FERNANDO ANTÔNIO GONÇALVES - SEM OXENTES NEM MAIS OU MENOS

Um amigo de longa data, avô de fio a pavio, me procurou com uma inquietação de semanas. Um dos seus netos, um perguntador de 12 anos, lhe fez uma pergunta que o deixou atordoado:

– Vovô, quais devem ser os meus fazimentos futuros para que eu tenha uma vida feliz?

O termo fazimento usado pelo garoto não fazia parte do seu universo vocabular, deixando-o com muitas dúvidas sobre a sua significação.

Parabenizando-o por ter um descendente inteligente pra baralho, expliquei-lhe que o termo utilizado pelo neto querido nada tinha de inconveniente, acalmando suas apreensões através do explicitado pela Internet: “Fazimento é o ato, efeito ou modo de fazer, realizar ou produzir algo. Indica o processo de criação, execução ou a feitura de um objeto ou tarefa. A palavra é formada pelo verbo “fazer” e o sufixo “-mento”, sendo sinônima de prática, produção ou realização.”

Informei ainda ao amigo querido que o notável educador Darcy Ribeiro gostava de se definir como “um homem de fazimentos”. E presenteei-o com u livro lido em 2019, com textos do consagrado intelectual (1922-1997), um senador da República que até hoje é citado naquela Casa, hoje ainda carecendo de criatividade a la Darcy Ribeiro.

O livro lido e doado: EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE, Darcy Ribeiro, textos selecionados e organizados por Lúcia Velloso Maurício, 2ª. reimpressão, SP, Editora Global, 2019, 213 p.

O livro contém uma Proposta Pedagógica elaborada pelo Darcy, que deve ser lida pelo avô orgulhoso para efeito de comparação com o ensino ministrado no educandário frequentado pelo neto, favorecendo uma avaliação da instituição de ensino.

Encareci ao avô agora acalmado e disposto, uma “remuneração” pelo presente recebido: a de reproduzir, remetendo, para seus amigos também avós, o discurso proferido por Darcy Ribeiro, o primeiro reitor da Universidade de Brasília, em agosto de 1985, por ocasião da posse do reitor Cristovam Buarque.

Para atendimento ao questionamento feito pelo neto, ainda encareceria ao vovô do danado de QI ótimo a leitura imediata, no livro do Darcy, de dois textos: o primeiro é Educação para a modernidade, balizamentos para bem combater os pensamentos reacionários. O Segundo é Gilberto Freyre – uma Introdução a Casa Grande & Senzala, onde Darcy declara que “CG&S é, sem dúvida, uma façanha da cultura brasileira como aliás foi vista desde os primeiros dias. E mais: para Jorge Amado, o surgimento de CG&S foi uma explosão de deslumbramento.

E como recomendação penúltima, que ele transmita aos pais do netinho amado uma resenha do pensar do Darcy Ribeiro contida nos textos do livro presenteado, favorecendo um pensar familiar coletivo repleto de novos fazimentos em prol de um ambiente ético e profissional cada vez mais empreendedor.

E a última dica para o vovô do netão: leir com ele, sem precipitações, um texto oportuno por derradeiro: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: FUNCIONAMENTOS E DESAFIOS À ÉTICA, ÀS CRENÇAS E À EXISTÊNCIA HUMANA, Luiz Cláudio Costa, Petrópolis RJ, Editora Vozes, 2026, 158 p. Uma oportunidade de inserir as respectivas mentes nos amanhãs planetários, favorecendo o caminhar dos dois e de seus derredores amados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *