PODEM ACREDITAR: ELE ESCREVEU E ASSINOU ! ! ! ! !

Comentário sobre a postagem MORO VAI FALAR, DELTAN CANELOU, VERDEVALDO PAGOU MICO E BRASIL NA OCDE

Goiano:

Bolsonarismo não é só o clã psicopata, não é só o PSL e as figuras escatológicas que saíram do esgoto com a eleição de Bolsonaro.

Bolsonarismo também não são somente os milicianos e o Escritório do Crime; os parlamentares deploráveis, os ministros e militantes horrorosos e fascistas; os extremistas religiosos, os terroristas de extrema-direita ou os lavajatistas que corromperam o sistema de justiça para viabilizar o projeto de poder da extrema-direita.

Bolsonarismo é a forma que o ultraliberalismo assumiu no Brasil.

Bolsonarismo é o pacto de dominação firmado entre a oligarquia, o establishment estadunidense e as finanças internacionais para promover a mais terrível e profunda destruição da soberania e devastação das riquezas do país.

* * *

Furioso preso na camisa-de-força depois que endoidou com o voto de 58 milhões de eleitores brasileiros que, aliados aos Zistados Zunidos, querem a destruição da soberania e a devastação das riquezas do país.

49 pensou em “PODEM ACREDITAR: ELE ESCREVEU E ASSINOU ! ! ! ! !

    • Carlos, atenção, o que vai a seguir não sou eu que estou dizendo, tirei do Catraca Livre:

      “(…) Jair Bolsonaro vem demonstrando sintomas claros de paranoia.

      Isso explica, por exemplo, por que Bolsonaro é fã de teorias conspiratórias. Ou se recusava a andar de avião particular durante a campanha, achando que iriam sabotá-lo.

      Ou porque insiste, apesar da falta de evidências, que Adélio Bispo deu-lhe uma facada agindo a mando de alguma organização de esquerda.

      Seu guru, o filósofo Olavo Carvalho, é um exemplo de veneração a teorias conspiratórios. Obama, segundo ele, teria sido um agente russo; a família real britânica teria vinculações com o Estado Islâmico; o aquecimento global é um complô para acabar com o capitalismo.

      O estopim para Bolsonaro demitir seu secretário-geral Gustavo Bebianno foi ter marcado uma reunião com o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, no Palácio do Planalto.

      O presidente está convencido de que seu secretário-geral vazava informações para a Globo.

      Daí teria surgido as revelações sobre as contas de seu filho Flávio.

      Sabendo dessa paranoia, Bebianno disse a amigos:

      “Perdi a confiança no Jair. Tenho vergonha de ter acreditado nele. É uma pessoa louca, um perigo para o Brasil.”

      Loucura, no caso, seria como Bebianno chama paranoia.

      Carlos Bolsonaro alimenta a paranoia do pai – e é alimentado pela paranoia do pai.

      Ele escreveu que a Globo apenas critica o governo porque quer dinheiro público.

      O que significa chantagem.

      Também disse que eles torceram pela morte do pai.

      Chegou a insinuar que Mourão também teria interesse na morte de Bolsonaro.

      Sempre vai aparecer a paranoia Globo: Mourão recebe em seu gabinete jornalistas da Globo.

      Logo, estaria aliado a inimigos.

      Aliás, uma das razões que levou Bolsonaro a convidar o vice foi uma teoria da conspiração.

      Ele achava que o Congresso iria logo promover um impeachment.

      Mas pensariam duas vezes antes de colocar na presidência um general que já tinha defendido, na ativa, uma intervenção militar.

      Para resumir o ambiente paranoico, basta conhecer uma revelação da Veja:

      Uma nota publicada hoje por Lauro Jardim, do O Globo, informando que Carlos tinha ambição de inspirar um serviço secreto paralelo de espionagem.

      Seria montado com com delegados e agentes da PF de sua confiança.

      Desfecho do projeto, segundo o colunista do O Globo:

      O general Augusto Heleno vetou a maluquice.

      Um filho de presidente, sem cargo, querer montar um serviço secreto revela uma anomalia de quem vive em estado de paranoia, criando uma realidade paralela.

      Mas Carlos não teria a ideia sem buscar alguma inspiração e autorização do pai.

      Bolsonaro publicou um post informando que seu filho Carlos vai continuar influenciando seu governo.

      O problema aparece quando ele revela, no post, um complô para afastá-lo do filho.

      A realidade objetiva é que as pessoas sensatas, a começar de seu governo, advertiram para óbvio: a intromissão de Carlos, usado como um beligerante porta-voz de um governo, era inadequado e desgastante.

      (…)”

        • Queres falar de panfletismo, Airton? Que tal quando o presidente Jair Messias Bolsonaro mostra, mais uma vez, que abomina a liberdade de imprensa, e a própria “imprensa” bate palmas para a truculência?
          Porra, o presidente Jair Messias Bolsonaro é muito ignorante, mas o problema nem é da ignorância dele, é da ignorância de quem o elegeu apesar de saber que o cara é ignorante, truculento, preconceituoso e outras coisitas mais.

          https://www.youtube.com/watch?v=il0WKWxMbPM

          É bonito isso?!

          🙁

          • Gostaria de ver a tua indignação com a ignorância de um presidente e daqueles que o elegeram quando o presidente era o Lula . Ou chamar Pelotas de Polo exportador de viados ; dizer que precisava mandar umas mulheres de grelo duro é algo que presidente pode dizer ?
            Quanto a FSP, estou esperando que na próxima coletiva sobre o tratamento do prefeito de SP ,que ela pergunte : quanto custou e quem vai pagar , tal qual fez com Bolsonaro .
            Pergunta : há algum livro lançado após o primeiro ano de governo do Collor , ou do FHC, ou do Lula ou da Dilma falando sobre este primeiro ano ?

            • Complementando : algum órgão da tal imprensa livre algum dia publicou algo sobre as falas acima ?
              Ou fizeram algum comentário sobre o vídeo onde assume que mente , porque é politicamente interessante?

      • Mas, Goiano, o que é o Catraca Livre, senão um site administrado por um jornalista competente, mas parcial, puxa-saco do petismo e lambe-bota do Lula, marginal filho de Caetés?

        • A questão não é se foi o Catraca Livre quem disse, Cícero; a questão é: o Presidente Jair Messias Bolsonaro apresenta, ou não, sinais de ser um cabra paranóico?
          Caso positivo, isso pode revelar o porquê de ele se mostrar tão flagrantemente contrário à liberdade de imprensa?
          Essa paranóia faria sentido com algum tipo de teoria da conspiração de que o comunismo está debaixo da tua cama (e da dele também)?
          Vejamos alguma coisa entre aspas sobre essa doideira, que não é do Catraca Livre, mas de algum UOL comunista, se é que me entendes…
          “Ninguém, no entanto, vence os Bolsonaros e o bolsonarismo no uso de narrativas persecutórias, a começar pela megateoria, que explica absolutamente tudo o que o governo faz ou deixa de fazer, que é a história do complô comunista universal. A sua origem é a mente nebulosa de Olavo de Carvalho, o diretor espiritual da família reinante, também ele líder de uma das facções políticas que convergiu para o bolsonarismo. Olavão sabe que a massa se move ou por amor ou por medo. E que, como ensinou Maquiavel, o medo (ou temor) é uma base mais confiável que o amor. Só que, na democracia, o medo do governante é perigoso e pouco eficaz. Ao contrário, o medo de uma ameaça tremenda e à porta deveria ser capaz de mover a massa na direção de uma liderança em condições de enfrentá-la. Assim, Olavão foi buscar no imaginário produzido por sua sua geração, em 45 anos de Guerra Fria, as fantasias persecutórias de que precisava para a sua história de assombração: há um complô comunista; ele é internacional; os comunistas já estão infiltrados em nossa sociedade e conquistaram as principais posições políticas, intelectuais e culturais; os comunistas são astutos, ardilosos e estão dominando as pessoas a partir dos seus corações e das suas mentes; os comunistas estão destruindo os valores autênticos e fundamentais da nossa sociedade que é cristã e que tem raízes assentadas em valores familiares.
          O passo seguinte foi estender o alcance semântico da noção de “comunismo” de forma que incluísse também toda a esquerda e, pasmem, mesmo as pessoas que adotam posições liberais nas controvérsias morais. Assim, o comunismo não é mais apenas uma alternativa ao capitalismo no que se refere estritamente ao modo de produção econômica, como seria correto pensar, mas é sobretudo mentalidade, valores, atitudes, estilos de vida e preferências políticas. Quer políticas de bem-estar social ou de distribuição de renda? Comunista! Quer respeito a minorias e uma sociedade que assimila diferentes estilos de vida? Comunista! Quer uma separação nítida entre Igreja e Estado? Comunista! Defende que os papeis sociais, inclusive os de gênero, são uma construção social e não uma lei da natureza? Comunista!
          A premissa é ridícula e não resiste aos fatos, mas em comunicação política o bom senso e os dados frequentemente não são bem-vindos. A adoção da história de um complô comunista reflete um severo estágio de alucinação ou de fantasia mal-intencionada, mas funciona. Tanto é verdade que a narrativa prosperou rapidamente e foi incorporada pela massa de bolsonarista, mesmos por uma geração inteira que não tem qualquer memória da Guerra fria. E passou a funcionar como matriz básica das decisões, prioridades e declarações de Bolsonaro, a começar da sua seleção de ministros para a guerra contra o comunismo.”
          Pensar, professor, pensar!

