      A Bolsa é boa para o Brasil, mas nem sempre para os menos favorecidos. Eles são os primeiros sacrificados.

      Para um tuberão de porte, quando a Bolsa cai o dilema cruel que ele tem é “demito funcionários ou me desfaço de patrimonio para os manter?”. Consta que o patrimônio sempre fica intacto

      • Artemísia,

        Ao demitir funcionários, o capitalista JÁ ESTÁ LIQUIDANDO O SEU PATRIMÔNIO!

        A conta é a seguinte: Imagina que uma empresa, qualquer empresa, demite todo mundo e tem que começar do zero. Quanto é que ele vai gastar para retornar aos padrões de produtividade que tinha antes.

        As estimativas são ao redor de 10 VEZES o valor do patrimônio físico.

        Tem que recrutar, selecionar, integrar, treinar, botar para operar, fazer besteira à vontade, até aprender tudo de novo e poder desempenhar a contento.

        “Queimar” funcionário e preservar patrimônio físicos só funciona para empresas de analfabetos, não para empresas de padrão classe mundial.

        Hoje, com o trabalho remoto, OS FUNCIONÁRIOS SÃO O PRÓPRIO PATRIMÔNIO!

      • Eu fui empregado demitido, fiquei 2 anos vivendo da minha indenização e tive dificuldade de voltar ao mercado porque meu salário era alto. Fiz consultoria e voltei a dar aulas. Ensino finanças, matemática financeira e oriento meus alunos a investir na bolsa.

  7. Em política não há isenção. Quem quer ser isento(a) em politica tem que estar preparado(a) para ser comandado(a) por quem não é isento(a). Sempre foi assim, assim é e sempre será. Criticar é uma coisa, desmerecer um grande feito é outra coisa…

  8. Calma pessoal. Tudo isso é efeito dessa quareterna que nos impingiram – desculpa transversa de quem não sabe o que faz e está em posição de avacalhar a vida de quem precisa estudar, trabalhar, produzir; escudados em palpites de um estúpido energúmeno que dirige a OMS – e por conta disto ficamos sensíveis, irritados e prontos a chutar o balde quando alguém discorda da nossa opinião.

  9. Artemísia,
    Tenho 64 anos e trabalhei praticamente toda a vida como empresário. Conheço a montanha russa que é isso neste Brasil. Quando o Collor entrou tinha dias que ia para casa assistir fitas de videocassete (alguém se lembra) porque não tinha absolutamente nada para fazer. Terminamos aquele ano com dois períodos de crise e dois de euforia. Assim escolado trabalho sempre com uma reserva para os cisnes negros que aparecem. Contudo isso não impede que eu tenha que demitir. A sobrevivência da empresa ainda garante alguns empregos (ainda tenho mais de 40) e, espero, volte a contratar em algum tempo. Por mais duro que seja é a lógica. Porque gosto de Bolsonaro? Ele tenta facilitar a atividade econômica que é quem sustenta o governo. Governo pesadão vai contra isso e por consequência contra o emprego.

  10. Artemísia é uma planta medicinal, o chá de Artemísia tem inúmeras aplicações e, dentre elas, serve para melhorar o humor.
    Caro Arthur Tavares, corroboro integralmente de sua convicção sobre a burrice da Artemísia.
    Deveria ela dissolver-se e sorver-se em goles generosos, o chá de si mesma. Quem sabe melhoraria o recobraria o humor.
    Quanto o combate à burrice, infelizmente não consta nas indicações dessa singela erva tal indicação.
    Quando muito, pelo menos nossa Artemísia seria uma “ingnorante” bem humorada, o que a tornaria mais suportável.
    PS: Artemísia, parafraseando nosso saudoso Jobim: o JBF não é para amadores.

    • Isso….. Apesar de PT, STF, esquerdopatas, parasitas e deste congresso canalha, JBF significa aprendizado (perda da “Inguinoranssa”) e muito, mas muito bom humor, exceto o Adonis que já está de saco mais cheio que o meu e ligeiramente irritado com “aquele” pernambucano …. rsrsrs

      Abracos Mauro

Deixe uma resposta