CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

Oi Berto … Bem vindo das suas curtas férias……, mas longa para nós …….

Lendo a crônica de Marcos Mairton ontem (10/05), em nossa gazeta especial, me emocionei e senti a necessidade de escrever sobre minha Mamãe, com M maiúsculo como enfatizado por ele.

Ela nasceu em Viçosa AL, em 1920, uma dos 14 filhos gerados por Dr. Barreto Falcão, senhor de engenho naquela cidade.

Uma infância tranquila, bem cuidada com aia para cuidar da sombrinha, criando sombra para evitar “escurecer” sua pele, como era praxe naqueles tempos.

Cresceu e estudou no engenho, se formando como professorinha no antigo curso “Normal”.

Destemida, determinada e feliz com a vida, aproveitou a chance de vir para o Recife, morando no Pina, junto com o irmão mais velho, já formado em Medicina, fazendo companhia a irmã, com poliomelite e com um emprego como secretária no Senac.

Conheceu papai, um pernambucano arretado, grande jogador de sinuca. 

Casaram-se, ela deixou sua segurança familiar, seu emprego e vieram juntos para São Paulo tentar a sorte na cidade grande.

Desta união, três filhos e muita luta para ajudar papai, trabalhando dia e muitas noites como costureira da antiga CASAS CLÔ de roupas infantis,

Em 1970, com meu irmão mais velho fazendo Medicina em Ribeirão Preto-SP, eu iniciando Engenharia, e o mano mais novo com apenas 15 anos, houve a separação e meu pai sem condições de nos ajudar, pois sua empresa havia quebrado, desapareceu…….

Para uma menina do interior de Alagoas, mimada pelo papai, sem emprego em SP, sem ajuda da família, pois mulher separada não era bem aceita naquela sociedade, foi uma luta para nos ajudar a enfrentar a vida .

Ela costurando, cuidando da casa, com a ajuda de amigos e dos filhos, foi levando a vida como ela se apresentava. Um dia após o outro…….

O tempo passou, nos formamos, a vida serenou……..

O filho mais velho, médico pediatra, paulistano de nascimento e cidadão Maceioense em 2008, com certeza seria um apoio melhor para a qualidade de vida de uma senhora já com seus 88 anos.

Com a maior parte da família, o filhão médico, netos e bisnetos morando em Maceió, decidiu em 2009, com 89 anos, voltar as suas origens nas ALAGOAS, após 62 anos em SP.

Curtindo a vida com amor e muito bom humor se readapta ao espírito nordestino de viver e deixar viver, morando sozinha em seu apartamento na Ponta Verde…….,

Em 2011 com 91 anos um acidente, um tombo e a bacia quebrada…… Quase uma sentença de morte nesta idade

Novamente reinicia a luta para seu retorno a independência fisica…… Cadeira de rodas, muitos exercícios, Andador,, muitos muitos exercicios, Bengala, muitos exercicios e finalmente após 2 anos volta a sua rotina de mobilidade e independência física, morando sozinha e evitando “dar trabalho aos filhos”

Contratou um taxista especial, seu anjo da guarda atual, que a leva para praticar toda a tarde, Pilates 2 vezes por semana e hidroterapia 3 vezes por semana.

No final de semana um passeio pela praia e vitamina D pois saúde é fundamental, principalmente, como ela diz “….. para gente como eu, meu filho, que já passou do prazo de validade …

Recentemente com 98 anos, sofreu um estiramento muscular e ficou sem poder andar novamente…….

Reinicia sua luta………

Cadeira de rodas, muitos exercícios, mais exercícios, e hoje está com quase 100% de mobilidade, precisando de uma cuidadora que a ajuda para seu banho diário.

Dia 10/05/2020, continua vivendo a vida com otimismo, muita fé, pensando no melhor, com bom humor e carinho para todos que se aproximam.

– Se dói o braço direito, que ótimo que não tenho outras dores pelo corpo ….. – –

– Se uma amiga vem chorar as pitangas porque o filho bebe, console-se pois ele poderia estar se drogando…..

– Quando tira a pressão arterial, dos vizinhos, trabalhadores do prédio ou mesmo dos amigos e amigas, com seu aparelhinho comprado na farmácia, se estiver diferente dos 12×8, sua receita é determinante …… procure um médico imediatamente

– Ainda faz bordados para enfeitar as camisolinhas que ainda costura e que presenteia suas netas, amigas, noras e vizinhas em qualquer data, pois com esta idade cada dia é uma data especial para se comemorar a vida

Enfim, esta é a minha Mamãe, a minha veinha e para os outros, simplesmente a dona Olympia.