    • Oswaldo, não sou eu quem está dizendo, tirei do Congresso em Foco:
      https://congressoemfoco.uol.com.br/congresso-em-foco/dez-fatos-que-ligam-a-familia-bolsonaro-a-milicianos/
      1 – “Eles se organizam para que o tráfico não impere nessas regiões”
      Flávio Bolsonaro em discurso quando era deputado estadual
      2 – Irmãos hasteiam bandeira contra o crime e anticorrupção, mas homenageiam policiais envolvidos em crimes
      3 – Mãe de miliciano no gabinete
      4 – Fotos em comemoração de aniversário postada nas redes sociais (sem guardanapos na cabeça)
      5- O escândalo do caso Queiroz e suas ramificações que levam a milícias
      6- Tio de Michelle – O policial militar reformado João Batista Firmo Ferreira, tio da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, foi um dos sete militares presos na Operação Horus do Ministério Público do Distrito Federal, que investiga policiais envolvidos com milícias, crimes de loteamento irregular, extorsão e homicídio, segundo o jornal Correio Braziliense.
      7- Vizinho miliciano – No decorrer das investigações do assassinato de Marielle Franco ficou constatado que o policial reformado Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos que mataram a vereadora do Psol, era vizinho de Bolsonaro.
      8- Filha de Ronnie Lessa namora filho de Bolsonaro
      9- O depoimento (controverso)
      10 – Desdobramentos do caso Queiroz – O jornal O Estado de São Paulo mostra que, com os novos desdobramentos do caso Queiroz, há indícios de que parte do dinheiro do esquema de “rachadinha” do gabinete de Flávio tenha sido repassado a uma organização criminosa em dinheiro vivo. Entre os celulares apreendidos na Operação Intocáveis, está um aparelho da ex-esposa do Adriano Nóbrega, Danielle Mendonça da Costa Nóbrega, na época assessora de Flávio Bolsonaro.

    • ITAMAR ANTONIO PIFFER, o nobre comentarista foi quem melhor definiu GOIANO, alegoria cagada e cuspida de Ceguinho Teimoso!

      Vou mais além: ele tomou um chá de cogumelo de bosta de hiena, por isso tem um humor negro, mesmo no momento de euforia! Kkkkkkkkkkk!

      “Já dixe pra ele: homi, acorde pra Jesus! Lula nunca prestou!” A prova é tanta que ele endoideceu de vez e agora está sendo uma pastor de cabra na Igreja do Satanás!

    • Itamar, teve um negócio de Escritório do que foi falado e eu não estou sabendo, mas li alguma coisa como: “O jornal O Estado de São Paulo mostra que, com os novos desdobramentos do caso Queiroz, há indícios de que parte do dinheiro do esquema de “rachadinha” do gabinete de Flávio tenha sido repassado a uma organização criminosa em dinheiro vivo. Entre os celulares apreendidos na Operação Intocáveis, está um aparelho da ex-esposa do Adriano Nóbrega, Danielle Mendonça da Costa Nóbrega, na época assessora de Flávio Bolsonaro. Em conversas por WhatsApp, o Capitão Nóbrega revela que era beneficiado pelo dinheiro repassado do esquema por ser integrante do ESCRITÓRIO DO CRIME. “Também era beneficiado por parte dos recursos desviados por seus parentes na Alerj”, afirma Adriana, segundo o jornal.”

