Um homem que enlouqueceu
É um homem perigoso.
Mas o perigo é maior
Se for também poderoso.
Faz coisas muito absurdas,
E as pessoas seguem surdas,
Fingindo não perceber
Os abusos perpetrados
E os prejuízos causados
Por um louco no poder.
MARCOS MAIRTON - CONTOS, CRÔNICAS E CORDEIS
Prezado Marcos Mairton, parece que o nosso Brasil tem como destino presidentes loucos ou mais do que loucos. É ao mesmo tempo impressionante e decepcionante a sequência de governantes com evidentes transtornos mentais. O cidadão que fingia não perceber, como você bem definiu, parece que cansou, está tomando consciência de que é ele quem “paga o prejuízo causado pelos absurdos perpetrados” e resolveu agir. O problema é que não combatem os absurdos, parece que a luta é para destruir a tudo e todos absurdamente. Quem não veste a mesma camisa que eu é inimigo, não é meu irmão, mesmo tendo nascido no mesmo chão e sofrendo igualmente as mazelas dos absurdos e abusos perpetrados.
Eu pergunto: A vitória não pode ser de todos? Para um grupo ganhar o outro tem que perder?
E observe, C Eduardo, que não falei de presidentes. Falei das pessoas poderosas em geral.
Já tive, por exemplo, um colega de trabalho que teve sérios problemas psicológicos. Foi difícil abordar o assunto com ele. Se fosse nosso chefe teria sido bem mais difícil.
Hoje, dependendo de quem seja o louco, alertar para a loucura pode ser sinal de falta de juízo. Ou pelo menos de prudência.