A caminho dos 100 anos em 14/Nov, segue sendo uma luz que nos guia, um exemplo de raça, determinação, carinho, amizade, lealdade fé e uma inspiração na vida das pessoas que a conheceram ….

Com todo meu carinho, admiração e amor, sempre peço uma benção especial a esta mulher que tenho orgulho de chamá-la de minha MAMÃE

Seu filho babão …… EU

R. Não vou comentar nada,  meu caro amigo e leitor.

Sua mensagem já diz tudo.

Quero apenas dar notícia da emoção que seu relato me provocou.

E diga pra Dona Olympia que mandei um xêro carinhoso pra ela!

32 pensou em “ARTHUR TAVARES – SÃO PAULO-SP

    • Obrigado …..

      Acho que todas as mães são guerreiras, algumas com mais habilidades, outras com mais força.

      Mas eu, consigo hoje, dar o valor devido de tê-la ao meu lado, dando exemplos de luta, fé e principalmente de seu amor incondicional….

      Aproveitemos enquanto podemos pois são pessoas especiais ……..

      • Arthur, faltou eu dizer “uma mãe guerreira viva e ao lado”, pois a minha está no céu. É um privilégio

        Um grande abraço e dá um beijo nela por mim.

        • Obrigado e sinto por sua Mãe não estar ao seu lado.
          Com certeza está no coração e isto é o bastante pra TODAS elas….

    • Que mensagem maravilhosa.Uma história de vida que nos traz inspiração e melhor ainda,continua a ser escrita.Mamãe do Artur,continue a nos ensinar.Bjs

      • Oi prima…. conversamos tanto que esqueci de agradecer por voce parte desta nossa historia, cheia de cuidados e muita fé….
        Um beijo carinhoso

  1. Obrigado Berto pela publicação …… Vou fazer chegar a ela seu “xêro” especial,

    Vou rezar para que esta não seja minha ultima homenagem a ela., pois como ela mesmo diz sempre que tem chance;
    ” …. Aproveite a vida meu filho pois nunca sabemos o dia de amanhã ….”

  2. Completando a vida de Mamãe ……..

    Acabei de receber um zap video ……..

    Adorou o resumo de sua vida mas reclamou pois esqueci de três detalhes ……..

    1 – Depois de formada como professorinha, ia dar suas aulas montada a cavalo, de lado claro pois afinal era uma donzela……

    2 – Que realizou um dos sonhos, com 72 anos, ao andar de moto, de capacete é “craro”, com um sobrinho,tão maluco como ela.

    3 – Que não realizou um de seus sonhos mais acalentados; Não aprendeu a dirigir e assim não conseguiu tirar a sua CNH, classe A …… rsrsrsrsrsrs…

  3. Caro Arthur,
    Desse jeito, você quer acabar com os velhos do JBF tudinho.
    O fi duma égua que ler isso que tu escreste e não se emocionar, já morreu e não sabe.
    Parabéns, para você, para Da. Olimpia, e para toda a família.
    Grande abraço.

  4. P.S. Os pilares dessa merda de país são as Da. Olímpias que existem por aí. Foi ela que criou uma reca de cabra decente que mantém esta porra de país andando e sem que os canalhas consigam fazê-lo afundar de vez.
    Agora, talvez vocês entendam a minha revolta com as tchuchuquinhas parideiras, que saem fazendo crianças com gato e cachorro e, depois, entregando para os outros criarem.
    Sua mãe é um dos pilares mestres desta nação.
    Dê um beijo nela por mim.

    • Grande Adonis …….. obrigado.
      Na realidade o merecimento é todo delas ……..

      Com relação ao nosso Brasil, só posso dizer que Ignorantes e cafajestes não sofrem, por isso eu entendo sua revolta e sou seu fã …….

      Quando bolar um plano pra implodir o pessoal do STF, do Congresso, das assembléias estaduais, das camaras municipais e a maioria dos parasitas do funcionalismo público com seus privilégios imorais …….. pode me chamar que eu vou ….

      Um carinhoso abraço…

  5. Impossível ler este texto e não se emocionar …. Parabéns meu lindo ! Belo texto ! sua mãe é mesmo uma mulher incrível , eu a admiro muito , Dona Olympia tem uma cabeça ótima , pra frente , muito inteligente , positiva
    Um lindo exemplo de vida a ser seguido ! Merece toda nossa admiração e carinho .
    Fico muito feliz pela oportunidade que a vida me deu em poder conhecê-la .
    Beijo grande

    • Mãe sempre nos leva as emocoes mais puras do amor incondicional…..