  1. Sr. Goiano, essa é a mera visão de um cidadão que nem entende por completo as ideologias de direita e esquerda.
    Creio eu que se eu tiver escolha de viver em um país onde não posso comer o que quero e nem quando, (CUBA). Onde não devo me pronunciar se gosto ou não das políticas de Governo e nem posso cortar meu cabelo do jeito que eu quero, (Coréia do Norte). Onde o governo diz que sabe o que é melhor para mim e para minha família, manda me matar se eu não acreditar, (Rússia, se não é atualmente, mas, já foi assim). Onde tenho que trabalhar num regime impensável para ocidentais, jornadas de até 16 horas de turno, para vender objetos de má qualidade a R$ 1,99, no outro lado do mundo, (CHINA). Onde a religião, já me dá, desde o nascimento, inimigos pelo mundo todo, e que a sociedade ainda enforca e/ou apedreja nas ruas, (IRÃ). Agora, bem pertinho de mim, pois sou roraimense, vejo e sinto na pele a diáspora Venezuelana. Digo por que sei, um salário mínimo venezuelano, compra um frango congelado e um pacote de 500g, de Harina PAN.
    Tanta liberdade proclamada nesses países, mas, seu povo não pode desfrutar.
    Minha escolha, vou continuar trabalhando para o capitalismo opressor, eles produzem de quase tudo para eu consumir, até minha sensação de liberdade. A liberdade até onde sei tem o preço bastante caro, aliás, eu nem sei o que faria com ela, liberdade de quê ou de quem.

    De tanto ler o JBF, fiquei doido. (A benção, Papa Berto, amplexos do extremo norte)

    • Ah, Luiz Neto, o texto que transcrevi para Cícero seria sob medida para tu (e para agradar a gregos e goianos faz alguma crítica também ao PT).
      Acho que devias lê-lo inteirinho, é a tua carapuça.
      O texto fala dos bocós que entraram na fantasiosa ameaça comunista, um dos pilares do bolsonarismo vazio, que encanta milhões:

      https://revistacult.uol.com.br/home/o-complo-comunista-como-matriz-governamental-de-bolsonaro/

      Enfim, a verdade é que não existe a tal ameaça comunista, a verdade é que o PT governou o País por mais de uma década, em pleno regime capitalista, com todas as liberdades viceçantes, vigorantes, fortes e robustas, ed tem de ser muito inocente para entrar na paranoia bocó.

      • E vou continuar rindo,na proxima eleição trocamos, pode até não ser o capitão e de minha parte nunca mais será o ladrão ou algum posta babaca do partido dele.

      • Quanto ao secretário babaca, o capitão, mesmo sem ter vontade inicial de dispensa-lo assim o fez.
        Eu teria chutado-lhe a bunda na frente das camêras porque é isso que essa gente merece,ser escorraçada ,para que o mundo nunca mais passe perto do que os nazistas fizeram.
        E acredito que estamos aqui para isso,não me importo com quem ou qual partido está no poder,desde que se faça a coisa certa e justa,você pode me questionar se tudo que o capitão ou os filhos fazem está certo ou é justo, e eu lhe digo,não,nâo é certo nem justo,é precuso que se combata isso sem pensar em ideologias ou vaidades ou orgulho individuais,é preciso combater com o pensamento firme no país e sinceramente não é isso que vejo,o que vejo é um bando na canalhas que só pensam em si mesmos.
        O que é uma pena.

  2. Quero oferecer ao Goiano alguns exemplos dos itens que ele mencionou:

    Clã psicopata: Lulão, Lulinha, Luleco, fora as amantes.

    Escritório do crime: Instituto Lula

    Parlamentares deploráveis: Gleise Amante e Humberto Drácula, Aliás o mestre Berto publicou ontem uma foto com um rebanho dessas desgraças (tive pesadelo esta noite).

    Corruptores do sistema de justiça: Toffoli e Marco Aurélio Melo.

    Destruição das riquezas brasileiras: petrolão e uso político da petrobras.

    De nada.

  3. Não sei se vocês concordam mas parece que ele está piorando.
    Á medida que cai a criminalidade, melhora a economia, cresce a infraestrutura e aumenta a possibilidade de entrada na OCDE o “caboclo” vai ficando mais e mais ensandecido.
    Nem com a destruição do pacote anticrime ele se acalmou!

