MARCELO BERTOLUCI - DANDO PITACOS

Nos Estados Unidos, a produção de automóveis está em queda por falta de peças; a Ford, por exemplo, produziu 30% menos no último mês em comparação com o ano anterior.

Na Europa, o preço do gás natural, usado na maioria das casas para aquecimento, está quatro vezes maior do que estava no ano passado. Na Espanha, onde o gás natural produz a maior parte da eletricidade, o preço desta triplicou nos últimos doze meses.

O índice de preços dos produtores (que a maioria chama erroneamente de inflação) está em 20% nos EUA, maior valor desde 1974, e em 13% na Europa, maior valor desde 1981.

Em todos estes casos há um fator comum: os políticos juram que a culpa é de todo mundo, menos deles e do governo.

Na Europa, por exemplo, políticos populistas correram para desativar usinas nucleares após o acidente de Fukushima. Com isso, aumentaram a dependência do gás natural, que é fornecido pela Rússia. Além disso, o setor energético europeu tem outros problemas: restrições criadas para atender às ONGs ambientalistas e aos partidos verdes desestimularam investimentos no setor e subsídios mal planejados à geração eólica e fotovoltaica estão custando mais do que se esperava. A Espanha criou no ano passado um imposto sobre emissões de CO2, o que afeta diretamente as usinas a gás natural, mas o governo espanhol esquece completamente de mencionar isso quando fala no assunto.

Políticos europeus e norte-americanos correram para fabricar dinheiro no ano passado com a desculpa da pandemia. Agora, fingem que não sabem que fabricar dinheiro causa aumento nos preços; o presidente Biden, no melhor estilo latino-americano, disse que o preço da gasolina está alto por causa da ganância dos donos de postos, e disse que o governo vai “investigar” o assunto.

Faz quase um século que governos do mundo inteiro repetem dogmas absurdos sobre economia, e obrigam as escolas a ensinarem estes dogmas às crianças. Parece que os políticos de hoje estão acreditando nas mentiras que os políticos de ontem criaram.

8 pensou em “UM MUNDO DESGOVERNADO

  1. Marcelo,
    Um bebê e um macaco foram submetidos a uma experiência (autores da pesquisa: Winthrop Kellogg y su esposa Luella), onde os pais da criança (os próprios cientistas citados) submetiam a ambos ao mesmo tratamento e experiências, tentando fazer evoluir a inteligência do macaco ao ser criado junto a uma criança.
    Encerraram a experiência alguns meses depois, pois a criança estava começando a desenvolver comportamento de símio e o símio não apresentou nenhuma característica humana (tal experiência esta relatada no livro de 1933, “El mono y el niño”.). Com os políticos, também a ciência nunca obteve grandes resultados, meu caro Marcelo.

  2. Investigar o assunto .
    Bobagem , a maioria dos políticos devem ser donos de rede de postos.
    Imagina só , dizerem que dono de posto de gasolina é ganancioso !. Quá !.
    O Marcelo escreve coisas interessantes , mas gosta de incluir uma piada .

    • “Dono de posto de gasolina” é um tipo especial de homo sapiens? Até onde eu sei, eles são humanos como qualquer outro e gostam de ganhar dinheiro tanto quanto qualquer outro.

      E será que eles só ficaram gananciosos agora que as medidas do bidê enfraqueceram o dólar e por consequência fizeram o preço do petróleo subir?

Deixe uma resposta