Notas redigidas em 2003
Giovana Antonelli, coadjuvante do Padre Marcelo
TIRO-LIRO – O “prefeitin” do Recife, bobo que só ele, animadíssimo para conhecer a terra de Pedralvares, pegou um “Constellation” de Panair e se mandou até Lisboa. Arrastou o Secretário de Turismo pelo sovaco, para aproveitar as andanças turísticas. Foram bem fiscalizados pelas esposas. Disseram à Imprensa Oficial que precisavam mostrar nosso forró aos portugueses e aprender um pouco do Tiro-liro. Boa ideia. Com acompanhamento, foi tiro e queda.Pois, pois!
RADIOGRAFIA ESQUISITA – Órgão federal informa que este ano (2003) uma radiografia do campo indicou que 280 mil é o número de familias sem propriedades de terras, em Pernambuco; 35 o número de famílias acampadas; e somente 12 mil famílias assentadas. pela Reforma Agrária. A esquisita estatística não informa quantos bobos compram terras, registraram em cartório e pagam os impostos Tudo legalmente. E agora, Mané?!…
BEIJAÇÃO EXPLÍCITA – Comenta-se que famosa dupla feminina, campeã de “aparecências” nas Colunas de João Alberto e Alex, foram flagradas num cantinho da piscina do Internacional em noite de Bal Masqué, na maior chupação de beiços. Denunciadas pela pouca vergonha foram consideradas bêbadas. Que alívio!…
BECOS – FECHADOS – Várias pequenas ruas e becos do Recife poderão se tornar condomínios fechados. Cerca de 1.600 foram enquadradas. O projeto é interessante e foi cria do arquiteto Luiz Elvécio. A única exigência é não servirem de passagem para automóveis, carroças ou carros-de boi.
FOLHA ATIVA – O jornalismo investigativo sempre foi importante. Ainda mais agora que a Folha de Pernambuco partiu de frente mobilizando seus repórteres, de faro canino, até descobrir temas ocultos, mesmo que sejam apenas boatos requentados. Vige!…
CABRÉA CARIOCA – Da Holanda vieram cinco escafandristas. Não para conhecer nossos passos de frevo ou visitar o Cassino Americano, no Pina. Mas, para se juntar aos nossos especialistas, a fim de içar o rebocador “Taurus”, que naufragou no Porto do Recife. A cabréa – balsa com guindastre – veio do Rio de Janeiro. Para aqueles submersores: haja fôlego!…
BANCO IMÓVEL – A “interessante” ideia da Prefeitura foi noticiada nas folhas locais: Banco Móvel para Micros. Já apelidada de “Banco do Povo Volante”, pretende oferecer empréstimos à domicílio. Ou seja, com a grana no “pé do cipa” e fraco de bolso, não podendo o micro pagar seus boletos, pode mudar de endereço e se mandar, já que se tornou “Cliente Volante”. Volante e volátil!…
PAÍS DE CARUARU – As indústrias informais já dominam o setor têxtil de Pernambuco, notadamente Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, anexas ao chamado: “País de Caruaru”. Estão cadastrados (em 2003) 13 mil. Gente esperta – porque matuto não é besta! – estão solicitando ao governo a redução do ICMS para 3%. “Quem é besta é prego, que dá a cabeça para outros baterem!…
AUMENTO SEM GREVE – O Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, através da Força Sindical, entrou com ação contra o INPS, chorando por um aumentinho salarial de 20,4%. Garantem que não farão greve. Ainda bem!…
PADRE BAILARINO – Marcelo Rossi, conhecido como o Padre Bailarino, depois de virar apresentador da TV e cantor, vai estrear no cinema, como ator principal do filme: “Maria, mãe do filho de Deus”. Sua coadjuvante será Giovanna Antonelli. Cuidado nos ensaios, meu padre!…
Uma boa ideia, meu caro Carlos. O Diário tinha um espaço para trazer notícias “Há 50 anos” e “Há 100 anos”. Achava interessante o resgate
Bondade de “Nossa Excelência”, meu Rei!
Conheci de perto o Fernando Gouveia, que já semi-aposentado, ficava num birô perto da janela do 2º andar, no velho prédio da Pracinha, dando aulas a Fernando Barreto, farejando notícias que viriam interessar aos viventes de 50 anos ou mais, pra frente, e aos plantonistas saudosos.
E eu nem havia pensado nisso e tenho uma “túia” de notícias engarrafadas e outras encadernadas. Cheias de humor pra dar.
Agora, estou apenas tornando-as ainda mais engraçadas, porque minha inteligência se ampliou depois de mais anos. Fiquei mais experiente e faço pesquisas com mais acuidade; isto porque, já estou muito além da velha-idade.
Tudo esmiuçarei com muito cuidado: passando o pente-groso nos nomes dos políticos, para evitar ares acebolados e lágrimas desperdiçadas. Eles nem merecem e podem até se incomodarem com as realidades de ontem. Deus me livre atiçá-los!
O trabalhoso é criar as comparações com aqueles tempos e os dias de hoje. Depois ficar alegre em saber que o velho Fernando era cuidadoso no trato das notícias mais representativas daquelas épocas.
Seu criado escravo-moderno de um bem-querer infindo.
Carlos Eduardo
Siga em frente. Muito bom