    • estimada Valéria,você é a médica de BH não é???
      em caso positivo, a medicina tem alguma solução para isso??
      na minha área, que é engenharia, não tem, e olha que atuo na construção civil e por aqui tem de tudo,mas assim não.

      abraços

      • Olá Rogério. Sou sim , a mineira.
        Olha, em medicina costumamos classificar gravidade em cruzes ( ex: edema +++) . O mais grave é ++++ ( 4 cruzes)
        Parece que este caso é ++++. Aí fica difícil curar.
        Talvez um expert possa controlar, mas não curar.
        Você já viu alguma cura de petismo ardente ?
        Ás vezes parece que curou e ao mínimo descuido há uma recidiva.
        Quem sabe benzedura para exorcizar o Lula ?
        Mas periga matar o exorcista. O nosso presidente levou uma facada.
        Então …
        Saudações das Gerais.

  4. Sabe aquela coisa de ficar batendo palma pra maluco dançar? Então…enquanto ficarmos aqui batendo palmas pra esse cidadão, mais “pérolas” como essa ele vai produzir.

  5. Meu caro Goiano, você esta fazendo regressão freudiana ? Esse seu papo de intanha pegava bem lá pelos idos do início da década de cinquenta, quando ainda eramos crianças e você gostava de chupar um picolé redondo, lá na sorveteria Havana. O tempo passou homem, o murro de Berlim caiu, o comunismo foi jogado na lata de lixo da história, Acorda velho sonhador, abra os olhos, estamos no século vinte e um. Largue mão dessas bobagens e aproveite o tempo que vos resta, vá aproveitar em Paris, o dinheiro que voçê ganhou com seu trabalho e que o capitalismo proporcionou . Sorry periferia, ademã, que vou em frente.

  6. Fundamentalismo islâmico. Explodem inocentes pra ganhar 10 virgens no paraíso. Será que o cabra que prometeu isso pedófilo? Porque virgem no paraíso só quem morre em terna idade. Acho que prometeram a mesma coisa aos simpatizantes da esquerda.

    • Nesse interregno que vcs chamam de vida ele pode ter vários epítetos, mas nome ele só tem um; porém o Berto solicitou encarecidamente que eu não o usasse mais – assim o faço por educação! Vcs podem não acreditar mas minha educação é anciã.

    • Airton, eu vinha justamente informar que Berto disse que podem acreditar que eu disse isso, mas foi um meio lapso, eu transcrevi e não botei as aspas, nem indiquei a fonte.
      E foi proposital. Achei que os fubanistas, pensando que fosse eu, viriam com tudo, mas se eu informasse que era outro podiam não se interessar.
      Pois bem, o texto não é meu, embora possa concordar amplamente com ele.
      Tirei de
      https://altamiroborges.blogspot.com/2020/01/globo-da-aula-sobre-o-que-e-ser.html

      • Não sendo assinante do Antagonista , não posso buscar a outra fonte , mas parte deste texto é atribuído a ex-ministro da Dilma , o que me leva a seguinte pergunta que começou a noticia falsa, porque juntar miliciano , governo americano e igreja , que ele chama de pentecostal , quando pentecostais só existem 3 , e nenhuma delas se manifesta sobre política é de um estupidez digna da Dilma .

        • Eu também odeio inverdades , imprecisões e erros, Airton, como os que apontaste , e procuro avaliar o quanto eles comprometem o resultado.

  7. Se colocarem lulismo no lugar de bolsonarismo não muda práticamente nada!
    Lulismo não é só o clã psicopata, não é só o PT e as figuras escatológicas que saíram do esgoto com a eleição de Lula e Dilma.
    Lulismo também não são somente os black boc e o Escritório do Crime; os parlamentares deploráveis, os ministros e militantes horrorosos e “trambiqueiros”; os extremistas religiosos, os terroristas de “esquerda” ou os “garantistas” que corromperam o sistema de justiça para viabilizar o projeto de poder da “esquerda”.
    Lulismo é a forma que o “socialismo” assumiu no Brasil.

    Lulismo é o pacto de dominação firmado entre a oligarquia, o establishment bananeiro e as finanças “amigas” para promover a mais terrível e profunda destruição da soberania e devastação das riquezas do país.

  8. Quando escreve barbaridades como estas aí de cima, julgas os mais de cinquenta milhões de brasileiros que votaram no racista, taxidermista, sexista, reacionário, miliciano, etc…como idiotas. Mas democracia é isso…até os idiotas tem vez, alguns, ou milhões de elegerem seu candidato e outros de escreverem bobagens!!

    • H. Romeu Pau, estás ca-rre-gado de razão! É a vez e a hora de Jair Messias Bolsonaro e dos milhões que compartilham de suas ideias e o colocaram aí como nosso presidente.
      Relaxemos.