      Legal que voce se emocionou pois até agora nao consigo ler o texto sem ir as lagrimas……

      Leia entao o texto inspirador do Mairton, do dia 10/05
      “Mamae com M maiusculo”

  6. Dona Olympia (do Arthur Tavares) e Dona Ivonete (do Marcos Mairton), são mais duas das inúmeras magníficas e extraordinárias mães (medalhistas de ouro e “hors concours” nas Olimpíadas da Vida – pena que não existam as de diamante!!!) a quem nos é dado conhecer.

    E fico a pensar: será que já não era a hora da mídia criar uma quadro permanente – se não diário, pelo menos semanal, trazendo ao conhecimento público (e merecidamente homenageando) esses verdadeiros super-ultra-hiper-exemplos maternais – que, acredito, existem – quietinhas, e, infelizmente desconhecidas guerreiras, lá no seu cantinho – por todo este Brasil?

    Muitíssimo obrigado, Marcos e Arthur, por suas comoventes crônicas em homenagem às suas preciosas mães, mais umas das verdadeiras Rainhas-do-Lar.

    E às Senhoras, Dona Ivonete e Dona Olympia:

    Meus mais efusivos parabéns por suas mais do que exemplares trajetórias de vida!!!

    Que DEUS seja louvado por suas existências e que continue as abençoar sempre!!!

    Um baita e emocionado abraço,

    Desde o Alegrete – RS,

    Adail.

  7. Adail ….. muito obrigado…..

    Como minha véinha está começando a se integrar as redes sociais, ainda com um pouquinho de dificuldade no mundo virtual, receberá este seu “baita abraço emocionado”

    É muito bom ainda poder nos emocionar com diversas ações e atitudes de pessoas comuns que “vivem por aí”……

    Mais legal ainda é descobrir que podemos emocionar pessoas com coisas simples como a história de uma mãe………….. de qualquer Mãe……..

    Todas tem suas lutas e suas grandes ou pequenas vitórias ….. não importa …..

    Tudo que fazem, e elas nem sabem que fazem, é nos ensinar o que é EXATAMENTE o “amor incondicional”.

    Como disse algum sábio ….; ” Mãe é tudo igual, só muda o RG “

  8. Grande Arthur! Fico feliz por saber que minha crônica do fim de semana estimulou você a narrar esse breve resumo da bela história da sua mãe. Somos uns felizardos! Grande abraço!

    • Isso aí Marcos …… Realmente somos uns felizardos …..

      Histórias incríveis de determinação, força, garra, fé e um amor incondicional …..

      Como diz Berto ….. Um xêro para dona Ivonete

      Parabéns pela crõnica, pela sua musa inspiradora e um grande abraço …….

  9. Disseram para mim, lá na China, que quando alguém faz alguma coisa meritória, quem é homenageado é o pai e a mãe da criatura, que criaram e educaram um cidadão de valor.

    Esse JBF só é o que, esse recanto iluminado e com tanta gente maravilhosa, exatamente porque uma legião de veneráveis senhoras, totalmente desconhecidas e sem nenhum reconhecimento público, pariu e nutriu essa multidão de gente bacana com quem nos encontramos aqui.

    A todas elas, estejam onde estiverem, um grande beijo e meu agradecimento mais especial.

  10. Adonis grande mestre…
    Acho que uma vida de lealdade, honestidade, carinho, força, garra, determinacao, amor e bons exemplos deve ajudar na criacao de um bom cidadão…..
    Eu tive tudo isso……, nao sei se o resultado está de acordo com suas premissas mas juro que tento……. rsrsrsrsrs…..
    Um grande e fraternal abraço

  11. Qdo comecei a lê.. meio distraída.. logo vi que era e É sobre a vida de TIA OLIMPIA.. ELA É um exemplo de vida .. com sua meiguice..mas Forte e bote GUERREIRA nisso..mulher mais arretada desconheço ❣️❣️

    • Oiiiii….
      Que bom ouvir voce de novo….
      Legal que esta homenagem serviu para unir mais a familia…
      Saudades de voces… um beijo carinhoso….

  12. Arthur pq você não manda imprimir e faz para o convite de aniversário dos 100 anos dela..ela é merecedora de tudo que há de melhor .. ia ficar lindo ❣️

  13. Que grande idéia minha prima…..
    Vou tentar, afinal as tecnologias por mim conhecidas sao apenas o zap zap e o Celular ….. rsrsrsrs
    Amo voces…..

  14. Linda homenagem que vc fez pra sua mãezinha.
    Sua mãe é linda, guerreira e uma mãe maravilhosa.
    É linda essa força, essa independência .
    Não conheço pessoalmente a dona Olympia, mas sei que é muito iluminada.
    Parabéns meu amigo.

    • Oi Cida….
      Obrigado….. o mais legal é que realmente ela uma inspiracao pra todos que se aproximam e agora até para pessoas que nem a conhecem….
      Um beijo pra vc também

Deixe uma resposta