  9. Coitado dos neuronios Tico e Teco do Goiano, estão nadando num lodaçal de imundícies para defender o lula e atacar o Brasil.
    A PTenia dele é a única que pensa e comanda a dupla de neurônios.

  10. BERTO, MEU CARO EDITOR,
    PODES ACREDITAR! ELE DISSE ISSO!

    E É ESSE MALUCO QUE VOCÊS ESTÃO DIZENDO
    QUE É O SUJEITO QUE VAI CONSERTAR O BRASIL.

    Sim, eu tenho dito, é possível fazer políticas econômicas
    desenvolvimentistas, mas… a que custo! De retrocesso
    civilizatório?
    Porra, Berto!

  11. Excesso de lulismo dá nisso: um monte de intrujices, bostices e outras cositas más!!! Isso é o que dá, fumar bosta estragada defecada pelo ladrão nove dedos de Caetés. O que eu tenho que ler… Puta que pariu!!! Pensei que nesses 49 anos de vida já tinha lido tudo; Não. O cara vem e escreve esse absurdo. E o que é pior, são os comentários para defender o vagabundo, o chefe da gangue, o ladrão mais honesto que o mundo já viu; A alma mais santa que existe. Está precisando se tratar.

  12. Vou postar aqui um texto que está publicado aqui. Quem sabe, o Goiano leia e talvez, coloque alguma coisa na cabeça abissalmente tola e deturpada pelo lulismo??

    IDIOTAS ÚTEIS QUE CULTUAM A IMAGEM DO ZUMBI LULA DA SILVA
    Publicado em 17 de janeiro de 2020
    Em que pese o bandido de estimação deles ser um analfabeto de pai, mãe e parteira, os petralhas, têm deles, com bons níveis de escolarização. Muitos são profundos conhecedores das obras dos bons escritores sul americanos como Gabriel García Marquez, Érico Veríssimo e Mario Vargas Lolsa. No que diz respeito a García Marquez, a putada petralha, deve conhecer muito bem o conto A SANTA, haja vista que a cantilena ou a narrativa do famigerado “Lula Livre” confirma que os “incarnados” são zumbis ideológicos com a cabeça feita pelos canhotos da estrela solitária rachada por corrupção.
    No conto “A santa”, o colombiano narra a saga de Margarito Duarte, um pobre moribundo que vai a Roma, levando o corpo incorrupto da finada filha num estojo, esperando mostrá-lo ao papa e consignar a santidade da defunta. Mesmo sendo de pouca relevância, o “realismo fantástico” de García Márquez é envolvente, estimulador e, no caso particular desse conto, capaz de apiedar o incauto leitor: Margarito, feito Gleisi Hoffmann, acredita cegamente em sua missão e a ela dedica sua vida inteira. E haja bizarrices!!!

    Na verdade, estamos com uma ruma de inqualificáveis, de pulhas, pústulas, escroques, cretinos, que se entregaram à insana missão de carregar um cadáver político, um zumbi, no esforço vão de consolidar o seu precioso e bajulado mito que se auto denomina um Mandela. Muitos deles, como diz o jornalista e psicólogo Renato Sant’Ana que, feito moscas numa fruta podre, enxameiam à volta do ex-presidente, hoje consignado como criminoso pela Justiça, têm essa esdrúxula devoção porque acreditam piamente em todas as beneficiosas (e falsas) “narrativas” da santidade do defunto líder.

    Como se sabe, o Seboso de Caetés é aquele bom ladrão samaritano que vive muito bem com sua casta de puxa-sacos letrados que são as chamadas viúvas da Lei Rouanet… Muitos deles são militantes que não conhecem as razões da condenação do líder, mas têm convicção de que tudo ocorreu “sem provas”, de que ele é “preso político” e de que há uma conspiração dos ricos contra os pobres. Como diz Sant’Ana, são zumbis ideológicos com a cabeça feita por oráculos que criam as “narrativas” e decidem o que é ou não é verdade, isto é, por dirigentes partidários, sindicalistas, parte da elite acadêmica, impostores que se passam por religiosos, e por boa parte da imprensa.

    Esses imbecis sabem de cor e salteado que as alegações que levaram “O homem mais honesto do mundo” à cadeia estão fundadas em fatos – e os fatos não são de direita nem de esquerda. Dizer que Lula é preso político é só uma tremenda patifaria. É fato provado, demonstrado, certo, acabado, laboratorialmente testado que o Jararaca sofre da síndrome da ladroagem desenfreada. Na cachola deformada desses profetas de provetas, o dinheiro afanado dos cofres públicos, a propina recebida, o enriquecimento da cúpula partidária, os enormes delitos cometidos por Lula e seus comparsas não são crimes. Por quê? Porque foram atos praticados enquanto os acusados trabalhavam pela revolução do novo socialismo do Século XXI, como apregoava o falastrão Hugo Chavez.

    Sempre achei a ética e moral dos petralhas serem totalmente flexíveis, por isso a putada faz uma aposta na estreiteza cerebral de uns e na preguiça mental de outros para lhes enfiar na cabeça falsificações ideológicas que só a eles interessam. Mais uma vez, o advogado Renato Sant’Ana nos adverte que, “fazer esse jogo sujo é cada vez mais difícil, porque todo mundo está conectado. As redes sociais, que podem ser usadas para o bem e para o mal, vêm atrapalhando demais, fazendo o público lembrar fatos inapagáveis que acabam com a santidade do ex-metalúrgico”. Portanto, os internautas estão aí, noite e dia bitolados nas redes sociais para afirmar categoricamente: Lula é um ladrão transitado em julgado.

    Para quem está antenado na Internet percebe muito bem que a cantiga da perua é uma só: as redes lembram, por exemplo, que foi com Lula que a corrupção virou método de poder, que o nosso dinheirinho suado financiou projetos de ditaduras escrotas e que a Petrobras entregou de graça uma refinaria ao índio cocaleiro Evo Morales, “ditadorzinho de merda” da Bolívia. Lembram, também, que Lula, mulher e filhos amealharam uma fortuna imensa, enriquecimento inexplicável; que a Justiça conseguiu bloquear parte dessa fortuna; e que a Polícia Federal e a Interpol têm motivos de sobra para crer que Lula haja escondido muito mais dinheiro em contas no exterior. Sua quenga protegida, Rosemary Noronha, tem muito o que contar…

    Só nos resta rezar e ter fé para entender que, pouco a pouco vai “caindo a ficha”. Era bem mais fácil enquanto Lula estava na cadeia: colava melhor a balela do vitimismo ou como putada petralha. Quem viver verá que mais dias menos dias será cada vez menor o número dos idiotas úteis que, acreditando na incorruptibilidade do Zumbi Lula da Silva, imitam pateticamente o personagem do excelente escritor colombiano García Márquez que era um comunista caviar e amigo pessoal de Fidel Castro.

  13. O DESESPERO DA ESQUERDA
    Publicado em 16 de janeiro de 2020
    Em muitos comentários que faço no facebook, falo da falta de propostas da esquerda após a eleição de Bolsonaro. Enquanto o governo buscou soluções através dos ministérios da Economia, Justiça e Segurança Pública e Infraestrutura, a esquerda se debruçou intensamente contra qualquer pauta, chegando a ser considerado motivo de orgulho esse posicionamento como numa recente comemoração feita por Marília Arraes ao ter obtido 24 pontos, de 25 possíveis, numa avaliação dos deputados que se colocaram contra os interesses do povo. Para ela, obter essa nota foi importante porque ficar contra os interesses do povo significa votar contra tudo, inclusive de bom, que foi apresentado pelo governo Bolsonaro.

    A esquerda fincou o pé no “fora Bolsonaro” e esta semana li uma entrevista de Cristovam Buarque dizendo, ainda bem, algo que digo desde o resultado da eleição em 2018: a pauta da esquerda é violar a Constituição e exigir o impeachment do presidente apenas porque o poste de Lula não foi eleito. Buscam qualquer motivo assustados pelo fato de que se este governo acertar, nunca mais a esquerda terá espaço nesse país, por diversos motivos, dentre os quais o que eles fizeram foi algo inesquecível, merecedor de um Oscar, para aproveitar o momento. Nunca se roubou tanto nesse país. Não tem como esquecer isso.

    O debate, de baixo nível, não afeta somente a questão politica. Na verdade, o interesse em desestabilizar o governo vem da Economia. Primeiro, vamos assustar o povo divulgando os protestos no Chile e no Peru como algo decorrente de não ter sido eleito um presidente de esquerda. Vamos botar esse clima de instabilidade nas nossas fronteiras e vamos incentivar a revolta pra que o presidente seja afastado. Essa é a meta principal, as metas subsequentes depois se vê como faz, com a ajuda do judiciário.

    Para justificar como a Economia tem papel preponderante trago dois casos: Carter tentava a reeleição contra Ronald Reagan. No primeiro mandato do seu governo a inflação nos Estados Unidos atingiu dois dígitos. No último debate entre eles, nas considerações Reagan disse algo assim: “vocês estão satisfeitos com o governo dele? Votem nele. Se não estão, votem em mim”. Os americanos não estavam satisfeitos com a inflação e Carter perdeu a eleição. Na reeleição de Clinton, com todas as críticas sobre o comportamento dele, quando enunciado a vitória e um repórter perguntou qual o motivo do sucesso e um assessor respondeu “é a economia”. Então, o aspecto econômico é, decisivamente, quem dá votos, quem elege e quem mantem no poder qualquer governante. Lula, por exemplo, teve ameaça de impeachment nas suas ventas quando estourou o mensalão. Fui salvo, num grande acordo envolvendo todos os partidos, o judiciário, etc. porque a economia estava indo bem e seu vice, José de Alencar, não tinha o apelo político nem a simpatia internacional.

    Então, é através da Economia que a esquerda tenta desmoralizar o governo. Agora, a forma como isso é feito é lamentável. Mentiras, projeções catastróficas sem respaldo de fontes dignas e vai por ai. Bobagens e opiniões contrárias apenas para não reconhecer que o ministro Paulo Guedes tem colocado à mesa propostas reais para o Brasil. Ao longo do ano, foram gerados 1 milhão de empregos, muito pouco em relação aos 13 milhões de desempregados paridos pela política de Dilma Rousseff, mas isso é visto como uma incapacidade do governo em resolver um problema que a esquerda criou e com isso, essa massa de economistas que não fazem analisam dados sem isenção passa a creditar ao governo tudo de ruim que aconteceu no Brasil, inclusive esse nível de desemprego.

    A coisa beira o ridículo a ponto de Márcio Pochamann ter atribuído ao governo atual a culpa pela redução na quantidade de clientes das operadoras de TV paga. Isso é a expressão da incompetência no seu maior grau. Em 2017, pesquisando dados sobre o efeito da TV paga no esporte, vi um relatório da SKY, salvo engano, que alertava sobre a chegada de novas formas de mídias, como a Netflix, e sobre a insatisfação do consumidor com os pacotes que são negociados. O cliente assina um pacote com 100 canais e dentre eles tem canal de clima, rural, religioso, enfim, uma série que o cara não quer, mas paga porque o pacote é inflexível. O produto é ruim e por isso há evasão. Então, as outras opções são mais baratas e em Economia há um conceito que é ensinado na disciplina de Introdução à Economia que trata de bens substitutos: quando o preço de um sobe, a demanda pelo outro, aumenta. Aumente o preço de manteiga que a demanda por margarina cresce.

    Particularmente, como economista, eu vejo o movimento do Brasil no caminho do crescimento econômico. A projeção para 2020 é 2,5%, mas a inflação de 4,31%, de 2019, acima das projeções, pode ser um complicador, porque a taxa de juros está muito baixa e isso é um incentivo ao aumento do consumo, que pressiona preços. Mas, o fato é que quando mais eu penso na politica de Guedes, mais me convenço de que o Brasil encontrou uma proposta econômica inovadora, ousada e permanente. Por uma simples razão: qual governo seria capaz de desfazer o que o mercado aprovou? Imagine a chance que terá um candidato se propor estatizar as empresas que foram privatizadas. Vamos ficar nesse exemplo para dar uma dimensão de que não há mais volta para o Brasil. Ou engrena nessa direção ou trava.

    Externo uma preocupação que falei recentemente: qual a chance que um economista, que não seja de esquerda, tem para publicar artigos que critique a política dos governos de esquerda ou que exalte política de Paulo Guedes? Eu, particularmente, vejo muita gente de esquerda em editoriais de periódicos e duvido que eles aceitem um texto meu, por mais embasado que seja. Quem me conhece sabe da minha isenção econômica. Quando está eu digo, quando está ruim digo do mesmo jeito. Uso matemática para argumentar minhas ideias. Então, eu pergunto: Márcio Pochamann avaliaria sem isenção um artigo meu analisado os relatórios gerencias da Odebrecht entre 2002 e 2017? Pouco provável.

    Usar o conhecimento para incutir o medo em que está, intelectualmente, num nível abaixo do seu, é a forma mais abjeta de ocultar a própria incompetência.

Deixe uma resposta